Nosso favorito 6 acres - como colocar neles tudo o que você quer crescer em sua terra? Salvando cada pedaço de terra, nossos jardineiros e caminhoneiros estão trabalhando duro.
Duas estufas completas nesta área não podem ser acomodadas. Como escolher, sob que cultura para tirar a terra da estufa? Provavelmente, todos responderiam em uníssono: para tomates!
Tudo está certo, em nosso clima temperado eles amadurecem nos arbustos apenas na estufa. Mas para eles é possível plantar e vizinhos. O que é plantado em uma estufa com tomates?
Com quem o tomate é bom?
O vegetal é como um homem. Em uma boa companhia e ele está bem. Mas como determinar que vai servir um tomate em uma área restrita fechada. O que pode ser plantado e cultivado em uma estufa junto com tomates?
Ele uma cultura bastante caprichosa e não é fácil de cuidar. Na estufa, ele sempre será o mestre. Portanto, a cultura para o bairro com ele deve ser selecionada semelhante em termos de crescimento.
Pepinos
Considere as duas culturas mais populares para o cultivo em estufa - tomate e pepino. Em uma estufa eles não pertencem, apenas como último recurso e sob certas condições. A diferença nas condições que eles precisam:
Cultura | Rega | Aeração | Fertilizante | Temperatura |
Tomate | regando apenas sob a raiz | sim | tenha certeza | moderado |
Pepinos | rega e aspersão | não | não é necessário, exceto orgânico | termofílico |
Se houver uma possibilidade, Pepinos devem ser colocados em campo aberto na cama feita pelo homem sob o filme, eles viverão perfeitamente ali e farão uma colheita. Tomates são deixados na estufa.
Pimentas
Outra cultura de estufa, especialmente na Sibéria e nas regiões do norte é o pimentão. Eles estão com tomate pertencem à mesma espécie - Solanaceae. Na estufa são compatíveis, como as condições para o cultivo são semelhantes.
Mas há em sua residência conjunta um O problema é o microclima na estufa. Tomates como ar quente, mas seco, ou seja, a temperatura deve ser alta, mas com boa circulação de ar. E pimenta, pelo contrário, como pepinos, ama calor e umidade.
Alguns caminhoneiros ainda cultivam pimentas no mesmo jardim com tomates.
Ao fazê-lo, eles praticam um esquema de "xadrez", que fornece acesso suficiente a ambas as culturas.
Pimenta é útil para a presença de tomates no bairro. As substâncias contidas neles desencorajam pulgões, que gostam muito de pimenta.
Repolho e saladas
Eles se dão bem com as primeiras variedades de repolho branco, repolho de Pequim, que em geral usado para compactação de tomates, plantando-a deles "aos pés". Perfeitamente tomate também vai se dar bem com saladas de folhas.
Rabanete, cebola e alho
Este bairro beneficiará todas as culturas. Cebola e tomate são plantados apenas aquele que é cultivado em greens. Com esse bairro é necessário fornecer luz suficiente rabanete, cebola e alho.
Morangos
Morangos (morangos) bem juntos com tomates na mesma sala (estufa). Ambas as culturas não gostam de alta umidade, eles ventilação constante é necessária para evitar a infecção por doenças fúngicas. Além disso, um projeto incentiva a polinização de ambas as culturas.
Arbustos de morango alternar com o plantio de tomates de acordo com o esquema de 60 x 45 cm. Neste caso, A área de nutrição de morango não deve ser inferior a 30 x 15 cm no mato.
As melhores culturas para co-cultivo com tomates
Do fato de que é melhor plantar em uma estufa junto com tomates (tomates), você pode fazer uma pequena lista:
- leguminosas (feijão, feijão);
- melancias;
- rabanete;
- erva-cidreira;
- aipo;
- salsa;
- manjericão.
Culturas incompatíveis
- endro;
- couve-rábano;
- erva-doce.
Adequadamente selecionados para o cultivo de hortaliças conjuntas não só não prejudicam uns aos outros, mas também ajudará a aumentar o rendimento para 20-25%.
Cada vegetal possui "apartamento"
Para aqueles que ainda estão tentando cultivar em uma única estufa hortaliças pouco compatíveis, há uma saída. Isto é organização do espaço. O que você pode colocar tomates em uma estufa? As plantas mais "estufa" são tomates, pepinos, pimentos e berinjelas. Sua compatibilidade deixa muito a desejar, então eles devem separar um do outro.
Se a estufa tiver duas entradas de lados opostos, é mais fácil colocar culturas nela. Com largura suficiente, três camas são feitas. Nos tomates médios plantados - esta parte da estufa é melhor ventilada.No lado norte há pimenta, no sul - pepinos ou berinjelas. Embora Os pepinos devem ser excluídos.
Se houver uma porta na estufa, e no lado oposto apenas uma janela, as culturas podem ser organizadas na seguinte ordem: perto das portas os tomates são plantados, eles devem ser separados do resto da área por um filme ou ardósia ou madeira compensada. O melhor material é um filme.
Em seguida, plantar pepinos, seguido por berinjelas - ambos os vegetais são muito termófilos e no meio eles vão ficar bem. E por último, mas não menos importante, os pimentões são plantados na janela, eles preferem uma atmosfera mais fria.
Tendo em uma estufa não culturas muito compatíveis É necessário estar pronto para alguma redução nos rendimentos cada uma das culturas.
Hoje, os fabricantes de estufas oferecem vários projetos, em particular os internos. Com a ajuda de módulos de partições, você pode criar salas separadas com o microclima necessário neles que permitirá combinar "incompatível" em uma estufa e não pensar em que plantar tomates com.