Calla, ou zantedeschia, é uma planta perene, da família Aroid, ou Aronnikovy. Há cala - rizoma etíope, que floresce no outono e no inverno com flores brancas, de março a junho, em período adormecido. O calla sul-africano é uma planta tuberosa ou bulbosa, a cor de suas flores é diferente e floresce no verão. Ambas as espécies são cultivadas no país e no apartamento. A planta se distingue por sua flor original: em um pedúnculo longo, há uma inflorescência amarela na forma de uma espiga envolvida em um véu em forma de funil, que tem sua própria cor em diferentes espécies.
Flor da pátria - o território da América do Sul e África. Os criadores criaram um grande número de variedades que são cultivadas em casa e nas ruas. As plantações de calas e os cuidados em campo aberto, para os quais requerem certos conhecimentos e habilidades, atraem não apenas jardineiros experientes, mas também iniciantes com suas folhas varridas e suculentas e uma flor incrível.
Uma profusão de cores de callas florescendo
Tempo para o plantio de primavera
Em meados de maio, quando o tempo das geadas da primavera passou e o solo a uma profundidade de 15 cm aqueceu até 15 ° C, eles começaram a plantar calas no jardim, o que corresponde ao clima na Rússia central. As datas de desembarque nas regiões sul são anteriores: meados de abril. No norte do país, nos Urais e na Sibéria, é aconselhável esperar até o final de maio ou até o início de junho.
Etapas de preparação para o plantio de lírios
Abril-maio - a época do "despertar" de rebentos de calos bulbosos. Neste momento, eles começam os preparativos para o pouso:
- Eles abrem as caixas em que hibernam e tiram os tubérculos.
- Retire os invólucros de papel.
- Inspecione a presença de infecções por fungos.
- É tratada com uma solução de fungicida ou permanganato de potássio.
- Separe as "crianças", interrompendo o jumper e processando o local da quebra com verde brilhante.
O surgimento de brotos em cormos acordando após o inverno
Regras para escolher o material de plantio
Uma lâmpada adequada para o plantio deve ser grande, ter uma estrutura densa semelhante a um tubérculo de batata. Uma lâmpada amassada e amassada não produzirá uma planta normal. Lâmpadas doentes e danificadas são descartadas para tratamento. O material selecionado é colocado em bandejas e instalado em local fresco, com temperatura de 5-7 ° C, ventilando regularmente.
Cavar e armazenar lírios no inverno
O inverno de calla no jardim não é fornecido, esta planta não é resistente ao gelo, pode suportar até -2 ° C. Todo outono eles cavam uma lâmpada.
Importante! Para ter sucesso no cultivo de uma flor, é necessário criar condições para ela por um período claramente definido de descanso no inverno.
Quando os lírios desaparecem e murcham, antes do frio, cava suavemente os tubérculos para não danificar os caules. Tubérculos cavados com hastes são colocados em caixas de papelão ou madeira e mantidos por 2 semanas em uma sala seca para secar. Em seguida, caules e raízes cuidadosamente secos do bulbo são cuidadosamente separados.
Cavou cavidades após a secagem
Estes últimos são bem lavados e tratados com uma solução de permanganato de potássio e depois lavados novamente em água corrente. Quando a água escoa, as lâmpadas são limpas por uma semana em uma sala escura e ventilada para secagem.
Preste atenção! As "crianças" não são removidas das lâmpadas escavadas, é necessário aguardar a formação de uma ponte entre a lâmpada mãe e o "bebê" para quebrá-la sem ferir a lâmpada mãe, e depois usá-las para propagação. Demora um ano inteiro. Se você parar imediatamente, poderá danificar a lâmpada, repleta de infecções e morte.
Tubérculos preparados estão prontos para armazenamento no inverno. Antes disso, inspecione novamente todo o material obtido para detectar danos e apodrecer. Os defeitos detectados devem ser removidos com uma faca afiada. Seque por várias horas e, em seguida, trate todas as seções com carvão verde ou ativado.
O material de plantio para reprodução é embrulhado em papel, cada tubérculo separadamente, colocado em caixas com furos e guardado em local ventilado com temperatura de 10 a 12 ° C. Verifique regularmente se não há podridão e secagem.
Germinação de bulbos antes do plantio
A germinação dos tubérculos acelera o desenvolvimento da planta, o que leva a uma floração mais precoce e prolongada, além de contribuir para o aumento da resistência ao gelo e a doenças. Para garantir uma quantidade suficiente de luz do dia, o processo começa em meados de março; se antes, será necessário usar iluminação artificial.
Para "acordar" os tubérculos que não nasceram do inverno, eles foram mantidos em uma solução de permanganato de potássio por 30 minutos; depois, as áreas danificadas foram examinadas e removidas com uma faca afiada, processando seções com material verde. Prepare os contêineres para o pouso:
- Panelas são tomadas com furos para a drenagem da água.
- No fundo, havia uma camada de drenagem de pequenas pedras e areia.
- Solo calcinado preparado espalhado por cima.
- Os tubérculos são plantados, não profundamente enterrados no chão, até 2 cm.
As capacidades são instaladas em salas com temperaturas de até 20 ° C. Cuide dos tubérculos plantados, começando a regar em uma semana. Regado 2 vezes por semana, certificando-se de que o solo estava úmido, mas a água não estagnou. Após 15 dias, as primeiras folhas aparecerão.
Germinação de calas em vasos em casa para transplante em campo aberto
Afrouxamento do solo
Um elemento obrigatório de cuidado é o afrouxamento do solo, o que garante o suprimento de oxigênio ao sistema radicular. O procedimento deve ser realizado com cuidado para não danificar as raízes.
O afrouxamento natural é criado por minhocas. Ao aumentar sua população no local, além de afrouxar, eles também enriquecem o solo com nutrientes.
Preste atenção! O afrouxamento é realizado após cada rega ou chuva, para que não ocorra uma crosta na superfície.
Mudas
Os calas são plantados em campo aberto quando o congelamento para, não antes de meados de maio. Os bulbos germinados, plantados imediatamente no canteiro, florescem muito mais tarde, eles precisam se adaptar às novas condições e construir o sistema radicular, somente após isso iniciar o crescimento da própria planta. Os primeiros brotos aparecem em 2-3 semanas. Para a floração anterior, as lâmpadas despertadas germinam em casa. Para obter uma planta adulta no início do verão, elas são plantadas em março. Nesse caso, uma planta com folhas é transplantada para o campo aberto, que imediatamente começa a crescer.
Cultivo de bulbos e cuidados com o jardim
Antes de plantar callas, os bulbos devem ser preparados. Eles são mantidos em uma solução de permanganato de potássio por 30 minutos, depois são secos e cortados áreas danificadas e doentes, capturando levemente as saudáveis. As fatias são tratadas com verde brilhante. Como plantar lírios em campo aberto: eles são plantados em um canteiro de flores com solo desenterrado e fertilizado, mantendo uma distância entre eles de 30 a 40 cm e fechando a uma profundidade de 5 a 10 cm:
- Os grandes são cavados mais fundo;
- Os pequenos são um pouco salpicados com terra.
Após o plantio, o sistema radicular é formado pela primeira vez; nesse momento, a rega não é necessária; as mudas aparecem após 2-3 semanas. Somente após a formação das raízes, as forças da flor são direcionadas para o crescimento da própria planta.
Os principais componentes do tratamento de flores em campo aberto são:
- Rega oportuna;
- Fazendo os curativos necessários;
- Remoção de ervas daninhas;
- Afrouxamento regular do solo.
Sujeitas a todas as regras de atendimento, as callas começarão a florescer em um mês e meio e deliciarão você com lindas flores até o outono.
Rega e pulverização
Callas são jardim - uma planta higrófila, a rega é um componente importante dos cuidados com as flores. Após o plantio, os calas não são regados, observando o "regime seco". A rega é iniciada após o aparecimento dos primeiros brotos, em algum lugar entre 2 a 3 semanas após o plantio.
Preste atenção! Um fluxo de água é direcionado ao redor da planta, evitando o contato com os tubérculos.
Após o aparecimento de várias folhas, a rega é realizada com mais frequência: 1-2 vezes por semana. A frequência com que rega a planta depende do clima. A rega adequada deve ser frequente, mas moderada, para que o solo permaneça úmido. Calla não gosta de umidade excessiva no solo, mas sua secagem não deve ser permitida. Em uma seca, a rega deve ser mais abundante, além disso, as folhas devem ser pulverizadas e umedecidas.
Informações adicionais! Outra característica da flor pode ser usada como barômetro: a planta começa a chorar antes da chuva.
Métodos e época da alimentação
A planta responde bem à fertilização, cada período requer vários fertilizantes. Devido ao fato de que os callas amam o solo ácido, ele deve ser acidificado.
Tipo de fertilizante e quantidade necessária
Tempo de aplicação e quantas vezes | Que fertilizantes | Taxa de consumo | Nota |
Aterragem | Mineral complexo | 30-40 g / sq. m | Para fornecer nutrição para toda a temporada |
3 vezes por temporada | Ácido cítrico ou acético | 1 colher de sopa por balde de água | Para manter a acidez ideal do solo |
1 vez em 3 semanas | Especial para cormos | de acordo com as instruções | Para a formação e crescimento de bulbos |
Período de floração | Sulfato de potássio | 1 colher de sopa por planta | Despeje ao redor da planta, distribuindo uniformemente e levemente polvilhando com terra |
Importante! Os fertilizantes nitrogenados contribuem para o crescimento da massa verde; é aconselhável não usá-los.
Controle de Pragas e Doenças
Os calas são relativamente resistentes a ataques de doenças e pragas, mas se isso acontecer, você deve começar imediatamente a solucionar problemas.
Possíveis doenças de plantas, métodos de controle
A doença | Manifestações externas | Razões e soluções |
Manchas amarelas e faixas amarelas (viral) | O aparecimento de pontos anulares leves e folhas encaracoladas, deformação de flores, faixas de luz nos pedúnculos. | O vendedor ambulante é tripes. Extermínio do inseto. |
Podridão úmida bacteriana | O aparecimento de podridão nos pecíolos de folhas e pedúnculos ao nível do solo, com sua subsequente ruptura. As raízes estão molhadas, podres. Os tubérculos são amassados em marrom. | Plantas doentes destroem. Prevenção - plantando apenas tubérculos saudáveis. |
Pragas e métodos de controle
Pragas | Sinais de presença | Caminhos de luta e prevenção |
Pulgões | Folhas, brotos e flores ficam amarelos, enrolam. Com danos graves - descarga de pulgão pegajosa. | Se a lesão for leve, lave-a com água e sabão. Com forte - tratamento com drogas: "Antitlin", "Actellik", "Fitoverm" e outros. Após 4-5 dias, o tratamento é repetido. |
Ácaro aranha | O clima quente e seco contribui para a aparência. Nas folhas - pontos amarelados, eventualmente se transformando em grandes manchas descoloridas e secas. | |
Tripes | A aparência de um brilho prateado na parte superior das lâminas das folhas e manchas marrons na parte inferior. Com o tempo, as folhas, as flores ficam amarelas e secas. | Remédios populares - pulverização de infusões: malmequeres, yarrow, celandine, tabaco. Processamento com preparações: "Aktara", "Karate", "Fufanon", etc. |
Cuidados após a floração
Após a floração, as calas deixam de regar, os pedúnculos murchados são cuidadosamente cortados. Por que é necessário - manter a atratividade da flor e o crescimento de novos pedúnculos. Em setembro, as folhas começam a ficar amarelas, os pedúnculos caem. Na segunda quinzena de setembro, antes do início da geada, os tubérculos são cuidadosamente desenterrados e preparados para armazenamento.
Buquê de callas
Possíveis problemas crescentes
A violação das regras para crescer e cuidar gera alguns problemas. Em caso de violação das condições de armazenamento, o material de plantio não será adequado para a criação de uma flor. Calas plantadas tarde demais podem não florescer. Se as plantas forem plantadas muito próximas umas das outras, elas serão frágeis e pequenas, e as flores não serão possuídas. Solo inadequado e inadequado também afetará o crescimento e a floração. A rega inadequada durante o tempo quente e seco pode causar insetos. Rega excessiva levará à deterioração das raízes e tubérculos da planta. A conformidade com as regras simples da tecnologia agrícola permitirá que você cresça com sucesso em abundância e continuamente plantas com flores.
Callas são flores que crescem no jardim, das quais não cria dificuldades especiais; a resistência da própria planta a doenças e pragas facilita o sucesso. Um produtor, mesmo com pouca experiência, pode cultivar um arbusto exuberante com inflorescências delicadas.