Vegetal estranho - repolho Romanesco

Pin
Send
Share
Send

Quem vê o repolho Romanesco pela primeira vez fica surpreso com sua forma e muitos acreditam que se trata de uma planta ornamental. No entanto, é um vegetal saboroso e nutritivo, com uma história interessante, mas não totalmente compreendida. A técnica agrícola de Romanesco difere pouco da técnica agrícola da couve-flor comum, então agora muitos jardineiros já estão decidindo plantar essa incrível cultura em suas parcelas.

Descrição da planta

A história da origem do Romanesco é muito confusa. Mesmo seu pertencimento a um gênero em particular não é totalmente claro, e os cientistas ainda não se atrevem a declarar esse repolho como uma espécie separada. Os cultivadores de plantas são chamados de subespécies românicas de couve-flor, embora não rejeitem a versão de que é um híbrido de couve-flor e brócolis. Muitos trabalhos foram dedicados a essa variedade e matemática, uma vez que a forma de seus frutos é descrita satisfatoriamente por meio de complexas equações trigonométricas e logarítmicas.

Existe até a opinião de que os designers de 3D participaram da criação do românico, embora os historiadores digam que isso é impossível, uma vez que a menção desse repolho foi encontrada em manuscritos pré-históricos. Pelo menos o nome é Romanesco devido ao fato de os etruscos o terem trazido para a Toscana, porque romanesco na tradução - "romano". De qualquer forma, esse vegetal era amplamente conhecido há não mais de um século.

A forma desse repolho se assemelha a um certo conjunto de pirâmides coletadas em uma cabeça de maneira intrincada. Muitos comparam essa cabeça de repolho com uma concha do mar. Os gourmets observam que o sabor do Romanesco é muito semelhante ao sabor de muitas variedades de couve-flor comum, mas não possui tons amargos e odores pungentes, os pratos Romanesco são chamados de deliciosos, são considerados muito delicados.

Os talos deste repolho são mais macios que a couve-flor, eles até comem um pouco cru, mas os nutricionistas pedem que não o façam.

Romanesco pertence à família dos crucíferos, com todas as características da tecnologia agrícola que se seguem: por toda a sua incomum, é, no entanto, um repolho. A forma da cabeça é muito diferente da cabeça de várias variedades de couve-flor: as flores, geralmente de cor verde clara, são coletadas em pequenas pirâmides, que, por sua vez, são conectadas por espirais estritas. Essas espirais estão fortemente interconectadas e nas laterais são cercadas por folhas verde-escuras. A beleza do vegetal também é usada pelos designers, usando o plantio de Romanesco em canteiros de flores.

As cabeças de Romanesco não são muito grandes, geralmente pesando não mais que 500 g, embora também sejam encontradas amostras de dois quilos. Eles dizem que há notas nozes no paladar e no cheiro, mas não apenas isso o distingue dos outros vegetais de repolho. A composição química da fruta é única e inclui muitos componentes alimentares adequadamente equilibrados, oligoelementos e uma grande variedade de vitaminas. Os nutricionistas acreditam que os benefícios do Romanesco são os seguintes:

  • contém uma quantidade aumentada de vitamina A, que afeta positivamente a visão;
  • os antioxidantes encontrados nas cabeças ajudam na luta contra o câncer e a prevenção do câncer;
  • um alto teor de ferro melhora a formação de sangue, o que aumenta a resistência geral do corpo humano a um complexo de doenças e melhora a atividade das células cerebrais;
  • várias vitaminas do complexo B contribuem para o tratamento de doenças neurológicas;
  • A vitamina K encontrada em Romanesco, combinada com ácidos graxos ômega-3, recomenda esse vegetal para pessoas com doenças cardíacas.

Na cozinha, o Romanesco é usado para preparar vários primeiros pratos, acompanhamentos, também é adequado como prato independente, para o qual esse repolho é frito ou cozido.

Vídeo: sobre os benefícios do romanesco

Variedades populares

Como a natureza biológica de Romanesco ainda não está totalmente esclarecida, é difícil falar sobre as variedades desse repolho. Em muitos livros de referência, a palavra "romanesco" refere-se simplesmente a uma das variedades de couve-flor. O Registro Estadual de Realizações de Melhoramento da Federação Russa não alocou uma seção separada para as variedades Romanesco, colocando-as na seção "variedades de couve-flor" e indicando "tipo Romanesco" na descrição da variedade. Portanto, é difícil determinar com precisão o número de variedades e híbridos disponíveis, mas ainda é claramente pequeno.

  • O Veronica F1 é um híbrido de alto rendimento no meio da temporada que forma uma grande cabeça triangular densa de cor verde-amarela, pesando até 2 kg. A cabeça é cercada por folhas verde-acinzentadas de tamanho médio cobertas com um revestimento ceroso. Produtividade de 1 m2 até 4,2 kg, o sabor é descrito como excelente. As vantagens do híbrido são retorno amigável da colheita, resistência à floração e Fusarium.

    Veronica - um dos híbridos de maior rendimento

  • O cálice esmeralda é uma variedade do meio do início, com cabeças de frutas de excelente sabor, pesando até 500 G. As cabeças são de cor verde, parcialmente cobertas por folhas verde-acinzentadas levemente borbulhantes com um revestimento ceroso. Produtividade de 1 m2 até 2,2 kg. Recomendado para uso direto na culinária e no congelamento.

    O copo esmeralda é chamado assim, aparentemente, devido a uma certa elevação da cabeça

  • A ânfora é uma variedade madura precoce, com cabeças verde-amarelas pesando cerca de 400 g, caracterizadas por um sabor oleoso e delicado. As folhas são médias, de cor verde-acinzentada, ligeiramente borbulhadas. Rendimento da mercadoria 1,5 kg / m2. Valorizado pela uniformidade das cabeças e precocidade.

    Ânfora - uma das primeiras variedades maduras

  • Natalino é uma variedade de amadurecimento tardio. Cabeças pesando até 1000 g, verde claro, com um sabor amanteigado delicado. A partir de 1 m2 colete até 2 kg de cabeças.

    Natalino - representante de variedades de amadurecimento tardio

  • A pérola é uma variedade média-tardia que produz frutos com uma massa de até 800 g de excelente sabor. As cabeças esverdeadas são parcialmente cobertas com folhas verde-acinzentadas, o revestimento de cera é fraco. Produtividade - até 2,5 kg / m2.

    Pérola - repolho de excelente sabor

  • Puntoverde F1 é um híbrido no meio da temporada. As cabeças são verdes, pesando até 1,5 kg, de excelente sabor, quase nuas: não há cobertura da cabeça com folhas. As folhas são de cor azul esverdeada, grandes, o revestimento de cera é abundante. A partir de 1 m2 colher até 3,1 kg de colheita.

    Em Puntoverde, a cabeça quase não está coberta por folhas.

  • O marfim é uma frutificação inicial de alto rendimento, com cabeças de marfim densas pesando pouco menos de 2 kg. O objetivo da colheita é universal, a variedade é apreciada por seu excelente sabor e aparência original.
  • Shannon F1 - uma variedade madura precoce com cabeças densas em cúpula para uso universal. A colheita é possível 100 dias após a emergência.

    Shannon amadurece mais cedo do que outras variedades

  • As pirâmides egípcias são uma variedade no meio da temporada, com cabeças de cúpula verde-amarela que pesam até 1,2 kg. A variedade é valorizada pela resistência a doenças e resistência ao gelo, excelente palatabilidade e rendimento estável.

    Pirâmides egípcias - uma variedade que é bem resistente a doenças e aos caprichos do clima

Todas essas variedades e híbridos são recomendados para cultivo em várias regiões climáticas.

Plantio de repolho romanesco

É um pouco mais difícil cultivar repolho romanesco do que repolho branco e até couve-flor comum. Mesmo os desvios mais insignificantes das regras da tecnologia agrícola podem levar ao fato de que na planta, exceto pela roseta de folhas, nada de interessante aparecerá. Romanesco faz as mais altas exigências de temperatura: os valores ideais são de 16 a 18 ° C e o clima quente é absolutamente inaceitável para ela. Isso se aplica tanto ao estágio de mudas quanto à residência de repolho no jardim.

Semeando sementes para mudas

Nas regiões sul, o Romanesco é cultivado pela semeadura no início da primavera, diretamente no jardim, em outras áreas - exclusivamente através de mudas. As mudas podem ser cultivadas em um apartamento, mas isso é difícil, porque, em regra, a temperatura ambiente é mais alta do que aquela que essa cultura ama. Mudas e muita luz são necessárias. Portanto, se houver uma estufa que possa ser visitada diariamente, eles tentam preparar mudas lá.

Na maioria dos casos, na faixa do meio, as sementes são semeadas para mudas por volta de meados de março, o mais tardar em 1º de abril, e plantadas no jardim no final de abril ou início de maio, com 35 a 40 dias de idade.

Se os prazos não forem cumpridos, então, para o consumo no verão, é melhor comprar mudas prontas: as cabeças devem ser na primavera ou, inversamente, no início do outono.

A semeadura pode ser feita em uma caixa comum, seguida de mergulho em xícaras, ou você pode imediatamente em xícaras separadas, ou melhor ainda - em vasos de turfa. O cultivo de mudas é o seguinte.

  1. Prepare uma mistura de solo. Se você se recusou a comprar solo pronto, misture bem a turfa, o solo do relvado, o húmus e a areia em quantidades iguais.

    A maneira mais fácil de comprar terra na loja

  2. O solo auto-preparado deve ser descontaminado, uma semana antes da semeadura, regando-o com uma solução rosa de permanganato de potássio.

    Para desinfecção do solo, é adequada uma solução fraca de permanganato de potássio

  3. A mistura do solo é derramada em xícaras com um volume de 250 ml ou em vasos de tamanho semelhante, colocando uma drenagem no fundo com uma camada de 1-1,5 cm (você pode apenas areia grande do rio).

    Para couve, escolha vasos de tamanho médio

  4. As sementes são semeadas a uma profundidade não superior a 1 cm e depois bem regadas. Você pode simplesmente colocar um pouco de neve no chão, que permeia bem o solo.

    Regar as culturas com água da neve contribui para um melhor desenvolvimento das plantas

  5. Antes da emergência (cerca de uma semana), as culturas são mantidas à temperatura ambiente, mas imediatamente após o surgimento de brotos em miniatura, elas são rapidamente reduzidas para 8-10 ºC durante o dia e alguns graus mais baixos à noite. Nesse caso, a iluminação deve ser a mais possível.

    Para as mudas não esticarem, elas devem ser mantidas no frio

  6. Após 3-4 dias, a temperatura é aumentada para 16-18 ºC (durante o dia). À noite, não deve ser superior a 10 ºC. Esse modo é necessário até o transplante de mudas para os canteiros, e as flutuações de temperatura e iluminação são extremamente indesejáveis.

    Externamente, as mudas de Romanesco diferem pouco das mudas de outros vegetais de repolho

  7. Os cuidados com as mudas consistem em rega moderada e algumas pequenas coberturas com fertilizante mineral completo. Ao regar, é aconselhável adicionar permanganato de potássio a uma cor rosa quase imperceptível da água de irrigação. Uma escolha é possível, mas indesejável.

Plantando mudas no jardim

O repolho Romanesco, como qualquer outro repolho, não tem medo do tempo frio e nem de geadas leves; portanto, não há problemas com as mudas da primavera. Obviamente, se no final de abril ainda houver neve e geadas significativas, as mudas serão plantadas no jardim sob abrigo temporário, caso contrário, da maneira usual. Plantar couve no jardim não representa características.

  1. Escolha uma área ensolarada com solo adequado: barro arenoso respirável, idealmente, com uma reação neutra (possivelmente levemente alcalina). É aconselhável que antes disso, batatas, pepinos ou ervilhas cresçam na cama. Inaceitável - quaisquer culturas crucíferas.
  2. A cama é cavada com a introdução de grandes doses de fertilizante: 1 m2 faça até dois baldes de húmus e um punhado de cinzas de madeira. É aconselhável fazer tudo isso no outono.

    Cavar é o trabalho físico mais difícil, mas a terra com fertilizantes deve ser bem misturada

  3. Os poços do tamanho de um vaso com mudas são cavados com uma colher a uma distância de 50 cm um do outro. O fertilizante local é aplicado a cada poço - meio copo de cinza - e a cinza é bem misturada com o solo.

    Melhor orifícios prontos imediatamente e despeje água

  4. Bem regando o buraco com água, o vaso é plantado "na lama" (turfa - juntamente com mudas, elas são removidas de qualquer outro arbusto, tentando não danificar o sistema radicular). O repolho é plantado quase sem aprofundamento, a menos que as mudas sejam esticadas. As folhas de cotilédone devem permanecer acima da superfície do solo.

    Ao plantar mudas não pode ser enterrado nas folhas do solo

  5. Mais uma vez, regue o repolho em um novo local e cubra o solo levemente com qualquer material solto.

É aconselhável plantar endro, hortelã ou aipo em canteiros vizinhos, que por seus cheiros afastam perfeitamente várias pragas de repolho.

Cuidados com repolho

Romanesco não exige nada sobrenatural para se cuidar, mas tudo deve ser feito com muito cuidado. Trata-se de rega, cobertura, cultivo, capina e, se necessário, combate a doenças e pragas. Infelizmente, contra o mais terrível infortúnio - o calor - é improvável que o jardineiro seja capaz de resistir.

Este repolho adora muita água, mas não tolera inundações. Portanto, você precisa regar moderadamente, mas com frequência. No início, isso é feito duas vezes por semana; posteriormente, dependendo do clima, a regularidade pode aumentar ou diminuir. O solo não deve secar por um dia. A água pode estar em qualquer temperatura, mas é desejável despejá-la sob a raiz. Evite particularmente aspergir após amarrar a cabeça.

Após cada rega ou chuva, desde que as folhas ainda não fechadas entre as plantas vizinhas permitam o cultivo com a remoção de ervas daninhas. Ele gosta de repolho e amontoado, porque causa o crescimento de raízes adicionais. Antes do abate, próximo aos arbustos, vale polvilhar com cinzas de madeira.

Apesar do fato de que antes de plantar o canteiro é bem fertilizado, durante a estação de crescimento no jardim, Romanesco é alimentado três vezes. É melhor usar fertilizantes orgânicos para isso: infusões de verbasco ou fezes de frango. E se é fácil cozinhar um verbasco (despeje 1:10 em água e deixe descansar por um dia), você precisa ficar atento: você pode queimar tudo vivo.

Os excrementos de aves inundados com água na proporção de 1:10 devem vagar por 2-3 dias, mas mesmo depois disso o produto resultante é diluído mais 10 vezes com água.

O primeiro curativo - meio litro de solução por arbusto - é realizado 15 dias após o transplante de mudas. Após uma semana e meia, a quantidade de solução nutritiva é dobrada. E duas semanas depois, fertilizantes minerais são adicionados à infusão orgânica: 20 a 30 g de nitrofosca por balde e, de preferência, 1,5 a 2 g de preparações de boro e molibdênio. É verdade que o ácido bórico e o molibdato de amônio se dissolvem muito lentamente, devendo ser dissolvidos em uma pequena quantidade de água morna e depois derramados na infusão do fertilizante principal.

Como couve-flor comum, Romanesco é plantado em áreas ensolaradas, mas com o advento das cabeças eles tentam cobri-los da luz brilhante. A técnica mais comum é quebrar folhas de cobertura abertas. A partir desta operação, o rendimento aumenta e a qualidade das cabeças aumenta.

Pragas e doenças em Romanesco são as mesmas que em qualquer outro repolho. Sujeito a todas as regras de cultivo, quase não há problemas com isso, mas no caso de doenças ou pragas, você precisa pulverizar as plantações com os medicamentos apropriados.

Vídeo: Cuidados com Couve-Flor

Colheita e armazenamento

Entender que é hora de colher a colheita é simples: o sinal para isso são formadas grandes inflorescências. Você não pode apertar a colheita, as cabeças que amadurecem rapidamente se desintegram e se deterioram: a carne fica grossa e a quantidade dos componentes mais úteis diminui. O período de maturação depende da variedade e data da semeadura e geralmente ocorre no final de agosto ou início e meados de setembro.

Corte as cabeças com uma faca afiada, retirando as hastes adjacentes a elas: elas também são comestíveis. É melhor colher de manhã até o sol tomar sol. O repolho mais delicioso é no dia do corte.

O Romanesco é armazenado por um curto período de tempo, mesmo na geladeira, é melhor usá-lo em uma semana ou duas e, se isso for impossível, deve ser levemente empalidecido, depois cortado em pedaços de tamanho conveniente e congelado. Após o degelo, o repolho quase não perde substâncias úteis e, como fresco, é adequado para qualquer processamento.

O repolho Romanesco é um vegetal bonito, mas não é cultivado para a beleza: é um produto muito útil.Ela é mais refinada em comparação com a couve-flor comum, mas também mais caprichosa ao sair. Aparentemente, portanto, o Romanesco não é muito comum em nossas áreas, embora os entusiastas estejam tentando cultivá-lo, e para muitos isso é muito bem-sucedido.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Couve romanesca uma planta exótica e pouco comercializada no Brasil (Pode 2024).