Damasco russo: variedade resistente ao gelo para a faixa do meio

Pin
Send
Share
Send

Os damascos são cultivados principalmente nas regiões sul, porque gostam muito do sol, reagem calor e muito mal às alternâncias de geadas e degelos no inverno. No entanto, já no século XIX, começou o cultivo de cultivares adequadas para o cultivo na Rússia central e, em nossa época, os damascos avançaram muito ao norte. Uma das variedades mais populares da zona central é um damasco com o nome patriótico russo.

Descrição variedades de damasco russo

O russo de damasco resistente ao inverno foi criado no norte do Cáucaso, mas o objetivo dos criadores era obter uma variedade específica para a Rússia central, e esse problema foi resolvido com sucesso. O russo suporta geadas até -30 sobreC, cresce uma árvore relativamente baixa: para um damasco com 4 metros de altura - isso é um pouco, esse damasco cresce como se tivesse largura. Pelo menos, a colheita não requer nenhuma escada extra forte e muito alta, o que é uma vantagem importante para um damasco, o que proporciona uma colheita sólida. E o rendimento russo é muito alto: até 75 kg de frutos de uma árvore.

Os frutos são arranjados densamente, portanto os rendimentos sólidos são coletados de uma árvore de quatro metros

Os primeiros frutos só podem ser obtidos no quarto ano após o plantio e, já no quinto ano, o número de culturas começa a crescer rapidamente. A variedade é considerada meio-precoce: o amadurecimento das frutas ocorre no meio do verão. Um russo é muito levemente suscetível a doenças e quase não é afetado por pragas. Ao plantar, deve-se ter em mente que possui raízes muito poderosas que se estendem muito além da projeção da coroa.

Frutos de damasco Russo de forma comum: redondo, levemente achatado, bastante grande (pesando cerca de 50 g, até um máximo de 65 g). A cor é amarelo-laranja com um leve rubor rosado, a pubescência é fraca. A polpa é perfumada, solta, amarela brilhante, sabor agradável, muito doce. Os frutos são consumidos principalmente na forma fresca; acredita-se que durante o processamento eles percam suas qualidades básicas.

As principais vantagens da variedade incluem excelente resistência ao inverno, excelente sabor a frutas e alta produtividade.

Plantação de damasco: instruções passo a passo

Comprar mudas de damasco prontas é fácil para os russos. Muitas vezes oferecidos e mudas com um sistema radicular fechado em recipientes. Obviamente, eles custam mais, mas podem ser plantados quase o ano todo. Normalmente, nossos residentes de verão ainda recebem mudas com raízes abertas; você pode olhar para eles, verificar a qualidade deles. Plantar todas as variedades de damasco é quase o mesmo, e o russo não é exceção.

O russo responde normalmente a qualquer composição do solo, mas, como outras variedades, cresce melhor em neutro ou levemente alcalino, respirável. O solo argiloso pesado pode ser corrigido adicionando areia, turfa, cal e húmus, além da adição anual de cinzas de madeira.

Ao escolher um local para plantar um damasco, você precisa entender que este local será entregue à árvore por várias décadas.

O momento do plantio de mudas com raízes abertas depende do clima da área. No sul, você pode plantá-lo na primavera e no outono, se apenas o fluxo de seiva ainda não tiver começado e os rins não tiverem despertado. Eles podem estar inchados, mas não florescendo. Como o russo é uma variedade mais valiosa na região central da Rússia, é a variante da primavera que interessa. Aqui, o plantio de outono é bastante arriscado: uma muda mal acostumada no inverno pode congelar e morrer. Na pista do meio, o plantio deve ser realizado apenas na primavera, e bastante cedo, até que os brotos estejam acordados. Na maioria dos casos, há apenas uma ou duas semanas caindo na última década de abril, enquanto as mudas ainda estão dormindo, e já é possível trabalhar com a terra. Você pode tentar plantar damasco no outono, no final de setembro ou no início de outubro, mas o risco desse plantio é muito alto.

Portanto, consideraremos os principais estágios associados ao plantio adequado de um russo de damasco, acreditando que estamos em uma zona de agricultura de risco com clima instável. O progresso deve ser o seguinte:

  1. Escolha um local no site. Isso deve ser feito no outono da estação de plantio anterior. O damasco daqui a alguns anos crescerá sob a forma de uma árvore forte, espalhando suas raízes muito além dos limites do poço de plantio. Quase nada pode ser plantado ao lado dele, e isso também deve ser levado em consideração. Além disso, para uma boa polinização, é aconselhável plantar pelo menos mais uma árvore de damasco nas proximidades, plantando-a após 3-4 metros. Mas o damasco deve ser iluminado ao máximo pelos raios do sol e protegido dos ventos, especialmente os do norte. Portanto, um local deve ser encontrado onde haja proteção contra os ventos: uma casa ou uma cerca em branco. Em nenhum caso, escolha um local onde o ar frio se acumule ou haja estagnação da água.

    Mesmo uma cerca a alguns metros de distância e um pouco mais longe - uma casa alta ajudará o damasco a lidar com os ventos do norte

  2. No outono, cavamos um poço de aterrissagem. É necessário um poço grande: com dimensões de profundidade não inferior a 70 cm e diâmetro igual. Nesse caso, a camada superior e fértil do solo é dobrada em uma direção, e a inferior, improdutiva, na outra: então a retiramos da área ou espalhamos pelos caminhos.

    Ao cavar um buraco, é importante manter a camada fértil superior

  3. No caso de solo argiloso, despeje pedras ou pedrinhas no fundo com uma camada de 10 a 15 cm; em casos extremos, areia grossa do rio. Esta camada irá desempenhar a função de drenagem. Em solos arenosos, pelo contrário, colocamos argila: ela retém a água durante as chuvas ou a irrigação.

    Uma camada de cascalho impedirá a estagnação da água na zona das raízes

  4. Cozinhar uma mistura nutritiva. O solo removido das camadas superiores deve ser bem misturado com fertilizantes. O principal fertilizante neste momento é orgânico: húmus, composto. Levamos muito: cinco baldes. Dos fertilizantes minerais, os mais convenientes são complexos, por exemplo, nitrophoska, que contém nutrientes em uma proporção equilibrada. Cerca de 0,5 kg de fertilizante complexo devem ser distribuídos uniformemente no solo escavado. Se o solo da parcela for altamente ácido, adicione meio balde de farinha de limão ou dolomita à mistura. E não se esqueça do fertilizante mais acessível - as cinzas da madeira. Seu damasco precisa de muito, então despeje pelo menos três litros. Tendo adormecido no topo, estamos esperando a primavera.

    Os damascos são uma excelente fonte de potássio e a maneira mais fácil de retirá-lo das cinzas comuns da madeira

  5. Na primavera, compramos uma muda. Ao mesmo tempo, inspecionamos bem suas raízes. As raízes principais que se estendem da base do caule devem ser pelo menos três: elásticas, não secas. Deles em grandes quantidades as pequenas raízes fibrosas devem partir. A questão discutível é: quantos anos a muda deve ter? Crianças de dois anos e crianças de um ano bem desenvolvidas são mais fáceis de criar, com crianças de três anos mais pesadas, mas, na melhor das hipóteses, obteremos a primeira colheita mais rapidamente.

    Infelizmente, não vemos um sistema de raízes fechadas, mas essas mudas podem ser plantadas mesmo três anos e não necessariamente na primavera

  6. Preparando as mudas para o plantio. Suas raízes devem ser mergulhadas em um falador feito de verbasco e argila (cerca de 1: 2), misturado em água até a consistência do creme azedo líquido. Se não estiver lá, colocamos as raízes na água, onde ficam até o plantio, é possível por um dia.

    Talker de argila ajuda mudas a criar raízes em um novo local

  7. Colocamos uma estaca de metro forte (um tubo de metal, um reforço longo e grosso, apenas uma vara de madeira) no poço. Ao lado, você precisa colocar uma muda: diretamente no solo, sem cavar um buraco! Isso é importante: agora vamos formar um monte ao redor do damasco.

    Se a muda já tiver galhos, a altura da estaca deve ser ligeiramente menor que a distância até a mais baixa delas.

  8. Adormecemos raízes, construindo um monte. Obviamente, essa operação é mais conveniente para executar juntos. A pessoa segura uma muda e espalha as raízes para que elas assumam uma posição "sem estresse". O segundo cobre gradualmente as raízes com solo limpo e fértil. Compactando o solo, você precisa construir uma pequena colina. Como resultado, 2-3 cm acima do topo da colina devem ser o pescoço da raiz.

    O diagrama mostra que não enterramos as raízes no poço de aterrissagem, mas construímos um monte acima dele

  9. Amarramos um broto. Depois de arrumar a colina, pegamos uma fita forte e amarramos o caule na estaca da maneira que a figura oito é familiar para qualquer jardineiro.

    É fácil fazer uma "aparência", mas mantém-se firme

  10. Nós construímos um lado. A princípio, os damascos plantados requerem muita água até que raízes poderosas cresçam. Portanto, não muito longe do tronco, ao redor do monte, construímos uma espécie de rolo para que a água não escorra da colina durante a irrigação ou a chuva. A colina pode ser coberta com relva ou semear grama, que deve ser cortada à medida que cresce.

    Nas colinas, às vezes são plantadas macieiras e peras, mas sempre correm para manter a água durante a irrigação.

  11. Regue as mudas. Cuidadosamente, sem lavar o topo da colina, introduzimos vários baldes de água ao redor do caule. No primeiro ano é necessário regar sistematicamente: o solo não deve secar. Após cada rega, o monte terá que ser afrouxado para que as raízes tenham ar suficiente.

    Derramado vários baldes de água deve ser absorvido no solo em 5-10 minutos

  12. Cortamos as mudas. Tudo é simples aqui. A primeira poda está diminuindo. Sua tarefa é que as raízes fracas tenham força para alimentar as mudas pela primeira vez. No caso de uma muda anual, basta encurtá-la em um terço. Se você plantou uma criança de dois anos, precisa cortar as mudas com mais seriedade. Selecionamos os dois ramos mais poderosos, localizados, se possível, um em frente ao outro, mas em alturas diferentes. Nós os reduzimos pela metade. O resto é cortado "no ringue". Não se esqueça de cobrir todas as seções com variedades de jardim.

    O diagrama mostra claramente os principais estágios do corte

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

As principais medidas para o tratamento de variedades de damascos russos não diferem das da maioria das outras variedades de damascos. Trata-se de rega moderada, cobertura oportuna, controle de ervas daninhas, pulverização preventiva de doenças e insetos nocivos, calção de banho branco e ramos esqueléticos para o inverno.

Rega

Quanto à irrigação, é necessária principalmente durante o crescimento dos frutos. É verdade que as árvores jovens que ainda não cultivaram o sistema radicular devem ser regadas com frequência nos primeiros anos, mas não até a água estagnar. Damascos adultos, se o verão não se tornar extremamente seco, geralmente são capazes de encontrar água para si mesmos.

Nas regiões áridas, a rega é necessária, sendo realizada aproximadamente uma vez por mês, com água suficiente, mas para que não fique estagnada no círculo próximo ao tronco. Obviamente, idealmente, deve ser água quente e parada, mas, em casos extremos, a irrigação regular de mangueira é adequada apenas se a água não vier de fontes subterrâneas: geralmente é muito frio. É melhor regar de manhã ou à noite.

Top vestir

Damasco precisa de cobertura sistemática. Na primavera, a melhor opção é a cobertura líquida com infusões de verbasco ou excremento de pássaros, que, em casos extremos, podem ser substituídos por uréia e nitrato de potássio. Em junho, a cobertura foliar é útil - pulverizando folhagem com soluções de fertilizantes complexos. Desde meados do verão, as formulações contendo nitrogênio devem ser substituídas por formulações de fósforo-potássio, contribuindo para a formação de ovários de frutas.

Após a colheita, meio balde de cinza de madeira deve ser espalhado ao redor da árvore e cavá-lo rasamente com uma pá ou enxada. Uma vez a cada poucos anos na primavera ou no final do outono, pequenos buracos são cavados perto da árvore e 1-2 cavidades de húmus ou composto são enterrados neles.

Poda

Damascos tendem a exagerar o crescimento excessivo da coroa, levando a um espessamento grave. O russo não é exceção, ele exige modelagem regular e poda antienvelhecimento. No processo de formação da coroa deve ser dada uma forma arredondada natural para a variedade. A primeira poda na vida de um damasco foi mencionada na seção dedicada ao seu plantio. Nos próximos anos, até 5-8 ramos esqueléticos são formados no damasco, a partir dos quais crescem os ramos das seguintes ordens.

O damasco deve ser cortado não apenas na primavera e no outono, mas também no verão. Na primavera, as áreas espessadas da coroa devem ser afinadas, os galhos fracos e congelados no inverno devem ser cortados. Os galhos de frutas com mais de três anos também são cortados: a colheita já será pequena. A poda de primavera deve ser realizada um mês antes do início do período vegetativo, quando as geadas não retornam, mas o fluxo de seiva ainda não começou. Graças a essa poda, a coroa se torna facilmente acessível à luz solar e a uma ventilação razoável.

Às vezes, os damascos adultos precisam ser cortados e radicalmente: rejuvenescem com isso

A operação de desbaste no verão pode ser repetida, mas apenas se houver umidade suficiente (das chuvas ou da água), encurtando brotos jovens em um terço e crescendo demais. Se necessário, você pode remover parte da fruta extra ou galhos completamente extras. A poda de verão é benéfica para o damasco: os botões de flores se desenvolvem melhor em brotos jovens. A poda de verão é realizada no início de junho. Depois disso, os frutos crescem e se tornam mais doces.

No outono, em meados de outubro, é necessário remover brotos fracos e doentes, cobrindo grandes seções com variedades de jardins. A maioria das sessões anuais faz sentido diminuir em um terço ou mais, dependendo da força de seu crescimento. A poda de damasco deve ser realizada regularmente, na sua ausência, as árvores são ameaçadas com frequência de frutificação. A remoção de galhos extras aumenta a produtividade e a resistência a doenças.

Preparações de inverno

A preparação de um damasco para a hibernação consiste em limpar todos os resíduos de ervas daninhas ao seu redor, cavar o tronco, pulverizar profilaticamente com preparações inseticidas. Um adulto russo no inverno hiberna sem abrigo, mas os caules das árvores jovens para o inverno devem ser amarrados com ramos de abeto e embrulhados com material não tecido por cima. As disputas entre jardineiros são causadas pelo aterramento de troncos de árvores jovens com terra. Por um lado, este é um procedimento isolante. Mas, por outro lado, o degelo no inverno atingirá ainda mais o pescoço da raiz, e seu envelhecimento para o damasco é pior que a geada.

Para proteger contra roedores, os galhos e o tronco inferiores dos damascos jovens devem ser cobertos com materiais duráveis, e também aqui o galho espinhoso é a melhor opção. Com o advento da primavera, antes do início do fluxo de seiva, as flores de damasco são branqueadas com limão, mas esse procedimento deve ser realizado ainda mais cedo, se possível: o sol mais perigoso já brilha nas árvores em março.

Esses dispositivos também economizam de lebres

Nas regiões mais severas do primeiro inverno, muitos enviam damascos cobertos por um filme plástico, construído na forma de uma cabana. Basta desmontar esse abrigo na primavera não deve se atrasar.

Infelizmente, até agora pouca atenção foi dada ao damasco da variedade russa na Internet: por alguma razão, isso não é discutido muito nos fóruns e não foram feitos filmes sobre o assunto. Mas, do ponto de vista de cuidar dele, você pode se concentrar em qualquer vídeo sobre damascos para a faixa do meio.

Vídeo: damascos na Rússia central

Doenças e pragas: os principais tipos e soluções para o problema

A variedade de damasco russo é bastante resistente às principais doenças, mas ele precisa de tratamento periódico com um objetivo preventivo. Além disso, o derramamento excessivo de frutas contra um fundo de umidade suficiente pode indicar a necessidade de pulverização: o derramamento pode ser resultado de uma infecção por podridão cinzenta de frutas que ainda não se manifestou completamente.

Entre as principais pragas de damascos, destacam-se principalmente:

  • Traça de ameixa: vive principalmente na metade sul da parte européia do nosso país. Uma lagarta pode matar até uma dúzia de frutas.
  • Traça de fruta: semelhante à traça de maçã, mas as lagartas jovens vivem abertamente. Durante a pupação, os casulos ficam localizados não como uma mariposa, enredando a árvore inteira, mas um a um.
  • Os pulgões empoeirados com ameixa, além das ameixas, afetam damasco, pêssego e cereja. Os pulgões são colocados nas folhas, geralmente em várias camadas, e as folhas danificadas não se enrolam.

As principais doenças que afetam o damasco:

  • Coccomicose. Afeta principalmente a cereja, principalmente nas regiões ocidentais do país, mas também ameixa, ameixa, damasco e outras frutas de caroço. No início do verão, pequenas manchas redondas escuras aparecem nas folhas. Crescendo em tamanho, eles se fundem e assumem qualquer forma. As folhas afetadas caem, os frutos secam.
  • A clusterosporiose, ou irregularidade das folhas, ocorre em todos os frutos de caroço, mas principalmente em damasco e pêssego. Todas as partes acima do solo são afetadas. Nas folhas, a doença se manifesta na forma de manchas marrons claras redondas com uma borda avermelhada, primeiro muito pequena e depois aumentando de tamanho. As folhas ficam perfuradas. Com danos graves, as folhas caem prematuramente. Manchas avermelhadas com bordas escuras se formam nos brotos. Chiclete se destaca das rachaduras. Com uma derrota severa, os rebentos morrem. Os botões afetados secam e as flores desmoronam.

    Isso não é uma bala, é uma clusterosporiose, uma doença de pedra perigosa

  • Com a moniliose, a casca cresce com uma flor cinzenta, as folhas e os galhos escurecem e secam, a produtividade diminui acentuadamente: apenas algumas frutas amadurecem, mas a maioria racha, apodrece e seca ainda verde.

O algoritmo de pulverização preventiva para damascos é muito simples. Ao determinar o tempo de processamento específico para as árvores, o clima da região e o clima atual devem ser levados em consideração. Além disso, você precisa prestar atenção ao estado de uma árvore específica. O primeiro processamento obrigatório é realizado no início da primavera, o último - no outono, imediatamente após o final da queda das folhas.

Durante o tratamento na primavera, antes que as gemas comecem a florescer, o sulfato de cobre ou o líquido de Bordeaux são os mais populares: eles são muito eficazes contra a moniliose, manchas, coccomicose e cianasterosporiose. Na primavera, o barril e a coroa são pulverizados com uma solução de uréia. Paralelamente ao início da primavera, é útil borrifar o damasco com um dos medicamentos que aumentam a imunidade (por exemplo, zircão).

Antes da floração, é realizado um spray de erradicação, destruindo os parasitas hibernados e os insetos que comem folhas, usando Kinmix e preparações de enxofre coloidal. O seguinte tratamento é realizado imediatamente após a floração: Ridomil Gold é recomendado.

Durante o amadurecimento das frutas, os damascos são tratados com enxofre coloidal de oídio e coccommicosis. Mas qualquer pulverização é inaceitável depois de três semanas antes do amadurecimento da fruta. Após a queda das folhas, as árvores são pulverizadas com uréia.

Comentários

De frutos grandes merece atenção russo. É melhor não procurar uma muda pronta, mas procurar estacas para enxertar brotos ou mudas de ameixa. Digo isso porque mudas de damasco geralmente vendem enxertos de raízes. O que não é adequado para a região do Médio Volga, porque o latido de damasco em nosso país geralmente aparece neste local. Portanto, a vacinação deve ser feita a menos de 30 cm do solo e, de preferência ainda mais alta.

Yakimov

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=636&st=60

Variedades resistentes a doenças, bom gosto, etc., não apresentam problemas. As dificuldades podem estar na região ... Manitoba, rubi Saratov, triunfo do norte, russo, Stavropol inicial ...

Pipple

//vinforum.ru/index.php?topic=1648.0

A variedade damasco russa, criada especificamente para a Rússia central, é boa porque cresce com uma árvore relativamente baixa, conveniente para colher frutos e cuidar da planta. Caracteriza-se pela alta produtividade e um sabor agradável de frutas, pelas quais ganhou autoridade inquestionável entre jardineiros amadores.

Pin
Send
Share
Send