Transplante de hortênsias de um lugar para outro - quando é possível e como fazê-lo

Pin
Send
Share
Send

Para preservar a frescura e o esplendor dos arbustos ornamentais, é importante transplantar em tempo hábil. Hortênsia (ou hortênsia) é uma flor delicada e exigente; o solo é preparado com antecedência. Você deve selecionar cuidadosamente o momento para um transplante bem-sucedido.

Para que serve o transplante de hortênsia?

O transplante de hortênsias é necessário em vários casos:

  • para propagar um arbusto coberto de vegetação;
  • rejuvenescer uma planta velha;
  • na organização do projeto paisagístico;
  • quando a planta não enraizou-se bem no antigo local e não se desenvolve;
  • quando o verde circundante tira a umidade e os nutrientes do mato;
  • a flor ficou apertada no antigo jardim ou na panela.

Hortênsia bem cuidada forma excelentes composições na paisagem e estufas

Se o arbusto parou de se desenvolver, a floração piorou ou parou, vale a pena mover a hortênsia para um local mais confortável. A qualidade do desenvolvimento das flores é influenciada por vários fatores:

  • composição e umidade do solo;
  • recursos de iluminação;
  • a presença de edifícios e vegetação nas proximidades das hortênsias.

Preste atenção! Se uma planta não possui doenças do sistema radicular ou exposição a parasitas, a causa do mau desenvolvimento está no conteúdo errado.

Quando é melhor transplantar hortênsia

Transplante de rododendro de um lugar para outro

Antes de iniciar uma "realocação", é necessário calcular o tempo apropriado, porque o local é preparado com antecedência e após a transferência - dê a flor para criar raízes. Quando é possível transplantar hortênsias de um lugar para outro, fica claro por sinais naturais: a ausência de botões e flores despertados, clima adequado, o início de um período adormecido. Quando transplantar hortênsia e a que horas?

O processo de transplante de hortênsias é bem rápido

Na primavera

Quando as geadas desapareceram completamente e o solo esquentou bem, começaram a transplantar o arbusto. É importante ter tempo para fazer tudo antes do início da formação ativa dos rins. O transplante espontâneo será estressante e poderá afetar adversamente a saúde do arbusto. Nos subúrbios e regiões da zona intermediária, esse período cai no final de março - a primeira década de abril, em maio, o clima frio é esperado.

É bom saber! O transplante de primavera é natural - uma planta adormecida libera novos brotos, cria raízes na qualidade e não para de florescer.

No verão: transplante de plantas com flores

Transplantar uma planta com flores em junho e julho não é a melhor opção para hortênsias, como para a maioria dos outros arbustos de jardim. Quando o arbusto dá toda a sua energia à floração, é impossível perturbar o sistema radicular; caso contrário, a hortênsia pode parar de colocar brotos por vários anos à frente, percebendo as condições criadas como extremamente desfavoráveis.

É possível transplantar hortênsias não florescentes em junho - uma questão discutível. Não é recomendável transplantar flores caseiras em um novo vaso de flores no verão, exceto quando se trata de salvar uma planta que está morrendo.

Outono

O outono é chamado de período mais favorável para a "realocação" do mato. É realizada depois que o calor é removido e a floração é concluída. Durante este período, a planta acumula nutrientes nas raízes e coloca novos botões de flores. De acordo com o calendário, esses dias caem em meados de setembro para a banda do meio. Na Sibéria e nos Urais, a hortênsia enraizada em um novo local é realizada no final de agosto.

A vantagem do movimento do outono é que o arbusto forma novos brotos de raiz e não dissolve os caules jovens do solo. Está preparada para o inverno e na primavera a planta despertará com força total. O mais importante é não danificar os gomos formados para não interromper a formação dos gomos.

Flores jovens são rapidamente aceitas em um novo ambiente

Importante! É aconselhável realocar apenas arbustos jovens (menores de 5 anos). A amostra de adultos é mais difícil de adaptar na nova zona do site.

Como transplantar hortênsia de jardim

Arbusto de jardim de folhas grandes gosta de rega intensa e iluminação moderada. A planta se desenvolve melhor em solos argilosos acidificados, longe de árvores e edifícios maciços.

Como escolher um lugar

Quando transplantar lírios de um lugar para outro

Os arbustos em panículas são sensíveis às condições de espaço e temperatura:

  • A hortênsia não é plantada perto das paredes dos edifícios - no inverno, a proximidade das pedras pode levar à hipotermia do sistema radicular.
  • É bom que o lugar estivesse no lado leste. A hortênsia adora o sol suave, mas não tolera o calor do cozimento. Sob raios antiaéreos, os arbustos podem deixar de florescer magnificamente e endurecer. A melhor opção é crescer em sombra parcial.
  • Não coloque arbustos semelhantes a árvores e com flores luxuriantes perto de árvores grandes e outras plantações ornamentais. As plantas não devem lutar por umidade e nutrientes do solo.
  • A cama não é colocada em uma planície onde há risco de inundação.

Nota! Recomenda-se colocar cópias domésticas ao sol na primavera e no outono e monitorar a iluminação no verão usando cortinas de filtragem.

Preparação do poço e do solo

Um local para um transplante de hortênsia é preparado com antecedência, 2-3 meses antes da "realocação". O solo é bem nutrido e nivelado com pH. Dependendo da variedade, o solo é acidificado com fertilizantes coníferos e preparações contendo ferro. Outro ponto importante é a drenagem. É necessário em regiões chuvosas. Na região de Leningrado, mesmo os arbustos mais persistentes não sobreviverão sem remover o excesso de umidade.

A umidificação fornece um enraizamento rápido do mato

Uma combinação adequada de nutrientes é considerada uma mistura de partes iguais de turfa, húmus, solo frondoso e areia de rio. A composição deve ser feita:

  • superfosfato - 0,6 g;
  • potássio - 0,2 g;
  • uréia - 0,2 g;
  • húmus - 0,1 g.

Importante! O solo sob hortênsia deve estar solto, respirando. Periodicamente capina e escavação no raio da raiz. Antes de plantar, cave o solo.

Um poço de 40 cm de diâmetro é preparado para hortênsia, dependendo do tamanho do arbusto. Interior - sobre o mesmo. Todo o volume é preenchido com uma mistura de nutrientes. No dia anterior ao transplante, a cama está bem umedecida e permite absorver líquidos.

Para plantar um arbusto de até 3 anos de idade, eles organizam um buraco de meio metro, para plantas de 5 anos - um metro e para espécimes mais maduros - um metro e meio. Isso permitirá que os arbustos se desenvolvam totalmente no futuro.

Preparação de plantas: propagação ou movimento

Existem duas opções para transplantar um arbusto de jardim: transferência cuidadosa de uma planta desenvolvida junto com um nódulo de terra ou separação de um sistema radicular denso. Para o máximo conforto e o enraizamento rápido, o arbusto não é dividido, mas mantém sua forma e microflora naturais na zona da raiz.

É importante evitar estresse desnecessário para a planta.

Antes do procedimento, os galhos são limpos de detritos secos e coletados sob um torniquete para que não se deteriorem. A aderência do solo não é estofada ou lavada - isso reduzirá o estresse durante o transplante. Se o trabalho for realizado com plantas jovens, é aconselhável dar preferência não à germinação aberta, mas a uma câmara de nutrientes.

Transplante direto

O arbusto deve ser imerso no chão, aprofundando as raízes ao nível do solo - não deve ser afogado no chão ou se destacar em uma colina. A planta, juntamente com o nódulo de terra "nativo", é movida para o buraco preparado, o lúmen é preenchido com solo nutritivo, generosamente regado, mas não compactado. Sob 1 arbusto, dependendo do tamanho, serão necessários 1-4 baldes de água.

Características da hortênsia de sala de transplante de vaso em vaso

Por que as hortênsias secam as folhas nas bordas - o que fazer e como reanimar as flores

Antes de transplantar a hortênsia em uma panela maior, estique uma mistura de nutrientes. O solo antigo é removido apenas se estiver contaminado ou infectado. Em outros casos, uma flor cavada, juntamente com o habitual pedaço de terra, coloca um novo recipiente e é preenchida com solo de alta qualidade com uma reação ácida ou neutra.

Informações adicionais! Em casa, a flor precisa de rega moderada e não há necessidade de cobertura morta. A umidificação é feita sob a raiz, o solo superficial é mantido solto.

Cuidados com as hortênsias transplantadas

Quando o arbusto é movido para um novo local, é necessário regar regularmente para acelerar a formação de novos brotos de raiz. No clima quente, umedeça o solo a cada dois dias, na estação fria - como a camada superior.

Uma planta enfraquecida pode precisar de apoio, especialmente no outono, quando ventos fortes chegam. Uma gaiola pequena torna-se uma proteção eficaz, mas também podem surgir estacas simples, o que não permitirá que o arbusto caia de lado ou saia da terra solta para enraizar.

Remédio conveniente para arbustos transplantados

<

Você não pode alimentar demais a flor. Ao transplantar hortênsias na primavera para outro local enriquecido, não é necessário mais fertilizante. As áreas basais são cobertas com cobertura morta de serragem macia, mas não permitem que o fluido estagnar em sua espessura.

Os arbustos internos são generosamente regados, mantidos à luz e, se mal recebidos, são amarrados. O transplante delicado e o cuidado adequado de um arbusto maravilhoso do jardim oferecem a oportunidade de admirar sua cor vibrante todos os anos.

Pin
Send
Share
Send