Segredos da vacinação bem sucedida com cerejas: instruções para a realização de diferentes maneiras e em diferentes porta-enxertos

Pin
Send
Share
Send

Muitas pessoas sabem que enxertar uma árvore frutífera é a maneira mais fácil de propagar variedades, aumentar a produtividade e melhorar as características de qualidade das frutas. Além disso, este procedimento permite solucionar o problema comum de falta de espaço no site. De fato, em um tronco, você pode colocar várias variedades ou mesmo tipos de árvores. Os iniciantes costumam se perguntar: existem contra-indicações para a vacinação de cerejas. De fato, os enxertos de cerejeira são muito fáceis. Todos podem executar esta operação depois de ler este artigo.

Por que plantar uma cereja

A vacinação é um método agrotécnico de propagação vegetativa de árvores frutíferas. Consiste em transferir parte de uma planta para outra, com o objetivo de crescer e formar um único organismo com novas características. O primeiro é chamado de descendente - inclui a parte da árvore que está acima do solo e dará frutos no futuro. Suas propriedades determinam a qualidade e o rendimento da fruta. A parte subterrânea, ou seja, o sistema radicular e a base do toco, é chamada de estoque. O funcionamento posterior da planta depende de sua resistência.

O valor prático da vacinação é que ela permite resolver uma série de problemas:

  1. Preservação de qualidades varietais. A propagação de sementes da maioria das variedades de cerejas não permite que uma planta jovem herde todas as características da mãe.
  2. Aceleração do período de formação da primeira safra. As árvores enxertadas começam a dar frutos já 2-3 anos após a enxertia. Enquanto as plantas cultivadas em pedra precisam de 5 a 8 anos.
  3. Rejuvenescimento do jardim. Árvores velhas que perderam sua produtividade anterior são podadas e plantadas com mudas frescas.
  4. Maior resistência a doenças e fatores ambientais adversos. A vacinação permite combinar variedades de jardim caprichosas às condições climáticas com seus parentes despretensiosos e selvagens, aumentando assim a resistência das plantas.
  5. A combinação de propriedades de várias variedades em uma única amostra.
  6. Economize espaço no jardim. Em uma haste, brotos de vários tipos de cerejas podem crescer.

A vacinação pode salvar uma árvore quebrada se suas raízes estiverem vivas.

Vídeo: por que você precisa plantar árvores frutíferas

Quando plantar cerejas: momento da vacinação

Existem dois momentos para uma vacinação bem-sucedida:

  • na primavera - início de março - a primeira década de abril;
  • no verão - segunda metade de julho - meados de agosto.

O tempo exato depende do clima da região e do método de operação escolhido.

No entanto, a experiência dos jardineiros mostra que o melhor período ainda é o início da primavera - no início do fluxo ativo de seiva. Neste momento, a probabilidade de crescimento bem-sucedido é muito alta.

No verão, a vacinação é realizada quando o crescimento ativo dos ramos para. Eles fazem isso com estacas verdes, mas a eficácia é significativamente reduzida, pois a fibra da madeira é aumentada e o contato das camadas cambiais da planta cessa.

Às vezes, a vacinação é realizada no final do outono. Sob a condição de degelo prolongado, ocorre uma fusão parcial de estoque e produto, mas finalmente termina no início da primavera.

No inverno, a árvore está em repouso e retarda os processos metabólicos, portanto, não é recomendável plantá-la.

Como plantar cerejas: recomendações básicas e métodos de vacinação

Para que a intervenção cirúrgica seja eficaz, é necessário levar em consideração as principais regras de vacinação:

  1. A operação é realizada com uma ferramenta especial - uma faca de vacinação. É importante que seja afiado para uma condição de barbear. Caso contrário, as irregularidades podem permanecer nas seções, afetando a densidade de contato do descendente e do estoque.

    As facas de vacinação são de dois tipos: cópula (a) e brotação (b)

  2. Para impedir a introdução de fungos, todos os dispositivos devem ser desinfetados.
  3. Todas as ações devem ser executadas o mais rápido possível. O suco aparece nas seções, que oxidam rapidamente no ar, o que afeta negativamente a coalescência.
  4. Se o estoque estiver localizado ao sol, após o procedimento, o local da vacinação deverá estar sombreado. Isso reduzirá o risco de esgotamento do descendente sobrevivente.

Existem várias maneiras de enxertar árvores frutíferas, mas as cerejas criam raízes melhor se você as tingir com um dos três métodos a seguir: enxertar com um rim, enxertar em uma casca e enxertar em uma fenda.

Vacinação com haste para casca de cereja

A vacinação para a casca é realizada nos estágios iniciais do fluxo de seiva, quando a casca fica facilmente atrás da madeira. Freqüentemente usado quando os diâmetros do estoque e do produto são significativamente diferentes. A vacinação é realizada desta maneira:

  1. 2 a 4 estacas são preparadas dependendo da espessura do material. Uma seção transversal é feita com base na peça de trabalho.
  2. O material é cortado com uma serra e aparado com uma faca.
  3. No córtex, são feitas seções longitudinais não superiores a 5 cm.

    Os cortes na casca são feitos com uma faca muito afiada, sem danificar a madeira

  4. A casca se abre, o descendente é inserido para que sua fatia se encaixe confortavelmente contra a madeira.

    Se o diâmetro do material permitir, até 4 estacas podem ser plantadas atrás da casca

  5. A vacina é embrulhada e coberta com var.

Como plantar uma cereja com um rim

Este método é chamado por profissionais. É realizada em um galho jovem de qualquer tamanho, transferindo a gema axilar da cereja para o estoque. A vacinação é realizada da seguinte forma:

  1. Os rins são colhidos imediatamente antes do transplante: os olhos são cortados do pedúnculo junto com um pedaço de casca (casca) com 1,5 a 2 cm de comprimento.

    O rim é cortado com uma faca afiada

  2. Na casca do porta-enxerto, é feita uma incisão em forma de T.
  3. A incisão se estende ordenadamente, um rim é inserido nele e pressionado por uma bolsa do córtex, de modo que apenas o olho mágico permaneça do lado de fora.

    Colocação do rim sobre o córtex

  4. O local do transplante é envolvido com fita isolante para que o rim fique no ar.

Este método de vacinação é considerado o mais seguro para a árvore. Mesmo se o rim não se enraizar, a incisão do córtex será atrasada rapidamente.

Vacina dividida

Muitas pessoas chamam a vacina de tala de antienvelhecimento - uma haste jovem é presa ao final de um ramo ou tronco completamente eliminado. Aplique esse método quando a espessura do material for várias vezes a espessura da alça.

A vacinação na fenda fornece a melhor taxa de sobrevivência: das dez operações, nove são bem-sucedidas.

É aconselhável executar o procedimento antes do início da vegetação da planta, ou seja, no início da primavera. Para instilar cerejas desta maneira, é necessário:

  1. Colha um talo com 3-4 rins. Corte sua base com uma faca em uma cunha dupla.
  2. Rootstock na altura necessária e limpo.
  3. Com uma faca afiada ou machadinha, divida o porta-enxerto no centro em não mais que 10 cm.

    Para impedir que o corte se feche, você pode inserir um pequeno espaçador

  4. Insira o descendente no lugar da divisão, de modo que a casca coincida com a casca do estoque. Se a espessura deste último permitir, 2 cortes podem ser trazidos para a divisão imediatamente.

    A haste é aprofundada para que suas camadas cambiais coincidam com o material

  5. Enrole firmemente o local da vacinação com uma corda ou fita e processe-o com var.

Quanto tempo dura a vacinação

O sucesso da vacina pode ser observado em uma semana e meia a duas semanas. Um sinal de sobrevivência será o crescimento dos rins no descendente. No final do verão, brotos de 20 cm a 1 m de comprimento crescerão a partir deles.

Não é recomendável remover a fita isolante durante o ano, porque nesse momento um influxo de calo se formará no local da vacinação - um selo que se assemelha ao milho.

A eficácia da operação cirúrgica realizada pode ser avaliada pela primeira colheita, que aparecerá em 2-3 anos.

Estoque de raiz para cerejas: tipos principais

O primeiro passo no processo de tingir cerejas é a seleção e o cultivo do estoque. Eles podem servir como um pássaro selvagem ou uma árvore cultivada, cuja variedade o jardineiro não organizou, ou até como brotos de base. O principal é que o estoque seja:

  • compatível com descendente;
  • adaptado às condições climáticas da região;
  • tenha um sistema raiz desenvolvido.

É importante lembrar as características sazonais do estoque e descendente. Não é recomendável combinar mudas de variedades tardias com estoques de cultivares precoces e vice-versa.

E mais algumas nuances a serem consideradas:

  1. As cerejas enraízam-se mal na madeira velha. O transplante em árvores ou galhos jovens será mais eficaz.
  2. Quanto mais próxima a relação entre as culturas, melhor a taxa de sobrevivência.

Cereja Anã

O enxerto de cerejas em um porta-enxerto anão ou anão está se tornando cada vez mais popular. No entanto, esse fundamento tem vantagens e vários aspectos negativos.

Tabela: vantagens e desvantagens dos porta-enxertos anões

Os benefíciosDesvantagens
  • um aumento de várias vezes no rendimento (as árvores nos porta-enxertos anões gastam até 60% dos produtos da fotossíntese precisamente na formação dos frutos, enquanto as plantas vigorosas - não mais que 40%);
  • rolamento anterior e regular;
  • aumentando o tamanho da fruta, aumentando a saturação de sua cor;
  • a árvore cresce compacta e fácil de cuidar;
  • economia de espaço devido à possibilidade de plantio de árvores mais densas;
  • simplificação do processo de coleta de frutas.
  • instabilidade ao gelo e à seca devido ao sistema radicular superficial;
  • são necessários suportes para que a árvore não seja derrubada pelo vento;
  • o solo sob a árvore deve estar solto e limpo de ervas daninhas;
  • um período relativamente curto de frutificação - até 15 anos.

A altura das cerejas cultivadas em um estoque de anões facilita a colheita

Tipos populares de ações clonais fracas:

  • VSL-1 - criado por hibridação de cerejas de estepe com cerejas da Lannesia. Compatível com todas as variedades de cerejas. A frutificação começa 2-3 anos após o plantio. O período produtivo é de 15 a 18 anos. Ele tolera solos densos e alagados e seca, resistente à podridão das raízes e ao câncer bacteriano. As doenças das folhas não são afetadas. Não forma brotos de raiz. A resistência ao gelo das raízes é média.
  • VSL-2 - obtido como resultado do cruzamento de cerejas arbustivas e cerejas serrilhadas. Adequado para quase todas as variedades de cerejas. Inverno e seca tolerante. Não forma brotos de raiz. Resistente à podridão radicular, coccomicose e câncer bacteriano. Possui um sistema raiz bem desenvolvido.
  • Potro - obtido da polinização de cerejas de forma irrealista com cerejas. Compatível com todas as variedades de cerejas. As cerejeiras enxertadas em Colt têm coroas 20 a 45% menores que os porta-enxertos prateados. As árvores dão frutos cedo e produzem colheitas regulares e abundantes. Ajuda a aumentar o tamanho da fruta. Os arbustos uterinos são piramidais, de tamanho médio. Há um número médio de brotos no mato; eles geralmente não têm ramos laterais. Facilmente propagado por estacas lignificadas. O Colt não se espalhou por causa da resistência à geada muito baixa das raízes, mesmo na zona sul e da forte suscetibilidade ao câncer de raiz.

Você pode comprar mudas de porta-enxertos anões em lojas especializadas ou viveiros.

Sentiu a cereja como um estoque

A feltro cereja é uma planta arbustiva de crescimento rápido, tolerante à seca e de alto rendimento. Por esse motivo, é frequentemente usado como estoque de ameixa cereja, pêssego, ameixa e damasco. As culturas enxertadas atingem tamanhos pequenos e começam a dar frutos já há 3 anos.

Uma das vantagens da feltro cereja como estoque é a completa ausência de brotações basais

Apesar da estreita relação, a feltro cereja é compatível apenas com algumas variedades de cerejas cultivadas.

É fácil cultivar ações a partir desta árvore. Isso geralmente é feito com sementes, da seguinte maneira:

  1. Frutos com aparência saudável são selecionados. Os ossos são limpos de polpa, bem lavados e secos à sombra. Armazenado em recipientes de vidro em local fresco.
  2. No início do outono, as sementes são misturadas com areia e armazenadas na geladeira.
  3. Você pode plantar sementes no chão antes do início da geada ou na primavera. As sementes são enterradas em solo fértil a uma profundidade de 2 cm e polvilhadas com uma mistura de turfa, serragem e húmus.

No próximo verão, com o devido cuidado, as mudas podem atingir uma altura de até 1 m.

Como plantar cerejas em cerejas

Inocular cerejas com cerejas não será difícil, mesmo para jardineiros iniciantes. O crescimento de indivíduos de uma espécie é muito alto. Se uma cereja cultural for combinada com um jogo selvagem como estoque, a árvore receberá resistência e será adaptada às condições do clima local.

A combinação de várias variedades em uma haste também é uma excelente opção, no entanto, é importante escolher variedades com o mesmo tempo de floração.

Vacinação de cerejas para cereja de pássaro

A cereja de pássaro comum em quase todos os lugares é frequentemente usada como estoque de cerejas, especialmente nas regiões do norte, porque oferece resistência à geada e resistência a muitas doenças. No entanto, algumas variedades de cerejas podem ser vacinadas apenas em um certo tipo de antipku.

Vídeo: Antipka como estoque de cereja

Enxertia de cereja na curva

Cereja é bem compatível com espinheiro (espinheiro). Mas esse conjunto dará muitos problemas ao jardineiro ao lidar com brotos basais.

A ameixoeira-brava ou ameixa espinhosa se adapta bem às condições ambientais e transfere essa qualidade para o enxerto

É possível plantar cereja com ameixa cereja

É possível a combinação de cereja com ameixa despretensiosa. Esse estoque fornece resistência ao gelo e resistência à cereja. No entanto, o grau de sobrevivência entre essas culturas é muito menor.

Vídeo: transforme ameixa de cereja em cereja

Enxertia cereja em ameixa

A ameixa é freqüentemente usada como porta-enxerto para cerejas porque essas frutas de caroço são altamente compatíveis. Acredita-se que as mudas de ameixa semi-silvestres sejam as mais adequadas, pois têm a capacidade de se adaptar às condições ambientais e a resistência a muitas doenças.

A vacinação de cerejas também é praticada em árvores varietais.

A combinação de feltro cereja e ameixa como estoque permite obter uma árvore de até 3 metros de altura e com atraentes flores rosa e brancas, que se parecem muito com sakura.

Vídeo: enxertando ameixas em uma fenda

É possível plantar cerejas em maçãs e peras

A experiência de longo prazo de jardineiros experimentais que tentam combinar cerejas com uma maçã ou uma pêra mostra que essa vacinação está fadada ao fracasso. O transplante de frutas de caroço em culturas de pómeos não é possível. A explicação está no parentesco "primo" dessas árvores frutíferas: maçã e pêra pertencem à subfamília Yablonevye e cereja à subfamília Ameixa.

Eles plantam cerejas nas cinzas das montanhas e no espinheiro marítimo

O fruto da cerejeira não se enraíza no estoque de cinzas de uma montanha, mesmo que essas árvores pertençam à mesma subfamília botânica - ameixeira.

Buckthorn mar não é usado como um descendente de cerejas.

Portanto, enxertar cerejas não é um ritual mágico especial. Este é um processo criativo fascinante, que até um iniciante é capaz de dominar. O principal é não se desesperar se a vacina não se enraizar na primeira vez. Persistência e paciência levarão necessariamente a um resultado positivo.

Pin
Send
Share
Send