Doenças das árvores de fruto, doenças das árvores de fruto do jardim

Pin
Send
Share
Send

As árvores frutíferas são a decoração de qualquer jardim ou chalé de verão e, é claro, o orgulho do jardineiro. O ponto culminante dos esforços para cuidar deles é uma colheita rica. No entanto, se se referir às plantas no local de forma irresponsável, sem cercá-las com os devidos cuidados, você poderá esquecer os frutos maduros e saudáveis. Como qualquer criatura viva, uma árvore é suscetível a vários tipos de doenças. A identificação, tratamento e eliminação oportuna das causas da doença são a chave para um jardim florido e uma boa colheita por muitos anos.

Doenças das Árvores Frutíferas

Doenças das árvores podem causar grandes problemas ao jardineiro. Dois grupos principais podem ser distinguidos:

  • doenças causadas por fungos fitopatogênicos;
  • doenças causadas por bactérias;

Árvores de fruto

Penetrando através do tecido danificado de uma árvore ou "estômatos", que fornecem respiração à árvore, os parasitas causam danos significativos à planta, até sua morte. Para lidar com uma ameaça com sucesso, ela precisa ser "conhecida pessoalmente". Não será difícil para um jardineiro experiente reconhecer doenças de árvores frutíferas e escolher as táticas de tratamento certas.

As principais doenças fúngicas das árvores

Vacinação de árvores na primavera, métodos de enxerto de árvores frutíferas para iniciantes

O perigo mais significativo para as culturas frutíferas é uma infecção por fungos, responsável por mais da metade de todas as doenças de plantas. Penetrando na casca ou nas áreas danificadas, o fungo cresce ativamente, formando colônias que existem devido à absorção das substâncias orgânicas do hospedeiro.

Brilho leitoso

O principal sintoma é a cor prateada das folhas, que posteriormente leva ao ressecamento e morte. Primeiro, o brilho leitoso é localizado no lado sul e depois se espalha por toda a árvore. Se você tomar medidas a tempo, poderá salvar a árvore e a colheita.

Brilho leitoso

Septoria

Uma doença que afeta principalmente a pêra. O início da doença é caracterizado pelo aparecimento nas folhas de manchas brancas arredondadas com bordas cinzentas. Com a progressão da doença, manchas marrons aparecem nas manchas - picnídeos. A infecção com esta doença leva à secagem e queda de folhas.

Filosticose

Um dos tipos mais desagradáveis ​​de ferrugem. O primeiro sinal é o acúmulo de pontos marrons de picnídeo e, após a secagem, se formam buracos em seu lugar, o que significa que a planta é afetada por essa doença fúngica. Se medidas urgentes não forem tomadas, a árvore enfraquecerá e poderá morrer como resultado.

Moniliose

Os sinais desta infecção são placa marrom, manchas borradas cinza-marrom. Esta infecção afeta principalmente novos brotos e botões. Frutas infectadas com moniliose têm um odor característico de álcool.

Oídio

No caso do oídio, nas folhas e nos brotos jovens há um revestimento leve, semelhante ao pó, as folhas são enroladas de maneira não natural e os frutos adquirem uma pubescência incomum.

Preste atenção! Má circulação de ar, baixa temperatura e alagamento levam à infecção por esta doença.

Sarna

A doença fúngica mais comum e perigosa das árvores frutíferas, especialmente macieiras e peras. A infecção ocorre através dos rins e se espalha por toda a superfície da árvore. A doença pode ser reconhecida por uma flor marrom-esverdeada que se espalha das folhas para os frutos.

Sarna

Importante! As doenças das árvores, em regra, podem ser muito difíceis. As doenças fúngicas que afetam o plantio de frutas devem ser combatidas assim que os primeiros sinais de infecção aparecerem.

As áreas doentes devem ser imediatamente removidas e queimadas. Como os cogumelos têm excelente vitalidade, não encha os caroços de composto com o material removido nem o deixe na cobertura. É necessário tratar as árvores com preparações fungicidas, como Teldor, Meloli Dow, Alatt, etc. A solução é preparada estritamente de acordo com as instruções do fabricante. O processamento é realizado de forma intermitente em 15 a 30 dias.

Doença bacteriana

Vacinação de árvores na primavera, métodos de enxerto de árvores frutíferas para iniciantes

As bactérias são organismos unicelulares, cuja nutrição, como no caso dos cogumelos, ocorre parasitando os tecidos das frutas. As infecções bacterianas não são menos perigosas para as árvores frutíferas e os arbustos do que as fungosas. As bactérias infectam as árvores frutíferas por danos mecânicos, por exemplo, após a poda. Os mais suscetíveis a infecções de frutas são macieiras, peras, ameixas, pêssegos, damascos.

Queimadura bacteriana

Começa com o fato de o exsudato branco com um odor pungente, liberado como resultado da doença, se espalhar rapidamente na forma de uma teia por todo o site. As inflorescências são primeiro afetadas e depois as folhas. O palco é considerado negligenciado quando, além das inflorescências, brotos e cascas são afetados. É característico que as inflorescências doentes não se esfacelem e possam permanecer na árvore durante toda a estação, e um padrão "mármore" da Borgonha pode ser observado em seções da casca.

Queimadura bacteriana

Importante! As doenças das árvores do jardim causadas por uma infecção bacteriana são um problema suficientemente sério que um jardineiro pode encontrar. A primeira detecção de sinais dessas doenças perigosas é um sinal de ação imediata.

Rachaduras na casca de árvores de fruto

Lavagem de árvores na primavera - tratamento de árvores frutíferas de pragas

Por que a casca racha em árvores frutíferas e qual tratamento escolher - perguntas que invariavelmente surgem para um jardineiro que descobriu uma rachadura no tronco de uma amada maçã ou pera. As causas desses fenômenos são muito diversas, mas na maioria das vezes são variedades de câncer de frutas.

Câncer de maçã preta

A bactéria, caindo na casca danificada de uma árvore no outono, permanece sob ela durante todo o período de inverno. Na primavera, você pode encontrar pequenos pontos pretos, indicando a presença de um diagnóstico destrutivo. À medida que a doença se desenvolve, rachaduras e colapso da casca, a folha cai antes que o fruto amadureça; em alguns casos, pode-se observar mumificação dos frutos. Em casos especialmente difíceis, todo o tronco é afetado.

Câncer preto

Citosporose

Uma doença que começa com danos na casca do tronco, espalhando-se por todo o ramo. Como a casca afetada pela infecção não difere da saudável, é extremamente difícil reconhecer a doença no estágio inicial.

Câncer comum ou europeu

Os principais sintomas são depressões marrons com um reflexo brilhante no tronco e nos ramos. À medida que a doença se desenvolve, os tubérculos vermelhos aparecem ao redor dos recessos - os locais de concentração de esporos de fungos. O estágio terminal de uma infecção por árvore por infecção é a morte da casca e sua separação na forma de círculos com influxos ao longo das bordas.

Preste atenção! O desenvolvimento de doenças na casca das árvores pode ser interrompido "capturando" as primeiras manifestações em pequenos galhos. Se você ignorar o problema, os recessos e flacidez aumentarão e a podridão se espalhará ao longo do tronco da árvore.

Câncer bacteriano de mudas

Todas as plantações de frutas e arbustos podem estar doentes. O principal sintoma desta doença é a proliferação de tecidos da raiz ou do pescoço. A progressão da doença estimula a formação de crescimentos, como resultado do rompimento do fornecimento de água à árvore. Parte das raízes morre. Apodrecer os crescimentos leva ao fato de que o solo se torna uma fonte de infecção e, portanto, inevitavelmente leva à sua propagação.

Câncer bacteriano de mudas

Não é possível se livrar completamente do câncer de mudas bacterianas. No entanto, está ao seu alcance conter a propagação da infecção. Para isso, são utilizadas preparações contendo cobre. A poda das árvores deve ser realizada com a captura de tecido saudável de pelo menos 10 cm e as seções frescas, para evitar reinfecção, devem ser tratadas com verniz ou massa de vidraceiro. É necessário tratar regularmente o equipamento de jardim com desinfetantes, pois as bactérias podem permanecer nele.

Importante! Recomenda-se a inspeção de árvores para trincar a casca no início da primavera. Se rachaduras ou escurecimento da casca forem encontrados no tronco ou nos galhos, uma ação imediata deve ser tomada. Se os sinais da doença são pequenos, você precisa limpar a casca danificada, aplicar uma solução de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux na ferida e cobri-la com var. Se os esforços não trouxeram resultados tangíveis ou a área de dano é muito grande, a planta deve ser descartada.

Depois de estudar as características das doenças mais comuns das árvores frutíferas, você poderá reconhecê-las a tempo e selecionar o tratamento apropriado. Em alguns casos, isso ajudará a salvar a vida da planta, pois não pode lidar com a própria doença.

Pin
Send
Share
Send