Pear Just Maria - não apenas uma variedade

Pin
Send
Share
Send

Pear Just Maria é amplamente conhecido na Bielorrússia e na Rússia. Uma variedade jovem e promissora conquistou uma participação de mercado considerável entre um grande número de variedades de peras. Quais propriedades contribuíram para isso, o que é apenas Mary e como cultivá-la.

Descrição da variedade e suas características completas

Variedade de pêra Just Maria foi destacada no Instituto Bielorrusso de Fruticultura em 1996 e em 2005 foi transferida para testes estaduais de variedades. Foi incluído no Registro Estadual em 2013 na Região Central.

A árvore é de tamanho médio e cresce rapidamente. Aos dez anos, a altura chega a três metros. A coroa é piramidal larga, com um diâmetro de até 2,5 metros, a densidade é média. Tipo misto de frutificação - a maioria das frutas é formada nas micose e lanças. A resistência do inverno é alta. Resistência ao gelo - até -38 ° C. Após o congelamento, as plantas se recuperam rapidamente e produzem bons rendimentos que variam de 40 a 70 kg por árvore. Só que Mary é resistente a crostas, câncer bacteriano e septórios. A infertilidade é de 3-4 anos após o plantio. Parcialmente auto-fértil, portanto, o número máximo de frutos pode ser alcançado colocando variedades de peras próximas, como Pamyat Yakovlev, Koschia, Duchesse e outras que coincidem em termos de floração. O vencimento tardio é de outubro a novembro.

Os frutos são em forma de pêra e têm um peso médio de 180 gramas. Eles podem crescer até 220 gramas, às vezes mais. Durante o período de colheita, sua cor é amarela clara, com um bronzeado rosa claro em uma pequena área. Numerosos pontos subcutâneos em verde são claramente visíveis. A pele é delicada, fina, suave, brilhante. Sem ferrugem e aspereza. A polpa é de sabor médio-denso, branco-amarelado, suculento, de grão fino, agridoce e agradável. Os provadores avaliaram 4,8 pontos; de acordo com os jardineiros, Mary simplesmente merece uma classificação mais alta. E também muitos acreditam que o sabor de seus frutos excede os padrões industriais conhecidos da Europa, como Williams, Bere Bosque e outros. Nomeação de frutas - sobremesa. Ao remover frutos levemente maduros de uma árvore, a transportabilidade e a manutenção da qualidade são boas. Na geladeira, as frutas podem ficar até janeiro, amadurecendo gradualmente.

Os frutos de Just Mary têm formato de pêra e peso médio de 180 gramas

Vantagens e desvantagens

Resumindo, podemos destacar as principais qualidades da pêra Just Maria. Suas vantagens:

  • Maturidade antecipada.
  • Resistência do inverno.
  • Resistência ao gelo.
  • Imunidade a doenças subjacentes.
  • Produtividade
  • Apresentação e sabor da fruta.
  • Crescimento curto de árvores.

Não foi possível encontrar deficiências.

Vídeo: Just Maria Pear Harvest Review

Plantando uma pêra Just Mary

Para plantar uma pêra, primeiro você precisa encontrar um local adequado para isso. Somente criando condições favoráveis ​​para a vida de uma árvore podemos esperar rendimentos altos e estáveis ​​dela. Uma pêra não gosta de ventos frios do norte, correntes de ar e sombras profundas. De todo modo, ela se recusará a crescer em lugares pantanosos e inundados, e em solos com alta reação alcalina, ela sofrerá.

Os melhores resultados podem ser alcançados plantando Just Maria em uma pequena encosta na direção sul ou sudoeste com proteção natural do norte ou nordeste na forma de um muro de construção, cerca ou árvores grossas. Na ausência de tal proteção, é possível instalar pela primeira vez escudos especiais pintados de branco. Essa cor reflete os raios do sol e cria aquecimento adicional e melhor iluminação da coroa. O solo precisa de solo solto e bem drenado, com uma reação neutra ou levemente ácida. O pH pode estar na faixa de 5,5-6, mas possivelmente 4,2-4,4. Neste último caso, como observado por algumas fontes, a incidência de sarna é praticamente excluída.

É bom que, do norte ou nordeste do local da plantação, haja árvores grossas que protejam a árvore jovem dos ventos frios

Embora você possa plantar uma pêra no outono, mas neste caso existe um alto risco de que uma árvore fracamente enraizada não tolere mal as geadas do inverno. Isso é especialmente crítico para as regiões do norte. Portanto, o plantio no início da primavera é recomendado quando os brotos ainda não floresceram e o fluxo de seiva ainda não começou.

É aconselhável comprar uma muda no outono - neste momento, há uma escavação maciça delas em viveiros, o que leva a uma grande variedade de materiais de plantio variados e de alta qualidade. A idade das mudas não deve exceder dois anos, é melhor, mesmo que anual. Essa idade é ideal para a sobrevivência de uma árvore. Ele crescerá rapidamente e dará frutos mais cedo. Ao comprar, eles examinam a condição da muda - suas raízes devem ser saudáveis, bem desenvolvidas, sem crescimentos e cones. A casca é limpa, lisa, sem rachaduras e danos.

Ao comprar, eles examinam a condição da muda - suas raízes devem ser saudáveis, bem desenvolvidas, sem crescimentos e cones

Para que a muda seja bem preservada até a primavera, ela deve ser escavada no jardim. Para fazer isso, cave um pequeno poço de 30 a 40 centímetros de profundidade e cerca de um metro de comprimento. Uma pequena camada de areia é derramada no fundo, a árvore é colocada com raízes no fundo, com uma coroa na borda do poço, as raízes são aspergidas com areia e regadas. Primeiro, as raízes precisam ser mergulhadas em um purê de argila com a adição de verbasco e água. Isso impedirá que sequem. Com o início das primeiras geadas, o poço é coberto com terra até o topo, deixando as extremidades superiores dos galhos na superfície.

Para que a muda seja bem preservada até a primavera, ela deve ser escavada no jardim

Se houver um porão ou adega, cuja temperatura é mantida na faixa de 0 ° C a +5 ° C, é possível salvar as mudas nelas. Só não esqueça que as raízes precisam de um ambiente úmido, para cobri-las com musgo ou serragem, hidratar e colocar um saco plástico. Na embalagem, você precisa fazer vários pequenos orifícios para ventilação. Depois disso, você pode começar a realizar atividades de plantio.

Instruções passo a passo para plantar uma pêra Just Maria

O plantio de pêra é realizado de acordo com o conhecido algoritmo:

  1. No outono, você deve preparar um poço para plantar a futura árvore. Para fazer isso:
    1. É necessário cavar um buraco com um diâmetro de 0,7-0,8 metros e a mesma profundidade. Se o solo neste local for ruim, você deverá aumentar o tamanho do poço. Em solos arenosos, eles podem atingir um metro de profundidade e meio metro de diâmetro, e alguns os tornam ainda maiores.
    2. No fundo do poço escavado em solos pesados, uma camada de drenagem deve ser colocada para drenar o excesso de água. A espessura desta camada é de 10 a 15 centímetros. Para isso, são utilizadas pedras trituradas, cascalho, argila expandida, tijolos quebrados etc. Se o solo for arenoso, em vez de drenar, uma camada de argila é colocada para reter a água.
    3. O poço deve ser preenchido com uma mistura de nutrientes solta, composta por partes iguais de húmus, turfa, chernozem e areia.
    4. Adicione 2-3 litros de cinza de madeira, 300-400 gramas de superfosfato e misture bem.
    5. Cubra o poço com material de cobertura ou outro material impermeável. Isso é feito para que a água de fusão da primavera não lixivie os nutrientes.
  2. Na primavera, pouco antes do plantio, você precisa obter e inspecionar as mudas. Depois de se certificar de que ele passava o inverno normalmente, suas raízes devem ser embebidas por várias horas em água com a adição de estimulantes para a formação de raízes. Pode ser Kornevin, Epin, Heteroauxin e outros.
  3. Abra o poço de aterrissagem e retire parte do solo, de modo que um pequeno buraco seja formado, suficiente para acomodar as raízes.

    As raízes das mudas devem caber livremente no poço de plantio

  4. Um pequeno monte é derramado no meio e, a uma distância de 10 a 15 centímetros do centro, é colocado um pino, a um metro de altura da superfície do solo.
  5. A muda é abaixada para dentro do buraco, colocando o pescoço da raiz no topo e as raízes nas encostas do monte.
  6. Eles enchem a cova com terra e a ramificam. É melhor fazer isso em camadas.
  7. Certifique-se de que o colo da raiz não esteja enterrado. Deixe-o localizado acima do nível do solo por 3 a 5 centímetros. No futuro, quando o solo se estabilizar, o pescoço cairá ao nível do solo - isso é necessário.
  8. Amarre uma árvore a um pino com qualquer material elástico. É impossível apertar o tronco.
  9. Um círculo de tronco é formado ao redor da muda, criando um rolo de terra ao longo do diâmetro do poço de aterrissagem. É conveniente fazer isso com um cortador de avião ou helicóptero.
  10. Regue a árvore abundantemente, umedecendo todo o volume do poço. Como resultado, o solo deve aderir bem às raízes e os seios da face devem ser eliminados.

    Regue a árvore abundantemente, umedecendo todo o volume do poço

  11. Depois que a terra secar, ela deve ser solta e coberta com grama recém cortada, serragem podre, agulhas de pinheiro, etc.

    Após a rega, o solo deve ser coberto.

  12. O último estágio do plantio é a poda de uma muda a uma altura de 60 a 80 centímetros. Se houver ramos - eles são encurtados em um terço.

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

Para que a árvore dê frutos a tempo e produza regularmente grandes quantidades, os principais estágios de cuidados devem ser realizados.

Rega

Uma pereira, especialmente uma jovem, precisa de rega regular. Prossiga para eles na primavera, antes do início da floração. Posteriormente, regou com um intervalo de 3-5 semanas, dependendo das condições meteorológicas. A rega não deve ser superficial, o solo precisa ser umedecido a uma profundidade de 30 a 40 centímetros. Depois que o solo secar, o círculo próximo ao tronco deve ser afrouxado. Também é desejável cobri-lo com uma camada de cobertura morta, para evitar que o solo seque rapidamente e reduzir a necessidade de rega. Como cobertura morta, húmus, composto, serragem apodrecida, feno, etc. são usados.

Top vestir

Para o crescimento de uma árvore jovem, a nutrição que foi colocada no poço de plantio é suficiente. A deficiência começará a ser sentida quando a árvore entrar na estação de frutificação. A partir de então, os feeds se tornam regulares e equilibrados.

Tabela: tipos de peras de fertilização, época e métodos de aplicação

NomeDatas de inscriçãoMétodos de aplicação e dosagem
Molho de fertilizantes orgânicos
Adubo, húmus ou turfaPrimavera O intervalo é de 3-4 anos.Para escavação, consumo - 5-6 kg / m2
Infusões orgânicas líquidasEles começam no início do crescimento da fruta, depois outras 2-3 vezes com um intervalo de 2-3 semanasUma infusão concentrada é preparada. Para isso, dois litros de verbasco, um litro de fezes de pássaros ou cinco quilos de grama fresca são derramados com um balde de água e insistidos em um local quente por uma semana. Filtre e dilua com água na proporção de 1 a 10. Para irrigação, use um balde por metro quadrado.
Fertilizantes minerais
Nitrogênio (uréia, nitrato de amônio, niroammofoska)Primavera Anualmente.Para escavação, consumo - 20-30 g / m2
Potassa (sulfato de potássio, monofosfato de potássio)O começo do verãoDissolvido com água durante a irrigação, vazão - 10-20 g / m2
Fosfórico (superfosfato)Outono Anualmente.Para escavação, consumo - 30-40 g / m2
Fertilizantes minerais complexos são usados ​​de acordo com as instruções em anexo

Poda de pêra

Uma etapa importante da tecnologia agrícola que visa manter as dimensões ideais da coroa, seu espessamento e fecundidade.

Formação de coroas

Pear Just Maria tem uma árvore baixa, para a qual a formação de uma coroa de acordo com o tipo "tigela" é mais aceitável. Este formulário fornece boa iluminação do volume interno da coroa e sua ventilação. Também é conveniente cuidar de tal coroa e colheita.

Instruções passo a passo para formar a coroa de uma pêra como uma "tigela" aprimorada

Esta operação é realizada no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. Como fazer:

  1. A primeira etapa - poda de uma muda, foi realizada durante o plantio.
  2. Após um ou dois anos, três ou quatro ramos que crescem em direções diferentes são selecionados no tronco. E também devem ser espaçados ao longo da altura do cano com um intervalo de 15 a 20 centímetros. Estes são futuros ramos esqueléticos. Eles devem ser encurtados em 30%.
  3. Todos os outros ramos são cortados "no anel".
  4. O condutor central é cortado sobre a base do ramo superior.
  5. Após um ou dois anos, dois ramos da segunda ordem são selecionados em cada ramo esquelético. Eles devem estar no lado superior do ramo esquelético. A distância entre os ramos da segunda ordem é escolhida igual a 50-60 centímetros. Eles são cortados em 30-40%.
  6. No futuro, eles garantirão que nenhum dos ramos se torne dominante e não assuma o papel de condutor central. Isso é feito encurtando os galhos, mantendo o mesmo comprimento.

    Uma coroa em forma de "tigela" aprimorada pode suportar grandes cargas de colheita

Ajustar corte

A regulação do espessamento da coroa é realizada no início da primavera, cortando "no anel" parte dos brotos que crescem dentro da coroa e espessando-a. Não é necessário afinar excessivamente a coroa, pois isso perderá parte da colheita.

Colheita de suporte

Para manter altos rendimentos, brotos verdes jovens são encurtados em 10 a 12 centímetros no início do verão. Isso causa sua ramificação adicional, novas luvas e lança nas quais os botões de flores são colocados. Essa técnica é chamada de cunhagem.

Poda sanitária

É realizado no final do outono, quando o fluxo de seiva é interrompido. Galhos secos, doentes e feridos são cortados “dentro do ringue”. De acordo com os resultados do inverno, podem ser necessárias podas adicionais no início da primavera de galhos congelados ou quebrados.

Requisitos de corte

Para que a árvore tolere bem a operação de galhos de poda, seu comportamento deve ser guiado por certas regras:

  • A ferramenta deve estar intacta e afiada.

    A ferramenta de corte deve ser nitidamente afiada

  • Antes de usar, a ferramenta é desinfetada com peróxido de hidrogênio, álcool ou solução a 1% de sulfato de cobre. Não use gasolina, querosene, solvente ou outros produtos petrolíferos.
  • Ao podar galhos, você não pode deixar cânhamo e nós. Secam posteriormente, nutrem a umidade e criam um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos.
  • Se necessário, corte um galho grosso, isso deve ser feito em partes, em alguns truques. Isso evitará danos aos galhos vizinhos.
  • Após o corte, todas as seções com diâmetro superior a dez milímetros devem ser limpas com uma faca e cobertas com uma camada de verniz ou tinta de jardim.

Ao escolher uma var de jardim, deve-se dar preferência a uma feita com base em materiais naturais, como lanolina, cera de abelha, etc. Uma var de jardim com base em petrolato ou em outros produtos derivados de petróleo é prejudicial à planta.

Doenças e Pragas

Alta imunidade Apenas Mary para as principais doenças permite que um jardineiro diligente faça apenas medidas preventivas.

Tabela: medidas básicas para a prevenção de doenças e pragas de peras

EventosÂmbito do trabalhoDatasEfeito alcançado
As folhas caídas, as ervas daninhas, etc. são coletadas e queimadas.A cinza resultante é usada como fertilizante.NovembroPragas de inverno e esporos de patógenos fúngicos são destruídos
Poda sanitária seguida de queima de galhos cortadosNovembro, março
Cal de calO caule e os ramos esqueléticos são branqueados com argamassa de cal com a adição de 1% de sulfato de cobreNovembroDesinfecção da superfície do córtex, obstrução do movimento de insetos na coroa
Escavação de troncos em uma baioneta de uma pá com um giro de camadas de terraNovembroAs pragas do inverno sobem à superfície, que são afetadas pela geada e (ou) tratamento com sulfato de cobre
Tratamento com vitríolo azulSolo pulverizado e copa com solução a 3% de sulfato de cobre ou líquido de BordeauxNovembro, marçoDesinfecção e prevenção de fungos e insetos
Instalação de cintos de caçaUm tronco de árvore a uma altura de 50 a 60 centímetros é enrolado com uma tira de material de cobertura, um filme espesso etc. A borda superior é enrolada e a borda inferior é endireitada na forma de um cone.MarçoImpede o movimento de pragas para a coroa
Tratamento de pesticidasPulverizado com DNOC uma vez a cada três anos, Nitrafen - nos anos restantesMarçoTem um efeito eficaz em todos os fungos e insetos conhecidos.
Tratamento fungicida sistêmicoAplique os medicamentos testados:
  • Velocidade;
  • Refrão;
  • Quadris;
  • Portões;
  • Topázio e outros.
A primeira vez após a floração, depois durante a estação, com um intervalo de 2-3 semanas.Prevenção eficaz de todas as doenças fúngicas.

Possíveis doenças

Nos anos brutos, violando as regras para a implementação de medidas preventivas, é possível a ocorrência de doenças fúngicas.

Moniliose (queimadura monilial, podridão de frutas)

Este fungo afeta quase todas as frutas de caroço e colheitas de caroço. A infecção geralmente ocorre na primavera, quando as abelhas coletam néctar das flores e espalham esporos do patógeno em suas patas. A derrota começa com uma flor, depois o fungo penetra nos brotos e depois nas folhas. Brotos caídos e enegrecidos parecem carbonizados. Se tais sinais forem encontrados, os brotos afetados devem ser cortados com uma porção de madeira saudável, com 2 a 30 centímetros de comprimento.

No verão, o fungo infecta os frutos com podridão cinzenta, após o que eles se tornam inutilizáveis. Tais frutas também devem ser colhidas e destruídas. Tratamentos oportunos e regulares de fungicidas previnem a doença.

No verão, a moniliose afeta a fruta da pêra com a podridão da fruta.

Sarna

É improvável que o jardineiro tenha que lidar com esta doença se tiver tomado medidas preventivas. Mas os sinais da doença não vão doer saber. Geralmente começa com o aparecimento na parte inferior das folhas de manchas aveludadas de cor verde-oliva. Em seguida, se espalha para os frutos, formando pontos de putrefação sobre eles, rachaduras na pele e endurecimento da polpa. Tais frutas não amadurecem e são inadequadas para alimentação. Eles devem ser coletados e destruídos, e a coroa tratada com fungicidas.

A crosta nas folhas da pêra forma manchas de cor verde-oliva, espalhando-se pelos frutos, cobrindo-as com manchas podres e rachaduras

Fungo de fuligem

Geralmente este fungo aparece após o pulgão. Suas secreções doces são um terreno fértil para o fungo. A derrota parece um revestimento preto nas folhas e frutas, lembra fuligem. Antes de tudo, é necessário combater os pulgões, e o fungo é destruído por fungicidas.

A derrota da pêra com um fungo fuligem parece um revestimento preto nas folhas e frutas, lembra fuligem

Pragas prováveis

Inseticidas, por exemplo, Decis, Fufanon, Spark, Spark-Bio ajudam a combater pragas.

Pulgões

Geralmente se instala na parte de trás das folhas, bem como em brotos jovens. Como regra, ele entra na árvore com a ajuda de formigas, que a carregam e depois se alimentam de doces secreções.

Como regra, a árvore pulgão entra com a ajuda de formigas, que a trazem e depois se alimentam de secreções doces

Traça de pêra

Como outras mariposas, esta borboleta cinzenta põe ovos no solo dos troncos. Lagartas rastejantes rastejam para a coroa e penetram nas frutas.

Traça de pêra coloca ovos no solo

Besouro de pêra

Representante de um número bastante grande de gorgulhos. Invernos no solo. Com o início da primavera, o solo começa a esquentar e os besouros se arrastam para fora, escalam uma árvore e começam a devorar o interior das frutas e dos brotos. Neste momento, você pode tirar proveito do recurso dos besouros para estar em um estado de estupor a baixas temperaturas. De manhã, quando ainda está frio e o ar não aqueceu acima de +5 ° C, é preciso espalhar um pano ou filme debaixo de uma árvore e sacudir os besouros. O tratamento com inseticida completará o processo.

Comedor de floração de pêra come conteúdos de flores

Comentários de Grade

Just Maria Tipo de seleção de BelNIIP. Outono amadurecendo, resistente ao inverno, frutífero. A árvore é de tamanho médio, uma coroa de densidade média, de largura piramidal. Relativamente resistente a sarna, septoria e câncer bacteriano. Entra frutificação no 3º ano, frutificação mista, regular. As frutas são grandes (180-190 g), em forma de pêra. A cor principal é amarela clara, rosa tegumentar na forma de um bronzeado claro. A pele é lisa, brilhante. A carne é amarelada, macia, oleosa. Avaliação do paladar - 4,8 pontos. Resistência ao gelo -38 graus. O prazo de consumo é de outubro a novembro.

vinha, Tolyatti

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9657

Acabei de ser Maria há 7 anos, não posso dizer nada de bom, todo ano o ovário inteiro é jogado por uma árvore separada, as flores são muito sensíveis à geada da primavera, por exemplo, este ano é um 0 completo, embora haja um Williams vermelho enxertado na coroa de Yurathe com a colheita. Não é nada de especial para provar, perde para confissões e williams, na minha opinião é gostoso, as frutas são grandes, lindas, sim, mas são muito pequenas, elas amadurecem rapidamente, em geral eu vou refazer a fermentação, a variedade não é para todos

Roman83, Bielorrússia

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9657

Re: Just Maria. Tenho até agora 5 anos. E os dois anos em que a colheita deveria ser (botões de flores claramente diferiam dos habituais) um zero sólido. No ano passado, as frutas que foram colocadas foram rachadas e apodrecidas. Isso é muito estranho. Este ano, apenas um rim inchado sobreviveu (em março +8, no início de abril -7 geadas), e essa geada o fez ruir. Mas ficando louco. Vejamos o próximo ano.

Doctor-KKZ, Bielorrússia

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9657

Eu tenho uma variedade crescente de Maria. Vacinado em marmelo. A árvore é subdimensionada, com uma coroa compacta, os frutos são armazenados por algum tempo. Eu também gosto do sabor. Nada realmente doente. Tratamentos padrão. Pêra no final do inverno. Variedade Just Maria - este é o período de maturação do outono, seleção bielorrussa.

ptichka, Kiev

//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=747534

A variedade de pêra Just Maria tem muitas vantagens e praticamente não há falhas. Pode ser cultivada tanto em jardinagem doméstica quanto em hortas. De interesse comercial. Concorre com bom gosto com as variedades de referência européias. Definitivamente, pode ser recomendado para cultivo em muitas áreas da Faixa do Meio.

Pin
Send
Share
Send