A salsa é uma planta de dois anos, mas é cultivada, em regra, como uma colheita anual. O método mais comum de cultivo é a semeadura em campo aberto, mas existem várias outras opções que podem acelerar a colheita e cultivar verduras o ano todo.
Salsa - amada por muitos verdes
O cheiro e o sabor da salsa são familiares a todos e amados por muitos. A cultura tem sido usada na preparação de pratos deliciosos e aromáticos há vários séculos. Dependendo da variedade, não apenas as folhas podem ser comestíveis, mas também as raízes, que são usadas como tempero.
Métodos de plantio de salsa
Existem várias maneiras de cultivar a cultura verde:
- patamar de inverno;
- em campo aberto;
- na estufa;
- em casa.
Vamos nos debruçar sobre cada um dos métodos com mais detalhes.
Plantando sementes para o inverno
A semeadura de inverno da salsa é realizada, via de regra, para obter verduras precoces: é possível deleitar-se mais cedo por 2 semanas ou até um mês. Tais mudas apresentam grande resistência a baixas temperaturas, geadas e doenças. Além disso, eles amadurecem mais rápido do que o plantado na primavera. No entanto, vale a pena considerar que a salsa plantada antes do inverno não é adequada para armazenamento - deve ser consumida imediatamente.
Tempo de pouso
O cumprimento do momento da semeadura é um fator importante e eliminará a germinação das sementes no outono. É necessário plantar sementes antes da primeira geada, ou seja, até o momento em que o solo está coberto de gelo e a temperatura noturna é ajustada em -2-3 ˚С. As datas de desembarque são em outubro ou novembro, que também depende da região. Uma boa opção seria semear em clima frio. Se o calor persistir até dezembro, as datas serão alteradas.
Escolhendo um local de desembarque
O plantio de outono é realizado nas áreas onde couve, pepino e batata foram cultivados anteriormente. Além disso, você precisa considerar que o melhor lugar para a salsa é onde, no inverno, há mais neve. O local deve ser protegido dos efeitos dos ventos, bem iluminado e não localizado em uma planície. A preparação do assento deve ser realizada a partir do final do verão.
Preparação da cama
Para o plantio de salsa no inverno, é necessária uma cama com solo solto cultivado, fertilizado com substâncias orgânicas. Prepare-o assim:
- Após a colheita das culturas anteriores, a terra é fertilizada com fertilizantes minerais: sal de potássio e superfosfato, 15-20 g por 1 m².
- Um pouco depois, eles adicionam 20 g de nitrato à mesma área.
- Para facilitar o solo, a camada superior é misturada com turfa ou areia.
- Então, a matéria orgânica é calculada à taxa de 3-4 kg por 1 m².
É melhor semear salsa antes do inverno nas regiões onde a umidade permanece por um longo tempo quando o solo é descongelado.
Preparação de sementes e sementeira
Com a semeadura no inverno, a preparação de sementes se resume a escolher sementes de alta qualidade. Nenhuma medida adicional, como imersão, é realizada: elas são plantadas com sementes secas.
Após calibrar as sementes, você pode começar a semear:
- Marque uma cama com 1 m de largura e cave-a a uma profundidade de 10 cm.
- Faça sulcos com uma profundidade de 2-5 cm, com uma distância de 15-20 cm.
- Areia é derramada no fundo, um pouco de composto e, em seguida, as sementes são semeadas densamente, enchendo-as de terra.
- Palha plantada com turfa ou húmus.
A cobertura morta permite que você se aqueça e serve como proteção contra o vento.
Vídeo: plantio de sementes de salsa no outono
Plantação de rizoma
Se a salsa foi plantada da maneira tradicional, as plantas podem ser deixadas no local no inverno. Para que a cultura complete seu ciclo de vegetação, é necessário cortá-la até setembro. Quando o frio chega, eles realizam o amontoamento de plantas, após o que são cobertos com cobertura morta (serragem, palha, agulhas, folhagem).
Na primavera, quando a neve começa a derreter, a camada de cobertura é removida e um abrigo do filme é construído sobre as camas. Espere que a aparência de verdura fresca seja em abril e você pode cortá-la até que o pedúnculo apareça. Os rizomas de salsa para o inverno podem ser removidos no porão e na primavera para plantá-los. Para fazer isso, você deve:
- Encurte as raízes para 12-15 cm.
- Limpe de folhas secas e podres e pecíolos.
- Trate com estimulantes do crescimento.
- Planta sob o filme com uma distância de 8-10 cm.
Plantando sementes em campo aberto na primavera
A maneira mais comum de cultivar salsa é a semeadura direta em uma cama na primavera.
Preparação do solo
A trama é preparada no outono (em setembro ou outubro). Comece com uma escavação profunda do solo. Como no desembarque no inverno, é necessário introduzir matéria orgânica (nas mesmas quantidades). Quanto aos fertilizantes minerais, se no outono adicionar sal de potássio e superfosfato, na primavera fertiliza o leito com nitrato de amônio, 10 g por 1 m². Uma semana antes da semeadura, recomenda-se cobrir a área com um filme que garanta a germinação das ervas daninhas. Depois disso, o filme é removido e as ervas daninhas são eliminadas. Assim, é possível garantir o crescimento desimpedido das mudas de salsa, o que lhes permite ganhar força. Isso é extremamente importante no estágio inicial de desenvolvimento.
Preparação de sementes
Para a germinação normal de sementes de salsa na primavera, é necessário pré-tratamento. Caso contrário, eles irão brotar por um tempo muito longo. O surgimento pode ser acelerado pelas seguintes ações:
- ao plantar na primavera ou no verão, as sementes são embebidas em água a uma temperatura de + 18-22 ˚С, a melhor opção é colocá-las entre as camadas de um pano úmido para germinação;
- a água é trocada em intervalos de 3-4 horas;
- após 2-3 dias, as sementes são colocadas por 18 horas em um estimulador de crescimento (por exemplo, Energen).
Durante a imersão de sementes em uma solução nutritiva, é adicionalmente recomendado o fornecimento de oxigênio, isto é, a aspersão. Após este tratamento, as sementes devem eclodir dentro de uma semana.
Para obter bolhas de ar, é usado um compressor convencional de aquário.
Após a imersão, a semente deve ser endurecida. Para isso, os grãos são colocados na prateleira inferior da geladeira, onde ficam por uma semana, para serem semeados.
Vídeo: germinação de sementes de salsa antes da semeadura
Datas de semeadura
Devido à resistência das sementes de salsa à geada, ela pode ser semeada no início da primavera. As variedades de folhas continuam a ser semeadas até o início de agosto. Se forem utilizadas variedades de raízes, o prazo de semeadura será em meados de maio. Com o plantio tardio, é improvável que seja possível colher uma boa colheita, uma vez que a colheita de raízes simplesmente não amadurece.
Regras e padrões de pouso
As sementes de salsa são semeadas em campo aberto na seguinte ordem:
- Na cama preparada, faça sulcos rasos com uma distância de 15 a 20 cm e derrame-os com água quente.
- Semeie a uma profundidade de 0,5-1 cm, polvilhe com terra e tampe levemente.
- Húmus de palha.
Se houver uma ameaça de queda noturna de temperatura, as camas serão cobertas com um filme.
Vídeo: salsa de semeadura de primavera
Características do plantio de raiz e salsa de folhas
O plantio de salsa de raízes e folhas tem algumas diferenças:
- as variedades de raízes são plantadas com um intervalo entre sementes de 1-4 cm;
- salsa de folha é semeada a uma distância de 10-12 cm e encaracolada - 8-10 cm.
Características do plantio de salsa em estufa
O cultivo de salsa em condições de estufa é conveniente, pois os vegetais podem ser obtidos mesmo nos meses de inverno. Além disso, há muito mais espaço na estufa do que em casa, no peitoril da janela.
Condições de cultivo
Apesar de a salsa ser resistente à geada, não é recomendável plantá-la em estufa aquecida antes do final de janeiro. Se a estrutura da estufa não é de todo aquecida, no inverno é indesejável cultivar uma cultura. Você pode começar a semear no início de março. Para o crescimento normal da massa verde, é necessário manter a temperatura em +12 12С. Se o indicador atingir uma marca de +20 ° C, as plantas se sentirão desconfortáveis, o que se manifestará em folhas murchas.
A salsa era magnífica e saborosa, você precisa tentar criar as condições necessárias para isso:
- no inverno, para um bom crescimento da massa verde, é necessário fornecer fontes de luz artificiais;
- a rega deve ser moderada, é melhor realizá-la depois de cortar as verduras;
- a umidade ideal é de 75%;
- mudanças de temperatura devem ser evitadas;
- a estufa deve ser ventilada periodicamente para manter a umidade e a temperatura ideais.
Datas de preparação e plantio do solo
O solo ideal para o cultivo de salsa é o barro leve ou podzólico. O restante da preparação é semelhante ao processo ao plantar em campo aberto.
A cultura é plantada na estufa no início de março. Abaixando a temperatura para -9 ° C, ela não tem medo, e as sementes germinam de 0 ° C a + 5 ° C. Para a produção suave de ervas frescas, as variedades de folhas são semeadas a cada duas semanas.
Semeando sementes
Antes de plantar sementes em solo fechado, elas também precisam ser preparadas com antecedência. O processo é semelhante à preparação para a semeadura no solo.
Após a imersão em água morna e limpa, as sementes devem ser tratadas com uma solução a 2% de permanganato de potássio, pois as culturas em estufa são mais suscetíveis a doenças. As sementes germinadas são levemente secas e semeadas. Para fazer isso:
- Na estufa, os sulcos são feitos com uma profundidade de 1-1,5 cm, depois de derramar com água morna.
- As sementes são semeadas em sulcos e levemente polvilhadas com terra.
- Após a semeadura, a cama é coberta ou coberta com um palmo (se a salsa for semeada em março).
Cultivo de rizoma
Obter salsa na estufa pode ser muito mais rápido, sem esperar pela germinação das sementes. Nesse caso, os jardineiros usam rizomas para plantar. Para cultivar desta maneira:
- No final de outubro, várias grandes colheitas de raízes com um pedaço de terra foram escavadas no local.
- Eles são colocados em uma caixa de treliça e armazenados até a primavera na adega, onde a temperatura não cai abaixo de zero.
- O plantio de rizomas em casa de vegetação é realizado em um ângulo de 8 a 10 cm. Antes de plantar salsa, ela é cortada com uma faca afiada, de 12 a 15 cm em relação ao rim apical.
- Entre as plantas deixam uma distância de 4-5 cm, e entre linhas - 10 cm.
Ao plantar, você não pode encher o pescoço e a cabeça da raiz com terra.
Vídeo: semear salsa dentro de casa
Plantar salsa em casa
Se você quiser ter salsa fresca na mesa, mesmo no inverno, não precisará comprá-la em uma loja, pois pode cultivar em casa, por exemplo, no peitoril da janela. Você deve começar com a preparação do solo, recipientes e material de plantio.
Preparação do solo e tanques
Para que a salsa cresça e se desenvolva normalmente em casa, recomenda-se o uso de uma mistura de solo pronta para violetas para o plantio: a composição desse substrato é perfeita não apenas para flores, mas também para vários verdes. Você também pode preparar o solo, para o qual várias etapas devem ser executadas:
- Para variedades de folhas, misture em proporções iguais o solo do relvado e os fertilizantes orgânicos (turfa e húmus em partes iguais). Para a salsa de raiz, será necessária uma composição de 70% da terra da horta e 30% de matéria orgânica.
- Para tratar o solo com uma solução a 2% de permanganato de potássio para desinfecção.
- Introduzir um fertilizante universal abrangente.
- Mexa bem a mistura resultante.
Como capacidade de plantio de salsa, você pode usar uma panela, recipiente, caixa de mudas ou qualquer outro recipiente com profundidade superior a 20 cm, que deve ser espaçosa, independentemente da variedade selecionada. Antes de enchê-lo com terra, ele é tratado com água fervente e os orifícios de drenagem são feitos na parte inferior.
Preparando e plantando sementes
A preparação das sementes antes do plantio é realizada na seguinte sequência:
- Execute a calibração selecionando apenas grãos grandes.
- Mergulhe-os em água morna por um dia, o que acelerará a picada. A água é trocada várias vezes.
- As sementes são tratadas por vários minutos em uma solução de manganês a 2%, após o que são lavadas em água e secas.
Depois de preparar as sementes, você pode começar a semeá-las:
- A capacidade de plantio é preenchida com a mistura do solo.
- Faça pequenas linhas (ranhuras) a uma distância de 5 cm uma da outra.
- As sementes são semeadas a uma profundidade de 1,5 cm e ligeiramente polvilhadas com terra.
- Cubra o tanque com polietileno e coloque-o em um local com boa iluminação.
Para a germinação das sementes, é necessário fornecer uma temperatura de + 17-20˚C. Quando o solo é mantido úmido, as mudas devem aparecer após 2 semanas.
Vídeo: plantando salsa em casa
Cultivo de mudas de salsa
Nem sempre é possível obter exuberantes arbustos de salsa com a semeadura direta de sementes no solo. Os verdes neste caso são finos e densos. Para obter uma boa colheita, as plantas são melhor cultivadas em mudas. Você pode obter mudas de duas maneiras:
- plantar as sementes no cassete e depois transplantadas para o solo por transbordo, o que elimina os danos ao sistema radicular - nesse caso, as plantas não sofrem estresse e continuam seu crescimento sem alterações;
- cultivar mudas na capacidade de plantio e depois transplantá-las para a área com raízes abertas - nesse caso, as plantas precisarão de algum tempo para se recuperar.
Preparação e semeadura de sementes de salsa para mudas
As sementes são preparadas da mesma maneira que em campo aberto. A semeadura é realizada em recipientes preparados (vasos, cassetes, mudas) com solo nutriente em sulcos previamente feitos com profundidade de 1 cm. O tempo de plantio de salsa para mudas é a primeira quinzena de março.
Para que as mudas não fiquem muito grossas, as sementes são dispostas com um intervalo de 2 cm uma da outra.
Após a semeadura, as sementes são polvilhadas com terra, regadas, cobertas com uma película e o recipiente é transferido para o peitoril da janela. Se a temperatura for mantida dentro de + 25 ° C, as mudas aparecerão mais rapidamente. Quando as primeiras folhas aparecem, o filme é removido.
Vídeo: plantar sementes de salsa em mudas de maneira simples
Quando e como plantar mudas no chão
Quando o segundo par de folhas aparece, as mudas são mergulhadas em recipientes separados, o que contribuirá para um melhor desenvolvimento. As plantas são transplantadas para o local no início de maio, após umedecer o solo. O plantio é realizado em uma cama preparada com um intervalo de 5-8 cm e 25 cm - entre as fileiras.
Para poder colher salsa várias vezes durante a estação, os vegetais devem ser cortados na raiz, o que facilitará o re-crescimento.
Compatibilidade de salsa com outras plantas
Ao plantar uma cultura específica em seu local, vale a pena considerar quais plantas são adequadas para a proximidade e quais não são. Assim, para a salsa, bons vizinhos são:
- morangos silvestres;
- cebolas;
- manjericão;
- repolho;
- Morangos
- agrião;
- rabanete;
- alface de folha;
- endro.
No entanto, a salsa não é amigável com a cabeça de alface, portanto, essas plantas precisam ser plantadas afastadas umas das outras.
A salsa é uma cultura despretensiosa que pode ser cultivada em casa, na estufa e nos canteiros. O principal é realizar a preparação preliminar de sementes e solo, semear adequadamente e cortar oportuna a vegetação. O restante da salsa não causa muitos problemas - cultivá-la sob o poder de cada jardineiro.