Matrona da noite (Hesperis matronalis)

Pin
Send
Share
Send

A planta Vespernitsa Matrona (Hesperis matronalis), também conhecida como Hesperis, Violeta noturna, Beleza noturna vive em jardins russos há mais de 200 anos. Esta planta perene despretensiosa é uma excelente planta de mel, especialmente apreciada pelos jardineiros por seu cheiro fascinante. Na Idade Média, o vestido de noite amarelo era usado na medicina e agora é simplesmente plantado para a beleza.

Como é a noite das matronas?

Hesperis é uma planta herbácea perene da família dos crucíferos. Mais de 50 espécies crescem in vivo na Europa, Ásia, Sibéria e Cáucaso. O nome da flor Hesperis entre os gregos significa "tarde". Isso se deve ao fato de que o aroma incomparável de uma planta tende a se intensificar após o pôr do sol.

Hesperis de floração

Variedades de Hesperis matronalis são cultivadas principalmente em jardins. A planta floresce no início do verão com brotos retos e ramificados de 0,5 a 1,2 m. A folha da árvore da noite é alongada, serrilhada, o caule é forte e ligeiramente pubescente.

Na forma de uma inflorescência cilíndrica, a festa à noite se assemelha a outro perene popular - o flox. A diferença é determinada pelo número de pétalas, em quatro crucíferas. Phlox flor consiste em cinco pétalas.

Hesperis floresce pequeno (1,5-2 cm), dependendo da variedade, flores planas ou duplas. Por natureza, a paleta concebida para festas noturnas é representada por tons de branco, rosa, roxo e violeta. No final do verão, o hesperis forma vagens (5-6 cm) nas quais as sementes amadurecem.

Para referência: os amantes de flores leem o nome latino da festa da matrona de diferentes maneiras: hesperis ou hesperis. Mesmo floristas experientes não se comprometem a afirmar qual nome está correto.

Descrição das variedades derivadas de Hesperis matronalis

Vésperas é uma planta que floresce no final da primavera, à frente de outras flores do jardim. O Hesperis geralmente é plantado em locais onde seu cheiro fascinante pode ser apreciado confortavelmente. Será apropriado colocá-lo ao longo dos caminhos, perto da janela ou perto do mirante.

Violeta noturna - como é chamada e como é a aparência

Classificação das espécies mais decorativas:

  • Hesperis sibirica ou ceia da Sibéria: planta endêmica da Sibéria com 0,3 a 1,30 m de altura, brotos e folhagem pubescentes com pêlos grossos, inflorescências rosa-púrpura, branco leitoso, a floração começa no meio do verão;
  • O Hesperis Tristis é uma festa noturna triste ou escura: um arbusto compacto de 0,25 a 0,60 m, caracterizado por uma cor incomum de inflorescências - no início da dissolução eles são roxo-chocolate, mudam gradualmente de cor para amarelo castanho. Floração precoce, do final da primavera ao meio do verão.

Nota: O aroma é mais intenso após o pôr do sol e em dias nublados. Na seca, o aroma enfraquece visivelmente.

Variedades de Hesperis matronalis são usadas para criar canteiros perfumados:

  • Lilacina Flore Pleno - rosa lilás;
  • Albiflora - lilás, variedade de terry;
  • Nana Candidissima - planta de até 50 cm de altura com flores brancas perfumadas;
  • Purpurea Plena - Hesperis com flores duplas de um tom roxo.
  • Malinovaya - grandes inflorescências de uma cor suculenta, o arbusto é alto, frondoso, usado na companhia de ervas ornamentais;
  • Rodmoskovnye vechera - inflorescências alongadas e apertadas são pintadas em rosa pálido e branco;
  • Lirika grandes flores de todas as cores características do hesperis são reunidas em pincéis soltos.

Variedades com flores felpudas são adequadas para o corte. No vaso, duram de 10 a 12 dias e todo esse tempo se deleitam com um aroma fascinante.

Inflorescência da matrona da noite

Cultivo de sementes

Um arbusto de dois anos com vagens de frutas maduras é suficiente para simplesmente colocá-lo no chão e cobri-lo com galhos de abeto ou material de cobertura. Na primavera, sob o abrigo, existem muitas mudas prontas para o transplante.

Hortênsia azul ou azul - plantio e cuidados em campo aberto

No meio da primavera, você pode plantar flores da noite com o método de mudas:

  1. As sementes adquiridas são semeadas em um recipiente raso preenchido com uma terceira camada de drenagem.
  2. Uma camada fértil é colocada em cima. Se a terra para semeadura for retirada do jardim, é recomendável derramá-la com antecedência com permanganato de potássio ou fundaçãoazol para evitar a infecção das sementes por doenças ou vírus fúngicos.
  3. As sementes são distribuídas na superfície do solo, não são enterradas, apenas ligeiramente polvilhadas com um substrato, depois são vertidas com água morna e cobertas com um filme.

A uma temperatura de 18 - 20 ° C, as primeiras mudas podem eclodir em três semanas.

O cuidado das mudas consiste em arejar as mudas e hidratar regularmente. Recomenda-se que brotos suaves não sejam regados, mas pulverizados a partir de um frasco de spray. Solte o solo ao redor das raízes com um fósforo ou um palito de dente.

Com a aparência de 3 a 4 folhas verdadeiras, as plantas jovens mergulham em recipientes separados, se necessário, enquanto continuam monitorando a umidade do solo.

As violetas jovens são plantadas em um local permanente no final do verão - início do outono, com uma distância de 30 a 40 cm uma da outra.

Importante! No primeiro ano após o plantio, as mudas formam o início das rosetas de flores; a floração completa ocorre no final do verão do próximo ano.

Embora a planta seja perene em condições naturais, ela é cultivada por não mais de 2 anos para obter material de sementes. Após 3 anos, a qualidade das sementes para reprodução das espécies está se deteriorando.

Importante! O jantar noturno precisa de aeração das raízes após a rega, na ausência de afrouxamento, as plantas jovens podem morrer.

Reprodução dividindo o mato

Astilba Chinese

Os híbridos varietais não podem ser cultivados a partir de sementes. As plantas compradas em lojas especializadas, viveiros ou exposições são propagadas dividindo o mato. As vésperas são despretensiosas e facilmente adaptáveis, mesmo com um sistema raiz mal desenvolvido.

Ao contrário da maioria das flores, o hesperis pode suportar o transplante em campo aberto sem remover as inflorescências. É verdade que, para isso, deve ser abundantemente regada nos primeiros dias após o plantio.

Características do atendimento domiciliar

A planta é viável, não exigindo cuidados. É melhor plantar uma festa à noite em locais bem iluminados; em casos extremos, é possível um leve sombreamento. O solo precisa de areia argilosa leve, ligeiramente alcalina, estrutural e ideal.

A flor é higrófila; em clima seco, é necessário fornecer rega adicional. O alagamento e a alta ocorrência de águas subterrâneas não toleram hesperis. Após a rega, a área da raiz deve ser afrouxada.

A planta possui alta resistência ao inverno, pode facilmente tolerar mudanças de temperatura, não requer abrigo. Em invernos especialmente nevados, com um longo derretimento de neve, a parte acima do solo pode ocorrer.

Fertilizantes

Antes da floração, a festa da noite pode ser alimentada com fertilizantes complexos. Ela não precisa de alimentação regular. Se a matéria orgânica é introduzida, é importante não exagerar, para não obter um tumulto de verde sem flores.

Os arbustos se ramificam bem, então o plantio da festa da noite é propenso a engrossar. Para preservar a duração e a floração decorativa, as inflorescências desbotadas são podadas.

Importante! A flor não é venenosa, mas em quem sofre de alergias pode causar sintomas desagradáveis: coceira, irritação da pele e membranas mucosas, rinite alérgica.

Noite flores no canteiro

Possíveis problemas no cultivo

Hesperis é pouco afetado por fatores externos.

Acredita-se que a planta possa sofrer de doenças características das culturas crucíferas. De fato, a parte pode ser danificada na parte inferior da lesma ou das pulgas crucíferas. E aqueles e outros não gostam de cinzas, as pulgas não toleram a umidade.

Importante! Se os vegetais são cultivados no terreno, as pragas provavelmente preferem rabanete e couve à festa da noite.

Como todas as plantas de jardim, a festa pode ser afetada por doenças fúngicas e virais. É importante entender que doenças e pragas parecem sujeitas à não conformidade com a tecnologia agrícola e medidas preventivas no local.

Acredita-se que a festa seja uma flor indispensável como companheira de lírios e rosas. Sua nuvem branca, lilás ou rosa perfumada sombreará sua rica beleza e complementará o jardim doméstico com um aroma noturno de cheiros. Para os amantes de flores, você pode tentar plantar essa planta no site para surpreender parentes e amigos.

Pin
Send
Share
Send