Os residentes de verão que sonham em decorar suas parcelas com sebes não podem prescindir de uma ferramenta especial. Afinal, os arbustos terão que ser cortados, caso contrário, perderão sua forma espetacular. Um tesoureiro neste tipo de trabalho será inútil, pois corta uma linha de cada vez. E em sebes, é importante capturar imediatamente a tira para criar formas geométricas e reduzir o tempo de corte. Portanto, para cuidar de sebes, uma ferramenta especial foi inventada - cortadores de escova. Eles estão disponíveis em várias versões: manual e automática. Considere como cada tipo de ferramenta é benéfico e o que é mais seguro - uma roçadeira elétrica ou a gasolina.
Tesoura para roçadeiras: trabalhe com as mãos
As tesouras para roçadeiras são um modelo avançado de tesoura de poda. A ferramenta estendeu facas e alças alongadas para facilitar a aplicação de esforço físico.
Em média, o comprimento total da ferramenta é de cerca de meio metro, dos quais 20 a 25 cm caem sobre a peça cortada. É conveniente usar essa roçadeira em sebes de pequena altura e com galhos finos, porque o corte ocorre devido aos esforços físicos do jardineiro. Se houver apenas uma ou várias coberturas no local, mas de volume pequeno, essas tesouras manuais serão suficientes para manter os arbustos na forma correta. Mas em galhos grossos, sebes longas ou altas, essa ferramenta não é adequada. As mãos começarão a ficar cansadas ao cortar, e trabalhar com os braços estendidos, aplicando esforços, não é muito conveniente. Modelos nos quais as alças são reforçadas com almofadas de borracha mostram-se melhores no trabalho. As mãos não escorregam durante o trabalho e a qualidade do corte de cabelo é maior.
Para pequenas obras, uma podadora de jardim é bastante adequada. Recursos de sua escolha: //diz-cafe.com/vopros-otvet/kak-vyibrat-sekator.html
Cortadores a motor: variedades e características do mecanismo
Os modelos de corta-sebes para sebes atraem principalmente porque não desperdiçam muito esforço físico. A técnica corta tudo sozinha, e do jardineiro somente o controle e o ajuste competentes do percurso são necessários.
Dependendo do tipo de motor, todos os cortadores de escova automáticos são divididos em gasolina e elétrico; este último pode ser alimentado por corrente e bateria. Analisaremos os recursos de cada um abaixo, mas, por enquanto, considere o tipo de ferramenta de corte.
Os ramos da cobertura são cortados com lâminas de pincel. Quanto mais longo, maior a aderência e menos tempo é necessário para um corte de cabelo. Além disso, são mais fáceis de alcançar o topo das plantas. Mas o comprimento excessivo (acima de 40 cm) também é desvantajoso. Essas ferramentas são bastante pesadas e vibram mais. Eles devem ser comprados apenas por sebes muito longas para reduzir o tempo de corte.
Você pode ver os modelos à venda com uma lâmina de um lado e uma de dupla face. Para jardineiros experientes, sem dúvida, as lâminas de dois lados são mais lucrativas. Em primeiro lugar, a velocidade do trabalho dobra. Em segundo lugar, essas lâminas são capazes de esculpir as formas geométricas mais incomuns. Mas para residentes de verão não profissionais, pode ser difícil gerenciar essa ferramenta e, em vez de uma parede plana, você cortará uma área irregular e ondulada. Portanto, é melhor para jardineiros iniciantes comprar lâminas de um lado que sejam mais fáceis de controlar durante o corte. Eles fazem um excelente trabalho criando até formas geométricas.
Outro ponto que você deve prestar atenção no dispositivo do cortador de escova é a maneira como as lâminas funcionam. Eles podem se mover em direções diferentes (corte mútuo) e podem ser de passagem única (uma lâmina se move e a segunda fica imóvel). As ferramentas com lâminas unidirecionais serão mais baratas, mas apresentam um nível de vibração mais alto, o que torna as mãos mais cansadas ao trabalhar.
A distância entre os dentes da lâmina afeta o resultado final do corte. Se você admirar as sebes próximas, a parede deve ser cortada perfeitamente bem. Isso só pode ser alcançado com dentes bem ajustados. Se a distância entre os dentes for grande, essa ferramenta corta facilmente galhos grossos, mas a qualidade do corte de cabelo é mais grossa.
Roçadeiras elétricas: rede elétrica ou sem fio?
Os modelos de cortadores de escova elétricos são valorizados para facilitar a manutenção. Não há necessidade de encher gasolina, controle o nível do óleo. Basta conectá-lo e você pode cortá-lo. Esses modelos são menos potentes que a gasolina, mas muito mais leves e limpos (não emitem gases de escape). Além disso, o custo dos cortadores com escova eletrônica é 2-3 vezes menor que o das unidades movidas a gasolina.
Escolha uma roçadeira elétrica, levando em consideração o volume total da cobertura e sua localização no local. Se as plantas não estiverem a mais de 30 m da rede elétrica, as ferramentas de rede são bastante adequadas, porque o comprimento do cabo geralmente é limitado a 30 metros. Para uma distância maior, você precisará de um cabo de extensão. No entanto, essa opção é considerada a mais insegura, pois existe sempre a possibilidade de contato com a corrente elétrica. A máquina pode escapar acidentalmente de mãos inexperientes e prender o cabo. Muitas vezes, os fios se enroscam nas pernas. E em clima úmido, é proibido o trabalho com uma roçadeira.
A segunda opção é uma roçadeira elétrica de jardim - tipo bateria. Possui uma bateria autônoma, que deve ser recarregada antes do uso. É conveniente cortar essa ferramenta se houver poucas coberturas no local e elas estiverem localizadas longe da rede elétrica. Mas, com grandes volumes e galhos grossos, um cortador de escova sem fio não aguenta. Você precisará recarregá-lo várias vezes, o que não é muito conveniente. A duração estimada da bateria é suficiente por 40 minutos. desde que as lâminas não estejam entupidas. Quanto mais suja a peça de corte, menos tempo a bateria funciona.
O motor elétrico tem potência suficiente para galhos de até 2 cm de espessura e modelos telescópicos estão disponíveis para plantações altas.
Roçadeira a gás: corta tudo, mas faz barulho
As roçadeiras a gasolina pertencem à classe mais poderosa de ferramentas, porque sua força é suficiente para galhos de 3 a 4 cm de espessura.Esses modelos são escolhidos por jardineiros profissionais que precisam trabalhar com grandes volumes de sebes. Mas você deve levar em consideração seu peso considerável, porque a ferramenta geralmente precisa trabalhar com os braços estendidos. Então, apenas as mãos dos homens puxarão essa técnica.
Ao escolher uma roçadeira a gasolina, preste atenção a:
- Existe um sistema antivibração instalado no modelo e em que classe, porque a saúde das mãos do jardineiro dependerá disso.
- Existe um sistema de filtragem de exaustão no motor para que uma pessoa possa respirar ar normal.
- De olho em que tipo de trabalho, uma ferramenta de corte foi criada (cortando sebes altas, decorando figuras da topiaria, etc.).
As unidades de gasolina são mais barulhentas durante a operação e poluem o ar com produtos de combustão. Mas somente eles são capazes de cortar velhos arbustos selvagens e até pequenas florestas.