Rosa Pomponella é uma variedade confiável e resistente. Possui floração longa e generosa e a adição original de flores de cores densas. Rose tem boa resistência a fatores externos. Adequado para cultivo em cordas mistas e para plantio solitário.
Características da classe
Rose floribunda Pomponella (Pomponella) Cordes foi representada por criadores da empresa alemã Kordes em 2005. Pela natureza e energia do crescimento, é provável que possa ser classificado entre as matas (rosas do parque). A variedade supera frequentemente os tamanhos declarados: largura 60 cm, altura até 80 cm.
Descrição da Pomponella rose: planta despretensiosa, pouco exigente para o solo e cuidados. Floresce profusamente, com uma pequena pausa, nas mãos aparece de 10 ou mais botões. Uma única flor tem um tamanho médio (4-5 cm) e parece um pompom apertado. O aroma é delicado, discreto, preservado mesmo em flores secas.
Escova de florescência de Pomponella
Vantagens e desvantagens da variedade
Rosa Pomponella se distingue pela resistência invejável, a folhagem densa e brilhante é resistente a doenças. O arbusto é ramificado, densamente frondoso. A planta se aclimatiza rapidamente após o transplante, com estabilidade no inverno.
Pompom rosa no pico da floração é muito decorativo, produz um grande número de botões de flores simultaneamente nos pincéis. As flores não são danificadas pelas chuvas.
Entre as desvantagens da variedade:
- tolera mal o calor: as pétalas queimam e desbotam;
- até o final do verão, lança brotos longos, violando a harmonia do mato;
- cor rosa claro, sem transições, pode parecer desinteressante.
Importante! A rosa é universal, perfeita para um único pouso ou em uma mixborder. Devido à alta capacidade de reparação da floração e à característica forma de flores em forma de pion, a variedade parece vantajosa na forma de um caule.
Cultivo e cuidado
Rose não exige muita atenção, para lidar com os cuidados de Pomponella pela força de um jardineiro iniciante.
Aterragem
Datas aproximadas do calendário para o plantio de rosas em campo aberto:
- primavera: final de abril - primeira quinzena de maio;
- Outono: setembro - início de outubro.
Ao plantar primavera, você deve se concentrar no clima. É necessário que o solo aqueça uniformemente e a ameaça de geadas da primavera passe. É mais difícil adivinhar com a previsão no outono, geralmente leva de 2 a 3 semanas para que as rosas se enraízem e se adaptem. Pomponella tolera bem o plantio e o transplante; em caso de ameaça de geada iminente, recomenda-se cobrir a planta.
Ao escolher um local de desembarque, você deve prestar atenção aos lados leste e oeste, perto dos edifícios, para garantir a sombra da rosa ao meio-dia. Você não pode plantar uma planta em locais com águas subterrâneas altas e em terras baixas onde a chuva e a água derretida se acumulam. Um lugar ideal, com uma ligeira inclinação para o sul, protegido de ventos fortes e correntes de ar.
Importante! Pomponella é uma planta viável, os requisitos básicos do solo são permeabilidade à umidade e ao ar.
O barro denso é diluído com areia e turfa, composto, solo turfoso e húmus são adicionados ao solo arenoso.
Rega
A planta precisa de rega adicional no período de 2 a 3 semanas após o plantio. Nos verões secos, recomenda-se que um arbusto adulto seja regado uma vez por semana em uma quantidade de 10 a 14 litros de água.
Para que a água penetre diretamente no sistema radicular e não se espalhe pela superfície, é feito um monte baixo ao redor do arbusto.
Após a rega, é necessário afrouxar o solo para que a crosta congelada ao sol não bloqueie o acesso do ar às raízes.
A cobertura da área basal com aparas de feno ou madeira ajudará a preservar a umidade da evaporação.
Top vestir
Durante a estação de crescimento, o uso de fertilizantes ajudará a acelerar o crescimento e melhorar a qualidade da floração. É melhor alternar a adubação com fertilizantes orgânicos e complexos. Essa abordagem permite que a planta absorva melhor os nutrientes e os oligoelementos.
Os fertilizantes orgânicos contêm uma grande quantidade de nitrogênio necessário para o crescimento das mudas, sendo introduzidos apenas até meados do verão. Fontes de nitrogênio para rosas:
- composto de resíduos vegetais e alimentares;
- estrume podre.
Para aumentar a fertilidade do solo, recomenda-se turfa.
Fertilizantes minerais complexos melhoram a floração e aumentam a resistência das rosas. Os principais elementos, cuja falta afetará a saúde e a decoratividade da variedade:
- potássio
- fósforo;
- cálcio
- magnésio
- ferro.
Além dos fertilizantes complexos da loja, você pode usar curativos mais simples. Eles saturam a terra na forma de infusão ou expõem a matéria seca nas ranhuras:
- madeira cinza;
- farinha de sangue e ossos;
- sulfato de ferro.
O fertilizante pode ser aplicado na área basal ou pulverizando a parte aérea da planta durante toda a temporada.
Importante! Para a pulverização, uma quantidade menor de cobertura é dissolvida para não queimar a folhagem.
Poda
Esta é uma das principais maneiras de cuidar da roseira. Na primavera, depois de remover o abrigo de inverno, os brotos verdes preservados são reduzidos a tecidos vivos. A fatia deve ser branca. Todos secos, escurecidos, com traços de mofo e galhos quebrados são cortados em um ângulo ascendente de 1,5 a 2 cm acima de um rim vivo.
Para dar ao arbusto uma forma aberta, semelhante a um vaso, é feito um corte sobre um broto que cresce do centro.
Para rejuvenescer o mato, velhos galhos lignificados são cortados, incapazes de florescer completamente. Brotos laterais finos e de crescimento interno também são removidos na primavera e durante toda a estação. Eles não produzem flores em abundância, dificultam a circulação do ar e retiram os nutrientes de ramos saudáveis e floridos. As escovas desbotadas são removidas para a primeira folha de cinco folhas.
Pomponella é bem enraizada por estacas, uma planta de raiz adulta ganha e se desenvolve tão bem quanto em um porta-enxerto de rosa mosqueta.
Corte de rim externo
Doenças, pragas
Pomponella rosea é altamente resistente a manchas negras. Em folhas jovens e na base dos brotos em um verão particularmente úmido, oídio pode aparecer. O perigo é uma doença grave e pouco curável das rosas - câncer bacteriano. Felizmente, isso não é comum. Pode ser detectado pelo inchaço e pelo crescimento nodular nas hastes, no pescoço da raiz. A planta é geralmente destruída.
Pragas de rosas, mais frequentemente atacando brotos e brotos suculentos:
- pulgões;
- folheto de roseta;
- ácaro.
Você pode se livrar da invasão de pragas tratando o solo com drogas inseticidas. O tratamento foliar envolve molhar abundantemente as folhas, não apenas a placa superior, mas também a parte inferior da folha.
Plantação de rosas no outono
Um mixborder espetacular acontecerá se você plantar outro tipo de rosas pompom, por exemplo, Ascott vermelho framboesa ou Misty Bubbles rosa lavanda. Floribunda Pomponella, solista confiante e companheira confiável nas plantações, graças à abundante floração antes das geadas. Essa variedade deve prestar atenção a todos os amantes de flores.