Verbena é uma cultura decorativa, apreciada pelos jardineiros por seu rico esquema de cores e variedade de espécies. O principal favorito é a verbena ampelosa - uma variedade brilhante e despretensiosa. Esta grama pode ser encontrada não apenas nos jardins de cultivadores iniciantes, mas também em parques famosos decorados por paisagistas.
História da verbena
O nome da verbena de origem romana, conhecida desde o século XVIII. Pode ser encontrado em livros antigos com uma descrição das propriedades curativas. Em diferentes países, há histórias nas quais a cultura é chamada de lágrimas de Ísis, a veia de Vênus ou grama sagrada. Segundo a lenda cristã, a verbena foi descoberta pela primeira vez no Monte Calvário, onde Jesus Cristo foi crucificado. Ela estava coberta de feridas para parar o sangramento.
Com os devidos cuidados, você pode florescer durante toda a temporada
Existem mais de 250 espécies dessa flora representativa. A maior parte das variedades decorativas cresce nos EUA, no continente, do Chile ao Canadá. As ervas medicinais crescem na Europa e no Extremo Oriente.
Características
- arbusto de até 40 cm de altura;
- botões de flores brancas, rosa e azuis;
- folhas de papelão ondulado.
Como usar grama:
- para fins decorativos na floricultura: criar monocomposições vivas, colinas e bordas alpinas;
- estimular o apetite e estimular os reflexos de vômito na medicina;
- As raízes são usadas ao conservar os pepinos, dando-lhes um aroma picante.
Verbena é usado na aromaterapia para aliviar a fadiga e melhorar o humor.
Perene ou anual?
O método de plantio depende de várias características desse arbusto, as quais é importante conhecer antes de organizar um terreno ou jardim pessoal. As regras de tratamento diferem, dependendo de você precisar plantar novas mudas a cada ano. O cuidado oportuno garantirá uma floração exuberante e longa.
Verbena é um representante perene da flora, que tolera facilmente o calor e a seca curta. No entanto, o arbusto não é resistente ao gelo, portanto, na Rússia é considerado anual. Raramente acontece no outono para mantê-lo até a primavera. Esta espécie é cultivada em vasos e vasos, em varandas e peitoris. A ampola Verbena exige condições favoráveis para sobreviver aos invernos russos. Normalmente, os jardineiros adquirem mudas no início da temporada de verão. Além disso, todos os anos os criadores introduzem novos híbridos de flores mais adaptados às latitudes russas.
Para informação! A cultura de um ano de idade não se enraíza em solos pesados e, se não sair do sol, as flores crescerão pequenas e indefinidas.
Antes da geada, eles cavam um arbusto com um pedaço de terra e o transferem para uma sala com uma temperatura do ar não superior a 10 ° C. Esta é uma cultura termofílica que precisa de luz. O desembarque é recomendado em uma área aberta com acesso gratuito à luz solar. À sombra, os brotos se estendem e a floração para. Em condições de alta umidade, existe a probabilidade de desenvolver doenças perigosas para a verbena.
Ampola vegetal verbena propagada por estacas e brotos
Variedades de verbena ampelous
Na cultura, apenas espécies híbridas são comuns, obtidas através do cruzamento das melhores opções. Variedades com botões brilhantes de tons de vermelho, azul e roxo são especialmente populares.
- Tiara Red Imp. A variedade é despretensiosa nos cuidados, distingue-se pela floração exuberante e longa. A principal vantagem é a resistência à seca e ao gelo até -3 ° C;
- Cascata de observação. Variedade rasteira de propagação de sementes de até 20 cm de altura Adequado para plantar em cascata em vasos ou plantadeiras com um diâmetro de 12 cm. A planta tem grandes inflorescências. A variedade é resistente ao oídio;
- A variedade de verbena ampelous Imagination é uma variedade despretensiosa resistente ao frio. Adequado para terrenos abertos, vasos e cestos. Tem brotos de propagação e floração abundante na estação de junho às primeiras geadas. A altura é de até 30 cm;
- Impres Peach. A variedade é valorizada por sua variedade de flores creme e floração longa. Os brotos atingem 50 cm de comprimento;
- Estrella Voodoo Star. Uma característica distintiva desta espécie são as flores grandes e variadas. Especialmente popular é uma variedade de tons lilás com manchas brancas. Não requer irrigação frequente com água;
- A ametista é uma cultura compacta com até 30 cm de altura e floresce todo o verão: de junho a setembro. Tonalidade característica: pétalas azuis com uma mancha branca no meio da raiz;
- Lanai Candy Kaye. Um novo híbrido com grandes botões brilhantes com manchas brancas. Atira até 45 cm de comprimento e floresce da primavera a setembro.
Importante! A flor não deve ser abundantemente regada com água para a vegetação.
Variedade Estrella Voodoo Star floresce até o final do outono
Verbena em paisagismo
Representantes bem cuidados da flora adornam parques, parcelas ou canteiros de flores. Outra de suas funções é a divisão do espaço em zonas. A verbena é mais frequentemente usada para criar arranjos de flores e monoclopes. A cor e a forma únicas das folhas permitem contrastar com outras ervas. Este é um sotaque brilhante no local perto da casa.
Os camaleões são populares entre os designers, que começam a florescer três meses após serem colocados no chão. Se as plantas são plantadas em momentos diferentes, os botões brilhantes adornam os canteiros por um período mais longo. Você pode criar painéis a partir de verbena ou complementar a composição com outras opções.
Variedades subdimensionadas de verbena são usadas para criar bordas verdes. Classes altas são adequadas para enobrecer o meio do canteiro. Uma decoração decorativa clássica de um enredo pessoal é um conjunto de andanças e camélias. "Vizinhos" ideais são calêndulas, margaridas, delfínio, nyvyanik e rudbeckia. Com um plantio em massa de plantas, você pode obter um efeito colorido brilhante.
Preste atenção! Verbena combina harmoniosamente com arbustos e rosas trepadeiras.
O cultivo de híbridos de ampel verbena foi realizado pela primeira vez no século XIX. Desde então, tem sido uma das flores mais populares entre os jardineiros. Para cultivo usando novas mudas a cada ano. Esta opção é adequada para quem procura a decoração de um canteiro de flores, peitoril da janela ou varanda. Ao mesmo tempo, a planta é despretensiosa, resistente ao calor e à seca. Características distintivas são uma ampla gama de cores e uma variedade de espécies.