As begônias mais despretensiosas são a raiz. Eles não precisam organizar um período de descanso, como tuberosa. No entanto, o cuidado com as raízes requer cuidados durante todo o ano. No inverno, eles são alimentados, mas com menos frequência do que no verão; podada na primavera. Independentemente da espécie, todas as begônias crescem bem e se deliciam com seu efeito decorativo em alta umidade em combinação com o solo não derramado. Neste contexto, há nuances de rega: como o solo seca, apenas na panela, você não pode borrifar as folhas. Como cuidar de uma flor corretamente para torná-la tão bonita quanto na foto em revistas de flores?
A origem da begônia e as características distintivas
Na natureza, existem mais de mil espécies de begônias. O maior número de variedades está na América do Sul, a Ásia é a segunda (Índia, Himalaia, Sri Lanka) e a África Ocidental é a terceira. Supõe-se que a África seja o berço das begônias, e daqui elas se espalhem pela Ásia e pela América. Na natureza, as plantas são encontradas em regiões subtropicais e montanhas úmidas.
A família foi descrita pela primeira vez pelo botânico francês Charles Plumier. Em 1683, ele liderou uma expedição às ilhas do Caribe, liderada pelo comandante das colônias francesas Michel Begon. Lá, o cientista descobriu plantas que não eram conhecidas na época, deu uma descrição e recebeu o nome do organizador da viagem.
Begônias hoje conhecidas são muito diferentes umas das outras em tamanho, forma, coloração de folhas e flores. Alguns dizem respeito ao perene, outros ao anual. Existem begônias gramadas e arbustivas, com rizomas rastejantes ou espessados. Mas há uma coisa comum que une essas plantas em uma família.
Características características das begônias:
- em todas as espécies, as begônias são folhas assimétricas e oblíquas;
- flores - monóicas;
- perianto - colorido, irregular;
- a fruta com sementes parece uma caixa;
- todas as begônias crescem aproximadamente nas mesmas condições naturais: luz solar difusa, alta umidade, temperatura + 13 ... +22 ⁰C.
Vídeo: uma riqueza de espécies e cores da flor
Begônias - flores para apartamentos, jardins e escritórios
Como cultura decorativa, a begônia se desenvolve desde 1856, quando os criadores começaram a criar seus híbridos. Apareceram variedades tuberosas de flores grandes, as mais famosas foram criadas na Bélgica. Manter essas plantas em casa não é muito difícil, caso contrário elas não seriam tão populares. Begônias são cultivadas em campo aberto e em peitoris de janelas, são usadas para paisagismo de instalações e escritórios residenciais, em composições e separadamente. As flores são plantadas em cestas e vasos para decorar paredes, móveis e também usadas como plantas de cobertura do solo. As variedades sempre crescentes são adequadas para qualquer jardim de flores, até para carpetes. As variedades tuberosas são cultivadas em varandas, varandas, em pátios fechados.
O atendimento domiciliar tem suas próprias nuances, por exemplo, o tubérculo precisa de um período de descanso. Todas as begônias amam o ar úmido, mas não toleram o solo úmido. No entanto, qualquer produtor iniciante pode cultivar esta planta. Afinal, se algo deu errado, e a begônia começou a secar, você pode pegar um caule ou folha e começar a cultivar begônia novamente, levando em conta os erros do passado. A cultura é capaz de se multiplicar mesmo por um pedaço de folha, que rapidamente se transforma em uma planta de casa exuberante e bonita.
Variedades de begônias de raiz
Eterno
A principal diferença entre as espécies é o florescimento constante. No verão, você pode plantar uma planta no jardim, no inverno, levá-la para casa e em todo lugar ela floresce o ano todo. Estas são begônias herbáceas perenes. Os sinais externos, além da floração constante, são folhas arredondadas e uma altura pequena: alta - até 36 cm, subdimensionada - a partir de 8 cm Muitas variedades com folhas verdes ou bordô, flores brancas, amarelas, rosa ou corais, que, por sua vez, são cultivadas Terry (em forma de rosas) ou simples.
Exemplos de plantas na foto
- Bada Bing WHITE
- Bada bing rose
- Bada Bing Scarlet
- Accord Purple
- Terry Storyteller
- Arqueiro
Coral
As begônias cobertas de grama florescem no início da primavera e justificam totalmente seu nome. As flores são pintadas em diferentes tons de vermelho, e os caules ramificados e pendurados sob o peso dos botões são muito semelhantes aos corais. As folhas também parecem românticas: alongadas, foscas, com manchas, cravo nas bordas lembram as asas dos anjos. As begônias mais espetaculares olham em vasos em montanhas-russas. Ao sair muito despretensioso. Altura da bucha - até 90 cm.
Begônias decíduas
A espécie é famosa por suas folhas decorativas, e as flores das begônias decíduas são pequenas e discretas. Muitas vezes, são plantas perenes que não florescem. Eles diferem de outros tipos de mau humor. Portanto, as frondosas não podem ser mantidas ao ar livre, ou seja, essas begônias adoram condições de estufa, alta umidade, luz dispersa. No campo ou na varanda aberta eles vão morrer. O principal sinal da espécie é grande (15-20 cm) e folhas bonitas. Eles podem ser decorados com manchas de pérolas coloridas, padrões requintados, cores contrastantes, brilho prateado ou brilho perolado. As hastes são felpudas, a parte de trás da folha geralmente tem uma tonalidade vermelha.
Galeria de fotos: Begônias decíduas
- Begonia Royal
- Begônia rex
- Masoniana
- Manicata
- Begonia Metallica
- Begonia Credneri
- Corallina
- Alba picta
Variedades de begônias tuberosas
Essas begônias são cultivadas em cantos sombreados do jardim ou em varandas. Suas flores são muito bonitas, dependendo da variedade, são semelhantes a uma rosa, cravo, narciso, peônia, camélia. Os caules são carnudos, translúcidos; as folhas são assimétricas, em forma de coração. Escondendo-se debaixo do solo, está um rizoma que cresceu na forma de um tubérculo. Em campo aberto, as begônias florescem de junho a setembro, e na sala da primavera a dezembro, começa um período de descanso. A parte do solo seca e o tubérculo é armazenado até a próxima temporada.
Galeria de fotos: Begônias tuberosas
- Begônia Verão em Peterhof
- Sem parar
- Vai-vai-de-rosa
- Tigantea Flora Captive
- Diantiflora Captivity
- Crispa Marginata
Elatior ou Begônia híbrido
Begônias híbridas foram criadas na Inglaterra cruzando duas espécies: a raiz Socotran (da ilha Socotra no Oceano Índico) e tuberosa. O resultado foi uma planta muito bonita, semelhante a um tubérculo, mas com a raiz usual. Floresce no inverno. Devido à compacidade do arbusto e à abundância de flores, espaçadas em vários níveis, essa begônia é chamada de "buquê em uma panela". Com muito cuidado, o Elator floresce não apenas no inverno, mas quase continuamente, por vários meses seguidos. As variedades mais famosas são: Elatior Borias, agradável com flores de terry rosa com uma orla branca, e Elatior Baladin com flores em diferentes tons de rosa: do branco ao vermelho.
Galeria de fotos: Begonia Elator
- Elatior Borias
- Elator Baladin
- Elator mix
Ampel begônias
Outro tipo de plantas de interior luxuosas, cuja popularidade vem crescendo nos últimos anos. Esse grupo inclui raízes, tubérculos e híbridos. Eles estão unidos por um sinal - brotos pendurados, repletos de flores de várias formas e cores: branco, amarelo, vermelho, laranja, rosa. Folhagem assimétrica brilhante também parece espetacular. As variedades Ampel são plantadas em caixas de varanda, vasos e vasos altos.
Galeria de fotos: Ampel begônias
- Cascata de fogo
- Begonia Venus
- Begônia Margarita
- Begonia Afrodite
- Sino de begônia
Condições de begônia, dependendo da estação - tabela
Temporada | Top vestir | Iluminação (sempre difusa, sombra parcial) | Rega | Temperatura |
Primavera | 1 vez em 2 semanas | mantenha na janela norte | moderada, no palete quando o solo secar a uma profundidade de 1-2 cm | + 17 ... +25 ⁰C |
Verão | Uma vez por semana | |||
Outono | 1 vez em 2 semanas | reorganizar para janela oeste ou leste | sala, não inferior a + 13 ... +15 ⁰C | |
Inverno | Uma vez por mes |
Em tais condições, as begônias radiculares florescem o ano todo ou por muitos meses (dependendo da variedade). Para begônias tuberosas, esta tabela é apenas parcialmente adequada. No outono, eles são cortados e limpos para o inverno em um local escuro e fresco (+12 ⁰C). Regada uma vez por mês, umedecendo um pouco a terra ao longo da borda da panela. No final de fevereiro, colocam na janela, começam a regar e a se alimentar, como todas as outras variedades de flores.
Vídeo: Begônias tuberosas: dormência e crescimento
Plantação de begônia
Na Europa e nos EUA, é costume comprar begônia em flor e depois que ela desaparece - jogue-a fora. Mas para os russos essa opção não é adequada, gostamos de transplantar, alimentar, trocar vasos. Begônias são transplantadas na primavera, é nesta temporada e você precisa comprá-las. Sem o transplante no solo nutritivo, a begônia adquirida logo morrerá. De fato, na versão da loja, o solo é turfa e a planta vive de soluções nutricionais. Portanto, imediatamente após a compra, a begônia precisa ser transplantada.
No mesmo local da loja, junto com a flor, você precisa comprar:
- drenagem (seixos de argila expandida);
- solo (para begônias, violetas ou universal para culturas floridas à base de turfa);
- musgo perlita, vermiculita ou esfagno (para afrouxamento adicional do solo, mas não necessário);
- um vaso 3-4 cm mais largo e mais profundo do que aquele em que a begônia é vendida; Obrigatório: panela de drenagem e orifícios de drenagem.
Do excesso de água na panela, as begônias apodrecem suas raízes, a flor morre. Portanto, o solo precisa de água solta e respirável, não deve estagnar. Além disso, as begônias adoram solo ácido e fértil. Não é recomendável levar solo em casa, no campo ou na floresta. Essa terra é quase sempre infectada por doenças e insetos, e sua acidez é desconhecida.
Galeria de fotos: O que você precisa para um transplante de begônia
- A drenagem é necessária para a respiração radicular.
- Perlite serve como um fermento em pó adicional
- A vermiculita é usada em vez da perlita ou esfagno para soltar o solo.
- O musgo esfagno juntamente com a perlita e a vermiculita também soltam o solo
- Terreno pronto para begônias. Caso contrário, uma mistura violeta do solo é adequada
- Solo universal para plantações de flores
- O pote novo deve ser dimensionado para se ajustar ao antigo
Etapas do transplante de begônia:
- Pegue uma panela nova e despeje 2-3 cm de drenagem nela.
- Se houver um fermento em pó adicional (esfagno, perlita, vermiculita), adicione algumas colheres à panela (dependendo do tamanho da panela e da begônia).
- Retire a begônia da panela velha, retire um pouco a turfa ou o solo das raízes.
- Coloque a flor de modo que fique na mesma profundidade e adormeça com o solo fresco.
Vídeo: Como transplantar a begônia
Depois de transplantar em casa, em vez de fazer begônias que passavam o inverno no apartamento, é necessária uma poda cardinal do mato. Remova todos os brotos, deixando de três a quatro. Em algumas variedades, apenas um caule cresce; portanto, você não precisa remover o excesso, basta encurtá-lo. Hastes nuas fortemente alongadas com folhas na coroa, cortadas em um terço. Depois disso, os botões inferiores do sono acordam e brotos jovens também começam a crescer. Como resultado, um arbusto exuberante crescerá novamente.
Begonia Care
Rega
A camada seca superior é afrouxada. E somente quando a terra secar a uma profundidade de 1-2 cm, você poderá derramar na panela. A maneira ideal é colocar a panela em um recipiente com água até que a terra esteja totalmente saturada. Em seguida, a panela é devolvida à panela, o excesso de água que flui para dentro é drenado. A frequência da rega depende das condições em que a begônia é encontrada: em uma janela ensolarada, varanda aberta, no jardim. Ao ar livre, eles regavam todos os dias, em um apartamento, em uma varanda fechada e sombreada - a cada 2-3 dias. A referência deve ser a condição do solo. A água deve ser amolecida. Para isso, é filtrado, defendido.
A água para irrigação das begônias pode ser amolecida e acidificada com turfa: 1 kg de turfa em um saco de tecido ou gaze é infundido por 10 dias com 10 litros de água por 10 dias.
Além disso, a begônia é exigente com a umidade do ar, mas suas folhas não podem ser pulverizadas. Existem várias maneiras de hidratar com mais suavidade: coloque copos de água ao lado da flor ou despeje areia, turfa, argila expandida, musgo na panela e mantenha sempre essa massa úmida. No inverno, coloque um pano úmido na bateria de aquecimento mais próxima.
Top vestir
Até begônias sempre verdes respondem a mudanças de estação. No outono e inverno, fica mais escuro e mais frio no peitoril da janela. A planta diminui o crescimento. Se você alimentá-lo durante esse período, as hastes se esticarão muito, as folhas ficarão macias e sensíveis a doenças e pragas. Portanto, as begônias são frequentemente alimentadas no verão e uma vez por mês no inverno.
A frequência de vestir, dependendo da estação do ano - tabela
Temporada | Frequência | Fertilizantes |
Verão | toda semana | Begônias de florescência: Fertimix (1,5 cápsulas por 1 litro de água), Fertika Lux (20 g por 10 l), Energen (2 ml por 1 l) ou outro fertilizante complexo para a floração. Begônias de folhas: Mr. Color Universal ou Ficus (1,5 cápsulas por 1 litro de água), Novofert (4 g por 2 litros de água), etc. |
Primavera e outono | uma vez a cada duas semanas | |
Inverno | uma vez por mês |
Vídeo: Como cuidar de begônias
Por que a begônia não está florescendo?
Essa questão nunca surgirá com um produtor que segue todas as regras acima. Se a begônia tem todas as condições: luz dispersa, rega sem alagamento e secagem das raízes, temperatura certa, cobertura regular, florescerá exatamente o mesmo e por mais tempo do que a variedade deveria. Ou seja, as flores sempre floridas são decoradas o ano todo, Elator - no inverno, todas as outras variedades começam a florescer na primavera durante o verão.
Se apenas uma nuance. As begônias não têm fígados longos, deliciam-se com uma bela folhagem e uma floração abundante por apenas 2-3 anos, e então você precisa pegar um caule ou folha e plantar uma nova begônia. O antigo não crescerá mais e não florescerá.
Propagação de begônia
O corte
- Corte a haste com uma ponta de 6 a 10 cm de comprimento.
- Pulverize a área de corte com madeira triturada, carvão ativado ou cinza.
- Plante em um solo úmido e solto para begônias e cubra com uma jarra.
- Molhe ao secar o solo na panela, como uma begônia comum.
- Com um resultado favorável, o caule criará raízes e crescerá em 2-4 semanas.
- Acostume gradualmente a planta ao ar da sala. Você pode colocar um pino sob o gargalo da lata, para que a princípio areje apenas a mini-estufa e depois de 2-3 dias remova completamente a lata.
- Se o talo estiver seco ou podre, repita o experimento com outro talo.
Dessa maneira, todas as begônias que possuem hastes podem ser propagadas.
Folha
- Corte uma folha saudável com uma faca afiada perto das estacas.
- Coloque uma folha em água de carvão ativado (1 comprimido por copo de água).
- Se o pecíolo começar a apodrecer, você precisará cortar para um local saudável e trocar a água.
- Assim que as raízes jovens forem formadas, plante em um vaso permanente.
- Quando uma nova begônia começa a crescer, a folha seca.
O método é bom para begônias com folhas pequenas. As grandes enraízam-se muito mal, porque precisam de muita comida, e as raízes jovens não conseguem lidar com essa tarefa. Portanto, begônias com folhas grandes são propagadas por segmentos foliares.
Parte da folha
Primeira maneira
- A folha é cortada em segmentos na direção da veia central até as bordas. Cada segmento deve ter 1-3 veias.
- Lay out pedaços da folha em cima de areia molhada ou turfa, você pode colá-los no chão com uma fatia para baixo.
- Cubra com um saco plástico ou plante cada segmento em um recipiente separado e cubra com frascos.
- Mantenha o solo úmido.
- Os primeiros brotos podem aparecer em 1-3 meses.
- Acostume gradualmente a begônia ao ar no apartamento e remova o abrigo.
Segunda via
- Faça cortes na veia central e nas veias mais grossas.
- Espalhe a folha sobre as begônias molhadas.
- Pressione com pedras.
- Cubra a panela com papel alumínio e coloque no mesmo local onde crescem as begônias adultas.
- Mantenha o solo úmido.
- Quando surgirem brotos, remova gradualmente o abrigo.
Tubérculo
A begônia tuberosa também é melhor propagada por estacas ou folhas. Manipulações com tubérculos são muito arriscadas, você pode perder a planta inteira.
- No final de fevereiro, após um período de descanso, retire o tubérculo da panela.
- Se houver crianças, separe-as e coloque cada uma em uma panela separada.
- Se houver brotos no tubérculo, eles o dividem com uma faca afiada, de modo que cada segmento esteja com um broto.
- As fatias são polvilhadas com carvão ou cinza.
- Aprofundar as fatias do tubérculo ao meio (brotos para cima, fatias para baixo).
- Cubra com uma jarra, mantenha o solo úmido.
- Quando as hastes crescerem 7 cm, enterre completamente o tubérculo.
Sementes
No contexto do fato de que as begônias se reproduzem bem vegetativamente, o cultivo a partir de sementes é uma solução ilógica. No entanto, os cultivadores de flores também usam esse método se nem em casa nem os conhecidos tiverem a variedade certa. Depois, você pode comprar sementes em uma loja ou de criadores e tentar cultivar uma flor linda com a menor semente. A semeadura é feita em dezembro-janeiro, de modo que as begônias floresceram na primavera-verão.
- Espalhe as sementes na superfície das begônias molhadas ou em pastilhas de turfa. Pressione as sementes no chão, mas não enterre.
- Organize uma mini estufa: cubra com papel alumínio, coloque em um recipiente descartável com tampa, etc.
- Após 2 semanas, se o solo não secar e não estiver úmido, as mudas aparecerão.
- Transferir mudas para a janela mais brilhante ou encher com lâmpadas. Remova gradualmente o abrigo.
- Quando 2-3 panfletos verdadeiros aparecem, cada planta pode ser transplantada para um vaso.
Vídeo: Propagação de begônia por sementes
Doenças da Begônia - Tabela
A doença | Sintomas | Prevenção e tratamento |
Oídio | Manchas marrons aparecem nas folhas, que são posteriormente cobertas com um revestimento em pó branco. A doença se desenvolve em uma sala onde é muito quente e seco. |
|
Bacteriose vascular | As bordas das folhas ficam amarelas e secas. O meio da folha permanece verde, mas as veias ficam pretas. | Corte as folhas danificadas, pulverize a begônia com um fungicida: Albit (1 ml por 10 litros de água), Maxim (5-6 gotas por copo de água), etc. |
Podridão cinzenta | Manchas cinza pegajosas aparecem nas folhas. Com o tempo, as folhas apodrecem e depois o caule. | Reduza a rega e a umidade, trate com uma solução a 1% de Fundazole ou Euparen. |
Galeria de fotos: Doenças da begônia
- Oídio: folhas cobertas com um revestimento semelhante a farinha
- A podridão cinzenta se desenvolve com excesso de umidade e baixas temperaturas
- Com bacteriose vascular, as bordas das folhas secam e as veias escurecem
Pragas de begônia - tabela
Pragas | Descrição do produto | Maneiras de lutar |
Ácaro aranha | As folhas ficam amarelas, secam. No verso, é visível uma teia de aranha com carrapatos muito pequenos. | Para processar com soluções de preparações: Actellik (2 ml por 1 litro de água), Bona Forte (spray pronto) |
Escudo | Um pequeno inseto marrom (5 mm) é coberto com um revestimento de cera, como uma concha. Alimenta-se de sucos de plantas. Os folhetos ficam brilhantes e pegajosos ao longo do tempo. | Trate com Actelik ou Actara (1 g por 1 litro de água). Se houver poucas crostas, você pode lavá-las com uma esponja e água com sabão. |
Galeria de fotos: Pest Begonia
Consequências do tratamento inadequado da begônia - Tabela
O problema | Razão | Como consertar |
Branco ou amarelo, secando com o tempo, manchas nas folhas. | Queimadura solar | Mover para um lugar sombrio. |
As hastes são alongadas, as folhas são pequenas e pálidas. | Falta de luz | Reorganize para um peitoril da janela mais iluminado, mas não sob luz solar direta. |
Folhas e caules apodrecem. | Encharcamento | Você pode economizar replantando em solo seco. Regue somente quando o solo superficial estiver seco e somente abaixo. |
As folhas desbotam, secam nas bordas, o arbusto se desfaz. | Rega insuficiente | Não pule a rega, molhe completamente o pedaço de terra. |
As folhas são pequenas, a planta não se desenvolve, não floresce ou forma poucas flores. | Comida insuficiente | Plante apenas em solo adequado para begônias. Alimente regularmente fertilizantes complexos. |
Galeria de fotos: Consequências do tratamento inadequado da begônia
- Queimaduras nas folhas da luz solar direta
- Begônias não têm luz suficiente: as hastes são esticadas, as folhas perdem sua cor brilhante
- Com umidade excessiva do solo, raízes, caules e folhas apodrecem
- Sem regar, a begônia murcha, o mato desmorona
- As folhas são menores, a planta não se desenvolve - a begônia precisa ser alimentada
Embora a begônia seja exigente em cuidados, esta é a planta com a qual os iniciantes podem aprender. Se você cometer um erro e a flor morrer, sempre poderá cortar um caule ou folha e cultivar uma nova begônia. Mas mesmo com os devidos cuidados, essas plantas não duram muito. Após 2-3 anos de crescimento ativo, as propriedades decorativas são perdidas: as hastes são expostas, as folhas ficam pequenas, secas, a begônia não floresce. É necessário rejuvenescer ou plantar uma nova planta jovem.