Quanto mais eles dizem que a ameixa não se enraíza no noroeste da Rússia, mais você quer plantar essa árvore. O segredo para cultivar com sucesso uma planta tenra é usar uma variedade em zonas.
As dificuldades do cultivo de ameixas na região de Leningrado
Condições climáticas imprevisíveis ocorrem na região de Leningrado, onde o inverno com degelos se assemelha à primavera e o verão não estraga com calor generoso a cada ano. A primavera é úmida e fria aqui, então o clima não voador costuma ser para os polinizadores naturais. A coluna do termômetro passa para o setor positivo da balança, geralmente no início de abril, e a média diária de 15sobreC definido a partir da segunda quinzena de junho. O leste da região é o mais frio, enquanto o calor mais ou menos confortável fica no sudoeste.
A região não é rica em terras agrícolas. Ameixa prefere solo neutro. São adequados os solos de carbonato de sódio com um pH neutro de 7. E essas terras estão localizadas apenas na região montanhosa de Izhora (regiões de Lomonosov, Gatchinsky, Volosovsky). O restante é ácido em graus variados - sod-podzólico (pH 3,3-5,5) e podzólico (pH 4,0-4,5), também pobres em fósforo e nitrogênio.
O plantio de ameixa em áreas ácidas é precedido pela calagem do solo.
Ao plantar uma ameixa, a altura desejada do nível da água subterrânea é de 1 a 1,5 m. Mas solos pantanosos e inundações na primavera são comuns na região de Leningrado. Tais solos precisam ser drenados e a árvore é plantada a uma altitude de 0,6 a 1,2 m.O diâmetro do aterro artificial é de 2,5 a 3 m.
Vídeo: como plantar uma árvore frutífera em uma colina
Acontece que o cultivo de ameixas na região de Leningrado está repleto de um certo risco. Ao escolher uma variedade, enfatiza-se as propriedades que permitirão que a árvore se enraíze em condições difíceis.
Como não ser confundido com uma nota
Compre mudas no viveiro, onde será oferecida uma variedade específica. Comprar online ou no mercado pode ser confuso e frustrante.
Eu tenho algo como "estufa coletiva", pele transparente verde-amarela, saborosa e grande. Por isso, os profissionais terminam. A pedra não se separa bem, racha-se nas chuvas, frutificação abundante é muito rara (bem, se depois de três anos), geralmente sem culturas. Ele segurou por um longo tempo, finalmente o removeu.
Raven
//www.websad.ru/archdis.php?code=775533
Enquanto isso, a verdadeira fazenda coletiva de estufa produz frutos anualmente, e suas mudas servem como excelente material de estoque. A desvantagem é o derramamento de frutas maduras.
Grupos de variedades de ameixa
As variedades são divididas em vários tipos, de acordo com as características de qualidade: cor, tamanho, forma, sabor e propriedades fisiológicas das árvores:
- Greenclod (França). Características: produtividade, na maioria dos casos auto-infertilidade, o sistema radicular é propenso a deteriorar-se, resistência ao gelo a -25sobreC e doença. A altura da árvore é de 4 a 6 M. Os frutos são esféricos, roxos ou verde-amarelos, com uma casca áspera, doce. Não transportável, mal armazenado. Utilizado em forma fresca e enlatada. Variedades populares:
- Greengage Kuibyshevsky é uma variedade média-tardia. Uma árvore adulta dá cerca de 20 a 30 kg de ameixas, produz frutos regularmente. Polinizado por Pulkovo húngaro, Volga beauty;
- Greenclod tenyakovsky é uma variedade madura madura parcialmente auto-fértil.
- Mirabelle. Todas as variedades (Amarelo, Grande, Bona, Setembro, Nancy) são caracterizadas por pequenos frutos amarelos brilhantes com um lado avermelhado e polpa densa. O osso se separa facilmente. Mirabelle é bom em conserva, usado para assar.
- Húngaro. As ameixas são perfeitamente armazenadas por até 1,5 meses na geladeira, devido à polpa densa, são adequadas para congelar e fazer frutas cristalizadas. Vinho do aromático húngaro, tem um sabor rico. Variedades populares:
- Bielorrusso húngaro - ameixa parcialmente autértil no meio da temporada; as frutas são roxas com revestimento de cera, tamanho médio; produtividade em média 35 kg.
- Vengerka Pulkovskaya - variedade zoneada, auto-fértil, tardia; no tempo chuvoso, a fruta é propensa a rachaduras.
- Teimoso. As frutas são pequenas, com adstringência específica no paladar, muito densas e, portanto, toleram bem o transporte. Adequado para fazer geléia, geléia e geléia. A teimosia é despretensiosa em relação à iluminação e aos ventos; pode ser plantada em qualquer lugar do jardim, criando uma proteção contra o vento para outras árvores. Variedades conhecidas:
- Raiz de carvalho (região de Volgogrado) - variedade no meio da estação, frutos com peso de 26 g, armazenados por 2-3 semanas;
- Tolerante ao verão é a variedade do Volga Médio, produz frutos no 5-6º ano, os frutos estão bem armazenados, mas a polpa das ameixas está seca.
- Ameixa de ovo (Inglaterra). A forma da fruta se assemelha a um ovo, não transportável devido à polpa delicada. Adequado para consumo fresco e preservação. "Ovos" de ameixa vêm nas cores vermelho, azul e amarelo:
- Azul de ovo - zoneado nos subúrbios, caracterizado por altos rendimentos regulares;
- O vermelho-ovo é de cor pálida, tem um sabor muito mais ácido que o azul-ovo;
- Ovo amarelo da Livônia, ou amarelo de Ochakov - uma variedade de seleção folclórica do Báltico, que também é dividida em zonas na Bielorrússia e no noroeste da Rússia. A planta enxertada produz frutos no 3-4º ano e cresce a partir de brotos de raiz - duas vezes mais tarde.
- Azul de ovo - zoneado nos subúrbios, caracterizado por altos rendimentos regulares;
Uma das ameixas mais deliciosas da região é o amarelo Ochakovskaya, com sabor de mel, mas não é muito frutífero e produz abundantemente a cada poucos anos (este ano, uma colheita esmagadora).
Tamara
//www.forumhouse.ru/threads/4467/page-69
Ameixas amarelas
A base da "sociedade" amarela é mirabelle, seguida por outras variedades:
- Firefly (Eurásia-21 x Volga beauty) é uma variedade no meio da temporada, resistente a doenças e pragas. As culturas são regulares.
- Lodva é uma variedade precoce, auto-fértil (polinizador - Mara), frutas grandes - pesando mais de 30 g, com um osso pequeno. A polpa tem um sabor de caramelo.
- Mara - variedade tardia da Bielorrússia, osso mal separado da polpa; auto-infértil (polinizado por ameixa selvagem comum, variedade Vitba).
- Greengage cedo - ameixa precoce com uma casca azeda fina de um tom esverdeado. A polpa, pelo contrário, é doce como mel.
- Skoroplodnaya - ameixa amadurecimento precoce, a árvore tem uma coroa em forma de leque; produtividade cerca de 9 kg.
Variedades zoneadas (e não apenas)
As variedades de zonas são cultivadas no noroeste, mas as ameixas de outras regiões também produzem frutos:
- Variedades zoneadas na região do Volga e na região de Moscou:
- Alyonushka - uma variedade de crescimento rápido; frutos de cor vermelha saturada, grandes, com ligeira acidez.
- Smolinka - uma variedade precoce e auto-fértil; árvore de tamanho médio; os frutos são lilás escuro, cinza de revestimento de cera; a carne é amarela esverdeada, o osso é difícil de separar.
- Começando - uma variedade madura precoce, entra em fruição no 4º ano; planta de tamanho médio. As frutas são vermelho escuro, agridoce.
- Sonho de Oryol, lembrança de Oryol - variedades parcialmente auto-férteis, árvores florescem em meados de maio, os frutos estão secos.
- Sissy é uma variedade madura precoce, os frutos são vermelhos por fora e amarelos por dentro. Vantagens do Sissy: miniatura - altura até 2,5 m; boa resistência ao gelo, o osso é facilmente retirado. Desvantagens: frutos em ruínas, entrada tardia em frutos (no quinto ano), botões de flores podem congelar. Recomenda-se crescer além da zona sudoeste da região de Leningrado.
- Bola vermelha - é preferível crescer em uma zona mais quente da região, é resistente à clastosporiose.
- Estudo - resistente a doenças, de médio rendimento, parcialmente auto-fértil. Os frutos são oval-ovóides, vermelho-violeta, com revestimento, malhados com pontos subcutâneos, casca de espessura média, polpa agridoce.
- Volga beauty - uma variedade auto-infértil (polinizadores: maturação precoce em vermelho, fazenda coletiva com efeito de estufa); frutos de propósito universal; a resistência do inverno é média.
- A variedade Liizu (ovo amarelo Livonia x Sukhkruploom) foi criada na Estônia, onde o clima é mais ameno, portanto, o Liizu é cultivado em qualquer região da região, exceto a norte. Os frutos são de finalidade universal vermelho-violeta, em forma de ovo. A variedade é auto-infértil, para polinização use ameixas Skorospelka vermelho, violeta, manhã. Resistência média à moniliose.
- Variedades da Europa Ocidental Emma Leperman, Edimburgo auto-fértil, vigorosa; tem frutas grandes - verde-amarelo e vermelho escuro com uma tonalidade roxa, respectivamente. Zoneado na região de Kaliningrado.
- As ameixas da seleção finlandesa são auto-férteis, mas também são plantados polinizadores, resistentes ao inverno e com frutos doces:
- Kuokkala (Kuokkala) - uma variedade da cidade de Jyvaskyla com galhos flexíveis; o tamanho da fruta não é incrível, mas há muitos.
- Parikkalan Tummaluumu - variedade no meio da temporada; polinizador para variedades amarelas.
- Kuntalan Punaluumu (Kuntalan Punaluumu) - uma ameixa madura precoce com frutas aromáticas; altura média.
- Sinikka (Sinikka) - uma variedade tardia, popular em sua terra natal, e agora na região de Leningrado, devido à doçura do mel pela fruta, que pode discutir com os húngaros do sul.
- Vaarin Siniluumu (Vaarin Siniluumu) - frutas com polpa marrom, a cor principal é azul escuro, doce.
Autonomia
A capacidade de poluir sem a participação de insetos é uma qualidade valiosa de um pântano. Não existem variedades de ameixa auto-férteis. Para obter altos rendimentos, próximo à ameixa auto-fértil, é aconselhável plantar 1-2 outras variedades. Para ameixas com auto-fertilidade parcial, isso se torna obrigatório. A variedade de polinizadores deve florescer simultaneamente com a árvore polinizada.
Não se preocupe com a polinização. Perto, afinal, nas pessoas vizinhas, as ameixas crescem? Tudo vai ficar bem! Todos os anos temos ramos de ameixa, e este ano é especialmente abundante, embora nenhuma abelha tenha voado durante a floração. E ninguém realmente escolheu polinizadores para suas árvores, e as abelhas apareceram duas semanas depois de todas as árvores frutíferas terem florescido, mas havia muitas maçãs, peras, ameixas, cerejas! A natureza sempre encontrará seguro em caso de força maior.
rc12rc
//www.forumhouse.ru/threads/4467/page-25
Se não houver polinizador por perto, então:
- outro tipo de broto é enxertado na coroa, que servirá como polinizador;
- entre os ramos floridos, um buquê de ameixa é fixado em uma jarra de água, colhida em árvores que crescem muito. Até que desapareça, os insetos terão tempo para "manchar" a árvore com seu pólen.
Até certo momento, não me perguntei por que minha ameixa, entediada e sozinha no meio do jardim, não permaneceu por um ano com galhos vazios. Mas percebeu-se que, depois de fontes de frutas ventosas ou úmidas frias, embora não muito menos, mas não muito. Penso que seja uma variedade auto-fértil (grandes frutos redondos de cor azul) ou isso se deve a húngaros selvagens crescendo nas proximidades.
Das ameixas auto-férteis mais produtivas da região de Leningrado, podemos distinguir as seguintes variedades:
- A faísca amadurece tardiamente, com um alto rendimento estável, e dá frutos seriamente aos 3-4 anos de idade, quando outras ameixas apenas "aceleram"; frutos ovóides de resistência média, amarelos com um blush. A polinização é segurada pela Red Ball, Sister Dawn, Dawn.
- Moscou Húngara - ameixa tardia perto de Moscou, frutos de cor vermelho escuro, azulados de uma espessa camada de cera.
- Húngaro comum - uma variedade de seleção folclórica, de tamanho médio, caracterizada pela entrada tardia em frutos (pelo 5-6º ano); meio resistente à seca e ao gelo. Frutos de forma elipsoidal irregular, não se desfazem, a carne é áspera, mas suculenta. A produtividade está aumentando na empresa com Anna Shpet, Greengage Altana, húngaro italiano.
- A memória de Timiryazev é uma variedade médio-tardia, os frutos são doces, as sementes se separam facilmente, a resistência ao gelo é média, a planta é suscetível a ataques de ácaros e o rendimento é alto. Recupera-se rapidamente após danos.
- Pulkovo húngaro - variedade tardia, frutos de cor vermelho escuro com polpa amarela. Por segurança, é polinizado pelas variedades Skorospelka vermelho, Moscou húngara, vermelho inverno.
- Viola - variedade média resistente ao inverno tardio; a cor principal da fruta é verde, o tegumento é azul. Polinizadores: Húngaro Kuybyshevskaya, Red Skorospelka, Lada.
- Tula Black é uma variedade médio-tardia, o rendimento médio é de 12 a 14 kg, o máximo - até 35 kg. Pode ser propagada por brotos de raiz e estacas verdes.
Eu tenho dois húngaros que crescem na Itália, tem cerca de 25 anos, colhidos sob condição de proteção contra doenças e pragas. É mais difícil proteger da mariposa antes de amadurecer. Frutas pesando 70-90g!
Nadiia37
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11065
Ameixas com auto-fertilidade parcialmente pronunciada:
- Belle TSGL - ameixa no meio da estação, massa de frutas 40-50 g; resistente à maioria das doenças. Polinizadores são variedades Eurasia-21, Vengerka Voronezh.
- Carne vermelha - possui frutas de framboesa avermelhada, pesando até 50 g; médio, propenso a congelamento. É polinizada com as ameixas Skoroplodnaya e Ussuriysk.
- Bielorrusso húngaro - ameixa no meio da temporada, não sofre de cleasterosporiose. Polinizadores: Kroman, Blufrey, Victoria, Perdrigon.
A propósito, depois que as ameixas secas vizinhas piscaram, meu rendimento amarelo caiu drasticamente. E os primeiros 2 anos foram baldes. Coincidência ou deixou sem um polinizador - eu não sei.
olga_a09
//forum.ditenok.com/showthread.php?p=4404598
Fatores adicionais de seleção de variedades
O clima do Noroeste é caracterizado por chuveiros curtos, nevoeiros, umidade úmida, e o sol está em grande déficit aqui. Em tais condições, o dreno deve ter a imunidade adequada.
Resistência ao botão de flor
As geadas e o degelo do inverno no noroeste atingem os botões das flores - a chave para uma colheita futura. Fracas a este respeito são as variedades:
- Pchelnikovskaya - ameixa auto-fértil no meio da temporada; geralmente apresenta boa resistência ao inverno, os botões de flores se tornam os mais vulneráveis na junção do inverno e da primavera.
- O amarelo de Pavlovskaya é uma variedade relativamente estável contra doenças fúngicas; em alguns anos, ele sofre invasão de pulgões; notável para frutificação regular; botões de flores congelam no inverno a temperaturas abaixo de -27sobreC.
- Seaside - uma variedade de seleção folclórica de Ussuri; dá pequeno volume (10-12 kg), mas as colheitas regulares, os frutos são amarelos, com armazenamento a longo prazo, mantêm sua forma, mas perdem o sabor. A resistência da madeira ao gelo é alta e os botões de flores são médios.
- Um presente para São Petersburgo - uma variedade precoce, uma árvore de 10 anos de idade dá 27 kg de saborosa fruta amarela, com tendência a derramar; a resistência à claustosporiose é alta; botões de flores sofrem com geadas de retorno.
Os botões de flores não congelam em variedades:
- Stanley - "americano", obtido através do cruzamento da ameixa francesa Pruno d'Agent e do grão-duque americano. A variedade incorpora as qualidades dos húngaros e a forma ovóide da fruta. A resistência dos botões de flores ao congelamento prova a história de vida de Stanley, de 92 anos.
- Greenclod Tambovsky - coroa notável, crescendo mais em largura do que em altura, que deve ser considerada no momento do pouso; os frutos são violeta-preto, com frutificação a partir do 3º ano.
- Zyuzina negra - nomeada em homenagem à vila de Zyuzino, onde essa variedade foi criada; amadurecimento tardio; o fruto é azul profundo; as ameixas processadas mantêm uma cor rica.
- Colheita precoce - amadurece no final de julho, os frutos são de cor amarelo esverdeado, sob uma fina pele ácida que esconde uma polpa densa com sabor a mel.
Eu gosto da variedade de ameixas Stanley (ou Stanley). A variedade é de alto rendimento.Os frutos são muito bonitos, grandes, ovais, azuis escuros. Tem um sabor agridoce. Pode ser enlatado e seco. Muito saborosos são obtidos na forma seca.
Teixo
//chudo-ogorod.ru/forum/viewtopic.php?f=51&t=866
Resistência ao vento
Em uma região onde ventos fortes e até tornados não são incomuns, o lema para escolher uma variedade é quanto menor, melhor. Não exceder 2,5 m de variedades de ameixa:
- Doces
- Piramidal
- Greenclod tenkovsky,
- Bola vermelha
Parece um anão no fundo de outra noite de Omsk, cujo crescimento atinge um máximo de 1,4 m. As ameixas altas (Yakhontovaya, Anna Shpet) são enxertadas em um material anão ou subdimensionado.
Minha Anna Shpet, há vários anos, estava sobrecarregada por um vento forte, arrancando parte das raízes. Se você ocasionalmente tiver furacões, considere Anna Shpet como um consumível. Os frutos são completamente inadequados para congelamento. Após o degelo, o sabor se deteriora acentuadamente, a polpa se transforma em uma massa gelatinosa. Nesse sentido, Anna Shpet não é concorrente nem de uma ameixa de cereja sem raízes.
bauer
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11043
Tempo de amadurecimento
A estação de crescimento na região é de 150 a 173 dias. É claro que as variedades precoces e médias são mais propensas a dar uma colheita.
- Primeiras séries - a primeira década de agosto:
- Skoroplodnaya tem uma coroa em forma de leque, pequena amarela com uma fruta corada.
- O vermelho de maturação precoce é relativamente estável contra a clasterosporiose; com o aumento da umidade, os frutos perdem a doçura; as desvantagens incluem não amadurecimento e derramamento de frutas. Os polinizadores desejáveis incluem Pulkovo húngaro e Moscou, fazenda coletiva de estufa, inverno branco. O próprio Skorospelka red, por sua vez, é um polinizador insuperável para muitas variedades.
- A barraca é caracterizada por resistência não madura à doença; resistência relativa do inverno. A cor da fruta é roxa, por dentro é amarelo-vermelho. A polpa tem um nível elevado de açúcar.
- Época média (10 a 25 de agosto):
- Rodada de amadurecimento precoce - ameixa auto-fértil, resistência ao inverno em altura, resistência média a doenças, tempo de amadurecimento médio, árvore de tamanho médio com uma coroa que se espalha, os frutos são vermelho-violeta escuro com uma ligeira flor azulada, polpa amarela, doce e azeda, até 10 g, rendimento em uma média de 10-15 kg.
- Nika é uma ameixa auto-infértil, o pólen de Donetsk e o greengrod húngaro são adequados como polinizadores. Resiste bem a doenças, com um pequeno rendimento, os frutos aumentam e vice-versa, com uma diferença de cerca de 20 g. A frutificação é irregular.
- Bogatyrskaya - crescimento médio; os frutos são grandes, universais, transportáveis. Uma árvore de 5-6 anos produz rendimentos de 50 a 70 kg. Desvantagem: com uma colheita abundante, os galhos quebram.
- Variedades tardias (final de agosto - início de setembro):
- O preto de tula é uma variedade local, meio tarde, mas mais perto; auto-infértil; os frutos são azuis para pretos; possui alta capacidade de recuperação após fortes geadas; regularmente dá frutos.
- Bolkhovchanka é zoneada na região da Terra Negra Central; a robustez do inverno da madeira e dos botões de flores é boa, a ameixa é auto-infértil (polinizadores: fazenda coletiva Renklod, Record); as frutas são grandes, de bom gosto.
- O prêmio Rossoshanskaya é uma árvore de tamanho médio, com frutos ovais de cor vermelho escuro; a polpa tem uma consistência granular-fibrosa, suculenta. A ameixa hiberna bem; frutificação anual.
Em julho, todos são confundidos com um pêssego e, no início de agosto - com maçãs chinesas. As ameixas são grandes, saborosas, doces, com uma leve acidez. O único, na minha opinião, é a auto-infertilidade. Há também ameixas comuns no jardim, saborosas, mas inferiores às chinesas.
Naka
//www.websad.ru/archdis.php?code=278564
Sempre havia apenas frutas para experimentar o meu vermelho de amadurecimento precoce, e o sabor e tamanho, conforme descrito, são técnicos. E neste ano as vacinas contra o Tula black estavam florescendo em outra árvore, e meu Skorospelka amarrou muitas frutas, como se de uma qualidade diferente: grande, bonita e saborosa. Todos os anos, está florescendo, mas aparentemente não é adequado.
Barberry
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=37&t=6222&start=315
Plante o preto de Tula! Todo ano quebra sob o peso de frutas saborosas, exceto, é claro, o terrível ano de 2006.
Conservador
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=15833&st=0
Dado o clima da região de Leningrado, as variedades de ameixa dessa região devem ser resistentes ao inverno, auto-férteis, de alto rendimento e resistentes a doenças. Árvores com copas compactas são preferíveis - elas são convenientes para aparar e colher, bem como resistem aos ventos.