As cerejas com sabor de torta suculenta são amadas e plantadas em áreas do sul da Rússia, Sibéria e nas regiões ocidentais. Por alguma razão, às vezes parece que nos jardins sob supervisão vigilante, sob controle da acidez, abundância de fertilizantes e rega regular, a colheita é imprevisível e uma cereja solitária cresce ao lado da cerca. Os galhos não são aparados, a coroa não é formada, o tronco não é embranquecido, mas todos os anos é coberto de bagas.
O que são variedades auto-férteis e auto-polinizadas
Na descrição de variedades de cerejas, os conceitos são auto-férteis, parcialmente auto-férteis e auto-inférteis. Nas variedades auto-férteis, cerca de 40% das flores são fertilizadas. Em variedades parcialmente auto-férteis, esse indicador não é superior a 20%. As variedades auto-inférteis de cerejas, na ausência de polinizadores, podem fornecer no máximo 5% do ovário do número total de flores.
Para a fertilização, a flor requer que o pólen do estame caia no estigma do pilão. Mecanicamente, a transferência de pólen pode ser realizada por meio de insetos, vento, com a participação de humanos ou sem intermediários em plantas autopolinizadas. Nesse caso, a polinização ocorre dentro da mesma flor ou planta.
Com a autopolinização, as plantas estão em desvantagem, pois na verdade a informação genética é praticamente inalterada. As principais qualidades para a sobrevivência são variabilidade e adaptabilidade, obtidas por polinização cruzada devido a várias combinações de genes parentais. Para proteger as plantas da degeneração durante a evolução, mecanismos especiais de proteção foram desenvolvidos. Como regra, o filamento do estame é mais curto nas flores e o estigma do pilão está localizado significativamente mais alto que as anteras. Além disso, o pólen, mesmo tendo caído no pilão, não é capaz de germinar em sua própria planta e não pode fertilizar o ovário. Daí a definição de "auto-infértil".
Variedades auto-inférteis requerem a vizinhança de outras variedades de cerejas e até cerejas. No entanto, outras árvores desse tipo também não serão polinizadores.
As cerejas auto-férteis diferem na estrutura da flor: as anteras dos estames estão no nível do estigma do pilão ou sobem um pouco acima dele.
A vantagem das variedades auto-férteis é que você pode limitar-se a uma árvore dentro da área do jardim. Alguma independência das condições climáticas e insetos polinizadores, bem como o pequeno tamanho das árvores, distinguem essas variedades. Jardineiros e especialistas observam que, com as árvores polinizadoras próximas, o rendimento das variedades auto-férteis aumenta significativamente. E ainda vale a pena prestar atenção ao sabor. Por norma, as cerejas auto-férteis têm uma acidez acentuada e, por vezes, só podem ser consumidas após o processamento.
As melhores variedades de cerejas para a região de Moscou
Os especialistas em lavouras de frutas de caroço identificam as principais características das variedades de cerejas auto-férteis:
- resistência do inverno;
- resistência a doenças;
- datas de maturação;
- produtividade;
- sabor e tamanho das bagas.
Em pequenas áreas de jardim, a altura das árvores e a forma da coroa também são importantes.
Recentemente, as mudanças climáticas, que causaram invernos mais amenos e chuvas mais longas durante o período de floração, levaram a um surto de doenças fúngicas de frutas de caroço, coccococose e moniliose. Os esforços dos criadores visam criar novas variedades com maior resistência a doenças e ao frio.
Variedades resistentes ao inverno, constantes e produtivas de cerejas auto-férteis
A extraordinária pomóloga doméstica Mayna Vladimirovna Kanshina criou variedades de cerejeira que se distinguem por uma resistência excepcional, enquanto frutíferas e auto-férteis. Obtidos no Instituto Federal de Pesquisa Científica do Instituto Federal de Pesquisa Lupin, em Bryansk, eles dominam e crescem nos jardins da região de Moscou.
Shpanka Bryansk
A resistência dos botões de flores à geada compara-se favoravelmente com esta variedade, proporcionando um rendimento estável. Os frutos amadurecem cedo. Em média, 11 kg de bagas são removidos da árvore e o rendimento máximo chega a 18 kg de cerejas rosa macias. As bagas são uniformes, o peso médio é de cerca de 4 g, elas saem facilmente do caule.
Árvores de altura média. Resistente a doenças. Auto-fertilidade e alta produtividade distinguem essa variedade.
Radonezh
As árvores são caracterizadas por baixo crescimento, alta resistência ao frio e infecções por fungos. Ao amadurecer durante o amadurecimento. O rendimento é geralmente de 5 kg de bagas por árvore, com clima favorável e bom atendimento chega a 9 kg. As bagas são cereja escura, sabor doce com uma ligeira acidez, o peso médio de pouco mais de 4g.
Quirk
A árvore cresce rapidamente, mas não excede os tamanhos médios. Apresenta resistência moderada no inverno. Variedade de sobremesas no meio da temporada. A peculiaridade desta cereja é sua sensibilidade especial à coccomicose. Apesar de as folhas poderem ser afetadas pela doença, elas não caem até a queda. A qualidade das frutas é excepcional, o sabor é magnífico, a doçura combina harmoniosamente com a acidez. As bagas são escuras a pretas, o peso médio das frutas é de 5,1 g e o rendimento geralmente é de 6 kg de bagas por árvore, mas pode chegar a 8-9 kg por planta. Variedade parcialmente auto-fértil.
Tímido
Uma variedade incrível que revelou seu potencial em condições adversas. M.V. Kanshina chama essa cereja de "trabalhadora". O amadurecimento tardio mostra frutificação estável. Árvore de altura média, com uma coroa esférica compacta ou levemente espalhada. As bagas são universais, adequadas para uso em forma fresca e enlatada. A casca e a carne são muito escuras, quase pretas, o suco é vermelho escuro saturado. O peso médio da fruta é de 4,5 a 6,5 g. O sabor é nobre, agridoce. Os provadores dão a essas bagas uma nota máxima de cinco pontos.
As vantagens das cerejas tímidas incluem a resistência do inverno e alguma resistência às principais doenças dos frutos de caroço. Autonomia parcial. O rendimento médio é superior a oito quilos de bagas de uma árvore, com cuidado cuidadoso chega a 11 kg.
Variedades subdimensionadas e anãs
Entre as cerejas auto-férteis, resistentes a doenças e condições externas adversas, vale a pena recordar variedades com uma tensão curta.
Igritskaya
Amadurecimento tardio. Árvore de haste curta e de crescimento rápido. Crohn inicialmente espalhando mais quedas. Frutas todos os anos. Bagas de rubi, peso médio 4,2 g.O sabor é agridoce, de acordo com o método de aplicação, os frutos são universais. A auto-fertilidade é bem expressa. O rendimento médio de mais de 8 kg de bagas por árvore, o máximo chega a 13,7 kg.
Morel Bryansk
Cereja curta com uma haste curta. Muito tarde, inverno resistente. As frutas são vermelhas escuras, às vezes quase pretas, a polpa é mais clara. As bagas pesam em média 4,2 g, mas também são maiores, até 5-6 g.Tem um sabor agridoce rico. Muito pouco afetado pela doença. Em média, 8,3 kg de bagas são colhidos de uma árvore e o rendimento máximo chega a 11 kg.
Bystrynka
Cerejas do tipo Bush com uma coroa esférica espessa. Recebido na região de Oryol, no Instituto de Pesquisa da Rússia para Seleção de Fruticultura. Os frutos amadurecem em termos médios, pequenos em tamanho, vermelho escuro, com polpa delicada de excelente sabor agridoce. O uso de frutas é universal. O peso médio da fruta é de 3,6 g.
A nota é constante. A colheita, com um tamanho pequeno da própria planta, atinge 7,4 kg de bagas de uma árvore. Parcialmente auto-fértil.
Mtsenskaya
Cereja baixa com coroa oval. No período de maturação no meio da tarde, o originador é o mesmo da cereja Bystrinka. Bagas escuras arredondadas, de tamanho pequeno e peso médio de 3,4 g. A polpa é suculenta, vermelha escura, agridoce. Bagas de aplicação universal. A variedade é resistente ao inverno, parcialmente auto-fértil. O rendimento médio é de 7 kg de bagas por árvore. Cherry Mtsenskaya é resistente à moniliose.
Antracite
Cereja de crescimento baixo e médio-tardio da seleção Oryol. Em altura, raramente cresce mais de dois metros. As bagas marrons são quase pretas. A polpa é suculenta, vermelha escura. O sabor é muito agradável, agridoce, o peso médio da fruta é de 4 g e o rendimento é excelente. A resistência do inverno é alta. Resistência à seca e resistência a doenças fúngicas é média. A variedade é parcialmente auto-fértil.
Juventude
Cereja subdimensionada, tipo espessa. Recebido no Instituto Russo de Pesquisa em Horticultura e Creche. Variedade do meio da tarde. As frutas são de tamanho médio, pesando mais de 4,5 g e as bagas são bordô escuras, com polpa escura suculenta, de agradável sabor agridoce. A produtividade é estável, anual. A variedade é auto-fértil. Inverno resistente. Meio resistente à coccomicose.
Árvores de baixo crescimento são muito atraentes em pequenos jardins, são usadas com sucesso como elemento da paisagem. Além disso, plantas compactas podem ser facilmente protegidas de ladrões de penas e colhidas quase completamente sem o uso de escadas.
Variedades doces
Entre as cerejas feitas por si, raramente são encontradas variedades realmente doces. Dos frutos mais doces considerados das variedades Prichuda, Morel Bryansk e Igritskaya. Mas, ainda assim, a pontuação máxima de degustação para as bagas de cereja é Shy, porque a doçura em sua polpa é combinada com um aroma profundo e uma acidez delicada, criando um buquê único.
Memória de Yenikeyev
Cereja de tamanho médio com uma coroa inclinada e arredondada. Amadurecimento precoce. Os frutos são grandes, vermelho escuro. A polpa é suculenta, doce, com uma delicada acidez de sabor muito agradável. As bagas são universais, têm uma pontuação de degustação alta. Os frutos estão alinhados, o peso médio é de 4,7 g e o rendimento geralmente é de cerca de 9 kg de bagas de uma árvore. Auto-fertilidade é expressa. A variedade é resistente ao inverno e bastante resistente à coccomicose.
Alguns jardineiros, em homenagem ao sabor magnífico das cerejas Pamyat Enikeeva, notam sua fraca resistência a infecções por fungos.
Existem regras gerais, segundo as quais é possível minimizar as perdas por doenças. As mudas são compradas em viveiros confiáveis para conhecer as características das variedades. Plantações densas devem ser evitadas, pois a cereja não gosta de sombra, mas os fungos florescem na sombra. As árvores devem ser protegidas do vento e plantadas a uma distância de planícies ou águas subterrâneas. As cerejas são alimentadas e regadas abundantemente várias vezes durante a estação. Durante toda a estação de crescimento, eles monitoram os plantios para não perder surtos de doenças ou pragas. Realize regularmente restos sanitários e formadores e branqueamento pré-geada dos troncos. Árvores bem cuidadas têm imunidade suficiente e são capazes de suportar condições e doenças ambientais adversas.
Ao analisar variedades auto-férteis de cerejas, foram consideradas apenas as variedades incluídas no Registro Estadual.
Comentários
Eu recomendo cultivar cerejas Antracite de 3 anos, uma variedade muito boa. As frutas são grandes, pretas e muito saborosas, agridoces. E que tipo de geléia é obtida com isso. Eu pedi mudas aqui //hoga.ru/catalog...itovaya o preço não é alto. O rendimento dessa variedade é alto, e até alta resistência ao inverno.
yasiat29
//vbesedke.ucoz.ru/forum/23-90-1
Liguei para Fitogenética, eles disseram que cerejas meio metro. Pacote não envia. Eu pegaria Molodezhnaya e Volochaevka (também é auto-fértil, saboroso e o mais confiável) ... Mas algo nos diz que boas árvores podem crescer a partir delas. Um exemplo - tirado no ano passado no jardim Michurinsky ameixa Tsarskaya - um galho fino meio metro. E dois anos depois, uma árvore cresceu mais de 3 metros de altura. Agora é coberto apenas com frutas e fornece crescimentos de medidores. Tanto pela falta de abelhas (posicionadas como auto-inférteis). Portanto, as cerejas devem dar frutos, especialmente auto-férteis.
alex123
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=48767&pid=1038107&mode=threaded&start=#entry1038107
Em 2012, eu estava colhendo cerejas e cerejas no jardim Vtisp. O ano foi frutífero e eu comi no lixão desse bem. As árvores em memória de Yenikeyev eram bastante altas, a cereja foi colhida em uma escada de mão. Muitos dos frutos que ela foi afetada parecem cocomicose. Em geral, não é uma variedade ideal, embora seja uma das mais deliciosas ou até as mais ...
Kolyadin Roman
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1148&start=1365
Cultivar cerejas é semelhante à montanha-russa. No começo, é difícil imaginar quantos fatores afetam o rendimento. Mas vale a pena esperar por seus próprios frutos de rubi, pois dúvidas e medos são eliminados, e as pernas levam ao berçário para novas variedades. Quanto à cereja atrás da cerca, ninguém a provou.