Cultivar cebolas é uma tarefa aparentemente simples, mas, na realidade, nem sempre dá o resultado esperado. Condições climáticas difíceis, pragas e doenças geralmente privam o jardineiro de uma boa colheita. No entanto, muitos problemas podem ser evitados através da realização de uma série de medidas preventivas na preparação das lâmpadas para o plantio.
Por que processar cebolas antes de plantar
A cebola é uma planta de jardim despretensiosa que é cultivada em todo o país. É difícil imaginar o russo e, de fato, qualquer outra cozinha sem esse vegetal. Portanto, você pode encontrar cebolas em todos os jardins - seja um lote de dacha de um morador da cidade ou a propriedade de um morador. No entanto, apesar da aparente facilidade de cultivo, existem certas sutilezas que não devem ser negligenciadas.
Para obter uma boa pluma no verão e bulbos saudáveis e bonitos no outono, as sementes devem estar adequadamente preparadas para o plantio. A seleção de sementes, o tratamento de pragas e doenças, a imersão para estimular o crescimento são as principais medidas preventivas para garantir uma boa colheita. Existem diferentes métodos de tratamento de sementes. Por tentativa e erro, cada jardineiro seleciona uma opção adequada para si.
Preparação de sementes
A preparação de bulbos para o plantio é a primeira e muito importante etapa do cultivo. Não importa se você comprou o estoque de plantio no mercado, na loja ou se usa suas próprias sementes - o processamento correto das lâmpadas determinará a colheita futura em muitos aspectos.
A preparação de sementes consiste em:
- triagem;
- aquecendo;
- imersão em uma solução estimulante;
- desinfecção.
Classificação e aquecimento
Antes de prosseguir diretamente para a preparação, as cebolas são classificadas, removendo todas as amostras apodrecidas, danificadas ou simplesmente suspeitas. As partes superiores secas devem ser cortadas com cuidado, sem danificar as pontas verdes dobradas. Esta operação promove mudas amigáveis e acelera ligeiramente a germinação. Ao longo do caminho, você precisa roubar todas as escamas secas, que podem ser facilmente separadas.
Os bulbos plantados com casca de cebola não se desenvolvem bem. O fato é que as escalas não apenas inibem o crescimento, mas também liberam substâncias nocivas no solo, e isso afeta negativamente o desenvolvimento da planta.
As lâmpadas saudáveis restantes são classificadas por tamanho e colocadas para secar. As sementes são secas por uma semana em um local seco e quente, a uma temperatura de cerca de +25sobreC. É essa temperatura e ar seco que salvam a cebola do nemátodo, que não gosta de calor. A temperatura máxima em que esta praga pode existir é +22sobreC.
Surpreendentemente, as maiores lâmpadas crescem a partir de pequenas sementes, de modo que os agricultores que cultivam cebolas à venda deixam todas as pequenas coisas para si. Lâmpadas grandes deliciarão o jardineiro com uma pena e sementes precoces para a colheita futura.
Aquecimento com Fitosporin
3 dias antes de plantar o bulbo, é necessário mergulhá-lo por um dia em água morna (temperatura + 32 ... +35sobreC) Esta medida melhorará o aquecimento do aparelho e ajudará a remover o excesso de flocos. A fitosporina adicionada à água servirá como uma boa desinfecção para o material de plantio e eliminará a necessidade de decapagem em uma solução de permanganato de potássio. 20 g de pó, dissolvido em 1 litro de água, lidam com muitas doenças fúngicas e bacterianas. Após a imersão, tente descascar as lâmpadas em uma camisa branca e coloque em um saco plástico. Por 2 dias em temperatura ambiente, raízes e pontas verdes aparecerão - depois disso, as cebolas poderão ser plantadas.
Aquecimento com estimulantes do crescimento
O aquecimento em água morna pode ser combinado com a estimulação do crescimento. Para fazer isso, adicione Epin ou Zircon à água à taxa de 40 gotas por 1 litro de água. Esses medicamentos aceleram o crescimento e a formação de raízes, além de aumentar a imunidade das plantas a doenças e condições climáticas adversas, mas, para a eficácia desses fundos, é necessário acidificar a água. Você pode adicionar um grão de ácido cítrico ou, como as instruções recomendam, 1 g por 5 litros de água.
Desinfecção
É importante lembrar que os estimulantes do crescimento não têm propriedades desinfetantes; portanto, as lâmpadas devem ser descontaminadas antes do plantio no solo. Os esporos de fungos patogênicos são tão pequenos que não podem ser vistos sem um microscópio; portanto, mesmo que as lâmpadas pareçam completamente limpas e saudáveis, você não deve abandonar esse procedimento.
Existem várias maneiras de desinfetar o estoque de plantio, mas nem todas são tão eficazes quanto se diz serem.
Permanganato de potássio
A ferramenta mais popular entre os jardineiros é o permanganato de potássio. As lâmpadas são embebidas antes do plantio em uma solução escura de permanganato de potássio e, durante o plantio na primavera, o procedimento dura 2 horas e no outono - 5 minutos. Isso é explicado pelo fato de que no outono você precisa plantar bulbos, não permitindo que eles acordem, caso contrário, eles congelarão no inverno.
Vitríolo azul
O sulfato de cobre é talvez o segundo remédio mais popular para todas as doenças. 1 colher de chá o pó é dissolvido em 1 litro de água. A temperatura do fluido deve ser aproximadamente +45sobreC. As lâmpadas são embebidas da mesma maneira que em uma solução de permanganato de potássio, levando em consideração a época do ano.
O uso de refrigerante, sal e amônia
Em vez de permanganato de potássio, muitos jardineiros usam uma solução de bicarbonato de sódio. Para isso, antes de plantar os bulbos, o refrigerante (1 colher de chá. Por 10 l) é diluído em água morna (+ 40 ... +45sobreC) e deixe de molho as sementes por 10 a 15 minutos.
O refrigerante também é usado como spray quando oídio ou outras doenças aparecem nas mudas, mas esse remédio não traz o efeito desejado.
Muitas vezes, você pode encontrar conselhos sobre como embeber as lâmpadas em uma solução salina, mas essa é uma opinião controversa. Muitos especialistas acreditam que essa medida é inútil na fase de preparação da cebola para o plantio. No entanto, regar as mudas sob a raiz com uma solução salina (200 g por 10 litros de água) é uma excelente ferramenta para a prevenção de moscas da cebola. O mesmo se aplica à solução de amônia. Regar as plantas (5 colheres de sopa por balde de água) aliviará as mudas de muitas pragas de insetos e, ao mesmo tempo, reduzirá a acidez do solo e o enriquecerá com nitrogênio.
Uma solução de alcatrão de bétula
Muitos jardineiros usam uma solução de alcatrão de bétula para processar as lâmpadas. O método controverso, cujos adeptos argumentam que o alcatrão serve como uma excelente prevenção de muitas pragas e doenças, além disso, é um remédio natural que não agride o solo e a própria cultura.
As cebolas descascadas e secas são mantidas em qualquer estimulante e depois colocadas por 2-4 horas em uma solução de alcatrão. É simples de cozinhar - em 1 litro de água, você precisa dissolver 1 colher de sopa. eu alcatrão. A temperatura do fluido deve estar em torno de +20sobreC. Para que as lâmpadas não flutuem, elas são cobertas com um prato.
Pimenta vermelha e sabão líquido
As lâmpadas são frequentemente embebidas em uma solução de pimenta vermelha e sabão. O sevka assim tratado será protegido de muitas doenças e pragas do solo. Para preparar uma solução em 1 l de água, são diluídos 3 g de pimenta vermelha em pó e 1 colher de chá. verde ou qualquer outro sabonete líquido.
Preparações biológicas
Os preparativos, cuja ação é baseada no trabalho de bactérias benéficas, ajudarão a proteger as cebolas da podridão, bacteriose e alternariose. Uma das drogas mais famosas - Trichodermin - está disponível em pó ou em suspensão. Para o processamento, você pode simplesmente pulverizar as lâmpadas com pó ou mergulhar em uma solução preparada de acordo com as instruções.
Planriz tem um efeito semelhante. O processamento das lâmpadas um dia antes do plantio com uma solução a 1% desse medicamento terá um efeito desinfetante e estimulante.
Vídeo: preparar e plantar cebola sevka na primavera
Preparação do solo e canteiros
Ao preparar os canteiros para semear cebolas, você deve levar em consideração seus antecessores. A rotação de culturas é especialmente importante para essa cultura, portanto, as lâmpadas não podem ser plantadas no mesmo local em que cresceram antes. Os precursores de cebola ruim são:
- alho
- cenouras;
- verduras;
- especiarias.
Sevka cresce bem depois de:
- repolho;
- pepinos
- legumes;
- siderats.
As camas para plantar cebolas são preparadas no outono. Introduzir estrume podre à taxa de 1 balde por 1 m2 e cavar bem. Dada a antipatia das cebolas pelos solos ácidos, é aconselhável adicionar cinzas de madeira ou farinha de dolomita ao solo. Essa medida não apenas desoxidará a terra, mas também a enriquecerá com muitos oligoelementos úteis. Os fertilizantes minerais para escavação não produzem, pois as cebolas são muito sensíveis a altas concentrações de sais. É melhor usá-los como cobertura durante a estação de crescimento.
Um leito temperado e cavado para desinfecção é derramado com uma solução de Fitosporina (5 g de pó por 10 l de água). Este procedimento pode ser repetido na primavera, antes do plantio.
Meu método de preparar conjuntos de cebola para o plantio é simples, mas eficaz. 2 semanas antes do plantio pretendido, separo os bulbos, descasque-os com excesso de casca, corte as pontas secas e coloque-as na tábua de secar. Vivemos em uma casa particular e usamos uma caldeira de água. Está sempre quente, a temperatura da superfície é mantida em cerca de +40sobreC é um local ideal para aquecer as lâmpadas. Após 2 semanas, mergulho as sementes em uma solução de Fitosporin-M. Ao contrário da Fitosporina convencional em forma de pó, esta preparação tem uma consistência de pasta marrom escura. Mas o que é importante - é enriquecido com ácidos húmicos, nitrogênio, potássio e fósforo (a embalagem sempre diz quais aditivos estão incluídos na preparação). Portanto, embebendo os bulbos na solução de Fitosporin-M, desinfecto simultaneamente as sementes e estimulo o crescimento. As bactérias benéficas contidas na preparação matam patógenos de doenças bacterianas e fúngicas, e os aditivos húmicos e oligoelementos não apenas têm um efeito estimulante, mas também aumentam a imunidade das plantas. Embebi as lâmpadas durante o dia e plantei-as em camas preparadas. A cebola é excelente - não fica doente e não fica amarela antes do tempo.
Fitosporin-M é econômico - para preparar uma solução de trabalho, 200 g de pasta são diluídos em 400 ml de água. Há uma nuance muito importante aqui: a água da torneira clorada mata todos os microorganismos úteis, portanto você não pode usá-la. Para imersão de bulbos, produzo 1 colher de sopa. eu solução de trabalho em 1 litro de água de um poço artesiano.
Apesar de sua simplicidade, o cultivo de cebolas não tolera negligência. Tendo gasto bastante tempo e esforço na preparação das sementes para o plantio, é possível evitar o surgimento de doenças e pragas no futuro, o que significa reduzir os esforços no cultivo de uma colheita. O tratamento pré-semeadura das sementes é fácil e não oneroso, mesmo um iniciante pode lidar com isso.