Um jardim rochoso decorado com um jardim de flores é um elemento bastante comum em muitas hortas. O apelo decorativo e a facilidade de cuidar do jardim de rochas foram as razões dessa popularidade desse elemento do projeto paisagístico. As plantas rochosas para um escorregador alpino sempre revivem visualmente a composição da pedra, mas ao mesmo tempo retêm o efeito de uma paisagem de montanha natural.
Regras básicas para a seleção de plantas
Criar uma composição de pedra, que se tornará uma decoração espetacular de uma área suburbana, não é difícil. Para fazer isso, ao selecionar plantas para um "jardim rochoso", você deve seguir as seguintes recomendações:
- Ao criar uma composição, deve-se dar preferência a formas de plantas compactas e atrofiadas que correspondam aos tamanhos proporcionais do próprio slide.
- As plantas devem ser selecionadas levando em consideração sua resistência às condições do terreno: solo, características climáticas.
- Ao escolher um local para o enraizamento, é importante levar em consideração a atitude da planta em relação à luz solar: as áreas ensolaradas são para representantes que amam a luz do mundo das plantas, as áreas sombreadas são para as que toleram a sombra.
- A intensidade do crescimento e perfilhamento de espécies individuais é um momento importante, cuja falta pode levar à morte dos "vizinhos", aumentando rapidamente a massa da planta.
- Ao criar composições, é importante levar em consideração as características de cada um dos habitantes das plantas do jardim de rochas, a fim de evitar uma “vizinhança desfavorável”. Por exemplo: muito atraentes e despretensiosos aos cuidados de um talo, saboneteira, ceifeira e obrietta, têm um efeito negativo sobre os "vizinhos".
- O plantio é desejável para realizar o plantio, levando em consideração seus "interesses comuns": eles devem ser combinados entre si não apenas na aparência, mas na semelhança de condições para taxas de crescimento, crescimento e desenvolvimento, bem como no ritmo da floração.
Além disso, o material sobre a escolha de pedras adequadas para uma colina alpina será útil: //diz-cafe.com/dekor/kamni-dlya-alpijskoj-gorki.html
Exemplos de variedades decorativas
As plantas ideais para um "jardim rochoso" são plantas lenhosas e atrofiadas de crescimento lento. Coníferas para uma colina alpina permitem fornecer alta composição decorativa ao longo do ano.
Combinando coníferas com uma forma diferente da coroa e a cor das agulhas em uma composição, você pode melhorar significativamente o efeito pitoresco.
Você pode descobrir como organizar adequadamente uma composição de coníferas decorativas a partir do material: //diz-cafe.com/ozelenenie/dekorativnye-xvojniki.html
É difícil imaginar um jardim de pedras sem flores. Plantas perenes com flores maravilhosas para uma colina alpina permitem que você dê a qualquer jardim um estilo e singularidade únicos. Ao criar composições, a escolha não se limita apenas às plantas características do terreno alpino. No "jardim rochoso", os representantes do mundo das plantas serão apropriados para a aparência, cujo habitat principal são as florestas e a costa do mar.
Uma decoração brilhante de um jardim de rochas pode ser: Arends Saxifrages, flox estilóide, grama Erica, edelweiss alpinos, gerbil das Baleares, Iberis sempre-verde, sino dos Cárpatos e muitos outros.
Projetamos um jardim de rochas, levando em consideração o nível da composição
Cume alpino
A camada superior do "jardim rochoso" é plantada, via de regra, com espécies de plantas resistentes à seca e amantes do sol, uma vez que esse local é mais exposto à luz solar, mas ao mesmo tempo, a umidade na camada do solo praticamente não é retida. Ao organizar o topo da composição, plantas de cobertura do solo são usadas.
As melhores plantas perenes de cobertura do solo para o jardim podem ser encontradas em mais detalhes no material: //diz-cafe.com/ozelenenie/pochvopokrovnye-rasteniya-dlya-sada.html
O tapete macio Iberis cobrirá o pico com flores brancas como a neve de maio a junho, os arbustos de cravo-da-índia em forma de travesseiro irão deliciar você com uma floração abundante e um aroma agradável durante todo o verão
Camada intermediária da composição de pedra
Para decorar a parte do meio de uma colina rochosa pode plantas que preferem áreas ensolaradas, mas toleram facilmente o sombreamento leve. Em um nível médio, maior umidade do solo. Isso torna possível expandir a variedade de plantas para decoração por belezas higrófilas.
A anafalia de três veias e o absinto Schmidt também têm tons de prata nobres.
Aubrietta é uma planta universal para paisagismo, pois além de uma floração linda nos meses de verão, possui folhagem decorativa, cuja riqueza de cores e a atratividade permanecem durante todo o ano.
Se você escolher entre os nomes das flores de uma colina alpina que se sinta confortável em nossas latitudes, as encostas da colina poderão ser decoradas com todos os tipos de bulbos variados, heichera, arbustos densos de armeria, áster alpino delicado, prímulas de prímula, belo colchão de florescência de outono.
Pé de jardim de pedra
Ao pé das plantas plantadas que gostam de crescer em solo rico e saturado e não têm medo de sombreamento.
O nível inferior também é reservado para a colocação de plantas de árvores e arbustos. Muitas vezes, nesta parte da colina, colocam-se plantações de coníferas anãs em miniatura, rododendros.