Variedades de damasco para sobremesa: características de plantio e cuidado

Pin
Send
Share
Send

Variedades de damasco Dessertny foi obtida no processo de trabalho de seleção direcionada, focada na criação de variedades adequadas para cultivo nas regiões da Rússia central. Com a devida observação de técnicas agrícolas para o cultivo de damasco em parcelas domésticas, você pode obter uma rica colheita de frutas perfumadas e doces.

Descrição de Damasco Sobremesa

A autoria da criação da variedade Desertny pertence a A.N. Venyaminov, que realizou extensos trabalhos de criação em colaboração com LA Dolmatova no Instituto Agrícola Voronezh. Com base nas variedades de seleção Michurinsky foram tomadas - Best Michurinsky e Camarada. Uma mistura de pólen dessas variedades foi polinizada em damasco da Europa Ocidental - Louise. Isso tornou possível melhorar as características iniciais e obter uma variedade resistente ao inverno, no meio da estação, com bom gosto.

Variedade de sobremesas atinge até 5 m de altura

Árvores de até 5 m de altura são caracterizadas por um forte crescimento. Eles formam uma coroa grossa e arredondada. Apesar de sua boa resistência ao frio, os botões das flores podem sofrer geadas da noite de primavera. A frutificação após o plantio é observada em média após 4 anos.

O peso de uma sobremesa de damasco pode chegar a 30 g

A polpa suculenta de frutas alaranjadas claras com uma pele fina tem um sabor agridoce agradável. O peso médio de uma instância atinge 30 g. Eles toleram bem o transporte. O osso está atrasado. Possui pequenas dimensões e um peso médio de 2,5 g.

A variedade de sobremesa manteve as propriedades benéficas de outros damascos. Contém ácidos - cítrico, málico, ascórbico. Os damascos têm um efeito benéfico na atividade cardíaca devido à presença de potássio neles. Seu uso pode reduzir a concentração de colesterol, uma vez que a polpa possui ácido pangâmico ou vitamina B15. Também foram encontradas substâncias de amido, inulina, caroteno e pectina na composição. Além de comer frutas frescas, damasco são usadas para fazer geléia, geléia, compota.

Damasco "Sobremesa". Em termos de gosto, na minha opinião, o melhor que pode ser cultivado nos subúrbios. Esta árvore sobreviveu ao inverno de 2006, é claro, com danos, durante o verão foi restaurada e até este ano todos os anos com uma colheita abundante. Os galhos sob o peso da colheita "caem" no chão ..., para evitar quebras, é preciso fazer o acasalamento ... O amadurecimento dos frutos é bem cedo, a árvore tem tempo para se preparar para o inverno. Infelizmente, este ano não é dele ... nesta primavera não lhe permitiu revelar seu potencial. Talvez você precise se preparar para a super-colheita de 2015. Curiosamente, a parte sul da árvore está completamente sombreada e a colheita é sempre mais abundante do que nas mesmas árvores abertas ao sol. Suponho isso pelo fato de que o florescimento começa um pouco mais tarde que os outros e ocorre em termos mais favoráveis.

Igor Ivanov

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=880&start=1530

Plantando Sobremesa de Damasco

Ao plantar um damasco, para obter uma boa taxa de sobrevivência, são executadas as seguintes ações.

Seleção de mudas

O material de plantio deve ser selecionado de acordo com vários critérios:

  • Um sistema radicular bem desenvolvido na muda, composto pelas raízes principais e 2 ou 3 laterais, sem danos e com cerca de 25 cm de comprimento.
  • Um tronco limpo, a presença de manchas de goma é inaceitável em sua casca.
  • A presença de espessamento no caule, o que indica que a muda passou no procedimento de vacinação. Começa a dar frutos mais rapidamente e garante o recebimento dos frutos correspondentes à variedade, diferentemente das mudas.
  • Idade da muda, igual a 2 anos.
  • Altura variando de 1 a 1,5 m.

    A idade das mudas deve ser de 2 anos

Seleção do site

Sobremesa de damasco precisa de um local bem iluminado. Esta árvore prefere solos soltos:

  • barro leve;
  • barro arenoso;
  • loess com boa aeração.

Eles não devem ser ácidos. O melhor indicador é pH7. O enfraquecimento do crescimento das mudas será observado em planícies com umidade excessiva e acúmulo de ar frio. Uma boa opção seria fornecer proteção contra ventos fortes, especialmente do norte.

Cavar poços de aterrissagem

Para preparar caroços de damasco, comece no outono. Ao fazer marcações para eles, leve em consideração que a distância entre as fileiras deve ser de 6 me, na linha, de 4 M. O tamanho da fossa é determinado pelas dimensões do sistema radicular e inclui uma pequena margem. Mais frequentemente, sua profundidade é de 70 cm com os mesmos indicadores de comprimento e largura.

O tamanho da fossa de damasco é orientado para as dimensões do sistema radicular

Preparação do solo

A parte superior do solo ao cavar poços de aterrissagem fica separadamente. Adicione composto apodrecido a ele - um balde para cada muda. Se o solo for argila, faça areia. As proporções devem ser aproximadamente as mesmas. Despeje 30 g de sal de potássio e 100 g de superfosfato em uma cova.

O substrato do solo é coberto com um filme para evitar a secagem.

Aterragem

No final de abril, uma camada de cascalho para drenagem é colocada no fundo do poço e o solo preparado é derramado na forma de uma colina. Recomenda-se que as mudas com raízes abertas sejam colocadas por 10 horas em uma solução estimulante de raízes, por exemplo, Epina. Dilua o medicamento de acordo com as instruções.

Uma camada de pedra britada é colocada no fundo do poço de aterrissagem

A muda é colocada verticalmente, espalhando as raízes e preenchendo os vazios, batendo cuidadosamente cada camada com a mão. Eles garantem que o colo da raiz seja 5 cm mais alto que o solo.Como o solo será compactado adicionalmente, o colo estará ao nível da superfície do solo, devido ao qual a planta não será excessivamente profunda.

A muda é montada verticalmente no poço de plantio.

Ações após o desembarque

Um círculo de irrigação é formado na superfície do solo, derramando um rolo de terra ao longo do perímetro. A rega é realizada, esperando que para cada damasco você precise de 2 baldes de água. Em seguida, a superfície ao redor do tronco é adubada. Um pino é jogado no chão e um damasco plantado é amarrado a ele.

O plantio na primavera fornece uma boa adaptação às mudas. A planta jovem terá tempo para crescer mais forte durante o verão-outono, o que servirá como garantia de um inverno bem-sucedido.

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

Damasco de sobremesa pertence às variedades auto-férteis. No entanto, recomenda-se selecionar um polinizador com um período de floração correspondente para melhorar a frutificação. As variedades resistentes ao inverno são adequadas para isso:

  • Condessa;
  • Crianças
  • Lel.

O damasco de sobremesa pode ser cultivado independentemente das sementes, retiradas de frutos grandes e bem maduros.

Damasco pode ser cultivado a partir de sementes

Procedimento

  1. As sementes são lavadas da polpa e secas.
  2. Como para a germinação, os ossos precisam passar por um período de estratificação (exposição a uma certa temperatura), são preparadas gavetas nas quais é colocada uma camada de tijolo quebrado.
  3. As sementes são misturadas com areia úmida e colocadas em um recipiente preparado.
  4. De cima, é fechado para proteger contra roedores e colocado no porão. Se houver poucas sementes, elas são colocadas juntas com areia em um saco plástico e mantidas na geladeira.

Sementes de damasco misturadas com areia úmida e esperar por mudas

Em abril, eles escavam um terreno designado para semeadura, acrescentando à taxa de 1 m2 meio balde de composto. Também são adicionados 50 superfosfato e 30 g de nitrato de amônio e sal de potássio. Se o solo for ácido, adicione 60 g de limão. As sementes para receber mudas, que são planejadas para serem replantadas, são colocadas em sulcos, cuja distância deve ser de 40 cm, o intervalo entre os sulcos é de 15 cm e os ossos podem ser plantados imediatamente em um local permanente. Em tal situação, a distância entre as fileiras é de 50 cm e os brotos jovens, com o desenvolvimento da quinta folha, são pulverizados com Thiophos. O solo precisa ser afrouxado, as ervas daninhas removidas e plantadas.

As atividades de cuidados de damasco com sobremesas também incluem os seguintes itens:

  • Durante a estação de crescimento plantada 3 vezes, fazendo para cada m2 48 litros de água. Nos verões quentes e secos, o número de irrigações aumenta.
  • Para formar uma coroa, a poda sanitária é realizada anualmente no início da primavera, removendo galhos quebrados, secos e em excesso.
  • As árvores são alimentadas em tempo hábil, a partir do segundo ano após o plantio. Após a neve derreter na primavera, adubos nitrogenados são adicionados. 200 g de uréia ou nitrato são espalhados sob cada árvore e, em seguida, a rega é realizada. Você pode substituir fertilizantes minerais por orgânicos, tomando excrementos de pássaros, que são diluídos com água na proporção de 1:10. Sob cada árvore, são derramados 15 litros de solução nutritiva. O segundo curativo de primavera é realizado no final da floração. Ao mesmo tempo, espalham em torno de uma árvore um pote de litro de cinzas.

    Damasco precisa de poda regular

No verão, 2 colheres de sopa. eu fertilizantes de fósforo e potássio. No outono, simultaneamente com o afrouxamento do solo, 125 g de superfosfato 40 g de cloreto de potássio são espalhados sob cada planta.

No final do outono, os preparativos estão sendo feitos para o inverno:

  • Ancinho folhas caídas. Eles são recomendados para serem queimados, embora mais frequentemente os jardineiros depositem detritos orgânicos em fossas de compostagem.
  • Cavar e nivelar os círculos do tronco.
  • Realize a poda sanitária.
  • A irrigação profilática da coroa é realizada utilizando, por exemplo, o fungicida Fundazole.
  • Os troncos são branqueados com solução de cal.
  • Despeje uma camada de cobertura morta de turfa ou composto com serragem em círculos de troncos com cerca de 15 cm de espessura.
  • O material de cobertura ou outro material isolante de calor é enrolado no caule dos damascos jovens. Você pode cobri-los com ramos de abeto e cobri-los com um tecido não tecido. Árvores maduras geralmente inverno ao ar livre.

    É melhor abrigar jovens damascos durante o inverno para protegê-los do frio

As principais pragas do damasco e a luta contra eles

Apesar da alta resistência da variedade Dessert a pragas, é necessário inspecionar regularmente as árvores para não perder os primeiros sinais de doença. Existem várias variedades de insetos que podem danificar as plantas:

  • Traça de ameixa. Lagartas, comendo polpa de frutas, podem reduzir a frutificação. Para combatê-los, em meados de julho, é realizado um spray de Entobacterina com uma concentração de 0,5%.
  • Leafloader. Na primavera, as lagartas se alimentam de folhas e brotos jovens. Pulverize as plantas antes que os botões se abram com Nitrafen, diluído para uma concentração de 2%.
  • Pulgões. Esta praga, sugando sucos das folhas, com uma lesão em massa, enfraquece as árvores. Para o processamento, o Metaphos é eficaz a uma concentração de 1,5%.

Galeria de fotos: Pragas de damasco

As principais doenças do damasco e métodos para combatê-las

Entre as doenças comuns encontradas na sobremesa de damasco, destacam-se as seguintes variedades:

  • Citosporose. Contra esta doença fúngica, ao primeiro sinal, o líquido Bordeaux é usado - 4%. Galhos danificados são cortados e queimados.
  • Queimadura monilial. Aparece frequentemente em condições frias e com alta umidade. A coroa é pulverizada com Topázio, removendo todas as partes afetadas da planta.
  • Mancha marrom. A doença leva à secagem das folhas, que começam a cair mais cedo. Uma árvore é tratada pulverizando com líquido Bordeaux - 4%.

Como medida preventiva contra doenças, limpeza oportuna de folhas caídas, frutas, galhos. Cobertura regular, poda sanitária e remoção do crescimento excessivo contribuem para a resistência às doenças das árvores. Recomenda-se realizar o tratamento preventivo das árvores com uma solução de Nitrafen a 2% ou Kuprozan a 0,4% antes da brotação. Durante a estação de crescimento, a pulverização com Kuprozan é repetida e também são utilizadas soluções de Phthalazan e Tsineba a 0,5%.

Galeria de fotos: Doença de Damasco

A atitude da variedade Sobremesa Golubev para damasco Sobremesa

O engenheiro agrônomo e horticultor Saratov A. M. Golubev começou a praticar a reprodução na virada dos anos 70-80 do século passado, cultivando mudas de sementes de diferentes variedades trazidas do sul.

Como resultado, ele selecionou duas variedades de elite, que receberam os nomes de trabalho Sobremesa e Canning. Eles se tornaram doadores de outras amostras - Kolobok, Faraó, Original. Para eliminar a confusão com a variedade existente de damasco de Venyaminov, Alexander Mikhailovich renomeou sua variedade para Dessert Golubev. Esse tipo de doador transmite o sabor do original para a fruta.

Variedade de damasco A sobremesa, cultivada em chalés de verão e lotes domésticos em regiões com clima temperado, produzirá frutos saborosos e saudáveis, amadurecendo diretamente na árvore. Com a seleção adequada do material de plantio e a organização dos cuidados, será garantida uma alta taxa de sobrevivência e uma colheita decente.

Pin
Send
Share
Send