Tudo sobre a macieira: qual variedade escolher e como cultivá-la corretamente

Pin
Send
Share
Send

Peça a um morador da Europa que liste os frutos que ele conhece, e a lista certamente começará com uma maçã. Talvez nenhum dos europeus questione a opinião de que a macieira é a rainha dos jardins locais. Muitas lendas, crenças, canções, poemas contam sobre maçãs e maçãs. Segundo a tradição bíblica, até a árvore do paraíso, do conhecimento do bem e do mal, era decorada com maçãs, que tiveram um papel fatal no destino de Adão e Eva. E as belas deusas gregas Hera, Afrodite e Athena brigaram com uma maçã dourada com a inscrição "a mais bela", jogada pela deusa da disputa Eris. Mas quanto sabemos sobre essa maravilhosa árvore que encanta o homem com seus frutos desde os tempos pré-históricos? Então, vamos falar um pouco sobre macieiras.

Onde as macieiras crescem

A macieira é uma árvore decídua de latitudes temperadas. Na Eurásia, macieiras selvagens crescem em todo o continente. Eles podem ser encontrados em países europeus localizados no extremo oeste do continente, nos Alpes e no Extremo Oriente, na Mongólia, China, Cáucaso, Ásia Central, Turquia e Irã. A natureza dessa árvore cresce na América do Norte, mas seus frutos são insípidos e pequenos. O ancestral das macieiras do jardim é considerado nativo do Velho Mundo.

Macieira Europeia selvagem

Na natureza, as macieiras podem viver de cinquenta a oitenta anos; em condições de jardim, as amostras individuais vivem por mais de um século e até superam o bicentenário. Hoje, no condado inglês de Nottinghamshire, você pode ver a macieira Bramley - a macieira Bramley, que cresceu a partir de uma semente em 1805. Seus numerosos filhos estão satisfeitos com a qualidade insuperável dos frutos de especialistas em culinária em todo o mundo.

A macieira de Bramley, que cresceu a partir de uma semente em 1805

É verdade que a maioria das macieiras da longevidade é encontrada em locais mais quentes. Quanto mais ao norte, menor a vida da árvore frutífera. Uma macieira na faixa do meio vive no máximo setenta anos.

De acordo com a classificação botânica, as macieiras são um dos gêneros da grande subfamília de macieiras da família Rosaceae, que faz parte de uma ordem infinitamente grande de Rosaceae. Ou seja, as macieiras estão em um relacionamento distante com as rosas, mas seus parentes mais próximos são marmelo, pera, espinheiro, freixo, cotoneaster, nêspera e irga.

Desde os tempos antigos, o homem começou a cultivar a macieira, desenvolver suas novas variedades e variedades. Agora, mesmo os cientistas acham difícil nomear o número exato de variedades existentes e variedades de macieiras. É claro que existem vários milhares deles. Novas variedades são criadas mesmo na Austrália, como, por exemplo, o RS103-130, introduzido ao público em 2009.

Classe australiana RS103-130

Atualmente, as maçãs são cultivadas em escala industrial na China, Espanha, Alemanha, Polônia, Itália, Canadá, EUA, África do Sul, Argentina, Chile, Nova Zelândia.

Maçãs de todo o mundo

Festival da Maçã em Almaty (Cazaquistão)

Como as variedades de maçã mais comuns apareceram em nossa região? Onde eles são cultivados? Cada variedade tem sua própria história, às vezes é muito emocionante.

Variedades de macieiras Aport

O famoso tipo de maçãs Aport

A famosa variedade de maçãs Aport, cuja menção pode ser encontrada no início do século XII, foi trazida de volta da Península Balcânica para o atual sul da Romênia e da Ucrânia no século XIV. De lá, Aport veio para a Rússia e, mais adiante, no século XIX, para o Cazaquistão, onde ficou famoso: depois de cruzar Sivers com uma maçã silvestre, uma variedade de variedades foi cultivada até hoje. Maçãs amadurecem em setembro e podem ser armazenadas até o final do ano. Aport foi cultivado em escala industrial, mas foi gradualmente substituído por novas variedades e híbridos. Agora ele pode ser encontrado em residências particulares e em fazendas particulares.

História da variedade de maçãs Aport - vídeo

Gala de macieira de grau

Muitos se apaixonaram por não muito grandes maçãs agridoces da variedade Gala

Muitos se apaixonaram por não muito grandes, pesando em média cerca de 130 gramas, maçãs agridoces da variedade Gala. Eles amadurecem no outono - do final de setembro a novembro. Eles têm um ótimo sabor de sobremesa, avaliado em 4,6 de cinco. Maçãs são bem armazenadas por até dois a três meses. Os jardineiros apreciam essa variedade pela regularidade e abundância de frutos. A resistência não muito alta à geada da árvore permitiu à Instituição Orçamentária Federal "Gossortkomissiya" recomendar uma cultivar para cultivo na região norte do Cáucaso, mas os jardineiros cultivam Gala em outras áreas onde não há ameaça de geadas prolongadas de inverno acima de -30 ºС.

Macieira deliciosa dourada

Excelente dourado, como o nome dessa variedade de maçã é traduzido do inglês, é conhecido desde o final do século XIX

Um excelente ouro, como o nome dessa variedade de maçã é traduzido do inglês, é conhecido desde o final do século XIX, quando foram descobertos por A.Kh. Mullins, no estado norte-americano da Virgínia. A "Comissão Estadual" do FSBI recomenda o cultivo dessas maçãs nas regiões Norte do Cáucaso e Noroeste, pois essas macieiras apresentam baixa geada e resistência ao inverno. Essa variedade atrai jardineiros pelo fato de que a colheita de maçãs, cujo peso varia de 140 a 180 gramas, pode ser armazenada até maio do próximo ano. O Golden Delicious é auto-fértil e precisa de árvores polinizadoras, mas uma árvore de dois e três anos já dá a primeira colheita.

Macieira de Fuji

Maçãs Fuji bonitas e mortas foram criadas no Japão

As belas e mortas maçãs Fuji foram criadas no Japão. Essa variedade é especialmente usada ativamente na Coréia e na China. Nas regiões centrais do nosso país, as frutas são colhidas em meados de outubro. A colheita é armazenada por até três meses, se armazenada em temperatura ambiente e baixa (em estocagem, adegas, geladeiras) - até o verão do próximo ano. Note-se que a variedade Fuji em nossa região não amadurece adequadamente. Devido à falta de calor solar, as maçãs não coletam açúcar suficiente na Rússia, no norte da Ucrânia, na Bielorrússia. Aqui, crescem clones dessa variedade que amadurecem duas a três semanas antes - Kiku, Nagafu, Yataka e outros. Os clones dessa variedade Fujik, Fujina e Fujion são listados no Registro Estadual da Rússia com a permissão para cultivá-los no norte do Cáucaso.

Clones Fuji na foto

Granny Smith macieira

Granny Smith (Granny Smith) - variedade australiana

Granny Smith (Granny Smith) - uma variedade de seleção australiana da segunda metade do século XIX. Maçãs desta variedade são verdes e suculentas. A macieira prefere um clima temperado com invernos amenos. Cresce bem, por exemplo, em Israel, onde está entre os mais populares. Instituição Orçamentária Federal do Estado "Comissão Estadual", quando Granny Smith entrou no Registro Estadual, o norte do Cáucaso foi indicado como a área de cultivo recomendada. Nas descrições da variedade, a rede indica o peso das maçãs de cerca de 0,3 kg. Durante o teste de variedade na Rússia, as maçãs Granny Smith atingiram cerca de 0,15 kg.

Macieira de grau Mutsu

Macieira Mutsu apareceu no 30º ano do século passado no Japão

A macieira Mutsu, que também é chamada Mutsu, Mutsa ou Crispin, apareceu no ano 30 do século passado no Japão. Com o tempo, ela acabou em jardins europeus, ucranianos e russos. A variedade tem uma dureza média no inverno e é cultivada em regiões com invernos amenos. Em meados de setembro, os frutos atingem a maturidade removível, o amadurecimento do consumidor aumenta em meio a dois meses. A geladeira pode ser armazenada até a primavera do próximo ano. A macieira Mutsu requer tratamentos regulares para doenças e pragas.

Macieiras Mutsu perto de Odessa - vídeo

Jonathan macieira

Jonathan é recomendado para cultivo nos territórios de Krasnodar e Stavropol, Kabardino-Balkaria, Adygea, Asetia-Alânia do Norte, Karachay-Cherkessia, Chechênia, Ingushetia, Região de Rostov

A conhecida variedade Jonathan, também chamada Oslamovsky, Khoroshavka inverno ou vermelho inverno, apareceu no início do século 19 no estado norte-americano de Ohio, onde o clima é bastante ameno, as temperaturas do inverno raramente são inferiores a -1 ºС. Um clima apropriado requer uma árvore quando cultivada. A macieira colhe no sexto, raramente no quarto ou quinto ano de vida. Quando a variedade foi incluída no Registro Estadual da Rússia, Jonathan foi recomendado para o cultivo nos Territórios de Krasnodar e Stavropol, Kabardino-Balkaria, Adygea, Ossétia do Norte-Alânia, Karachay-Cherkessia, Chechênia, Inguchétia e Região de Rostov. Em condições russas, as maçãs ganham 135-165 gramas. Jonathan - uma variedade de consumo no final do inverno, a baixas temperaturas pode ser armazenada até maio do próximo ano.

Macieira idared

A primeira colheita da macieira que Idared dá no terceiro ou oitavo ano de vida

A macieira Idared é uma variedade de criação da América do Norte (estado de Idaho), portanto, pode ser cultivada com sucesso apenas em áreas onde as geadas do inverno não caem abaixo de -20 ºС. A macieira dá a primeira colheita no terceiro ou oitavo ano de vida. O FSBI Gossortkomissiya, que incluiu Idared na lista de variedades recomendadas, indicou o norte do Cáucaso e a região do Baixo Volga como a área de cultivo, e em 2017 adicionou a região de Kaliningrado no noroeste da Rússia a esta lista. Em escala industrial, as maçãs Idared são cultivadas no Território de Krasnodar. As macieiras dessa variedade também crescem com sucesso na Ucrânia, onde foram cultivadas pela primeira vez nas zonas estepe e floresta-estepe e, posteriormente, no sul da Polesie. Na Polônia, a Idared ocupa uma posição de liderança entre as variedades de maçã exportadas.

Como a macieira cresce e dá frutos

O pomar de maçãs é lindo em qualquer estação do ano, mas se você quer não apenas admirar essa vista fascinante, mas também criar algo parecido, belas fotos não são suficientes.

Pomar de maçãs - foto

Com o que a macieira começa?

Cada macieira começa com uma semente ou estacas. Não vale a pena cultivar uma macieira a partir da semente de uma maçã comprada e consumida sozinha. Não só porque é longo e problemático. Há uma alta probabilidade de que a árvore se torne um jogo selvagem, no qual a variedade apreciada foi enxertada. E a situação com as mudas da variedade selecionada não é fácil: você precisa ter o estoque adequado e executar com habilidade a operação de vacinação em si, o que não é muito simples sem experiência. Como resultado, um rebento aparece em uma casa de campo ou jardim, que alguém já cultiva há um ano ou dois.

Quando plantada de acordo com todas as regras, cercada de atenção e cuidados necessários, a árvore produz os primeiros frutos, depende em grande parte da variedade de maçã selecionada. Cada variedade entra na estação de frutificação de uma só vez:

  • É provável que as maçãs Mutsu sejam provadas no quarto ano de vida de uma árvore;
  • a maçã Jonathan terá que esperar seis anos, ele raramente começa a dar frutos no quarto ou quinto ano;
  • esperando a gala de maçãs, a paciência deve ser estocada por seis ou até sete anos a partir do momento do plantio de uma muda;
  • a macieira Idared pode agradar as primeiras maçãs no terceiro ano de crescimento, mas é possível esperar por esse evento antes do oitavo ano de vida;
  • o favorito dos jardineiros O recheio branco, o primeiro a amadurecer em nossa região no meio do verão, agrada à primeira colheita após o plantio de uma muda já no terceiro ou quarto ano.

Existem outras variedades de macieiras de crescimento precoce, cujos primeiros frutos podem ser obtidos já no terceiro ou quarto ano após o plantio:

  • Bogatyr é cultivada no noroeste do país, na região de Kaliningrado, nas regiões centrais de chernozem, nas regiões Central e Volga-Vyatka;
  • Imrus é zoneado para as regiões centrais de chernozem e região central;
  • Orlik é recomendado para as regiões Central e Noroeste e regiões centrais da Terra Negra;
  • Estudante criado nas regiões centrais de chernozem;
  • e outros

Variedades precoces - foto

O período de entrada de cada macieira no período de frutificação é determinado não apenas pela variedade, mas também por muitos outros fatores: clima da área, qualidade do solo, localização do local e a própria árvore no local, e assim por diante. Em média, é de cinco a quinze anos. Durante esse período, as raízes da árvore e sua copa são totalmente formadas. Os jardineiros observaram essa relação: quanto mais cedo a macieira entra na estação de frutificação, menor a vida útil da árvore.

Se estamos falando de macieiras anãs e semi-anãs, a observação descobriu que a mesma variedade de maçã enxertada em diferentes estoques tem vida útil diferente. Os anões mais duráveis ​​do estoque da macieira da floresta caucasiana, os menos enxertados em uma macieira do paraíso, o chamado paraíso. A expectativa de vida de meio-anões em duseny (variedades de macieiras baixas usadas como estoque) ocupa uma posição intermediária entre a expectativa de vida de macieiras altas e anãs. Em média, macieiras subdimensionadas vivem de 15 a 20 anos.

A primeira colheita de macieiras de tamanho menor, geralmente, ocorre no terceiro ano de vida e, de quatro a cinco anos, começa o período de frutificação em massa.

A primeira colheita de macieiras subdimensionadas, em regra, ocorre no terceiro ano de vida e, de quatro a cinco anos, começa o período de frutificação em massa

Um artigo separado é sobre macieiras colunares. Eles podem florescer mesmo no ano de plantio. A propósito, todas as flores dessa macieira são removidas para que ela possa enraizar-se e crescer. As macieiras em forma de coluna vivem de quinze a dezessete anos e produzem anualmente.

As macieiras em forma de coluna vivem de quinze a dezessete anos e produzem anualmente

São galhos extras?

Para cultivar uma macieira bonita, saudável e com abundância de frutos, é impossível fazer sem formar uma coroa, ou seja, uma operação de poda de árvores. É impossível executá-lo corretamente se você não conhece os conceitos básicos da estrutura da copa da árvore.

A continuação do tronco (parte inferior do tronco) da árvore é um tiro vertical central, chamado condutor. Para os lados do caule, e com a idade e do condutor, os galhos laterais, chamados galhos esqueléticos, partem. É neles que se formam galhos e madeira de frutos.

Diagrama de galho de árvore de maçã

Os brotos frondosos de uma macieira, alongados e pontudos, estão firmemente presos à parte anual. Os botões das flores são mais arredondados e espaçados entre os dois anos de sessão. Os sacos de frutas são formados por botões de flores mais antigos.

Botões de flores de macieiras são formados em vários tipos de madeira de frutas:

  • galho de frutas - broto leve de 10 a 30 centímetros, inicialmente dando apenas flores, das quais as maçãs amadurecem após a polinização;
  • lança - atira até 10 cm de comprimento, terminando em um botão de flor;
  • micose - broto de crescimento lento de até 5 cm de comprimento com uma roseta de folhas no final, em condições favoráveis, o broto apical no final degenera em uma flor;
  • sacos de frutas - a parte mais espessa do ramo de frutas, onde a maçã amadurece, os botões de flores geralmente são formados sobre eles.

Em brotos de crescimento anual na maioria das variedades de macieiras, apenas brotos frondosos são formados. São esses ramos que são usados ​​para formar os ramos coroa - esquelético e lateral.

Como fazer uma macieira dar frutos todos os anos

Como você sabe, muitas variedades de macieiras têm inicialmente uma frequência de frutificação de 2 a 3 anos: uma estação é frutífera, depois uma pausa de 1 a 2 anos, quando não há maçãs ou são muito poucas. Essa periodicidade é claramente expressa nas variedades Papirovka, Lobo, Mantet.

Variedades de macieiras com uma frequência pronunciada de frutificação na foto

Isso acontece porque os botões de frutas dão flores e brotos de frutas, nos quais os botões de flores se formarão apenas no próximo ano; portanto, as maçãs terão apenas um ano.

Em outras variedades de maçã, como Antonovka, Korichnaya listrado, Melba, a frequência de frutificação não é tão acentuada, uma vez que parte dos botões de flores já está colocada na temporada atual, ou seja, em parte a colheita será recebida no próximo ano.

Variedades de macieiras com uma frequência de frutificação menos pronunciada na foto

Evite a frequência de frutificação da macieira sob várias condições.

  1. A variedade de macieiras cultivadas deve ser destinada à área onde a árvore cresce. Os botões de flores não devem congelar no inverno.
  2. É necessário restringir o crescimento das plantas, ativando assim a colocação de botões de flores. O corte adequado da árvore permite que isso seja alcançado. Um exemplo seria macieiras em porta-enxertos anões ou semi-anões, tendo inicialmente uma restrição de crescimento, mas devido ao forte sistema radicular, proporcionando nutrição estável das copas.
  3. A árvore não deve ser sobrecarregada com as colheitas quando os frutos amadurecem em todos os galhos e galhos. Galhos de frutas grátis devem permanecer na coroa. Ao mesmo tempo, é impossível impedir o espessamento da coroa engordando brotos. Quando atingem um comprimento de 18 a 20 cm, devem ser reduzidos no verão ainda verdes para metade ou dois terços do comprimento. Você pode executar esta operação no outono ou no início da primavera.
  4. É necessário fornecer à árvore uma boa nutrição, proteção contra doenças e pragas.

Se a macieira não florescer

Os jardineiros iniciantes costumam fazer uma pergunta sobre uma macieira crescente, mas que não floresce, por vários anos.

O primeiro ponto a que devem prestar atenção é a variedade de macieiras e a data de sua entrada na estação de frutificação. Talvez uma macieira específica ainda não tenha chegado para agradar o jardineiro com a colheita. Como mencionado anteriormente, as variedades de maçã têm diferentes épocas de frutificação.

Se é hora de dar à luz uma árvore, mas não há flores, você deve seguir os conselhos de jardineiros experientes. Para que a árvore coloque botões de flores e no ano seguinte produza uma colheita, você pode executar as seguintes operações:

  1. Dobre os galhos que crescem verticalmente e prenda-os fixando-os em um ângulo de cerca de 60º em relação ao tronco da árvore.
  2. Brotos finos jovens podem ser fixados na forma de um anel.
  3. Apare parte das raízes da árvore.

Todas essas ações levarão à colocação de botões de flores e, no próximo ano, a árvore produzirá uma colheita.

O que fazer se a macieira não florescer - vídeo

Segue-se uma breve conclusão de todas as alternativas acima: toda macieira, como qualquer outra planta do jardim, requer interesse, reposição de conhecimento, atenção e cuidado do jardineiro. Então a árvore o recompensará totalmente com uma colheita completa.

Pin
Send
Share
Send