As cercas são um elemento integrante do arranjo das áreas suburbanas. As proteções servem não apenas proteção confiável contra olhares curiosos e "convidados" indesejados. Eles são o toque final na integridade do conjunto arquitetônico. Cercas bonitas, elegantes e confiáveis, sendo a "face" do site, são projetadas para manter suas qualidades estéticas. Ao organizar qualquer barreira, atenção especial é sempre dada à seleção e instalação de elementos como postes de apoio. Os postes de vedação do tipo “faça você mesmo” apropriados aumentarão a força da estrutura e a complementarão em design e estilo.
Seleção de materiais para a disposição de postes
Escolhendo o material para os postes de apoio, é necessário focar no fato de que eles devem suportar a carga criada pelas seções da cerca, choques mecânicos e fortes cargas de vento. Na construção suburbana, a construção de cercas geralmente utiliza postes de metal, madeira, concreto ou tijolo.
Os postes metálicos são de aplicação universal, pois são adequados para a construção de cercas de grade ou rede de metal, cercas de madeira, seções de plástico e papelão ondulado.
Uma árvore de qualidade é cara. Infelizmente, mesmo as espécies de árvores de alta qualidade não são particularmente duráveis ao ar livre. Em comparação com postes de metal, cuja vida útil é de cerca de meio século, as estruturas de madeira, mesmo com tratamento adequado, não podem durar mais de duas a três décadas. Portanto, na maioria das vezes eles são usados no arranjo de sebes baixas, jardins frontais e cercas temporárias.
É aconselhável instalar postes de concreto e tijolo apenas com cercas pesadas. No entanto, às vezes as pessoas instalam pilares de tijolo como decoração. Nesse caso, eles servem como um excelente "cartão de visita" para um site rico.
Marcando a cerca
Ao decidir construir uma cerca, é necessário delinear sua localização no local e calcular futuros pilares. O cálculo adequado evitará entortar e bloquear o invólucro do edifício durante a operação.
O número necessário de colunas é calculado dependendo do comprimento de toda a estrutura envolvente e do tamanho das seções da cerca.
Opções tecnológicas para instalação de postagens
O método de instalação de postes para a cerca é determinado pelo recurso de design da cerca e pela natureza do solo.
O caminho universal - concretagem
A instalação de postes de vedação de maneira universal é adequada para a instalação de estruturas metálicas, de concreto armado e de madeira em solos estáveis e não saturados. Esse método envolve cavar um buraco sob o suporte, instalar a própria coluna e preencher o espaço restante com concreto.
Você pode aumentar a eficiência da perfuração com a ajuda da água, que é derramada no buraco e esperar 10 a 15 minutos para que a terra fique mais macia e flexível.
Para instalar postes de até um metro e meio de altura, basta cavar um buraco com 0,5 m de profundidade e para a instalação de postes superiores - 0,8 m. Em média, um post está enterrado com 1/3 do seu comprimento.
Dica. Basta usar uma broca, cujo diâmetro das lâminas corresponde totalmente ao diâmetro da coluna. Isso evitará o "fluffing" da área do poço: os postes entram firmemente no solo e não requerem concretagem adicional. Mas esse método requer proficiência em perfuração estritamente vertical.
Mas como instalar postes de vedação em solos "complexos" com um alto nível de água subterrânea? De fato, nessas condições, é necessário aprofundar a estrutura de suporte abaixo do nível de congelamento do solo, e este é um evento problemático e caro com a concretagem tradicional de concreto. Nesses casos, antes de instalar os suportes, o fundo do poço é revestido com uma camada de entulho de 15 a 20 cm de altura.
Uma "almofada" de pedra triturada atua simultaneamente como uma drenagem da estrutura de suporte e suaviza os efeitos das forças de geada. A camada de pedra britada não deve atingir o nível do solo entre 12 e 15 cm: o espaço restante do furo é concretado com uma argamassa fresca.
Entupimento de pilares de suporte de estruturas metálicas
A condução com vara é uma das maneiras mais fáceis e baratas de montar estruturas metálicas de suporte.
O projeto é um segmento de tubo com um metro de comprimento, cuja extremidade é bem soldada e pesa de 15 a 20 kg. Ao embarcar no cabeçote, a guia da estrutura está localizada no tubo, o que permite aumentar a precisão do golpe, uma vez que deve ser realizada estritamente ao longo do eixo do objeto.
Ao dirigir os postes usando o cabeçote, podem surgir dificuldades ao levantar a estrutura. Você pode facilitar o trabalho soldando alças longas, que, como estão entupidas, são reorganizadas na posição mais conveniente.
Construção de uma base de concreto para uma cerca de tijolo
Tradicionalmente, esses pilares são montados em uma faixa de concreto ou fundação de coluna. A fundação da tira é uma tira contínua de concreto armado com uma profundidade de 500 a 800 mm, cuja largura é 100 mm maior que a largura da cerca.
Para erguer tal fundação, é necessário cavar uma vala. Os tubos são conduzidos para o fundo da vala, que posteriormente servirá de base para os pilares de tijolo.
Uma cofragem é instalada em torno do perímetro da vala de forma a evitar a perda de umidade da argamassa de concreto e fornecer impermeabilização à estrutura.
A montagem da cofragem é mostrada claramente no vídeo:
Depois de arrumar as formas, eles começam a tricotar a gaiola de reforço e encher a vala com argamassa de concreto. O concreto endurece em 5 dias, mas a cerca pode começar a ser erguida alguns dias após a fundação.
Instalação de pilares - estacas parafusadas
O uso de estacas pode reduzir significativamente o custo do processo de construção. O custo de uma base de rosca é uma ordem de magnitude inferior à colunar ou fita tradicional.
As estacas são montadas facilmente manualmente ou com o uso de mecanização em pequena escala. Eles, como "parafusos", são aparafusados no chão, compactando o espaço entre lâminas à medida que se aprofundam e formam uma base confiável para estruturas de edifícios pesados.