Iberis - foto, desembarque e cuidados

Pin
Send
Share
Send

Iberis, ou Iberian, é uma planta crucífera com flores pequenas e delicadas e um aroma agradável amplamente utilizado no paisagismo e floricultura. É despretensioso, não requer cuidados especiais e tolera temperaturas extremas; portanto, mesmo um jardineiro inexperiente pode cultivá-lo. Para fazer isso, você precisa escolher a variedade certa e conhecer alguns dos recursos da Iberis - plantio, cuidados e regras básicas para o cultivo. Ajuda nisto e na foto.

Características do crescente Iberis

Iberis é um semi-arbusto de até 50 cm, com sistema radicular enraizado, pequenas folhas lanceoladas e pequenas flores coletadas em inflorescências de guarda-chuva. O tom mais comum das pétalas é branco, mas algumas espécies têm um tom rosado, lilás e vermelho escuro.

O Iberis é chamado de diferentes maneiras por um heterossexual, stennik ou pimenteiro

A planta possui muitas variedades - entre elas, gramíneas, semi-arbustivas, resistentes ao gelo, amantes do calor, além de variedades anuais e perenes.

Para o cultivo no clima doméstico, as variedades perenes são usadas com mais frequência - normalmente toleram o inverno e encantam os proprietários com sua aparência elegante por vários anos seguidos.

O período de floração dura de 1,5 a 2 meses - dependendo da variedade, as primeiras inflorescências podem ser vistas em maio ou agosto. Iberis floresce espessa e exuberantemente - às vezes as folhas ficam completamente escondidas sob inúmeras flores e a área é cheia de fragrância intensa.

A propagação da planta é possível tanto pelas sementes quanto pelo método vegetativo (dividindo o mato, as mudas), mas jardineiros experientes preferem a primeira opção. Por causa do sistema radicular enraizado, o Iberis não tolera transplantes. É muito mais fácil coletar sementes que mantêm a viabilidade por quatro anos e plantá-las no solo. A exceção são as regiões com clima instável, onde as geadas são observadas em abril e maio - nesse caso, a flor é melhor para cultivar mudas.

Que clima é adequado

Na natureza, o Iberis é encontrado principalmente nas montanhas do sul da Europa e na Ásia Menor, no Cáucaso, na Crimeia e nas margens do Don, de modo que o clima ideal é quente ou temperado. Ele tolera geadas, mas não responde bem a mudanças repentinas de temperatura e falta de neve. Assim, é melhor abrigar para plantar no inverno - a temperaturas muito baixas e muita chuva, a planta pode morrer. O restante do Iberis é bastante resistente e seu cultivo não requer condições especiais.

Iberis é uma excelente planta de mel

Fotos e descrições de variedades populares

Existem cerca de 40 variedades de Iberis no mundo, mas as mais populares são espécies perenes que toleram invernos frios, geadas e outras dificuldades climáticas.

Nem todas as espécies e variedades de Iberis têm um cheiro agradável característico desta planta.

Evergreen

O tamanho de toda a placa oval da Iberis sempre verde não excede 7 cm

Um arbusto com uma altura de 30-40 cm, encontrado em estado selvagem no sul da Ásia Menor e na Europa. Possui folhas densas com cores ricas, inflorescências umbelladas e flores brancas com diâmetro não superior a 1,5 cm, que aparecem em meados de junho. Se você remover regularmente inflorescências murchas após a primeira floração, os sempre-verdes Iberis florescerão novamente no final de agosto e encantarão os olhos até a primeira geada. As variedades comuns são findell, floco de neve, geleia, whiteout. Aloque uma variedade separada de Iberis sempre-verdes - amargos, sua altura é de 20 a 30 cm e as flores às vezes têm um tom roxo claro.

Criméia

O Iberis Crimean é cultivado principalmente como uma planta de terreno aberto, o que é ótimo para decorar parcelas pessoais devido ao crescimento mais frequente ou denso de hastes entre si.

O habitat natural da planta é a península da Criméia, de onde a planta recebeu seu nome especial. Um tipo de flor que atinge uma altura de apenas 5 a 10 cm, mas parece muito impressionante - folhas verde-acinzentadas grossas e inflorescências lilás que adquirem uma tonalidade branca após a abertura dos brotos. Floresce principalmente na primavera, prefere um clima ameno e temperado, tolera geadas severas um pouco.

Gibraltar

Iberis Gibraltar é adequado para paisagismo em áreas rochosas

É considerada uma planta perene, mas em invernos frios ela floresce apenas 1-2 vezes. Os arbustos crescem até 25 cm, têm pequenas folhas estreitas e inflorescências de guarda-chuva, que, antes da floração, têm um tom lilás, mas com o tempo suas pétalas ficam quase brancas. A variedade mais popular entre os jardineiros, que é frequentemente usada para fins decorativos, é o canditaft. Suas inflorescências grandes são maiores do que em outras espécies e se assemelham levemente às flores da dália.

Rocky

Iberis rocky é usado para jardins ornamentais, bordas, mixborders, em áreas rochosas, tolera um corte de cabelo

Na natureza, esse tipo de planta é comum nas regiões rochosas do sul da Europa. As hastes de até 15 cm de altura são cobertas com um grande número de flores rosa claro ou creme no final de abril. A floração dura de 1 a 1,5 meses, as variedades mais comuns são Vice Risen e Tom Tamb.

Guarda-chuva

O Iberis Umbrella possui as cores mais brilhantes de todas as variedades de plantas.

Neste hastes ramificadas anuais crescem 40 cm de altura. Eles são cobertos com uma casca lisa verde-acastanhada e pequenas folhas inteiras. Em junho, muitas inflorescências densas de corimbose com flores perfumadas brancas como a neve florescem. Eles florescem por mais de dois meses. As principais variedades são nash vermelho e sonho rosa. Nash Vermelho - um arbusto com uma altura de cerca de 30 cm é coberto por inflorescências vermelho-carmim. Sonho rosa - muitas pequenas flores cor-de-rosa brilhantes florescem em uma sessão verde escura baixa, esta planta resistente ao frio suporta geadas de curto prazo.

Iberis em paisagismo

Os paisagistas usam o ibérico principalmente para enquadrar canteiros de flores e criar colinas alpinas, mas a planta é adequada para outros fins. Suas pétalas se distinguem por uma paleta de cores nobres e pastel, combinando com outras culturas. O Iberis parece especialmente impressionante entre as árvores anãs sempre-verdes e as plantas rasteiras. Outra opção universal adequada para qualquer jardim é uma combinação de pequenas flores de Iberis com grandes inflorescências de malmequeres, campainhas, gazania.

A maioria das espécies tem sido cultivada pelo homem como planta ornamental; a planta ganhou distribuição já no século XVII na Europa central.

Fotos de aplicações de jardim e jardim

Métodos de pouso

O Iberis pode ser plantado com sementes ou mudas - o material para semear é vendido em lojas para jardineiros ou coletado de forma independente. A melhor opção é cultivar a planta semeando em campo aberto para evitar danos às mudas durante o transplante, mas em regiões com geadas tardias é melhor escolher a segunda opção.

Plantando sementes no chão

O Iberis é plantado em campo aberto na segunda quinzena de abril, quando as geadas da primavera são deixadas para trás. A temperatura ideal do ar é de + 10 a 15 ° C, mas o aquecimento do solo também deve ser levado em consideração. Se não tiver esquentado, é melhor esperar até o final do mês para um pouso. Para que a floração seja constante, as sementes são plantadas com um intervalo de 2-3 semanas.

Para o plantio, é melhor escolher um local com solo argiloso ou rochoso, que seja bem iluminado pela luz solar e drene - o excesso de umidade é extremamente perigoso para o sistema radicular da Iberis e pode arruinar muito rapidamente todo o plantio. A sequência de ações é a seguinte:

  1. Cavar buracos com uma profundidade não superior a 10 cm a uma distância de 12 a 15 cm um do outro é uma condição importante, pois a Iberis pode crescer muito em solos férteis.
  2. Espalhe as sementes uniformemente e polvilhe levemente com terra (não é necessário plantar a planta muito fundo), umedeça o solo, se necessário. Diferentes variedades de ibérico são melhor colocadas afastadas uma da outra, caso contrário, a polinização ocorrerá.
  3. Aguarde os primeiros tiros e afine-os para que a distância entre os arbustos seja de 20 a 25 cm.

Se a temperatura do ar for de 18 a 20 ° C, os brotos aparecerão em 7 a 10 dias, a uma temperatura de cerca de 15 ° C - em 14 a 20 dias.

Mudas

Sujeita a todas as condições necessárias para o crescimento normal da Iberis, a planta cria raízes bem

O momento ideal para o plantio de sementes Iberis em mudas é meados de março. Para fazer isso, pegue tanques rasos e uma mistura de areia e turfa e execute as seguintes etapas:

  1. Vaporize o solo (se necessário) e afrouxe bem.
  2. Distribua as sementes na superfície e empurre-as levemente até uma profundidade não superior a 1-2 mm; de cima, você pode pulverizar levemente com areia limpa do rio.
  3. Cubra os recipientes com sementes com vidro ou polietileno, coloque em local quente e com boa iluminação, a temperatura deve ser mantida entre 15 e 18 ° C.
  4. As culturas devem ser periodicamente ventiladas e umedecidas, mas apenas com a ajuda de uma pistola de pintura, caso contrário as sementes simplesmente apodrecem. Os primeiros brotos devem aparecer em 1-4 semanas.
  5. Após o surgimento dos brotos, o abrigo deve ser removido e as plantas jovens, de tempos em tempos, temperadas - por um curto período de tempo retiradas para o ar fresco.
  6. As mudas são plantadas em uma área aberta após atingirem uma altura de 7 cm - aproximadamente no meio ou no final de maio. As mudas devem ser plantadas a uma distância de 12 a 15 cm uma da outra, a uma profundidade suficiente, sem sacudir o caroço de terra e tentando não danificar as raízes delicadas.
  7. Após o plantio das mudas, a terra ao seu redor deve ser compactada e levemente umedecida.

Iberis começará a florescer apenas no segundo ano.

Como a Iberian possui um sistema radicular enraizado, não é recomendável mergulhar na planta, embora alguns jardineiros realizem um procedimento semelhante.

Vídeo: semeando Iberis

Cuidados ao ar livre Iberis

A Iberis é uma das plantas mais não caprichosas que não requerem cuidados especiais ou custos sérios.

A rega moderada é necessária apenas em calor forte e na ausência de chuva por um longo tempo - o resto do tempo as plantas extraem a umidade das camadas inferiores do solo.

O Iberis também não precisa de alimentação regular - basta alimentar as plantações com fertilizantes minerais complexos no máximo duas vezes durante o verão. Isso é feito após o aparecimento das primeiras folhas e no início do período de floração. A cobertura superior afetará positivamente o esplendor e a abundância de flores - após a cobertura superior, elas se tornarão mais eficazes. Para que o plantio pareça limpo e não cresça muito, recomenda-se cortar regularmente as inflorescências murchas.

As folhas de Iberis são quase imperceptíveis devido a inflorescências quase cobertas

Cuidados após a floração

Para preservar a aparência estética das plantações após a floração, é necessário aparar as hastes - pelo menos 1/3 de suas partes são removidas. As vagens que se formam no local das flores podem ser colhidas para produzir sementes. Quando as plantas atingem a idade de 5 a 6 anos, precisam ser plantadas; caso contrário, as inflorescências se tornarão pequenas e raras, como resultado do qual o canteiro de flores com Iberis perderá suas propriedades decorativas.

As flores Iberis são adequadas para o corte, são frequentemente usadas em floricultura

Apesar de a maioria das variedades Iberis pertencer a plantas resistentes ao gelo, em um clima temperado e rigoroso, é melhor prepará-lo corretamente para o inverno.

No clima do sul da última década do outono, basta colocar um pouco de composto no solo ao redor das plantações - é importante não exagerar, caso contrário, os arbustos crescerão subsequentemente demais.

Se o Iberis crescer em regiões com invernos rigorosos e sem neve, as plantações devem ser cobertas com folhas caídas, galhos de pinheiro ou mato seco, polvilhados com uma pequena quantidade de feno.

Possíveis problemas ao cultivar uma flor

Os jardineiros, por via de regra, não têm problemas com o cultivo da Iberis, mas para isso você precisa escolher o local certo para o plantio. Em solos muito pesados ​​e úmidos, Iberis é afetado por doenças fúngicas. Se outras plantas pertencentes à família crucífera (repolho, rabanete etc.) foram cultivadas anteriormente no local, é provável que uma praga chamada quilha de repolho viva no solo. Ele permanece no solo por um longo tempo e é prejudicial para o sistema radicular, portanto, antes do plantio, é melhor tratar a área com uma solução fungicida.

Após a polinização de Iberis, pequenas vagens achatadas com duas folhas amadurecem, no interior são pequenas sementes marrons

Das pragas, os Iberis são frequentemente afetados por cochonilhas, pulgas e pulgões.

Quando ocorrem danos característicos na folhagem, que indicam infecção da planta, é necessário tratar imediatamente com preparações especiais de inseticidas.

Comentários

Iberis plantou com flores, enraizou-se e cresceu uma boa massa verde. Na última temporada, dobrou de diâmetro (atualmente o diâmetro é de 35 cm). O arbusto em si é baixo, apenas 20 cm, e floresce com lindas flores brancas. Há também Iberis e outras cores. O que eu gosto nele é sua folhagem fina e semelhante a couro. O arbusto é decorativo em qualquer época do ano, além disso, Iberis é uma planta sempre-verde.

Yulia_tseknaser

//irecommend.ru/content/vechnozelenyi-nevysokii-pochvopokrovnik

A Iberis há muito tempo se auto-semeia. Para a floração anterior, planto algumas mudas. Este ano ela plantou apenas para o dia 11 de abril. Recomendo semear mudas em estufa, porque não tolera mudas do calor doméstico da Iberis, por isso certamente morrerá.

Baba Galya

//www.forumhouse.ru/threads/31622/

Existem variedades de Iberis com flores brancas e rosa felpudas. Para preservar a decoratividade após a floração, é necessário aparar os galhos pelo menos 1/3 e, em seguida, o arbusto começa a se ramificar e adquire uma aparência bonita da jaqueta, preservada até o outono.

Tata

//cvetoforum.ru/topic361.html

Eu aprendi sobre uma flor de jardim como a Iberis apenas este ano. Na primavera, comprei sementes e as peguei, como dizem, sem olhar. A primeira variedade que semeei o guarda-chuva Iberis, semeou diretamente no chão, embora você possa plantá-las em mudas (o que raramente faço com flores no jardim). Havia poucas sementes na embalagem e eu as semeei em um pequeno círculo (infelizmente não guardei a embalagem). As filmagens apareceram 10 dias depois e um mês depois, os primeiros guarda-chuvas abriram um pouco. Logo o arbusto inteiro floresceu, depois do qual comprei as sementes de Iberis hyacinthiflora e semeei em volta do guarda-chuva. Já guardei esta embalagem e deixei algumas sementes. Como já era o primeiro mês do verão, quando o tempo estava quente, essa variedade surgiu em alguns dias e agora quase tudo floresceu.

Aeternum

//irecommend.ru/content/krasivyi-nezhnyi-tsvetok-iberis-stranno-chto-eshche-net-otzyvov-o-nem-ispravim-etu-situatsiy

A primeira vez que comprei as sementes dos guarda-chuvas Iberis há cerca de dez anos. O cultivo desta planta anual a partir de sementes acabou sendo tão fácil que, desde então, eu a semijo todos os anos no meu site. A vantagem mais importante dos guarda-chuvas Iberis são as inflorescências de pincel, que consistem em pequenas flores lilás, rosa, roxas ou brancas com quatro pétalas. Os pincéis Iberis lembram guarda-chuvas em forma, daí o nome da espécie da planta. Eu sempre semeio Iberis em meados de maio, quando já está quente o suficiente e a temperatura diurna é de cerca de +18 ºC. Sob tais condições, as mudas aparecem após cerca de duas semanas.

Svetlana Nikolaevna

//moj-zvetnik.ru/iberis-zontichnyj-vyrashhivanie-iz-semyan-mnogoletnij-opyt/

Iberis é uma planta ornamental versátil e despretensiosa, muito popular entre jardineiros e iniciantes experientes, especialistas em paisagismo e floristas. Com todas as regras para cultivar e cuidar de plantas, será a decoração perfeita para qualquer jardim.

Pin
Send
Share
Send