A planta ornamental sempre-verde foi chamada de "hera de cera" por causa de uma placa peculiar. No habitat natural - as florestas tropicais da Austrália - ela floresce lindamente e se enrola, enredando árvores jovens de tamanho menor. Tendo migrado para países com clima frio, é cultivada como planta de casa. Suculentas tem mais de 200 espécies. Alguns deles são gigantes com uma paleta diversificada de inflorescências de guarda-chuva, outros são criações em miniatura com pequenas flores quase imperceptíveis, como se fossem criadas pelas mãos de um joalheiro.
Como é a qual família
Hoya Carnosa, ou hoya carnuda, é um dos representantes da família Kutrov, com folhas bonitas e bastante grandes, com um revestimento de cera característico e fabulosas inflorescências de guarda-chuva de 15 a 20 flores. Cada flor em forma de estrela é ligeiramente pubescente e pode atingir 20 mm de diâmetro. Batedor de cereja brilhante complementa sua cor creme clara.
Hoya Carnosa durante o período de floração
De vez em quando, gotas trêmulas de néctar se formam nas flores. A floração dura quase todo o verão, exalando um aroma estupefato (nem todas as variedades). Em condições de ambiente, com o devido cuidado, o hoya é capaz de formar cílios de até 3-5 m e recebeu seu nome em homenagem ao botânico T. Hoya.
A variedade de tipos de Hoya
Este tipo de hoya possui várias variedades, a mais popular delas:
- Compact. Liana, caracterizada por uma abundância de cobertura de folhas e flores brancas semelhantes a um sino. As flores são coletadas em grandes inflorescências hemisféricas.
- Tricolor. Tem folhas brilhantes amarelo-vermelho com uma franja verde. As flores são de um tom roxo claro, com um meio brilhante. Pode florescer em várias etapas, durante 6 meses.
- Variegata. Pétalas de flores de cor creme são decoradas com um núcleo cor de vinho.
- Exótico. Liana com folhas onduladas rosa-amareladas emolduradas por uma borda verde.
Hoya Tricolor - um dos representantes mais brilhantes da espécie
Preste atenção! Após a compra, não transplante imediatamente a planta. Ele precisa de tempo para a aclimatação.
Características do atendimento domiciliar
A planta é completamente despretensiosa. É fácil cuidar dele. Conhecendo algumas das sutilezas de seu cultivo, é possível criar facilmente condições para a floração contínua e a formação de cílios verdes espessos.
Um bom cuidado agrada com flores abundantes
Algoritmo de pouso
Para plantar, você precisa escolher um vaso ou plantador adequado. É melhor parar em opções altas, porque a camada de drenagem de 3-4 cm de argila expandida ou seixo está pré-assentada no fundo.
Então uma camada de terra é derramada. A composição de proporções iguais de solo para cactos e mistura de solo para plantas com flores é mais adequada. Tal arranjo terá uma estrutura solta e respirável. Antes do plantio, as raízes das plantas são lavadas e levemente podadas. O solo é compactado. Após o procedimento, o arbusto não é regado por um dia, apenas pulverizado.
Informações adicionais! O fundo da panela deve ter orifícios de drenagem.
Iluminação
Hoya Karnoza é uma planta extremamente fotófila e se sente muito bem nas janelas no lado sul do apartamento. Para evitar queimaduras, é melhor sombrear com uma malha especial. Janelas leste e sudoeste também são adequadas, mas, vivendo no lado norte, é improvável que a planta floresça. Em curtos dias de inverno, é permitida iluminação artificial. Assim que o hoya do carnaval capta os brotos, é estritamente proibido reorganizá-lo em outro lugar, até mesmo transformá-lo, caso contrário você pode ficar sem flores.
Modo de temperatura
No verão, uma temperatura favorável para a hoya na casa é de 20 a 24 ℃ acima de zero. Ao arejar uma sala, você deve prestar atenção aos rascunhos, a planta não gosta deles. Nos meses de inverno, ele suporta uma queda na temperatura média para +10 ℃.
Rega
Rega moderada uma vez por semana no verão, no inverno uma vez a cada duas semanas. Se a camada superior secou 2 cm de profundidade, a flor precisa ser regada. A falta de umidade leva à inibição da floração e ao retardo do crescimento. Umidade estagnada - apodrecendo o sistema radicular, para que o líquido coletado na panela sempre seja derramado.
Humidade do ar
Hoya é uma planta tropical; portanto, uma umidade adicional na forma de irrigação sistemática o beneficiará. Isso deve ser feito com água morna, evitando respingos nas inflorescências.
Top vestir
A cobertura é realizada apenas no verão de 1 vez em 2-3 semanas, usando fertilizantes complexos.
Período de descanso
Com pouca luz do dia e uma diminuição nos indicadores de temperatura para +12 ℃, a planta entra em um período inativo. Isso pode ser evitado através da criação das condições necessárias, mas isso inevitavelmente levará ao fato de que a hoya caprichosa na primavera deixará de florescer e não receberá brotos.
Poda
Os floristas recomendam remover apenas brotos longos, deixando apenas caules de flores, que na próxima temporada novamente formarão brotos e florescerão. O motivo da falta de flores em uma planta saudável pode ser: vasos grandes, falta de minerais, poda de caules de flores, colocação da colheita no lado norte, com iluminação insuficiente.
Como criar
O método mais comum de propagação é por estacas. Ao cortar estacas, você precisa trabalhar com as fotos do ano passado. Cada um deles deve ter pelo menos dois internódios. A fatia é tratada com raiz, colocada no substrato preparado. Use um revestimento de filme para criar um efeito estufa. Após o aparecimento de um número suficiente de raízes - plantadas em vasos.
Nota! A propagação da folha de Hoya não é praticada.
Transplante
Ao transplantar, os especialistas aconselham o uso do método de transbordo, para que as raízes sejam menos danificadas. Antes do transplante, examine cuidadosamente a força com que o sistema radicular encheu o vaso. Se trama de raízes brancas aparecerem pelos orifícios de drenagem, é necessário um transplante urgente. Geralmente, um jovem hoya é transplantado uma vez por ano, pegando um vaso alguns centímetros a mais que o anterior. As plantas velhas são transplantadas uma vez a cada 3-4 anos, conforme descrito.
O transplante de plantas é uma etapa importante do tratamento
Possíveis problemas no cultivo
Cultivar novas plantas a partir de sementes pode causar muitos problemas. Antes de tudo, é difícil obter um bom material de semente. É impossível coletar por conta própria, uma vez que uma planta que cresce em casa raramente forma vagens de sementes e, à venda, as sementes das variedades desejadas quase nunca são encontradas.
Se, de alguma forma, conseguiu obter as sementes de hera de cera, plante-as no início da primavera em pequenos recipientes com um substrato leve, polvilhe levemente e pulverize usando uma pistola de pintura. Se as sementes estiverem saudáveis, as primeiras mudas aparecerão em 6-8 dias. Proporcionam boa iluminação, umidade moderada e temperatura constante. Os brotos não tocam até 12 semanas, até que adquiram um sistema radicular forte e recebam 2-3 pares de folhetos.
Informações adicionais! Uma característica distintiva do hoya é a capacidade de colher flores em pedúnculos antigos, para que não sejam removidas.
Vistas exóticas de Hoya
Cultivo ao ar livre de hera de cera
É improvável que alguém decida sobre o cultivo experimental de hoya nas frias condições do norte. Nas regiões sul, se o clima permitir, você pode tentar, mas com cuidado regular: rega oportuna, fertilização com misturas e fertilizantes nutritivos, controle de pragas (há muito mais do que no apartamento), um local adequado com boa iluminação e solo. Para o inverno, você ainda precisa cavar, transplantar em uma panela muito antes do frio.
Doenças e pragas
Como todos os tipos de suculentas, o hoyu é atacado: mosca branca, escutelo, cochonilha. Na luta contra eles, vários tipos de acaricidas são usados. As pragas mais perigosas para lianas são tripes, crostas. A planta é pré-pulverizada, após o que as preparações especiais são aplicadas rigorosamente, seguindo as instruções.
Pragas de plantas perigosas
As doenças fúngicas são tratadas através do tratamento de chapas com uma solução de sabão em pó e sulfato de cobre. Quando as raízes apodrecem, a liana é despejada da panela, o pedaço de terra é lavado com água morna, todas as áreas afetadas são removidas, secas, tratadas com preparações especiais e plantadas em um novo substrato.
Recorrendo às propriedades decorativas das plantas, você pode "reviver" até o interior mais "frio" e chato. Tendo encontrado um local para suas variedades favoritas de hera de cera, é possível trazer um pouco de exótico para sua casa, além de encher a casa com um aroma agradável.