Tomates Indeterminados: Características, Variedades Comuns, Nuances do Crescimento

Pin
Send
Share
Send

Tomates em sua própria parcela pessoal, se o clima permitir, são cultivados por quase todos os jardineiros. Mas muitas vezes é difícil escolher uma variedade específica ou híbrido sem se confundir com a variedade de variedades produzidas pelos criadores. Muitos dos tomates pertencem à categoria de indeterminado, isto é, não limitado em crescimento. Eles têm certas vantagens, mas não deixam de ter desvantagens. É aconselhável familiarizar-se com esses recursos característicos antecipadamente, para que a escolha seja consciente.

Variedade indeterminada de tomate - o que é?

A principal característica que distingue tomates indeterminados dos determinantes é o crescimento do caule durante toda a estação da vegetação ativa. Quando cultivada em um clima adequado para a planta, pode estender-se até 4 m de altura, em condições menos adequadas, seu comprimento atinge 2 m e também é caracterizada pela presença de um poderoso sistema radicular desenvolvido e pela formação ativa de massa verde. No topo do caule há um ponto de crescimento, não um pincel de flores, portanto, quando atinge a altura desejada, geralmente é cortada, limitando ainda mais o crescimento.

A principal característica dos tomates indeterminados é o crescimento ilimitado do caule

Um longo período de frutificação também é característico deles. Se você planta essas variedades em estufas aquecidas, as plantas produzem colheitas ao longo do ano e ainda mais, formando 40 a 50 pincéis durante esse período (e esse não é o limite!).

Tomates indeterminados amadurecem 30-35 dias depois que os determinantes. Consequentemente, essas variedades são mais adequadas para regiões do sul com clima subtropical. Lá eles podem ser plantados em terreno aberto e fechado. No centro da Rússia, é aconselhável cultivar essas variedades em estufas, e em regiões onde o verão é muito curto e fresco, não as plante.

Escovas de frutas em tomates indeterminados são formadas ao longo de todo o comprimento do caule, respectivamente, isso tem um efeito positivo na produtividade

Você pode distinguir tomates indeterminados dos determinantes já no estágio de crescimento das mudas:

  • quando as mudas do tipo indeterminado "se endireitam", é visível um joelho cotilédone alongado (um local abaixo das folhas cotilédones, às vezes chamado de joelho subcotiledôneo) - até 3-5 cm, em vez de 1-3 cm. -ª folha, o intervalo entre elas é de 3 folhas ou mais;
  • nas variedades determinantes, os frutos começam a se formar mais baixos, a distância entre eles é menor. Às vezes, várias escovas são formadas ao mesmo tempo em um seio da folha.

Ao contrário da crença popular, nem todos os tomates indeterminados são altos e os tomates determinantes são atrofiados. Na maioria dos casos, isso é verdade, mas há exceções. Existem híbridos determinantes com uma haste atingindo uma altura de cerca de 2 m, bem como variedades baixas indeterminadas que podem ser classificadas como padrão. Tomates padrão destacam-se pela presença de uma haste muito poderosa. Variedades determinantes e indeterminadas podem possuir esse recurso. Mas se o primeiro "tronco" pode suportar a severidade da colheita, o segundo ainda precisa de apoio.

Vídeo: variedades determinantes e indeterminadas de tomate - qual é a diferença?

Vantagens e desvantagens de variedades indeterminadas

Como qualquer planta, tomates indeterminados têm prós e contras.

Vantagens

Essas variedades são caracterizadas por um longo período de frutificação e, como conseqüência, alta produtividade (a taxa de rendimento é de cerca de 14 a 17 kg / m²). Os tomates em campo aberto continuam a amadurecer até a primeira geada, em estufas - até o final de setembro ou até outubro. A experiência dos jardineiros indica que de 10 arbustos de variedades e híbridos indeterminados, 2-3 vezes mais frutas podem ser removidas do que de 20 arbustos de tomates determinantes.

Sob a condição de poda competente, os arbustos ocupam muito pouco espaço. No entanto, diferentemente das variedades determinantes, elas não são adequadas para cultivo na varanda ou em casa.

As plantas não sobrecarregadas com escovas de frutas têm melhor imunidade que os tomates determinantes, geralmente sofrendo de doenças fúngicas, a menos que tenham proteção genética. E eles também são menos sensíveis às condições de cultivo - eles não prestam muita atenção às mudanças de temperatura, seca ou abundância de precipitação, calor.

Desvantagens

Tomates indeterminados também têm desvantagens. Um jardineiro competente será solicitado ao jardineiro durante toda a estação de crescimento, especialmente no que diz respeito à formação de plantas. Arbustos altos devem ser amarrados ao longo de todo o comprimento do caule. Dessa forma, uma treliça ou outro tipo de suporte será necessário. As plantas precisam fornecer iluminação uniforme e boa aeração.

Se os arbustos de tomate indeterminado não estiverem amarrados a um suporte, você não poderá contar com uma colheita grande - as frutas simplesmente não têm calor e luz suficientes

A colheita amadurece muito mais tarde do que em variedades determinantes, por um mês ou mais. Portanto, ao decidir plantar essas variedades ou híbridos em campo aberto, considere o clima da região e escolha a variedade certa. Entre as primeiras variedades indeterminadas podem ser observadas:

  • Alcor F1 - amadurece no 106º dia de germinação;
  • Andrei F1 - amadurece no 95º dia de germinação;
  • Diana F1 - amadurece no dia 90-100 da germinação.

    A variedade indeterminada de tomate Andryushka, que amadurece no 95º dia após a germinação, é adequada para regiões com um curto verão

Se o verão não for bem-sucedido, você não pode esperar a colheita.

As nuances de cuidar da colheita

Tomates indeterminados requerem um certo método de colocação na estufa e cuidados constantes.

Localização em uma estufa ou em um jardim

Alta produtividade em tomates indeterminados não é possível se você não formar um arbusto durante a temporada. Se você prestar atenção regularmente à poda, poderá economizar bastante espaço na estufa plantando uma planta com até 30 cm². No entanto, recomenda-se que os arbustos sejam fornecidos com uma grande área para alimentação.

É mais conveniente colocá-los em um padrão quadriculado, em duas linhas. A distância ideal entre os tomates é de 45 a 50 cm, o espaçamento entre linhas é de 65 a 75 cm. No entanto, existem variedades com arbustos particularmente poderosos - os chamados tomateiro, ou tomate comum. Nesse caso, o intervalo entre as plantas é de pelo menos 80-90 cm e entre as fileiras - 1-1,2 m.

Ao plantar tomates padrão, o intervalo entre as plantas é de pelo menos 80-90 cm

A altura da estufa em que os arbustos são plantados deve ser de pelo menos 2 m. Caso contrário, as plantas já estarão lotadas em um estágio inicial de desenvolvimento, o que, por sua vez, afetará negativamente a produtividade.

Ao atingir uma altura de 45 a 50 cm, os arbustos começam a se amarrar. O suporte deve ser forte o suficiente e fixado com segurança, porque o peso total da colheita é bastante significativo. É impossível usar um fio ou barbante fino para amarrar - as hastes estão cortadas ou desgastadas.

Removendo enteados

Durante a estação de crescimento, tomates indeterminados regularmente, a cada 10 a 12 dias, brotam nas axilas das folhas - os enteados são removidos. Se eles ainda não atingiram um comprimento de 5-7 cm, podem simplesmente ser quebrados. Caso contrário, eles são cortados com uma tesoura afiada o mais próximo possível do ponto de crescimento. Este é um procedimento obrigatório, caso contrário, a estufa se transformará rapidamente em algo parecido com matagais impenetráveis ​​na selva, e muito poucas frutas crescerão nos arbustos "sobrecarregados" de massa verde - eles simplesmente não terão comida suficiente.

Enteado tomate - broto lateral formado no seio da folha

Formação de Bush

A formação pode ser feita de duas maneiras:

  • em uma haste;
  • os passos.

A maneira mais fácil de formar um arbusto é em um caule. É o seguinte:

  • remova regularmente todos os enteados emergentes e brotos laterais, deixando apenas o “tronco” central e as escovas de frutas;
  • corte todas as folhas localizadas abaixo do primeiro molho de tomate. Mas você não deve ser zeloso com isso - no máximo três folhas são removidas por vez;
  • quando cultivadas em campo aberto no final de julho ou na primeira quinzena de agosto (dependendo do clima da região), aperte o pedúnculo para que os tomates já formados tenham tempo de amadurecer e congelar.

Quando adequadamente formados em uma única haste, os tomates ocupam muito pouco espaço

Jardineiros experientes também aconselham ao remover as primeiras inflorescências para remover as duas escovas mais baixas. A prática mostra que os tomates da maioria das variedades amadurecem por muito tempo. Ao se livrar deles oportunamente, você pode aumentar o número de ovários de frutas e acelerar o processo de amadurecimento dos tomates localizados acima do caule.

Formação de passos um pouco mais complicada. É realizado desta maneira:

  1. Durante a estação de crescimento ativo, a parte principal é substituída várias vezes por um enteado lateral. A primeira vez que o enteado é deixado no seio da quarta ou quinta folha, escolhendo a mais desenvolvida.
  2. Assim que as frutas estiverem amarradas na parte lateral, aperte a haste principal, deixando 2-3 folhas acima da última escova.
  3. Depois disso, o enteado começa a liderar como a principal fuga.
  4. Se ele atingir o teto da estufa, em algum lugar no terço inferior do caule, você poderá salvar outro enteado, beliscando uma nova sessão de "mãe" também.

Existem duas maneiras de formar tomates indeterminados: em um caule e em dois caules

A formação de tomates em um único caule é muito mais fácil, mas a poda por etapas pode aumentar significativamente a produtividade e prolongar o período de frutificação.

Vídeo: formação de arbustos de tomates indeterminados

Qualquer dano mecânico é o "portão" para todos os tipos de infecções. Para minimizar o risco de infecção, é aconselhável executar o procedimento de manhã cedo e deixar pequenos “tocos” com 2-3 mm de altura, que têm tempo para secar em um dia. Todas as ferramentas e feridas usadas devem ser lavadas com uma solução de permanganato de potássio a 1% ou outro desinfetante adequado. Se as folhas e os enteados forem quebrados pelas mãos, deve-se tomar cuidado para não danificar a pele do caule. As brotações laterais devem ser dobradas para o lado, as placas das folhas para baixo.

Variedades indeterminadas de tomate

Variedades e híbridos de tomates indeterminados existem bastante. Alguns deles já foram testados pelo tempo e por várias gerações de jardineiros. Constantemente no acesso aberto, há também novas criações. Todos eles têm certas vantagens, mas não são isentos de desvantagens. Portanto, é necessário familiarizar-se com a descrição com antecedência, para que não ocorram surpresas durante o cultivo.

Para terreno fechado

Nas estufas, o tomate indeterminado é mais frequentemente cultivado na Rússia central, bem como nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente. Isso permite que você forneça as condições de temperatura necessárias. Não devemos esquecer que a sala deverá ser ventilada regularmente, o ar úmido e úmido é um microclima muito adequado para o desenvolvimento de muitas doenças.

Angel F1

Um dos híbridos domésticos relativamente novos. Não há restrições para a região em crescimento no Registro Estadual de Realizações de Reprodução da Federação Russa. Pelo amadurecimento da maturidade, maduro, pela nomeação de frutas - salada. A colheita amadurece em 95-105 dias.

Os frutos são quase redondos, de forma regular. O peso médio é de 150 a 170 g, e a casca é uniformemente vermelha, não há nem uma mancha laranja-amarelada típica da maioria das variedades do caule. A polpa é densa, mas suculenta. A produtividade é muito boa - até 19,9 kg / m².

Angel Tomatoes F1 - frutas muito apresentáveis, distinguidas pelo excelente sabor

O híbrido é caracterizado pela presença de imunidade ao fusário e à verticilose, mas é freqüentemente afetado pela podridão do vértice.

Diana F1

Outro híbrido russo no Registro Estadual de Conquistas da Federação Russa - desde 2010. Adequado para cultivo em qualquer região onde seja possível a jardinagem. A colheita amadurece cedo, em 90 a 100 dias. Os arbustos são bastante poderosos, mas não podem ser chamados de densamente arborizados.

Os frutos são esféricos ou levemente achatados, com costelas levemente salientes no caule, de tamanho médio, pesando cerca de 128 g. A pele é rosa brilhante, densa, mas não áspera. Isso leva a uma transportabilidade muito boa. O sabor é excelente.

Graças à boa transportabilidade, os tomates Diana F1 são procurados não apenas por jardineiros amadores, mas também por agricultores profissionais

A produtividade não pode ser chamada de recorde - é 17,9 kg / m².

Icarus F1

Híbrido de maturação média. A colheita pode ser removida 98-110 dias após as primeiras mudas. O Registro Estadual de Conquistas da Federação Russa é reconhecido como adequado para cultivo em toda a Federação Russa. Possui imunidade "inata" ao fusarium e ao vírus do mosaico do tabaco. De outras doenças típicas da cultura, raramente sofre. E também o híbrido tolera caprichos climáticos - seca, alagamento, baixas temperaturas. Não há muitos enteados no mato.

Frutas visivelmente achatadas lateralmente, semelhantes às ameixas, com pele densa e brilhante. Mesmo em tomates completamente maduros, uma mancha verde pálida permanece na base do caule. Peso do fruto - 130-150 g A polpa é muito carnuda, com poucas sementes.

Enteados em arbustos de variedades de tomate Icarus F1 não se formaram muito

O objetivo é universal - os tomates são adequados para consumo fresco, bem como para conservas em casa, incluindo frutas inteiras. O rendimento para a variedade indeterminada é bastante baixo - 10-12 kg / m², mas o sabor é excelente.

Belfast F1

Um híbrido mundial muito popular da Holanda. Ele entrou no Registro Estadual de Realizações de Melhoramento da Federação Russa em 2014. Por maturação no amadurecimento: amadurecimento precoce: a colheita é colhida 90-100 dias após a emergência ou 55-60 dias após o transplante de mudas para um local permanente.

A planta é poderosa, mas média frondosa. Sua altura é limitada ao nível de 1,5-2 m. Os primeiros frutos nas mãos inferiores amadurecem rapidamente, o que não é típico para variedades indeterminadas. Os arbustos são imunes à cladosporiose, fusarium, verticilose, o vírus do mosaico do tabaco, mas para o híbrido, todos os tipos de nematóides têm um amor especial.

Tomates em forma de uma tigela quase regular. As costelas do caule são quase invisíveis. A polpa não é particularmente densa, mas graças à pele dura, o híbrido é notável por manter boa qualidade, tolera bem o transporte. Frutas raramente racham. A presença de muitas câmeras é característica. A massa média do feto é de 208 g, e as amostras individuais atingem 300 g.

Tomates Belfast F1, muito popular em todo o mundo, se apaixonou rapidamente por jardineiros russos

A produtividade é alta - 26,2 kg / m². Este indicador tem pouco efeito sobre o clima, incluindo baixa temperatura e falta de luz.

Gráfico F1

Uma das novidades da seleção, um híbrido criado na Holanda. Nas datas de maturação, refere-se ao amadurecimento precoce: os frutos são removidos após 100 a 105 dias. Produtividade - até 4,5 kg por planta.

Frutos com a forma esférica correta, as costelas nem sempre aparecem; em qualquer caso, elas podem ser distinguidas apenas na haste. Um tomate pesa em média de 180 a 230 g e o sabor é excelente, com uma leve acidez refrescante. Característica é a quase completa ausência de frutas não comerciais, a taxa de rejeição é de apenas 0,5%.

O diagrama F1 do tomate quase sempre parece muito apresentável, a porcentagem de frutas "abaixo do padrão" é mínima

Os arbustos podem ser reconhecidos por folhas invulgarmente longas de cor verde claro. A variedade não pode ser chamada vigorosa; os internódios para tomate indeterminado são incomumente curtos.Dos criadores, essas plantas receberam imunidade ao vírus do mosaico do tabaco, um fungo que causa manchas marrons. Relativamente raramente, são afetados por verticilose, fusarium, podridão das raízes.

Vídeo: como são os tomates Figura F1

Pink Paradise F1

O híbrido é da França; foi incluído no Registro Estadual de Conquistas de Criação da Federação Russa em 2007. Por datas de vencimento refere-se a meia estação. Frutos em 110-120 dias após a germinação ou 70-75 dias após o transplante. Você pode contar com 3,9 kg de frutas do mato. Caracterizado pela presença de imunidade à verticilose, fusarium, vírus do mosaico do tabaco.

Os tomates são achatados, ligeiramente com nervuras. A pele é brilhante, rosa brilhante. A polpa é muito densa, com alto teor de açúcar, as sementes são quase invisíveis. O peso médio da fruta é de 125 a 140 g, as amostras individuais atingem 200 g e o sabor é excelente - uma variedade da categoria de deliciosos. No entanto, quase todos os tomates cor-de-rosa se distinguem por qualidades de sabor notáveis.

Tomates Pink Paradise F1, como todos os tomates cor de rosa, tem excelente sabor

A altura do arbusto é de cerca de 2 m, é densamente arborizada, você deve sempre prestar atenção à poda. Às vezes, é formado em duas hastes - as primeiras frutas, neste caso, terão que esperar 12 a 15 dias a mais, mas o rendimento aumentará. O híbrido tolera uma diminuição a curto prazo na temperatura e suas diferenças também. Os frutos caracterizam-se por transportabilidade muito boa e manutenção da qualidade, quase não racham, embora a pele seja fina, até delicada. Adequado para fazer suco e purê de batatas - eles ficam com uma sombra de framboesa muito grossa e incomum.

Vídeo: Pink Paradise F1 Tomato Hybrid Descrição

Shannon F1

Outro híbrido holandês popular. Jardineiros russos o conheceram em 2003. O Registro Estadual de Realizações de Melhoramento da Federação Russa não fornece recomendações sobre a região em crescimento, mas a prática mostra que mostra o seu melhor nas regiões quentes do sul. Híbrido de maturação média. A colheita amadurece em 98-110 dias.

Os frutos são bastante pequenos, pesam em média 107 g, espécimes individuais - 160-180 g, nas mãos de 6-8 peças. A forma é regular, arredondada. As costelas são quase invisíveis. As qualidades de sabor dos tomates maduros são excelentes. O prazo de validade também é muito bom, mesmo em temperatura ambiente, os frutos ficam por pelo menos três semanas.

Os tomates Shannon F1 na Rússia são melhor plantados em regiões com um clima subtropical quente

A variedade pertence à categoria de indeterminada, mas a primeira escova de frutas se forma baixa, já acima da sétima folha. O híbrido tolera muito bem o calor e a seca, imune à verticilose, fusarium, manchas marrons, vírus do mosaico.

Cherokee

A variedade vem dos Estados Unidos, em casa - uma das mais comuns. Criado no século XIX. É apreciado por seu alto rendimento consistente, excelente sabor e presença de uma imunidade muito boa (embora não absoluta) a doenças típicas de uma cultura. De acordo com as datas de maturação, pertence ao meio do início; leva 110-115 dias para amadurecer a colheita. Você pode contar com 4 kg do mato.

A altura do arbusto é geralmente limitada a 1,2-2 m, forma-a com mais freqüência em 2-3 hastes. Em cada planta, até 8 pincéis de frutas amadurecem, neles uma média de 10 tomates, em forma semelhante a um coração. Sua cor é muito incomum: além da habitual cor vermelha opaca, a presença de um subton - amarelado, roxo, violeta e chocolate - também é característica. Às vezes, não aparece em toda a superfície do feto, mas como pontos separados de forma irregular.

Os frutos são multicâmara, o peso médio é de 250 g, mas, dependendo das condições de cultivo, pode variar de 150 a 500 G. A polpa é muito carnuda, suculenta, adocicada, com um aroma "esfumaçado" incomum. A casca quase não racha.

Os tomates Cherokee parecem muito incomuns, mas isso não assustou várias gerações de jardineiros

Para terreno aberto

Ao cultivar em terreno aberto, tomates indeterminados definitivamente precisarão de apoio - treliça ou malha. As hastes terão que ser amarradas a ela ao longo de todo o comprimento. Em campo aberto, essas variedades só podem ser plantadas onde o clima para jardinagem é mais ou menos adequado, ou seja, em áreas com um verão bastante longo e quente.

Melancia

Realização de criadores russos no Registro Estadual de Realizações de Criação da Federação Russa - desde 2004. Uma variedade da categoria meio-precoce: a colheita amadurece em 107-113 dias. A altura do arbusto sem beliscar excede 2 m. Uma folhagem densa é característica. As plantas são relativamente raramente afetadas pela praga tardia.

As frutas são achatadas, a pele é lustrosa, suave. Os tomates são quase unidimensionais. A forma é redonda, com nervuras pronunciadas no pedúnculo. A produtividade não é ruim - 4,2-5,6 kg por arbusto. O peso médio de um tomate é de 98 a 104 g, sujeito a tecnologia agrícola competente, atinge 550 g, a pele é muito fina e os frutos são propensos a rachaduras. O prazo de validade e portabilidade dessa variedade são baixos.

Tomates de melancia verdes são um pouco como melancia

O nome da variedade é devido ao tipo de fruta no processo de amadurecimento. Além da mancha verde escura usual na haste da pele de cor de salada, faixas borradas longitudinais da mesma tonalidade também são claramente visíveis. Nos tomates maduros, eles mudam de cor para tijolo ou marrom-avermelhado; impregnações do mesmo tom são notadas em uma fatia da polpa.

Cardeal

A variedade está listada no Registro Estadual de Realizações de Melhoramento da Federação Russa há 20 anos. Nas datas de vencimento, pertence ao meio-tarde: a colheita é colhida 120 dias após a emergência. A variedade é valorizada por sua alta resistência à requeima e consistentemente alta produtividade, que é pouco afetada pelos caprichos do clima. A tTambém é notada uma excelente germinação de sementes, incluindo sementes auto-colhidas.

As frutas são em forma de coração, com as costelas aparecendo claramente no pedúnculo, 5-7 em cada mão. No topo - uma característica "nariz". A pele é rosa e framboesa, fosca. O peso médio do tomate é de 440 g, os primeiros frutos ganham peso de até 850 G. A polpa é muito suculenta, doce, com uma leve acidez. A pele é densa, mas não dura. Produtividade - 7,2-8,4 kg por arbusto e cerca de 16 kg / m².

Tomate Cardeal produz colheitas de forma estável, não importa a sorte do jardineiro com o clima no verão

Pertence à categoria de semi-determinante, mas difere no crescimento ilimitado do caule. A primeira escova de frutas é formada acima da oitava a nona folha, a seguinte com um intervalo de 1-2 folhas. O arbusto não está particularmente disposto a se ramificar, a folhagem é fraca. Recomenda-se parar o seu crescimento ao atingir uma altura de cerca de 2 m.

Vídeo: Tomates Cardeais

Mel salvo

Uma variedade muito popular entre os jardineiros russos. No registro estadual de realizações de criação da Federação Russa desde 2006. Cultivado sem restrições em relação à região de cultivo. Nas datas de amadurecimento, pertence ao meio do amadurecimento: os primeiros frutos são removidos 110 a 115 dias após a emergência. A variedade é apreciada tanto pelo excelente sabor quanto pela despretensão às condições de cultivo. Os arbustos toleram bem o calor e a seca. A sua altura, em regra, é limitada ao nível de 1,5-1,8 m.A presença de alta resistência à praga tardia, podridão cinzenta e vírus do mosaico é característica.

A forma da fruta varia de regular e arredondada a em forma de rim e em forma de coração, a pele é lisa e brilhante. Os tomates maduros são pintados em uma bela cor dourada alaranjada ou âmbar-mel. Às vezes, onde o sol caiu sobre eles, um tom rosado aparece. A carne é açucarada, muito macia, doce, com acidez sutil e um leve aroma de mel. Para preservação, essas frutas não são adequadas. As sementes são muito poucas. O peso médio do feto é de 160 a 220 g.

Tomate Mel economizado - uma das variedades de frutas amarelas mais populares da Rússia

A produtividade atinge 5,6 kg por arbusto, mas apenas quando plantada em solo fértil adequado. Os frutos não racham, eles têm muito boa teimosia e transportabilidade.

Como outros tomates amarelos, essa variedade é caracterizada por um alto teor de beta-caroteno e licopeno, que causa alergias com muito menos frequência do que os tomates vermelhos "clássicos". Tais frutas podem ser introduzidas na dieta das crianças.

Vídeo: revisão da variedade popular de tomates Mel economizado

Caranguejo japonês

Apesar do nome, a variedade foi criada na Sibéria e especialmente adaptada às características climáticas da região, embora o Registro Estadual de Realizações de Seleção da Federação Russa não imponha restrições a esse critério. Por datas de vencimento refere-se a meia estação. Na Sibéria, ele consegue dar uma colheita mesmo ao plantar sementes em campo aberto. A variedade possui uma imunidade "inata" à podridão de raízes e vértices, o vírus do mosaico do tabaco. Recomenda-se formar arbustos em uma ou duas hastes, beliscando-as ao atingir uma altura de 1,5 m. O enteado deles é muito ativo.

Frutos marcadamente achatados, com costelas pronunciadas. A pele é densa, mas não dura, rosa-vermelha ou framboesa, o caule permanece uma mancha escura. A polpa é densa, muito carnuda, quase sem suco, com um aroma pronunciado. As frutas são ideais para fazer ketchup ou pasta de tomate, por um longo tempo mantêm uma aparência atraente nas saladas. O peso médio de um tomate é 250-350 g, cópias individuais atingem um peso de 900 g.

Caranguejo japonês de tomate especialmente zoneado para cultivo na Sibéria

Produtividade - até 15 kg / m² e cerca de 5-6 kg por arbusto.

De barao

Variedade criada no Brasil. Ele entrou no Registro Estatal Russo de Conquistas de Criação em 2000. Pode ser cultivada em qualquer região adequada para jardinagem. A altura do arbusto sem beliscar chega a 4 M. Nas datas de vencimento refere-se ao amadurecimento tardio. O período de frutificação se estende por cerca de 3 meses, começa 115-125 dias após a emergência. Por conseguinte, recomenda-se plantar estes tomates uma semana e meia mais cedo do que outras variedades.

Tomate "clássico" De Barao se tornou o "pai" de todo um grupo de variedades

As plantas são imunes à praga tardia no nível genético; raramente sofrem de outras doenças. A produtividade é muito alta mesmo quando cultivada em campo aberto (25 kg / m² ou mais), e na estufa esse indicador sobe para 40 kg / m². Ao mesmo tempo, jardineiros experientes notaram que, ao plantar várias outras variedades de tomate, a quantidade diminui significativamente. A variedade tolera calor e frio, além de falta de luz.

Com base no "clássico" tomate vermelho De Barao, toda uma série de variedades foi criada. Agora, na Rússia, você encontra o ouro De Barao (o mais frutífero - até 7 kg de frutas do mato), laranja (com alto teor de carotenóides), rosa (menos frutífero, mas muito saboroso), preto (com polpa muito densa, quase completa ausência de sementes e suco) e royal. Esta última é uma novidade da seleção, que foi recentemente incluída no Registro Estadual de Realizações de Seleção da Federação Russa. Distingue-se pela melhor palatabilidade, produz frutos até o final do outono.

As frutas são alongadas, tipo ameixa, nas mãos de 8 a 9 pedaços. A polpa é muito densa, carnuda. O peso varia de 30 a 40 a 100 G. Os tomates são ideais para conservas em casa. Os bancos não racham, preservam a forma e o brilho da cor. Mas espremer suco deles não funcionará.

Vídeo: De Barao Tomatoes

Milagre da terra

Às vezes encontrado sob o nome "Maravilha do mundo". Foi incluído no Registro Estadual de Realizações de Melhoramento da Federação Russa em 2006, não há restrições quanto à região de cultivo. A maturidade da colheita é média. A produtividade não é ruim - 13,9 kg / m². A altura do arbusto é de 2 m ou mais. A variedade exibe uma certa "plasticidade", adaptando-se com sucesso a condições climáticas adversas. Estes tomates racham muito raramente.

Os frutos são redondos ou abobadados, com costelas levemente pronunciadas. A pele é um tom carmesim profundo. Uma porcentagem muito baixa de frutas não-comercializáveis ​​com defeito é característica - não mais que 2%. O peso médio de um tomate é de 380 g, de amostras individuais - até 700 g. 5-6 peças são formadas em uma escova, um arbusto produz 8 a 10 grupos. A polpa é uniforme, muito macia, literalmente derretendo na boca, granulada no corte, lembrando uma melancia.

Tomate O milagre da terra se adapta com sucesso a condições climáticas adversas

O "detentor do registro" está oficialmente registrado - o Milagre do Tomate da Terra, pesando 1200 g. Para cultivar essa fruta, no pincel mais baixo, você precisa remover todas as flores, deixando apenas uma. Todos os botões de flores em formação são arrancados, a planta é bem regada e a fertilização é feita a tempo. Um único pincel deve ser amarrado a um suporte.

A variedade é adequada principalmente para consumo fresco, mantendo a qualidade muito baixa. Estes tomates também são bons em preparações, adequados para a preparação de pasta de tomate, sucos.

Vídeo: variedade despretensiosa de tomate Milagre da terra

Tufão

A variedade está listada no Registro Estadual de Conquistas da Federação Russa desde 1997; recomenda-se o cultivo na região do Mar Negro. No entanto, em outras regiões, está indo bem, especialmente na Rússia central. A colheita amadurece em 99-117 dias após a emergência - este tomate é considerado precoce. Possui uma imunidade "inata" à cladosporiose, alternariose e vírus do mosaico do tabaco. Não impõe requisitos crescentes à qualidade do substrato do solo.

Frutos da forma correta, quase redondos ou levemente achatados. O peso médio é de 34 a 57 g.Os primeiros tomates no pincel mais baixo podem atingir uma massa de 80 a 100 g.O sabor é muito bom, doce. Eles fazem um ótimo suco. Os frutos não podem se orgulhar de longevidade e transportabilidade. A polpa é bastante solta, portanto, quando enlatados, os tomates geralmente se transformam em um mingau desagradável.

Tomates tufões têm frutas regulares, quase redondas ou levemente achatadas

Esta é uma planta com um caule muito poderoso, padrão. A capacidade de ramificar e frondosa é média. Ao formar várias hastes, é necessário amarrar brotos laterais - eles são bastante frágeis. A altura do caule, em regra, é limitada ao nível de 1,8-2,2 m A primeira escova de frutas é formada baixa, acima da 6-7a folha. O rendimento total é 16-18 kg / m² ou 4-6 kg por arbusto.

Cio Cio San

Ele desempenha igualmente bem ao plantar em campo aberto e em estufa. O Registro Estadual de Realizações de Melhoramento da Federação Russa (em que a variedade está registrada desde 1999) não fornece recomendações sobre a região de cultivo. Nas datas de vencimento, pertence ao meio do início: a cultura amadurece em 110 a 120 dias a partir do momento do surgimento das mudas. Você pode contar com cerca de 4-6 kg por arbusto.

Os frutos são ovóides ou em forma de ameixa, lisos, sem nervuras. A polpa é densa, mas suculenta. A pele é vermelho-rosada. O peso médio de um tomate é de 35 a 40 g. A estrutura do pincel é única - é muito longa e ramificada, formando até 50 frutos unidimensionais em cada ramo. O sabor é excelente em forma fresca e enlatada.

O tomate Chio-Cio-San durante a frutificação é fácil de identificar pela aparência característica do pincel

A altura do mato é aconselhada a limitar a um nível de 2. M. As plantas não diferem em particular a intensidade de ramificação e a folhagem densa, no entanto, não se deve esquecer o suporte. O tomate não sofre de ferrugem tardia, os criadores também o protegeram do vírus do mosaico do tabaco.

O grupo indeterminado inclui várias variedades e híbridos de tomate. Estas são variedades antigas testadas pelo tempo e novidades da seleção. Vantagens indiscutíveis e algumas desvantagens são inerentes a cada uma delas. Sua principal característica é o crescimento ilimitado do caule, o que requer a liga da planta e sua formação adequada ao longo da temporada. Com os devidos cuidados, essas variedades são caracterizadas por alta produtividade, o tempo gasto com elas é totalmente compensado.

Pin
Send
Share
Send