O abacaxi é uma das frutas mais queridas e valiosas não apenas em nosso país. O reconhecido rei das frutas tropicais dá às pessoas sua frescura em países quentes, e os nortistas são lembrados no verão por suas cores ensolaradas e aroma do sul.
O abacaxi não cresce nas palmeiras
O abacaxi é uma planta herbácea tropical da família das bromélias. Na natureza, existem muitas espécies dessa planta perene, mas todas as cultivares valiosas são obtidas do abacaxi ou Ananas comosus.
As folhas de abacaxi são bastante rígidas, com bordas com dentes finos para formar uma roseta densa com cerca de 60 cm de altura.A capacidade de acumular e reter umidade fornece propriedades suculentas à planta e excelente adaptabilidade a um clima quente e seco.
Durante a floração de uma roseta de folhas, um pedúnculo aparece com uma inflorescência na forma de orelhas. As flores de abacaxi são bissexuais, fundidas. A floração dura de 10 a 20 dias, após os quais o fruto é amarrado - sglóbulos na forma de um cone com folhetos vegetativos adicionais na coroa, tufos crescentes, daí o nome - crista ou grosso.
O abacaxi é maduro quando o cone atinge um peso de cerca de 2 kg e a superfície adquire uma agradável cor dourada. As mudas consistem em um eixo rígido com frutas suculentas que são fundidas umas nas outras, nas quais existem partes grossas da flor e da folha de cobertura. As sementes das variedades cultivadas de abacaxi não amadurecem, mas permanecem na infância.
Uso de frutas
As frutas de abacaxi são apreciadas há muito tempo por sua deliciosa polpa aromática e muito suculenta. Na China, essa fruta é a principal decoração da mesa do Ano Novo, como símbolo de sucesso e prosperidade da família.
Na América do Sul, o abacaxi é considerado uma planta medicinal. Compressas feitas de polpa e fibras fetais grossas aplicadas a feridas abertas aliviam a inflamação. Nas Filipinas, a partir das folhas duras do abacaxi aprendeu a usar a fibra para produzir tecidos naturais.
Apesar de a casca de uma fruta tropical ser considerada não comestível, no México uma bebida é preparada a partir dela, semelhante ao nosso kvass - tepeche. O açúcar é adicionado à casca de abacaxi descascado e fermentado. Após 2-3 dias, a bebida refrescante está pronta. Sirva em copos de vidro altos, adicionando gelo picado.
Propriedades úteis
A polpa de abacaxi agridoce contém muitos açúcares e ácidos orgânicos. O rico conteúdo de vitaminas dos grupos B, A e PP, bem como a presença de minerais valiosos - potássio, magnésio, ferro, zinco, iodo e outros, fornecem o valor do produto.
Suco de abacaxi e polpa são usados:
- com trombose, como diluente de sangue;
- com obesidade - um baixo teor calórico e a presença de sais de potássio, que removem o excesso de líquido do corpo, ajudam a reduzir o peso;
- com distúrbios digestivos - melhora a atividade de fermentação do suco gástrico;
- com deficiência de vitamina - suco como fonte de oligoelementos e vitaminas úteis;
- em cosmetologia, máscaras e loções com a adição de suco de abacaxi poros estreitos e pele oleosa seca.
A famosa Sophia Loren, que tem uma figura feminina na idade adulta, come dois abacaxis todos os dias. É a esse fruto que a atriz atribui a capacidade de "queimar" gordura e manter uma boa saúde.
A polpa de um abacaxi verde não apenas queima a mucosa da boca, mas também causa uma grave dor de estômago. O fruto amadurecido perde suas propriedades laxantes, adquirindo enzimas que melhoram a digestão.
Todos os tipos de compotas e compotas são preparados a partir de abacaxi, usado para cobertura quando assar bolos e doces. Conservas de frutas em seu próprio suco são usadas em uma dieta saudável e como componente de todos os tipos de saladas.
Onde esta fruta é cultivada
O berço do abacaxi é o platô ensolarado do Brasil. Foi a partir daí que as frutas exóticas começaram sua jornada ao redor do mundo. No século XVI, os navegadores portugueses trouxeram abacaxi para a Índia e a África, e no século XVII a Europa também o conheceu. É verdade que as condições climáticas européias não permitem cultivar essa fruta ao ar livre, por isso foi estabelecida aqui em estufas. Do mesmo modo, durante muito tempo foi possível obter os frutos desta planta em São Petersburgo e até nas Ilhas Solovetsky. Porém, no século XIX, com o desenvolvimento da companhia de navegação, tornou-se inútil lidar com abacaxis, pois eles eram trazidos em grandes quantidades de plantações, e as estufas se recusavam a cultivar frutas exóticas.
Hoje, as principais grandes plantações que fornecem abacaxi ao redor do mundo estão localizadas no Brasil, Filipinas, Tailândia e Taiwan. Na Rússia, essa fruta é cultivada apenas por jardineiros amadores em casa, em vasos ou em estufas e estufas aquecidas.
Há alguns anos, em Valaam, os novatos tentavam enraizar abacaxis em uma estufa do mosteiro, entre vegetais e ervas comuns. O experimento foi um sucesso, e hoje várias frutas exóticas estão prontas para diversificar o cardápio dos ascetas.
Distribuição de abacaxi na natureza
Abacaxis selvagens ainda são encontrados em casa - no Brasil, assentando-se entre o estande de grama ou ao longo das margens das florestas. Seus frutos são muito menores que os da variedade e não são tão saborosos, mas, diferentemente dos parentes culturais, eles mantêm a capacidade de se reproduzir por sementes. Nos abacaxis cultivados, as sementes estão ausentes ou não amadurecem; portanto, a reprodução ocorre por estratificação e enraizamento do ápice.
Um pouco de tecnologia agrícola
Por alguma razão, muitas pessoas pensam que o abacaxi, como datas, cresce em uma palmeira. Nem um pouco - todas as espécies e variedades desta planta são plantas perenes herbáceas. Plantação de abacaxi - um campo com arbustos baixos, no qual essas frutas maravilhosas são formadas. O cuidado adequado do abacaxi, como qualquer outra colheita, proporcionará uma colheita rica. As plantas são plantadas em fileiras, a uma distância de 1,5 a 2 metros uma da outra. E então tudo está como sempre - capina, rega na seca, fertilização de fertilizantes, luta contra doenças e pragas. Se tudo for feito corretamente, será possível obter 2-3 culturas por ano.
Uma roseta jovem plantada de abacaxi desenvolve e ganha massa pelo primeiro ano. Floresce apenas 1-1,5 anos após o plantio. O tempo de floração e amadurecimento do feto depende da variedade da planta e pode levar de três a seis meses. As plantas descongeladas são limpas e novas tomadas são plantadas em seu lugar.
Cultivo ornamental em vaso
O abacaxi é mais frequentemente propagado por enraizamento das partes superiores do feto ou por camadas. Com menos frequência, as sementes são usadas para esses fins, uma vez que as sementes amadurecidas estão ausentes nos frutos adquiridos e são extremamente raras para venda. As camadas são propagadas se já houver uma planta adulta da qual você pode retirar o material de plantio.
Ao escolher um abacaxi para plantar, preste atenção, antes de tudo, à condição do feto. Casca de abacaxi deve ser suave, sem amolgadelas ou danos, as folhas são elásticas, sem deterioração. Mas o mais importante - o abacaxi deve ter um ponto de crescimento. Portanto, você precisa observar atentamente o centro da tomada - as folhas devem estar vivas, verdes e sem danos.
Para o enraizamento, é necessário separar a coroa do feto. Se o abacaxi estiver maduro o suficiente, ele pode ser facilmente desaparafusado girando no sentido horário ou cortado com uma faca, pegando 2-3 cm da fruta. Limpar o topo cortado das folhas inferiores e os restos de polpa. O melhor é fazer o enraizamento em uma jarra de vidro, evitando a imersão nas folhas. Após cerca de um mês, as primeiras raízes aparecerão e, após uma semana, o abacaxi pode ser plantado em uma panela.
Uma planta estabelecida precisará de cerca de um ano para se preparar para a floração. Durante esse período, a saída crescerá notavelmente e o primeiro caule aparecerá na primavera ou no verão. Uma orelha de 10 a 15 cm de comprimento contém muitas flores de rosa ou roxo brilhante. As flores abrem gradualmente da base à coroa e, após um mês, os frutos começam a endurecer. Crescendo rapidamente, eles se fundem, transformando-se em uma fruta suculenta. A maturação terminará em 4-5 meses.
Obviamente, cultivadas em uma panela, a fruta do abacaxi não será tão grande quanto a dos seus pares amadurecendo nos trópicos, mas o sabor e o aroma não serão piores.
Muitas vezes acontece que o abacaxi se desenvolve bem, mas a floração não ocorre. O motivo pode ser iluminação insuficiente. Nesse caso, é necessário reorganizar a planta na janela sul ou usar a iluminação com um phytolamp. Você também pode usar estimulantes da floração e frutificação.
Vídeo: Floração e cultivo de abacaxi em casa
Após o amadurecimento, a fruta é cortada e a própria planta, se não houver outros pedúnculos, é atualizada. É mais fácil dizer: eles se despedem dele, tendo desembarcado em seu lugar um dos processos que apareceram. A frutificação repetida em ambientes internos é extremamente rara, e uma roseta sem fertilidade não representa valor decorativo, embora ocupe muito espaço.
Graças à exportação, e o abacaxi está em quarto lugar para entregas depois de bananas, uvas e frutas cítricas, hoje essas frutas tropicais estão disponíveis em todos os cantos do mundo. O sabor e o aroma refinados, bem como a presença de fibras, vitaminas e substâncias necessárias para a saúde da polpa, fazem desta fruta não apenas uma sobremesa saborosa, mas também saudável.