Amoreira na Rússia central: sutilezas do cultivo e as melhores variedades

Pin
Send
Share
Send

A amoreira ou amoreira (Latin Morus) é uma árvore alta com bagas doces que se parecem com amoras, preto, branco ou rosa. Durante muito tempo, essa planta foi considerada exclusivamente cultura do sul, mas graças aos esforços de jardineiros e criadores, a área de sua distribuição expandiu-se significativamente. É possível obter sucesso no cultivo de amoreira na Rússia central e quais são as melhores variedades para plantar?

É possível cultivar amoreira na Rússia central?

A amoreira é uma planta termofílica. Na natureza, cresce em regiões com clima subtropical, onde é amplamente utilizado para a criação de bichos-da-seda, a partir dos quais os casulos produzem seda natural.

Em nosso país, as amoras são mais frequentemente plantadas para obter frutas deliciosas. Duas espécies desta planta são especialmente populares:

  • amoreira preta (Mórus nígra),
  • amoreira branca (Mórus álba).

Jardineiros experientes para o cultivo na Rússia central recomendam amoreira branca. Ao contrário do preto, que geralmente morre em temperaturas abaixo de -15 ° C, ele pode suportar geadas de até -30 ° C sem danificar significativamente o sistema de coroa e raiz.

Invernos de amoreira branca bem no centro da Rússia

Determinar o tipo de amoreira é bastante fácil. As principais características distintivas da amoreira branca são a cor cinza claro da casca e as folhas com pontas ovadas ou lóbulos dissecados de tamanho médio. Nesse caso, a cor das bagas de diferentes variedades pode ser branca ou rosa e quase preta.

Mas mesmo uma amoreira branca bastante resistente ao inverno não se sente muito confortável em um clima frio. Assim, nas regiões sul do nosso país, a altura de uma árvore adulta costuma ser de cerca de 15 metros, e na faixa do meio raramente cresce mais de 4 metros e tem a forma de um arbusto.

Vídeo: a experiência de cultivar amoras na Rússia central

Características da tecnologia agrícola

No sul, a amoreira é uma das culturas de frutas mais despretensiosas. Mas os jardineiros da faixa do meio terão que fazer muitos esforços para obter uma boa colheita. Especialmente é necessária muita atenção às plantas jovens com um sistema radicular subdesenvolvido.

Plantação de amoreira

O plantio de mudas de amoreira geralmente é feito na primavera ou no outono. Nas condições da Rússia central, o plantio de primavera é considerado ideal, o que é feito antes do início do fluxo ativo de seiva. Durante o verão, a planta consegue cultivar o sistema radicular e se adaptar às condições do terreno aberto, o que permite sobreviver ao inverno sem grandes perdas.

Ao escolher um local para uma amoreira, as seguintes condições devem ser observadas:

  • boa iluminação;
  • proteção contra ventos fortes;
  • a distância da planta plantada às árvores ou edifícios mais próximos não deve ser inferior a 3 metros;
  • solo argiloso, arenoso ou arenoso.

Ao plantar amoras, locais ensolarados e abrigados no local são selecionados

Para o plantio de amoras, é necessário preparar antecipadamente um buraco com uma profundidade de pelo menos 70 cm e o mesmo diâmetro. É aconselhável fazer a drenagem de argila expandida ou outras pedras pequenas no fundo. Isto é especialmente verdadeiro quando plantar em solo argiloso pesado que pode provocar a podridão das raízes devido à estagnação da umidade. Cerca de um terço do poço está cheio de húmus ou composto apodrecido. Se desejar, você pode adicionar adicionalmente cerca de 50 g de qualquer fertilizante complexo misturado ao solo.

Durante o plantio, a planta jovem é colocada em uma cova, espalhando cuidadosamente as raízes por toda a área e suavemente polvilhada com terra. Em seguida, 20 a 30 litros de água são despejados no círculo do tronco e mulchados para evitar uma forte secagem do solo.

Vídeo: as sutilezas de transplantar uma amoreira

A maioria das variedades de amoreira são plantas dióicas, portanto, para uma frutificação bem-sucedida no local, é necessário ter pelo menos duas árvores - masculina e feminina. Determine o sexo de uma planta por suas flores:

  • em espécimes fêmeas, elas são coletadas em inflorescências densas em forma de orelha, com uma forma em espiga;
  • nos homens, as inflorescências são mais frouxas e têm uma haste caída.

Distinguir uma amoreira masculina de uma feminina só é possível após o início da floração

Cuidado

A amoreira é uma planta tolerante à seca que não tolera excesso de umidade. Normalmente, apenas plantas jovens precisam de rega adicional. Verões especialmente áridos e quentes podem ser regados e uma árvore adulta. Deve-se lembrar que 15 a 20 litros de água por semana são suficientes para as amoras.

Os nutrientes contidos no solo fértil que encheu o poço de plantio são suficientes para dois a três anos. Após o término desse período, para obter uma boa colheita, as amoras são alimentadas. A fertilização é realizada em duas etapas:

  1. Antes de foliar, cerca de 50 gramas de fertilizante mineral complexo (Nitroamofoska, Azotofoska e outros) são espalhados na superfície do círculo do tronco.
  2. Durante o período de maturação, as amoras são alimentadas com infusão orgânica, por exemplo, diluída de fezes de pássaros (1:18) ou esterco fresco de gado (1: 8).

Ao se alimentar, lembre-se de que a amoreira, que cresce em solo muito fértil, geralmente ganha uma grande massa verde e se recusa a dar frutos. O excesso de nitrogênio é especialmente prejudicial para esta planta.

Um dos procedimentos mais importantes para cuidar das amoreiras é preparar a árvore para o inverno. Começa muito antes do gelo. Já na segunda metade do verão, a planta não é mais regada. Isso é necessário para que os brotos verdes amadureçam antes do início do tempo frio.

Em setembro-outubro, o círculo do tronco das amoreiras está bem afrouxado e coberto com uma camada de cobertura morta. Sua espessura deve ser de pelo menos 15 cm nas bordas e 30 cm no tronco da árvore. É melhor cobrir completamente as árvores jovens com um material não tecido ou um tecido que permita a passagem do ar.

A cobertura protege o sistema radicular da amoreira de geadas severas

Formação de coroas

Na Rússia central, as amoras são geralmente cultivadas na forma de um arbusto com uma altura inferior a 3 metros. Para formar uma coroa desse tipo em uma planta que atingiu três a quatro anos, a maioria dos brotos é cortada, deixando apenas 8 a 10 dos mais desenvolvidos. A cada ano, 2-3 ramos são cortados ao ponto de crescer e substituídos pelos mais jovens. Como resultado, 3-4 ramos da segunda ordem e cerca de 10 da terceira são formados em cada broto esquelético. Após vários anos de poda, o jardineiro recebe um excelente arbusto de amoreira, cuja forma da coroa permite coletar facilmente toda a colheita.

Vídeo: como podar amoras

Após a formação da coroa, é realizada a poda sanitária, aliviando a amoreira de brotos retorcidos, secos ou danificados. Geralmente é realizada na primavera, antes do início do fluxo de seiva ou no outono - imediatamente após a descarga das folhas.

Além disso, uma vez a cada 10-15 anos, a amoreira precisa de uma poda rejuvenescedora. Durante isso, todos os rebentos são reduzidos em um terço e vários ramos esqueléticos são removidos completamente, substituindo os mais jovens.

Para evitar a infecção da amoreira por doenças virais e bacterianas, todas as ferramentas com as quais a poda é realizada devem ser higienizadas com antecedência.

As melhores variedades

Atualmente, os criadores têm criado muitas variedades de amoreira, tolerando facilmente o clima bastante severo da zona central do nosso país. Muitos deles não são inferiores aos seus parentes do sul nem no sabor nem no rendimento.

Almirante

O Admiralskaya é o único cultivar de amoreira preta recomendado pela Comissão Estadual para Testes e Proteção de Conquistas de Melhoramento para cultivo na faixa do meio. Foi recebido na Academia Agrícola K.A. Timiryazev Moscow. É uma planta alta e extensa com bagas negras que têm um sabor doce e um aroma refrescante.

Amoreiras da variedade Almirante pesam cerca de 1,5 gramas

Admiralskaya difere de outras variedades de amoreira preta na alta resistência do inverno. Além disso, tolera bem a seca e o calor extremo, e praticamente não é afetado por doenças e pragas. O rendimento médio de uma planta adulta nas condições da Rússia central é de cerca de 5 kg.

Garota de pele escura

Smuglyanka, como a maioria das outras variedades cultivadas na Rússia central, é uma espécie botânica de amoreira branca. Devido à sua excelente resistência ao inverno e à capacidade de restaurar rapidamente brotos danificados pelo gelo, é muito popular entre os jardineiros da Rússia central.

Mulberry Smuglyanka tem excelente frutificação no centro da Rússia

As bagas de Smuglyanka são pretas, têm um excelente sabor agridoce. Essa variedade tem um rendimento bastante alto. De um galho de uma árvore adulta, são colhidos até 500 g de frutos.

Na Rússia central, os frutos de Smuglyanka começam a amadurecer na segunda quinzena de junho. Apesar de suculentos, eles toleram perfeitamente o transporte e podem ser armazenados por 18 horas a partir da data da coleta.

Uma vantagem importante da variedade é sua monoeciousness. Devido a essa qualidade, mesmo uma única árvore produzirá uma colheita abundante.

Royal

Royal - uma das variedades mais frutíferas de amoreira. Com uma árvore com mais de 7 anos, você pode coletar cerca de 10 kg de frutas brancas esverdeadas. Eles têm um excelente sabor doce e um aroma distinto.

A amoreira real tolera geadas de até -30 ° C. Também é altamente resistente a condições adversas, como calor extremo, falta de umidade e baixa composição do solo.

Mel branco

Variedade de amoreira com bagas brancas com um agradável sabor doce, sem aroma pronunciado. Atingem 3 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro. Na faixa do meio, o período de frutificação da cultivar de amoreira Mel Branco geralmente ocorre no final de junho ou no início de julho.

Os frutos da variedade Mel Branco são muito maiores que os frutos da maioria das outras variedades de amoreira

Entre as desvantagens dessa variedade, os jardineiros notam uma casca muito fina da fruta, por causa da qual seu transporte é impossível. As bagas colhidas devem ser processadas dentro de 5-6 horas.

Durante os testes de melhoramento, a variedade de mel Belaya demonstrou alta resistência ao inverno. Ele tolerou facilmente geadas até -30 ° C, mesmo sem abrigo adicional.

Staromoskovskaya

Staromoskovskaya é uma das poucas variedades de amoreira que possuem flores masculinas e femininas na mesma planta. Entre suas outras vantagens:

  • excelente sabor agridoce e agradável aroma refrescante de frutas,
  • bom rendimento
  • alta resistência ao inverno
  • pouco exigente para a composição do solo.

As amoras da variedade Staromoskovskaya são pintadas de preto

Reviews: jardineiros faixa do meio sobre amoreira

Eu moro em Moscou. Minha amoreira tem cerca de 50 anos, todos os anos abundantemente dá frutos, a propósito, sobre geadas, tolera facilmente 40 graus.

sergey0708

//www.forumhouse.ru/threads/12586/

Eu tenho crescido amoreira por 5 anos. Trazido do sul. Lá, ela cresceu de uma semente. No momento da aterrissagem havia 50 cm, agora 2,5 m. Não dá frutos. Os ramos superiores costumavam congelar fortemente. Agora menos. Estou ansioso para colher todos os anos. Casa de campo no noroeste perto de Volokolamsk.

aster53

//www.forumhouse.ru/threads/12586/page-2

Eu também tenho amora branca, peguei em Funtikov há 4 anos, agora tem cerca de 1,7 metros de altura, apenas as pontas dos galhos, de 12 a 15 centímetros, congelaram este ano. Abaixo estão os botões vivos, e pequenos ovários já estão visíveis neles.No ano passado, experimentei as primeiras bagas.A cor é branca, estranhamente doce, pequena.

Valery Gor

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=537&start=210

Na primavera de 2015, plantou 2 amoras - “de pele escura” e “baronesa negra” lado a lado. Eles se enraizaram muito e cresceram muito durante o ano, mas congelaram no inverno - a Baronesa e o Smuglyanka quase no chão. Nos próximos 2016, de 5 a 6 filmagens cresceram um metro e meio a partir do cânhamo restante. No inverno, congelaram pela metade. Como não gosto quando as árvores crescem "vassoura", deixei o broto mais poderoso, cortei o resto. E essa parte restante teve que ser reduzida para uma altura de 80-90cm, porque o resto estava congelado. Este ano, de 5 a 6 novos brotos, com mais de um metro e meio de comprimento, cresceram a partir deste pequeno caule. O mais alto e mais poderoso já cresceu 2m de comprimento. Além disso, também ramifica. I.e. as filmagens deste ano já ramificam galhos laterais, alguns com até um metro de comprimento. Não apenas o ramo central, mas também os demais brotos deste ano.

volkoff

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=35195&st=80

Todos os anos, a amoreira está se tornando uma cultura cada vez mais popular na Rússia central. Obviamente, nas condições desta região, requer muito mais cuidado do que no sul. Mas todos os esforços dos jardineiros serão mais do que recompensados ​​com uma colheita abundante de frutas deliciosas e muito saudáveis.

Pin
Send
Share
Send