A idéia de construir um reservatório artificial no país vem à mente de muitos proprietários de terras. Sem dúvida, essa fonte de frieza e emoções positivas irão deliciar não apenas o proprietário, mas também seus convidados, tornando-se um verdadeiro destaque da paisagem. A simples aparência de uma superfície lisa ajuda a pessoa a relaxar, sintonizar-se com a maneira lírica e causar inspiração. Mas, depois de avaliar criticamente apenas seiscentos metros quadrados de sua própria terra, alguns abandonam seus sonhos. Mas em vão! Falaremos sobre como trazê-lo à vida fazendo um mini-lago com um pneu com as próprias mãos na cabana e, ao mesmo tempo, descarte a borracha velha que não é necessária na casa.
Escolhendo um lugar para um mini-lago
Um mini-lago decorativo deve encantar e atrair a atenção de todos. Portanto, o local onde ele deve ser localizado deve ser escolhido com muito cuidado. Existem várias regras que recomendamos que você siga para fazer uma boa escolha:
- A lagoa não deve estar constantemente ao sol. Penumbra é o melhor lugar para ele. Caso contrário, as plantas ficarão muito quentes e começarão a murchar, e a água florescerá rapidamente.
- Lugares abertos e soprados também não são a melhor opção.
- Se você construir uma lagoa sob as copas das árvores, a água ficará constantemente entupida de folhas e pequenos detritos. O processo de limpeza se tornará regular para você e o cansará.
É bom que a lagoa seja claramente visível de diferentes pontos de vista. Que objetos bonitos sejam refletidos nela: nuvens correndo, uma casa ou árvores. Saiba que pequenas lagoas ficam melhores quando você as olha de cima. Portanto, eles são frequentemente colocados em depressões naturais da paisagem.
Se você duvida de suas próprias escolhas, confira você mesmo. Pegue um pedaço de polietileno, que representará o mini lago, e coloque-o no local escolhido. Caminhe pelo site e veja quão bem ele é visível dos principais pontos de vista.
Onde encontrar um pneu adequado?
Antes de procurar um pneu, vamos decidir o que exatamente queremos encontrar. Se falta muito espaço no local, para a realização dos nossos sonhos, basta encontrarmos um pneu em qualquer carro de passeio.
Para um projeto em larga escala, o tamanho da roda deve ser impressionante. Afinal, existem rodas cujo diâmetro excede a altura humana. Utilizando-os como base, você pode construir um lago inteiro!
Para objetos grandes, você deve ter:
- pneu de KAMAZ;
- roda traseira do trator da Bielorrússia;
- pneus do poderoso "BELAZ".
Se o seu pneu desnecessário não estiver coberto em sua garagem, uma cópia adequada poderá ser encontrada na oficina de pneus. Muitas vezes, acumula borracha desnecessária para ser descartada, para que você a obtenha gratuitamente.
Pneus usados também podem ser encontrados em empresas automobilísticas. É possível que eles tenham que pagar lá, mas puramente simbolicamente. Os proprietários de carros comuns também podem oferecer o que você está procurando. Então confira seus anúncios.
Qual será o seu corpo de água?
Em um pequeno lago, é improvável que você consiga pescar. Embora o peixe dourado do aquário possa se sentir bem em um pequeno lago artificial. No entanto, essa estrutura pode ser decorada de outras maneiras. Por exemplo, a íris siberiana pode ser plantada ao longo de suas margens.
Grandes companheiros de qualquer lago serão
- nenúfares;
- peru pântano;
- mais flutuante.
No final, você pode usar ornamentos artificiais que imitam os mesmos lírios, mas não requerem atenção. Na superfície, pequenas imitações de patos podem parecer boas e tartarugas ao longo das margens.
A base de borracha deve ser coberta com laje decorativa de forma segura, para que ninguém pense em como um mini-lago se formou em seu local. Frequentemente, os satélites das estruturas aquáticas são pequenos slides alpinos, que, aliás, resolvem o problema de criar sombras.
Para fornecer um efeito adicional, você pode destacar o design com a ajuda de luzes de jardim movidas a energia solar. Toda a energia que eles acumulam em um dia ensolarado, à noite eles gastam sob a forma de um suave brilho misterioso.
Qualquer que seja o seu mini-lago, lembre-se de que, para crianças pequenas deixadas sem vigilância, pode se tornar uma fonte de perigo.
Instruções passo a passo
Qualquer trabalho é precedido por uma fase preparatória. É necessário reunir todas as ferramentas e materiais necessários para que o mínimo possível seja distraído no processo de execução do trabalho.
Etapa 1 - preparação de ferramentas e materiais
Não precisamos de muitas ferramentas:
- dois tipos de pás: baioneta e pá;
- nível de construção;
- serra elétrica ou serra convencional.
Além do pneu, com o diâmetro que já decidimos, precisamos:
- Filme de PVC ou material de cobertura especial para piscinas, vendido em lojas especializadas;
- areia;
- cascalho;
- grandes pedras para decorar as margens do lago;
- plantas para decorar um lago e enquadrar.
Se tudo o que você precisa estiver preparado, você poderá trabalhar.
Etapa 2 - prepare o pneu para o trabalho
Apesar de enterrarmos o pneu, na primeira etapa do trabalho, ele deve estar limpo de sujeira. Mas a preparação dela não termina aí. Precisamos cortar sua parte superior.
É improvável que uma faca comum seja adequada para esse fim. Recomendamos o uso de um quebra-cabeças de baixa velocidade. Você também pode usar uma serra para metal, mas mais operações e tempo serão gastos nessa operação.
Etapa 3 - cavando um recesso para um reservatório
Antes de aprofundar, é necessário nivelar a plataforma. Agora precisamos decidir quanto queremos aprofundar a base de borracha da futura estrutura.
Pode ser:
- imerso no solo em toda a largura do piso;
- enterrado por um terço;
- fique na superfície do local preparado.
Com base na decisão, cavamos um buraco. Sua forma deve corresponder ao diâmetro externo do pneu, mas com pequenas aberturas em toda a circunferência. Não afunde completamente a base de borracha no poço: se você deixar uma borda de borracha na superfície, a água da chuva não encherá o tanque.
Antes de instalar o pneu no recesso resultante, é necessário nivelar o fundo e preenchê-lo com areia em cerca de 15 cm, que deve ser macio e sem seixos. Nesse caso, ele poderá proteger a junta colocada na parte inferior do reservatório de danos e evitar vazamentos de água.
Verificamos a qualidade do trabalho realizado com um nível. Não se esqueça de pressionar o fundo e só então coloque a base de borracha sobre ele. Depois disso, use o nível novamente para verificar a posição horizontal do pneu.
Etapa 4 - dispositivo de impermeabilização
Para o arranjo de impermeabilização, é melhor usar um material de revestimento denso, projetado especialmente para proteger o fundo das piscinas. Você pode comprá-lo em lojas especializadas em piscinas. Às vezes, pode ser encontrado entre os produtos para o jardim. O material deve ser retirado de maneira a sobressair cerca de meio metro além das paredes dos pneus.
Sim, preferimos material impermeabilizante especial, em vez de polietileno comum. Alguém pode argumentar que, por causa disso, nossa estrutura se torna menos caseira, para a criação da qual eles costumam usar materiais improvisados. Mas é melhor fazer um design que durará mais de um ano sem alterar o fundo. Afinal, mesmo o polietileno muito grosso não será capaz de suportar a carga e certamente a deixará vazar.
No entanto, cada proprietário decide qual material é melhor para ele usar. Ao escolher o polietileno comum, considere sua substituição quando começar a fortalecer as paredes da futura lagoa. Você pode ter que desmontar a estrutura.
Assim, o material de cobertura é distribuído livremente ao longo do fundo do poço, e suas bordas são levadas meio metro para fora das bordas do pneu colocado no recesso.
A membrana do material deve ser racionalmente distribuída dentro do pneu. Para esse fim, o futuro mini-lago da casa de campo é preenchido com água, o que exercerá pressão sobre o fundo e as paredes da estrutura. Sob sua pressão, a lagoa assumirá sua forma.
Agora o material de cobertura deve ser cuidadosamente endireitado. Para fixar o revestimento na posição desejada, você pode esmagá-lo com pedras arredondadas colocadas no fundo de lados opostos.
Etapa 5 - formamos as paredes e decoramos a lagoa
Alisamos as bordas do material e polvilhamos com areia e cascalho. Isso finalmente consertará a membrana. Agora ela não vai escorregar. A areia servirá de base para uma maior decoração da lagoa.
O fortalecimento e a decoração do reservatório dependem completamente da imaginação de seu autor. Na fase inicial, você pode simplesmente apedrejar a lagoa.
As opções para colocação de pedras dependem do grau de funcionalidade da estrutura:
- Para nadar. Se o pneu era grande, essa estrutura pode ser usada para nadar. As margens desse lago não devem ser sobrecarregadas com pedras. Com a ajuda deles, basta formar uma plataforma ao redor das paredes. Um grande número de pedras pode causar ferimentos nos banhistas.
- Para fins decorativos. Se você precisar de um lago apenas para criar uma imagem bonita, poderá sonhar com o arranjo de pedras para enfatizar sua beleza da forma mais vantajosa possível. Nesse caso, não é preciso ter medo de mostrar suas bordas afiadas. Eles parecem espetaculares.
As pedras podem ser dispostas em várias fileiras, colocando pedras redondas e grandes abaixo e pedras menores no topo. Até o fundo de um mini-lago pode ser decorado com uma bela pedrinha oval retirada de um rio ou trazida do mar. Mas é melhor não usar areia com cascalho para decorar o fundo, porque a água deles pode ficar turva.
Em qualquer jardim, independentemente da vontade de seus donos, muitos pequenos animais vivem. Pode ser, por exemplo, toupeiras, ouriços ou ratos. Se você não quiser encontrar o cadáver de um ouriço infeliz na água uma manhã, coloque um obstáculo pitoresco na lagoa. Não só fará o edifício parecer natural, mas também ajudará o animal a evitar a morte.
Para visualizar todo o processo de trabalho, assista ao vídeo:
Outras idéias para a construção de tal lago
Se você acha que uma lagoa de um único pneu é tudo o que a fantasia de artesãos-jardineiros domésticos foi capaz de gerar, então você está profundamente enganado. Existem muitas opções para o uso de pneus para a criação de lagoas. E falaremos sobre os mais populares deles agora.
Se você não pegar um, mas dois pneus de tamanhos iguais ou até diferentes, poderá fazer não um, mas dois tanques que se tocarão com protetores. O mais interessante neste edifício será o seu design decorativo. Por exemplo, na junção de duas bases de borracha, você pode construir uma ponte de vigas de toras de bétula. Pode ser decorativo e uma continuação do caminho do jardim.
Alterando o grau de aprofundamento dos pneus, você pode criar lagoas com excesso de vazão. Para fazer isso, um pneu é fixado na superfície do local e o outro é enterrado. Com a ajuda desse transbordamento, a propósito, é possível organizar a remoção da água da chuva que flui do telhado.
Com base em lagoas com transbordamento, você pode fazer uma cachoeira caseira. Para fazer isso, você precisa prender uma mangueira no tanque superior, a partir do qual a água é fornecida sob baixa pressão. Pode ser cuidadosamente camuflado com pedras localizadas ao longo das margens. A água, transbordando a parte superior da estrutura, escorrerá efetivamente para a metade inferior, simulando uma cachoeira.
A piscina no verão é algo que nenhuma criança pode deixar indiferente. Um pneu grande tornará mais fácil e simples. As crianças terão algo para brincar sob a supervisão de adultos. É melhor cercar a piscina infantil das crianças com uma zona costeira de ladrilhos para que você possa pisar com segurança com os pés descalços. Para proteger as crianças, a água dessa piscina deve ser filtrada. Uma bomba pode ser usada para esse fim. Ou você pode simplesmente mudar a água com mais frequência.
Uma boa idéia para revitalizar uma lagoa pode ser usar uma fonte nela. Para fazer isso, você pode adaptar uma turbina com um bico de aquário ou uma pequena bomba. Para que a fonte funcione, ela precisa ser fornecida com energia. Não se esqueça de se proteger: o fio elétrico deve ser isolado com um tubo corrugado e enterrado.
Veja como é a construção de uma fonte a partir de um pneu:
Mesmo se não houver meta para o reservatório no jardim usando um pneu, isso pode ser feito na varanda, no terraço ou na varanda. Pedras artificiais, que podem ser coladas com uma composição à base de água na superfície lateral do pneu, ajudarão a tornar o design atraente.
Obviamente, essa lista de idéias não pode ser esgotada, porque a imaginação humana não conhece limites. Assista a este vídeo - não estamos enganando você: