Damasco - como cultivar, plantar e cuidar da colheita para agradá-lo

Pin
Send
Share
Send

Na natureza, o damasco pode ser encontrado não apenas nas regiões sul, mas também na Sibéria Oriental, na Manchúria. Essas plantas se tornaram ancestrais de muitas variedades resistentes ao inverno, o que tornou possível o cultivo de damasco em um clima mais frio.

Como o damasco cresce

Em boas condições, o damasco cresce até 8 metros de altura, mas mais frequentemente essas árvores de folha caduca são muito mais baixas, apenas 4-5 metros. A casca marrom suave das árvores jovens racha-se com o tempo. Jovens galhos de cor vermelho-marrom. Folhas de pecíolo de dentes finos têm uma forma arredondada estendida ao ápice. Flores brancas ou rosa pálidas de 2-3 cm de diâmetro em pedicelos curtos aparecem em abril ou maio, quando as folhas ainda não floresceram. As frutas são arredondadas, suculentas com um sulco longitudinal pronunciado. Eles são de diferentes tons de laranja com um osso grande no interior. Os damascos amadurecem do final de junho ao início de setembro, dependendo da variedade, solo, local de plantio e condições climáticas.

Início da frutificação

O damasco começa a dar frutos de 3 a 6 anos de vida (dependendo da variedade), se cultivado a partir de sementes. A frutificação dura de 30 a 40 anos.

Cultivo e cuidado

Para o cultivo de damascos, o solo argiloso com acidez neutra é adequado para a ocorrência profunda de águas subterrâneas. Os mariscos pesados ​​e os solos argilosos contribuem para a estagnação da umidade, o que leva ao apodrecimento das raízes e à morte das mudas.

Onde plantar

O local da árvore deve ser escolhido ensolarado, bem protegido dos ventos fortes do norte ou para proteger o damasco com uma cerca adicional. Pode ser uma cerca viva ou várias árvores de folha caduca que não obscurecem as mudas. O plantio é melhor na primavera, as mudas terão tempo para se enraizar bem. No outono, o clima pode mudar repentinamente e a árvore não tem tempo suficiente para desenvolver o sistema radicular.

Embora plantemos damasco na primavera, a preparação deve começar no outono. Cavar um buraco de 80 cm de profundidade e largura. Mova uma estaca de comprimento suficiente para a parte inferior no centro, de forma que ela se projete 60-80 centímetros acima do solo. Se o solo for bastante pesado para causar estagnação da água, a pedra britada é derramada no fundo do poço com uma camada de 15 a 20 cm. É necessário adicionar turfa ou húmus ao solo que foi removido do poço (2 volumes de solo - 1 volume de turfa), 0,5 kg de superfosfato e 2 kg de cinza. Misture bem e retorne esta mistura para o poço.

Na primavera, cavar um buraco no solo assentado de acordo com o tamanho das raízes das mudas. Verifique se há raízes secas ou podres. Eles precisam ser excluídos. As raízes preparadas são reduzidas a uma mistura de argila e verbasco. A muda deve ser abaixada no chão para que o colo da raiz fique 5-6 cm acima do solo. Enchemos as raízes com terra, batemos e regamos com dois ou três baldes de água. Quando a água é absorvida, a terra cede e o colo da raiz fica no nível da superfície da terra. Agora amarramos a árvore a uma estaca vinda do outono.

Cuidado

O cuidado com damasco é reduzido à capina tradicional de troncos, cobertura, rega e poda. Uma característica de cuidar dessa árvore é a limpeza regular das folhas ao redor dela no outono. Folhas molhadas no círculo próximo ao caule podem amadurecer a casca, o que levará à morte da árvore.

Top vestir

Na primavera, você precisa alimentar a árvore com fertilizantes nitrogenados. Faça isso antes e depois da floração, fertilizando o solo. É melhor alimentar as árvores com fertilizante líquido. No perímetro da coroa, cave um sulco de 15 centímetros de profundidade por meia pá e despeje uma solução de uma colher de sopa de fertilizante nitrogenado em um balde (10 litros) de água.

Tal cobertura é bastante trabalhosa. Pode ser substituído pulverizando damasco com uréia (uréia) com sulfato de cobre. Dissolva 700 gramas de uréia e 50 gramas de sulfato de cobre em um balde de água. Esta solução tem três funções: alimenta a árvore com nitrogênio, protege contra pragas e atrasa a floração por duas a três semanas, o que é muito importante para o damasco, pois permite evitar geadas tardias. O círculo do tronco também precisa ser pulverizado com esta solução.

Na segunda vez em que são alimentados com fertilizante nitrogenado, em junho, após a queda do excesso de ovário.

Ramo de Damasco com ovário

No verão, é realizada a cobertura foliar. O damasco é pulverizado com soluções contendo nitrogênio e oligoelementos. Após a colheita, uma solução de uréia a três por cento é tratada. No outono, fertilizantes orgânicos são aplicados todos os anos: esterco, composto ou turfa. Mas há outra opinião dos jardineiros. Esses fertilizantes orgânicos devem ser aplicados a cada 3-5 anos.

O excesso de nutrientes no solo reduz a frutificação. A árvore cresce intensivamente a copa em detrimento do fruto.

Poda

A poda de damasco começa no primeiro ano de vida.

O corte pode ser:

  • Formativo;
  • Regulatório;
  • Anti-envelhecimento;
  • Restaurador;
  • Sanitário.

A formação e regulação do corte são realizadas simultaneamente. Ambos visam o surgimento de novos galhos frutíferos, e a árvore não foi sobrecarregada com frutos. A poda regulatória é realizada levando em consideração os requisitos para a formação de coroas.

A formação e regulação da poda visa o surgimento de novos galhos frutíferos, e a árvore não foi sobrecarregada com frutos

A coroa pode ser formada de duas maneiras: esparsas e achatadas.

Achatamento da coroa - a árvore é deixada sem condutor, ou seja, o tronco é cortado imediatamente acima dos galhos esqueléticos e não permite que um único galho o substitua. Ramos crescem apenas para os lados.

Camada esparsa - cresça 2-3 galhos de primeira ordem com uma distância entre o tronco de 30 a 35 cm entre eles. Ramos localizados a 1 m do chão são cortados ao meio. Todos localizados acima dos ramos esqueléticos são cortados sem cânhamo. O tronco é encurtado, deixando 20-25 cm acima dos ramos principais. No verão, todos os galhos são cortados, crescendo em um ângulo agudo em relação ao principal. No próximo ano, uma segunda fileira de galhos é formada 35-40 cm a partir da primeira. Os ramos anuais com 60 cm de comprimento são encurtados pela metade, os pequenos nem se tocam. O tronco (na literatura - o condutor principal) é cortado no último ramo da segunda linha. Posteriormente, os ramos que crescem dentro da coroa e a espessam são cortados.

A poda antienvelhecimento é realizada na primavera ou na primeira década de agosto, quando novos brotos não podem se formar na árvore. Fatias antes do final da estação de crescimento têm tempo para crescer demais.

Aparar antienvelhecimento - vídeo

A poda de recuperação é realizada em árvores congeladas ou danificadas mecanicamente. Poda sanitária - remoção de galhos secos e doentes.

Vacinação

Para melhorar a qualidade das frutas e a resistência do damasco no inverno, são utilizadas vacinas. Eles começam cultivando mudas a partir das sementes do damasco com zoneamento. No segundo ano já será possível plantar um galho da árvore frutífera e depois de 2-3 anos para obter uma colheita. Tais árvores são muito mais resistentes a condições climáticas adversas.

O damasco pode ser enxertado não apenas no damasco, mas também em outras frutas de caroço: ameixa, cereja, ameixa, pêssego e giro. É muito difícil para os iniciantes obter um bom resultado com esta operação. Para isso, precisamos:

  • boas ferramentas afiadas corretamente;
  • habilidade de movimentos rápidos e precisos;
  • estacas preparadas com antecedência;
  • conhecimento da maneira mais eficaz de vacinação para atingir a meta;
  • seleção do momento ideal para a vacinação.

Para os damascos, é preferível a vacinação na primavera, quando o movimento ativo dos sucos começa e o perigo de geadas noturnas já passou. Não existem muitas maneiras de vacinar:

  • cópia regular;

A cópula é usada se você deseja obter damasco varietal. Estacas varietais são inoculadas em mudas cultivadas a partir de sementes.

Vacinação de estacas variedades de damasco em mudas cultivadas a partir de sementes por capulação

Ações que são tomadas durante a vacinação pelo método capilar:

  1. a muda a ser vacinada é cortada em um ângulo de 45 °;
  2. estacas cortadas no mesmo ângulo;
  3. aplique as mudas às mudas;
  4. alcançar completa coincidência de fatias;
  5. fixe o pedúnculo nas mudas com um curativo, fita isolante ou pano de algodão.

A principal condição para uma vacinação bem-sucedida é que os diâmetros do material e do descendente coincidam até 1 mm.

Combinar cortes de estoque e descendentes é a parte mais importante da vacinação com a cópula

Um estoque é uma árvore na qual é plantado.

Priva - um talo que é enxertado.

  • cópula melhorada

Para uma cópia aprimorada, faça um corte duplo no material e na base

  • em incisão lateral;

Quando vacinado em um enxerto lateral, o enxerto é cortado de dois lados e um enxerto é feito no porta-enxerto, no qual o caule é inserido

  • no decote;

Vacinação na divisão - o porta-enxerto é dividido no meio, cortes longos de ambos os lados são feitos na raiz e o pedúnculo é inserido na divisão

  • sobre a casca.

Enxerto de damasco - corte a casca no porta-enxerto e insira um talo, no qual a casca é cortada dos dois lados

Tudo isso é obtido apenas pela prática.

Doenças e Pragas

Para proteger as árvores de doenças e pragas, elas precisam ser pulverizadas com uma solução de 700 g de uréia, 50 g de sulfato de cobre por 10 l de água antes do inchaço dos rins. Esta solução destruirá pragas que hibernam na casca e nos esporos da maioria dos fungos. Se isso não for feito, você terá que usar produtos químicos durante toda a temporada.

Damasco pode estar doente:

  • moniliose (podridão cinza);
  • Cogumelo Valsa;
  • manchas bacterianas;
  • verticilose;
  • citosporose (um fungo que vive sob a casca);
  • detecção de goma ;;
  • cleasterosporiose (manchas perfuradas);
  • câncer bacteriano;
  • mosaico de fita.

Você pode determinar o que sua árvore ficou doente com a aparência da planta.

Moniliose: a casca é coberta com pastilhas cinza claro, as folhas e galhos ficam marrom-escuros e caem, os frutos não amadurecem, secam, estouram ou apodrecem.

Com moniliose, galhos doentes secam com folhas e frutos

Nas árvores doentes, todos os galhos danificados com folhas e frutos são removidos. O tronco e os ramos esqueléticos são tratados com líquido de Bordeaux. Locais de fatias são cobertos com var jardim.

Cogumelo Valsa: úlceras de cor âmbar aparecem no córtex.

Se Valsa está infectado com um fungo, úlceras aparecem na árvore

Para curar uma árvore, ela é pulverizada com fungicida de acordo com as instruções do medicamento.

Manchas bacterianas: primeiro você pode ver manchas escuras nas folhas com três milímetros de diâmetro. Mais tarde, essas áreas se tornam transparentes com uma borda preta. A parte transparente da orla rachada fica amarela.

A doença de manchas bacterianas aparece nas folhas com manchas escuras

Para o tratamento, a árvore é pulverizada com sulfato de cobre, de acordo com as instruções do medicamento.

Verticilose: as folhas ficam amarelas nos ramos inferiores e os superiores permanecem verdes.

Ramos amarelados dos ramos inferiores do damasco - um sinal de verticilose por doença de árvore

Tratamento - pulverize com fungicida de acordo com as instruções do medicamento.

Citosporose: as folhas desbotam no topo da coroa, aparecem manchas marrons na casca, a doença se espalha de cima para baixo, afetando os galhos e o tronco, a árvore morre.

Manchas marrons na casca de damasco - um sinal de uma doença de árvore com citosporose

Combate à doença - os ramos afetados precisam ser cortados. Na primavera, antes do inchamento dos brotos, as árvores são pulverizadas com uma solução da mistura de Bordeaux: 300 g de sulfato de cobre e 300 g de cal rápida por 10 l de água.

Detecção de cameo: líquido pegajoso âmbar ou marrom pode aparecer em qualquer parte da árvore, incluindo a fruta. Depois de algum tempo, esse líquido endurece e endurece.

Resina âmbar no tronco ou nos galhos de um damasco - a árvore ficou doente com goma

Todos os danos devem ser cuidadosamente limpos com uma faca de jardim afiada. Ao mesmo tempo, a própria gengiva e alguns tecidos saudáveis ​​ao seu redor são removidos, capturando cerca de 4-5 mm. Todos os locais limpos devem ser cobertos com var.

Kleasterosporiose: manchas vermelhas aparecem nas folhas, que depois de um tempo caem, formando buracos.

A cleasterosporiose do damasco manifesta-se em buracos em folhas aparentemente saudáveis

Assim que os brotos afetados são encontrados, eles são serrados e queimados. Os locais de corte são cobertos com var jardim, esses procedimentos devem ser realizados antes da queda das folhas.

Câncer bacteriano: a casca nos galhos ou tronco começa a rachar, há flacidez e espessamento.

O câncer bacteriano de damasco ocorre mais frequentemente devido a fossas de geada

O principal procedimento na luta contra o câncer bacteriano é o corte dos galhos afetados e, em seguida, a massa do local de corte com verniz de jardim com a adição de fungicida.

Mosaico de fita: listras amarelas ao longo das veias são visíveis nas folhas florescendo. Gradualmente, essas tiras crescem, o lençol morre. Troncos tratados de sulfato de cobre de acordo com as instruções.

A doença do mosaico em fita aparece nas folhas com manchas marrons e vermelhidão

As principais pragas dos damascos são apenas três: mariposa, mariposa e pulgão.

As mariposas são prejudicadas pelas lagartas que aparecem em agosto. Então as lagartas se reproduzem e passam o inverno na folhagem caída. No próximo ano as borboletas aparecerão e tudo será repetido.

Fora do feto é visível, apenas uma pequena mancha no local onde a lagarta penetrou nele e, dentro, você pode ver a própria lagarta e o resultado de sua atividade

Portanto, a proteção mais eficaz contra essa praga será a limpeza e destruição de folhas caídas.

Lagartas aparecem no folheto na primavera e começam a comer brotos e folhas. Eles invernam em folhas caídas e latem. Em julho, as borboletas aparecem, põem ovos nas folhas e brotos. As lagartas que emergiram deles partem imediatamente para o inverno até a próxima primavera.

Folheto para o inverno organiza uma "casa" de folhas dobradas

Se um folheto é observado no outono, na primavera um inseticida é tratado a uma temperatura de pelo menos 10 ° C.

Os pulgões são pequenos insetos que vivem no fundo das folhas e se alimentam do suco. As folhas em que o pulgão se assentou são deformadas, desbotadas e murchas. A planta danificada fica com crescimento e frutificação.

O pulgão que se instalou em brotos jovens e a parte de baixo da raposa chupa seus sucos

Quando os pulgões aparecem nas folhas, eles são tratados com algum tipo de bio-inseticida: Actofit, Actofir, Bitoxibacilina, Boverin. Tente processar o fundo das folhas. Durante a frutificação, preparações químicas não são recomendadas. Suas substâncias tóxicas são absorvidas pela fruta e podem prejudicar uma pessoa.

Como o damasco produz

O damasco é propagado de várias maneiras:

  • estacas verdes;
  • estacas lenhosas;
  • vacinações em material pré-preparado;
  • camadas de ar;
  • brotos de raiz;
  • plantio de mudas a partir de sementes.

Propagação por estacas verdes

Um caule verde é uma parte de um galho com folhas cortadas de uma árvore saudável. É melhor tirar mudas de plantas jovens e não de cima, mas dos brotos laterais deste ano de áreas bem iluminadas da copa. Os brotos de Volchovye (crescendo verticalmente para cima) enraízam-se pior devido à falta de carboidratos neles necessários para a formação das raízes.

O esquema de ações que são executadas com estacas verdes

Estacas verdes:

  • cortar galhos com um diâmetro não superior a 8 mm;
  • corte dele estacas com 3-4 folhas;
  • encurtar as folhas em metade ou dois terços;
  • plantado em uma estufa.

É aconselhável cortar os brotos no início da manhã, para que os tecidos dos galhos fiquem o mais saturados possível. É bom começar a plantar imediatamente as mudas, mas se elas precisam ser transportadas, os brotos devem ser recolocados na água sem demora, para que as folhas não toquem sua superfície.

As estacas da loja podem ter no máximo dois dias.

As estacas são cortadas de 8 a 12 cm de comprimento (3-4 folhas) com uma faca ou lâmina de barbear muito afiada para não espremer o tecido do galho. A seção inferior é oblíqua abaixo do rim, e a superior é uma linha reta imediatamente acima do rim.Para reduzir a evaporação da umidade, as folhas são cortadas ao meio, ou mesmo um terço é deixado.

Estacas verdes podem ser enraizadas durante todo o verão (do final de maio a meados de agosto).

Agora, existem vários medicamentos que estimulam a formação das raízes: Heteroauxina (ácido indolilacético (IAA)), Cornevin (ácido indolilbutírico (IMA)), Zircon (uma mistura de ácidos hidroxicinâmicos). Esses medicamentos são mais utilizados na forma de soluções:

  • Heteroauxina - de 50 a 200 mg / l de água,
  • Kornevin - 1 g / l de água,
  • Zircão - 1 ml / l de água.

As estacas são embebidas na solução para que as folhas não entrem em contato com ela. O recipiente com as estacas deve ser removido em um local escuro, mas não frio. A temperatura não deve ser inferior a 18ºС. Suportar dezesseis a vinte horas. A imersão mais longa pode levar ao resultado oposto - as raízes não se formam.

Para enraizar as estacas, você pode preparar uma cama especial ou uma pequena capacidade. O lugar para uma cama é escolhido em sombra parcial. Eles cavam um sulco com uma profundidade de 20 centímetros, o enchem de composto por dois terços e enchem os 5-6 centímetros restantes com areia. As estacas simplesmente grudam na areia a uma profundidade de 1-2 cm Umedeça a areia e cubra com filme plástico para não tocar nas plantas. Para fazer isso, instale arcos ou suportes. O filme deve abrir livremente de um lado, para que as estacas possam ser pulverizadas com água a cada 3-4 dias. Quando novas aparecerem nas axilas das folhas, a mini-estufa precisará ser ventilada regularmente. Primeiro, é aberto por 1-2 horas, gradualmente o tempo de arejamento é aumentado e a pulverização é reduzida. 3-4 semanas antes do transplante de estacas enraizadas, o filme é removido completamente.

Se as estacas permanecerem no inverno, elas não cavam, então são cobertas com folhas secas de carvalho, ramos de abeto ou turfa. Se as estacas estiverem enraizadas em alguma capacidade, elas poderão ser baixadas para o porão sem cavar. Na maioria das vezes, é recomendado plantar mudas na primavera para crescer por 2-3 anos e depois transplantar para um local permanente. Mas você pode plantar imediatamente em um local permanente para não ferir as raízes.

Enraizamento de estacas verdes

Propagação de damasco por estacas lignificadas

As estacas lenhosas podem ser colhidas durante todo o período de descanso da árvore - desde o outono após o outono até a primavera, quando os brotos ainda não começaram a inchar. Estacas melhor enraizadas colhidas durante a queda das folhas ou imediatamente após. O comprimento do material de plantio é de 25 a 30 cm e a espessura é de 6 a 8 milímetros. A seção superior é feita diretamente imediatamente acima do rim, e o oblíquo inferior não está prestando atenção ao local onde está o rim.

As estacas cortadas no outono podem ser plantadas imediatamente no chão, mas todas podem morrer devido às condições climáticas. Portanto, as estacas geralmente são armazenadas até a primavera ou começam a fazer o enraizamento em casa.

Existem várias maneiras de armazenar estacas lenhosas:

  • apenas embrulhe firmemente em um saco plástico e coloque na prateleira inferior da geladeira;
  • cole-os na areia molhada e coloque-os em um porão sem gelo;
  • cavar uma vala de 80 cm de profundidade, forrada com material não tecido (lutrasil ou algo parecido), cobrir com papelão ou poliestireno por cima e cobrir com terra.

É importante que a temperatura no local de armazenamento não caia abaixo de 0, mas não ultrapasse + 4ºС.

As estacas lenhosas podem ser colhidas do outono ao início da primavera, até que os botões acordem

Preparação de estacas lenhosas:

  • cortar um galho;
  • divida-o em segmentos com seis rins;
  • vincular em pacotes e anexar uma tag;
  • armazenado em areia molhada na adega.

Na primavera, camas ou caixas são preparadas para enraizar mudas. O solo deve ser permeável à umidade e ao ar. Turfa e areia em partes iguais atendem perfeitamente a essa condição. A camada dessa mistura de solo no leito ou na caixa deve ser tal que quase todo o caule seja plantado em um ângulo de 45 °. Dois rins devem permanecer acima da superfície e o terceiro está muito próximo da superfície. O esquema para plantar mudas é em uma caixa de 10 por 10 cm, em uma cama - 10 cm entre mudas e de 10 a 40 cm entre as fileiras.

Estacas lenhosas são enraizadas na primavera em um canteiro ou recipiente de jardim preparado

Enraizamento de uma haste endurecida:

  • a alça é imersa no solo para o segundo rim;
  • estacas enraizadas cortam um pouco de brotos e raízes;
  • plantado em local permanente.

Uma das condições mais importantes quando as estacas lenhosas de bom enraizamento - brotam sobre ela não deve se desenvolver antes das raízes.

Para fazer isso, a parte inferior do cabo é tratada com medicamentos que estimulam o crescimento do sistema radicular. E eles observam estritamente mais uma condição - o solo deve ser mais quente que o ar. Para isso, a cama do jardim é coberta com filme plástico, depois de fazer furos para cada alça. Em casa, uma caixa com estacas é instalada em uma sala fria e uma lâmpada incandescente fraca é colocada sob ela. Com este aquecimento, a temperatura do solo coberto com um filme não deve exceder 18-20ºС e deve estar constantemente úmida, mas não molhada.

Propagação de damasco por camadas de ar

Um dos métodos de propagação vegetativa do damasco é a camada de ar.

Na primavera, escolha um ramo com um aumento deste ano. A fronteira entre o crescimento deste ano e o passado está bem traçada. Você precisa se afastar dessa fronteira mais perto da árvore, ou seja, de acordo com o crescimento do ano passado, 10 centímetros e fazer dois cortes circulares de até um milímetro e meio de profundidade a uma distância igual a galhos de um diâmetro e meio. Removemos a casca entre as incisões. 4 incisões são feitas ao longo do ramo acima do local onde a casca foi removida. Tratamos todos os danos com um medicamento que estimula a formação de raízes.

Colocamos um saco plástico com um fundo cortado. Fixamos a fita abaixo do local de remoção da casca com fita, fita ou arame. Despeje terra úmida ou esfagno na bolsa, previamente encharcada por um dia. O solo pode ser completamente diferente: adquirido, uma mistura de húmus com areia, serragem apodrecida com húmus e até mesmo o solo do seu jardim. Uma camada de solo com uma espessura de 1,5-2 cm deve cobrir o galho um pouco mais alto que as incisões longitudinais. Pressione o solo no galho e fixe a borda superior da bolsa.

Para enraizar um caule sem separá-lo de um ramo

Enraizamento do ar:

  • cortar a casca;
  • coloque em um saco plástico com um fundo cortado;
  • prenda por baixo;
  • despeje solo úmido ou esfagno;
  • aperte por cima.

Os raios diretos do sol causarão um efeito estufa. O solo na bolsa superaquece e o galho morre. Para evitar que isso aconteça, em cima da embalagem com o chão, você pode embrulhar um pano branco ou jornais em três camadas.

Para que a camada cresça verticalmente, ela está ligada a um galho adjacente ou a algum tipo de suporte. Deve-se tomar cuidado para que o solo no galho não seque. Se o verão estiver quente, você precisará umedecê-lo várias vezes.

Quando as raízes se tornam visíveis no saco, a muda é separada do galho e o saco é removido. Um raminho com raízes pode ser plantado imediatamente em um local permanente, mas não possui uma raiz central e são muito frágeis. É melhor plantar uma muda assim em uma panela e, depois de cair das folhas, colocá-la em um porão ou em um local fresco onde a temperatura não suba acima de 5-7 ° C, mas não irá congelar.

Na primavera, as mudas são plantadas em um local permanente.

Enraizando camadas de ar - Vídeo

Propagação de damasco por parte das raízes

O damasco raramente é propagado por brotos de raiz. O crescimento excessivo pode ser obtido apenas de árvores cultivadas a partir da semente, e parece que as raízes são danificadas por roedores, geadas ou parte da superfície do damasco que morreu.

Mas se uma brotação já apareceu, é necessário cavar cuidadosamente a terra ao redor, chegar à raiz da qual foi, cortar a brotação junto com parte das raízes e plantá-la imediatamente em um local permanente. É melhor fazer isso no início da primavera antes da brotação. Durante o verão, a árvore está bem enraizada e fortalecida. O local do corte na raiz deve ser tratado com variedades de jardim para evitar cáries.

O ramo da raiz é separado da raiz principal por parte das raízes fibrosas

Propagação de sementes de damasco

As sementes de damasco são semeadas no outono, depois de mergulhadas por um dia em água. Os ossos são colocados em um sulco de 6 centímetros de profundidade a uma distância de 10 cm um do outro, cobertos de terra e polvilhados com húmus e grama por cima. As fotos aparecerão na primavera. Eles precisam ser protegidos de pássaros e roedores. Isso pode ser feito com garrafas de plástico simples com um fundo cortado. Durante o verão, as mudas crescerão e no outono poderão ser transplantadas para um local permanente. Tais árvores começam a dar frutos no quinto ano. Mas as árvores cultivadas em pedra praticamente não estão doentes e estão melhor adaptadas às condições climáticas locais.

Semeando sementes de damasco no outono - vídeo

Molhar damasco

O damasco é uma das árvores de jardim mais tolerantes à seca. Mas se ele não tiver umidade suficiente, o damasco cresce lentamente, envelhece rapidamente, dá poucos frutos e eles são insípidos. As árvores são regadas em um círculo próximo ao tronco, formado durante o plantio e aumentado a cada ano para o tamanho da coroa, ou em um sulco escavado aproximadamente no nível de metade da projeção da coroa.

O solo sob o damasco precisa ser umedecido profundamente; portanto, para uma rega várias vezes, a água é despejada no círculo do tronco

Uma boa colheita só pode ser obtida umedecendo o solo a uma profundidade de 40 a 60 cm durante toda a estação de crescimento, ou seja, da primavera ao outono. A primeira rega é realizada quando os ovários aparecem, para que não caiam. A segunda rega - quando a fruta amadurece. A água é mais necessária para uma árvore no final de junho - início de julho, quando as sementes endurecem. Ao mesmo tempo, botões de flores são colocados. No futuro, mais duas regas são feitas em agosto e setembro. É claro que essa rega rara deve ser abundante.

Damasco requer rega mais frequente e abundante em junho

Mas tudo depende do solo em que o jardim cresce. Em solos arenosos e argilosos, é necessário regar não quatro vezes por ano, mas com muito mais frequência. Em barro - dependendo do clima.

Molhar um damasco durante a floração

A maioria dos jardineiros, incluindo profissionais, argumenta que é impossível regar árvores frutíferas e damascos, especialmente durante a floração. Se houver pouca umidade no solo na primavera, na primeira vez em que as árvores forem regadas antes do início da floração, e na segunda vez 15-20 dias após a sua conclusão.

Damasco de florescência parece uma nuvem capturada em galhos de árvores

Como salvar damasco da geada da primavera

O damasco floresce muito cedo e as geadas de retorno geralmente deixam todos sem colheita.

Existem apenas alguns métodos para fazer uma árvore florescer tarde:

  • No início de junho, aperte o crescimento deste ano. A árvore começará a crescer galhos laterais e a colocar novos botões de flores sobre eles. Florescerão uma semana depois, ou seja, a árvore terá uma segunda onda de flores e a colheita continuará.
  • No inverno, eles batem a neve sob um damasco com uma camada de 30 cm, polvilhe com serragem e despeje novamente a neve. Sob a serragem, a neve derreterá muito mais tarde. As raízes ficarão mais frias e a árvore sairá tarde do estado de descanso. Portanto, ele florescerá mais tarde.
  • No início da primavera, antes da abertura dos brotos, as árvores são pulverizadas com preparações contendo auxina. Isso atrasará a floração por dez dias.
  • Ou pulverizado com uma solução de uréia. A floração mudará de uma a duas semanas.
  • As árvores são tratadas até os rins incharem com uma solução de três por cento do líquido de Bordeaux. Além da proteção contra geadas, esse tratamento também protege as árvores contra doenças.
  • Antes da floração, com botões inchados, são pulverizados 600-700 g por 10 l de água com uma solução concentrada de cloreto de sódio. Isso pode atrasar a floração por 7-14 dias.

Características do cultivo de damascos em várias regiões

Na Rússia Central, as árvores de damasco costumam congelar devido a brotos mal amadurecidos. Para evitar isso, a partir de agosto, as árvores são despejadas com uma solução de cinzas: uma lata de litro de cinzas por 10 litros de água, insista 3 dias. Isso ajuda a parar o crescimento de brotos e a rápida maturação. Normalmente, 5 a 10 baldes de solução de cinza ajudam os damascos a se manterem no curto verão e a preparar a preparação para o clima frio da queda das folhas.

Nos subúrbios e na região de Smolensk, é recomendável plantar damasco em um monte com um diâmetro de 2 metros e uma altura de até 60 cm, mesmo em locais onde não há problemas de água subterrânea. Uma vez que o local vulnerável da cultura durante o degelo é a casca perto do pescoço da raiz. Com uma aterrissagem alta, a neve perto do topo derreterá mais rapidamente e a água derretida fluirá pelo monte.

As mudas de damasco não criam raízes na região de Leningrado, mas as árvores podem ser cultivadas a partir de mudas cultivadas no Extremo Oriente e em Khakassia: Amur, Serafim, Khabarovsky, Akademik, BAM, presente para BAM ". Amur adiantado "Sayan", "Montanha Abakan", "Baikalov siberiano", "Siberiano do leste".

De acordo com os jardineiros da região de Leningrado, a principal causa de morte de damascos é o dano ao colo da raiz na primavera. Portanto, nessa região, uma aterrissagem tão alta é apropriada como a usada nos subúrbios.

Os principais perigos durante o cultivo estão associados (para você) ao enraizamento do pescoço (portanto, é indicado o desembarque em uma colina) e o derramamento precoce do feto. botões (portanto, com as flutuações da primavera, as chances de colheita são pequenas). Eu acho que o ambiente da floresta (pinheiro) não é perigoso, pelo contrário, vai suavizar o clima.

toliam1 São Petersburgo//www.websad.ru/archdis.php?code=183440

Tanyusha, o principal problema do damasco é o envelhecimento, por isso é indesejável cobrir especialmente a base do tronco. Nosso damasco deve ser plantado em uma ameixa e, na coroa, as chances de crescer são muito altas. E, é claro, plante no lugar mais quente do jardim. Claro, uma árvore adulta em flor é algo!

Natalie São Petersburgo//www.websad.ru/archdis.php?code=183440

Na Bielorrússia, as práticas agrícolas não são diferentes daquelas usadas na Rússia central. Jardineiros - os praticantes deste campo determinaram que os damascos da seleção russa e local estão criando raízes bem. Variedades de damasco recomendadas da seleção local "Znakhodka" e "Spadchyna" e russo - "Alyosha" e "Minusinsky âmbar".

Na Sibéria, incluindo a região de Omsk, e nos Urais, incluindo a região de Chelyabinsk, os damascos enxertados crescem bem. Estacas de árvores da criação de Khabarovsk, Khakass e Chelyabinsk são enxertadas nas mudas do damasco Manchu. Em solos muito úmidos, o damasco morre. Um local para seu cultivo é selecionado ensolarado, protegido do vento e onde o nível da água subterrânea não excede 2,5 metros.

A técnica agrícola do cultivo de damasco é um pouco diferente do cuidado com outras frutas de caroço. Pode ser cultivada mesmo em regiões onde as condições climáticas de seu crescimento inicialmente não são adequadas para essas árvores. Só é necessário levar em consideração as peculiaridades do cultivo de damascos em uma área específica, aderir estritamente a todas as regras de trabalho com uma planta nesta região. E o resultado não diminuirá.

Pin
Send
Share
Send