Berinjela pertence à família solanácea (como tomates). Mas a cultura é mais exigente com o calor. Portanto, até recentemente, era cultivado apenas nas regiões sul da zona central da Rússia, e eram principalmente as variedades de amadurecimento precoce que conseguiram amadurecer em um curto verão. Com o advento de estufas acessíveis para terrenos particulares, as berinjelas foram cultivadas com sucesso em toda a Região Central e até ao norte, e também em campo aberto. Crescer e cuidar de berinjela em campo aberto ficou mais fácil, o que significa que mesmo um iniciante pode experimentá-la!
Por que é útil cultivar berinjela
Esta é uma planta anual com um poderoso sistema radicular localizado principalmente na horizontal na camada superior do solo. Na seca, grandes raízes podem afundar em grandes profundidades em busca de umidade. O caule é arredondado, verde-púrpura, com a borda, forte, nunca fica no chão até a geada. As flores são únicas ou em grupos de 3 a 7 peças, autopolinizando, o que é especialmente valioso quando cultivadas em ambientes fechados, onde não há insetos polinizadores. As folhas são poderosas, na forma de um barco ou arredondadas, com a borda de uma cor verde ou verde-violeta.
A forma da fruta em diferentes variedades é diferente: é cilíndrica, redonda, na forma de uma banana ou em forma de pêra. Cor indica maturidade. A fruta jovem é roxa clara, depois fica roxa e, na fase de maturação das sementes, torna-se amarelo-marrom ou verde-claro. Coma frutas roxas com sementes verdes.
Para a cor roxa da fruta, a berinjela ganhou o nome popular "azul". Embora hoje existam híbridos com frutas brancas.
Propriedades úteis de berinjela
A berinjela é um recordista entre todas as culturas quanto ao teor de molibdênio. Este elemento ajuda a prevenir e tratar a inflamação das articulações.
Berinjela também contém:
- ácido ascórbico ou vitamina C. Não é produzido pelo organismo, e uma pessoa deve recebê-lo diariamente com alimentos. Sem ele, o escorbuto começa, a imunidade diminui;
- um conjunto de vitaminas B, que garantem o metabolismo normal, está envolvido na hematopoiese e no sistema nervoso;
- a vitamina PP (ácido nicotínico) fortalece as paredes dos vasos sanguíneos;
- Vitamina A (retinol) - uma vitamina para uma boa visão;
- Vitamina E - um forte antioxidante, retarda o processo de envelhecimento, impede o desenvolvimento de células malignas;
- A vitamina K é necessária na síntese de proteínas para restaurar e regenerar os tecidos do corpo;
- macronutrientes: manganês, zinco, cálcio, potássio, fósforo, magnésio, iodo, flúor, cobre;
- A fibra de berinjela, como outros alimentos vegetais, estimula a atividade do trato gastrointestinal, absorve e remove toxinas e substâncias nocivas, reduz o colesterol.
Além disso, a berinjela ajuda a remover o excesso de água do corpo, aliviar o inchaço e o excesso de peso, facilitar o trabalho dos rins e manter a elasticidade dos vasos sanguíneos.
Variedades
Nas frias condições da Rússia, é dada preferência a variedades precoces de berinjela. Na descrição, vale a pena prestar atenção a um ponto importante - o momento "das mudas até o início do amadurecimento técnico". Nas primeiras variedades, é de 85 a 100 dias.
Negus
Uma variedade precoce, desde o plantio de mudas até a maturação, leva de 50 a 55 dias. Frutos de até 200 g, na forma de barril, estreitaram-se no caule e expandiram-se abaixo, roxos. O arbusto tem 50-60 cm de altura, resistente, não requer uma liga. Adequado para consumo fresco e conservas. Tem um sabor agradável, é bem armazenado e tolera o transporte, e essa é uma propriedade rara para as primeiras variedades. Não é um híbrido, você pode colher sementes.
A maturação precoce do Negus permite que as sementes amadureçam completamente.
Fé
A primeira colheita dá 95-110 dias após a germinação. A partir de 1 m2 Você pode coletar cerca de 10 kg de frutas. A berinjela é roxa brilhante em forma de pêra, com casca fina e bom gosto, pesando cerca de 200 G. O arbusto se desenvolve mais em altura (até 1 m) do que em largura. No campo aberto, é estável na produção, resistente, resistente a pragas e doenças.
Anão cedo
A primeira colheita é adequada no 85º dia após a germinação, as sementes amadurecem no 120-130º dia. Muitas frutas de tamanho médio (até 200 g). Esta é uma variedade de mesas de bom gosto.
Justifica seu nome - anão, arbusto de até 45 cm de altura.
Variedades híbridas
Nas variedades acima, você pode deixar as sementes para plantá-las no próximo ano, ao contrário dos híbridos marcados na embalagem com o sinal F1. São obtidos cruzando duas variedades. Se você coletar as sementes dessas plantas e plantá-las, cultivará berinjela com os sinais de um dos "pais".
As sementes híbridas precisam ser compradas todos os anos, mas na maioria das vezes isso se justifica: o rendimento dessas berinjelas é cerca de 50% maior, elas são visivelmente mais duráveis e mais fortes.
Híbridos iniciais promissores para áreas abertas:
- F1 burguês. É notável nos frutos grandes, com até 500 g, que amadurecem no 105º dia após a germinação, de forma arredondada, com polpa macia e sem amargura. Frutas durante todo o período quente, resistentes, resistentes a condições adversas, doenças e pragas. Forma um arbusto poderoso;
- Rei do Norte F1. Uma classe ideal para regiões frias. Tem a capacidade única de tolerar pequenas geadas sem danificar a colheita, o que é completamente incomum para a berinjela. O híbrido é frutífero, você pode coletar cerca de 14 kg de frutas a partir de 1 m2. Adequado para regiões quentes. O arbusto não requer uma liga baixa, de 45 a 50 cm, e os frutos são grandes, longos, em forma de banana, sem amargura. A germinação de sementes é quase 100%. A desvantagem é que frutas longas em um arbusto baixo freqüentemente tocam o chão. Isso é indesejável - na ponta, a cor do feto muda e a decadência pode começar. Portanto, pode ser necessária uma ninhada sob um arbusto de tecido não tecido ou cobertura morta.
Colheita de sementes
As sementes de berinjela são pequenas, planas, brancas e verdes, amadurecidas em cinza-amarelo. Eles podem ser armazenados em um recipiente fechado, em local seco e sem luz solar por até 9 anos, sem perder a germinação. Antes disso, as sementes precisam ser bem secas.
Etapas da aquisição:
- Os frutos das sementes são removidos quando se tornam marrons e depois amarelados.
- Berinjelas são armazenadas até ficarem macias.
- Corte a parte inferior, onde está concentrada a maior parte das sementes de algumas variedades. Em outras variedades, eles podem ser distribuídos por todo o feto.
- A polpa é espremida na água manualmente ou esfregada através de uma peneira.
- Sementes maduras e saudáveis se depositam no fundo.
- A água é drenada sobre a borda, as sementes são deixadas no fundo, coletadas e secas ao ar livre.
Cultivo de mudas
Mesmo as primeiras variedades de berinjela têm um período relativamente longo, desde a muda até a frutificação, de modo que são cultivadas em mudas e em regiões quentes, e mais ainda na Rússia central e no noroeste.
Mudas podem ser cultivadas:
- em um apartamento com janelas para o sul, sudeste e sudoeste ou sob iluminação artificial com lâmpadas especiais. O espectro da luz das plantas de iluminação domésticas comuns simplesmente não vê;
- em uma estufa aquecida, onde há luz suficiente.
Berinjela é uma planta curta de luz do dia, dura 12-14 horas de luz durante todo o período de crescimento.
Ao plantar, é necessário levar em consideração a temperatura do solo e o local onde as mudas crescerão:
- à temperatura do solo 20-25sobreAs sementes C brotam mais rapidamente no dia 8 a 10, para que você possa plantá-las nos dias 20 e 25 de fevereiro;
- à temperatura do solo 13-15sobreAs sementes vão brotar a partir do dia 20-25, então você precisa plantar cedo, de 10 a 15 de fevereiro.
As mudas são cultivadas de duas maneiras - com e sem colheita. O primeiro método é adequado quando você precisa obter um grande número de mudas com falta de área quente no início da primavera.
Cultivo de mudas com picaretas
Sob uma palheta, as sementes são frequentemente semeadas em caixas. São deixados 3-5 cm entre as fileiras, 2-3 cm entre as sementes seguidas.Quando 2-3 folhas reais aparecerem próximas às mudas, elas mergulharão (transplante) em áreas mais espaçosas com um intervalo de pelo menos 5-6 cm. esteja quente o suficiente, mesmo em estufas sem aquecimento. A desvantagem desse método é que as berinjelas não toleram o transplante e permanecem atrofiadas enquanto se enraízam no novo local.
Cultivo de mudas sem colheita
Quando você pode limitar-se a uma pequena quantidade de mudas, é melhor plantar as sementes imediatamente em uma tigela separada com capacidade de pelo menos 0,5 litros. Ao plantar no solo, a planta quase não machuca e cresce imediatamente, porque é transplantada com um sistema radicular intocado e um pedaço de terra. A desvantagem desse método é que essas mudas ocupam muitos lugares escassos entre fevereiro e março.
Preparando mudas para o plantio
Quaisquer mudas antes de plantar no chão devem ser retiradas de salas quentes na rua para endurecer. Começa pelo menos 3-4 dias antes do desembarque. É possível muito antes, se o tempo permitir e a temperatura na rua for 12-15sobreC.
Primeiro, as mudas são mantidas na rua por 1-2 horas, monitorando sua condição. De ventos fortes e luz solar direta, pode sofrer. Então ela imediatamente limpou o quarto e continuou endurecendo no dia seguinte. O tempo gasto no ar fresco aumenta gradualmente e, antes do plantio, quando está quente o suficiente, as plantas podem ser deixadas na rua. É preciso lembrar que 5sobreC para berinjela amante do calor - quase congelante.
As mudas são plantadas em campo aberto em momentos diferentes, dependendo do clima da região e das condições de temperatura. Por via de regra, na faixa central e no noroeste de 10 de maio, o solo e o ar são bastante quentes para a berinjela.
Vídeo: como cultivar mudas de berinjela
Cuidados com Berinjela
Berinjela exigindo cuidados.
Molhar e mulching
Em clima seco, a berinjela deve ser regada com água morna e sedimentada. Com a água fria, as raízes "ficam estupidas" por um longo tempo e as berinjelas param de crescer por 7 a 10 dias.
A cobertura de uma plantação ao plantar berinjela em campo aberto evita a secagem e reduz bastante a necessidade de rega. Mas a cobertura deve ser de cor escura, especialmente no início do crescimento, porque, sob o material leve, a Terra não será capaz de se aquecer.
No meio do verão, o solo é aquecido a uma grande profundidade em todo o espaço e a cobertura morta pode se tornar mais útil que a escuridão. Ele protegerá as raízes da superfície contra queimaduras no clima quente e aumentará a iluminação das camadas mais baixas dos arbustos.
A umidade do solo é verificada a cada 5-7 dias, quando seca e regada (10 l por 1 m2) É especialmente importante hidratar durante o período de ovário e frutificação, pois isso afeta diretamente o rendimento.
A rega pode ser organizada de diferentes maneiras: manualmente a partir de um regador ou de uma jarra de um balde, irrigação por gotejamento. Molhar com “toca-discos” é indesejável. Berinjela, como todas as plantas solanáceas, tem uma "folha molhada - uma folha doente".
Top vestir
Nas regiões frias, a berinjela precisa ser cultivada "acelerada", o que requer um molho mais intensivo.
Os principais elementos que a berinjela precisa são:
- nitrogênio com moderação no início do crescimento, a fim de acumular massa verde suficiente e garantir rápido crescimento e maturação dos frutos;
- fósforo para melhor sobrevivência das mudas, desenvolvimento do sistema radicular, formação de ovários;
- potássio para aumentar a resistência da planta, resistência a flutuações de temperatura e frio.
Manganês, boro e ferro devem ser abundantes, portanto, é recomendável adicionar esses elementos além disso.
Diagnóstico:
- com a falta de nitrogênio, o arbusto cresce lentamente e as folhas ficam pálidas;
- com falta de potássio, as folhas se enrolam com um barco e uma borda marrom aparece ao longo do contorno;
- com a falta de fósforo, o arbusto adquire uma forma não natural - as folhas começam a virar para cima, crescem em direção ao caule.
Características da alimentação de berinjela:
- o curativo principal pode ser aplicado ao solo para escavação no outono ou primavera. Utilizam-se fertilizantes complexos prontos com conteúdo de nitrogênio, fósforo e potássio ou uma mistura de nitrogênio (uréia, uréia, nitrato de amônio), fosfórico (superfosfato, superfosfato duplo), potássio (cloreto de potássio). O adubo complexo é aplicado por espalhamento sobre toda a superfície da parcela, na quantidade de 40 g por 1 m2;
- o curativo mineral pode ser substituído por orgânico, produzindo húmus de escavação ou composto na quantidade de 10 a 20 litros por 1 m2. Usar esterco fresco e fezes de pássaros é indesejável. Em solo muito bem cuidado, qualquer planta pode começar a "engordar", isto é, a formar uma enorme massa verde de topos com baixo rendimento;
- toda a alimentação, exceto o nitrogênio, substitui a aplicação de cinzas de madeira. Este é o melhor fertilizante potássio-fósforo com um conteúdo completo de quase todos os elementos micro e macro. Todas as substâncias estão em compostos prontamente disponíveis para a planta. Não há nitrogênio nas cinzas, que queima quando queima madeira;
- as cinzas também são espalhadas para escavação, introduzidas nos poços durante o plantio, folhagem polvilhada durante a estação de crescimento (mas após a floração) para espantar as pragas. As cinzas melhoram significativamente o sabor das frutas;
- berinjela requer nitrogênio para formar a 10ª folha verdadeira. Então ele precisa de fósforo e potássio;
- durante a estação de crescimento, a cobertura é realizada com um intervalo de 10 a 15 dias, 2-3 vezes ou 3-4 vezes, se fertilizantes não forem aplicados para escavação;
- o primeiro curativo é realizado 18 a 20 dias após o transplante de mudas. A alimentação anterior pode prejudicar. As raízes não desenvolvidas receberão uma dose de recarga e não se desenvolverão em busca de nutrientes.
Essas recomendações podem não ser obrigatórias, pois existem solos férteis e gordurosos nos quais a cobertura pode ser reduzida ou não ser realizada. Por exemplo, em chernozems e mariscos ricos em húmus, as berinjelas terão tudo o suficiente se seus predecessores não fossem solanáceos.
Pasynkovka e formação de um arbusto
Esta operação pode ser dividida em dois componentes - obrigatória e opcional:
- remova necessariamente todos os brotos e folhas abaixo do primeiro ovário quando o arbusto crescer para 25 a 30 cm;
- necessariamente um mês antes do início aproximado do clima frio nos pontos de crescimento dos arbustos, beliscar os brotos laterais e arrancar todo o pequeno ovário. Ela não tem tempo para amadurecer, mas apenas em vão gastará a força da planta.
Em campo aberto, não é necessário formar um arbusto em um caule, deixando-o em altura para economizar espaço, como em estufas. Você pode deixar a planta crescer naturalmente sem feri-la ou deixar feridas abertas pelas quais a infecção possa entrar. Apenas os tiros danificados e pouco promissores de julho e posteriores que não têm tempo para produzir uma colheita são removidos.
Além disso, é possível:
- obter 6-7 frutos grandes do mato, então todos os outros ovários e parte dos brotos devem ser removidos;
- deixe todos os ovários e brotos, recebendo 15-20 frutas menores.
O peso total da colheita nos dois casos será aproximadamente o mesmo.
Liga
A liga ao ar livre raramente é necessária.Berinjela forma um arbusto forte e mantém os caules com frutas também. Mas existem algumas variedades que exigem ligas quando a berinjela toca o chão e pode apodrecer. Nesse caso, às vezes é suficiente espalhar a cobertura morta sob o arbusto. Se necessário, os arbustos devem oferecer suporte adicional.
Vídeo: berinjela em campo aberto
Métodos de cultivo sofisticados
Às vezes, a berinjela é cultivada em recipientes separados - sacos, recipientes, barris com um volume de pelo menos 5 a 10 litros. Isso permite que você mantenha a planta em estufas até o início do calor estável e depois as leve para o exterior, abrindo espaço para outras culturas. Nesse volume de solo, a berinjela não drena a terra em antecipação ao calor. E pode ser cultivada até o final da temporada sem transplante e, se desejado, transplantada cavando poços de plantio de acordo com o tamanho do solo e das raízes nos sacos. Nesse caso, a planta não fica doente e continua a crescer com calma.
A vantagem desse método é que o solo no recipiente aquece muito mais rápido do que no jardim e na estufa após o inverno, e isso é importante para a berinjela.
Contras:
- o método é mais demorado e caro do que o cultivo convencional;
- o solo seca muito mais rápido do que na matriz, portanto é necessária uma rega constante.
Berinjela em estufa
Mesmo em uma estufa simples sem aquecimento, as berinjelas crescem e dão frutos 2-3 vezes melhor do que em campo aberto no ano mais favorável. Devido ao acúmulo de calor solar, o solo aquece até 30-45 dias antes das ruas, o espaço fechado protege contra o frio de retorno, não há pragas nas ruas, chuva ácida e orvalho frio, granizo e ventos fortes não podem prejudicar. À noite, sem sol, a temperatura do ar nas estufas cai acentuadamente, mas o solo esfria um pouco.
As mudas de berinjela podem ser plantadas em estufas não aquecidas já em meados de abril e podem crescer até meados de setembro. A estufa fornece 150 dias de vegetação a uma temperatura favorável, mesmo no Noroeste, Extremo Oriente, Zona Central, Ucrânia e Bielorrússia.
Os requisitos para cuidados ao ar livre e com efeito de estufa são quase os mesmos, com exceção da rega. A umidificação é 100% artificial. Não esqueça que em uma estufa em clima claro no verão sem arejar, é possível o superaquecimento de plantas.
Pragas e doenças
Berinjelas praticamente não têm pragas e doenças exclusivas deles. Os infortúnios que ameaçam a cultura podem aparecer em outras plantas:
- perna preta. Doença fúngica. Os primeiros sintomas são o aparecimento de uma faixa preta na parte inferior do caule, perto do solo. Então o fungo ocupa toda a planta, um revestimento cinza aparece nas folhas. E se o fungo afeta completamente a planta, ele morre;
- podridão cinza. Começa a aparecer como manchas de uma cor aquosa não natural para a folha, depois tornam-se branco-acinzentadas, o tecido da folha começa a apodrecer e a planta pode morrer.
Essas doenças fúngicas se desenvolvem em clima frio, úmido e prolongado. Ao sol, esporos e tecidos fúngicos secam. Quando o clima quente e ensolarado é estabelecido, o desenvolvimento da doença nos primeiros estágios pode parar.
Para combater doenças fúngicas, existe um grupo de preparações especiais - fungicidas recomendados para uso em pequenas jardinagem:
- Topázio
- Zircão;
- Fitosporina;
- Prestígio.
Aplique remédios populares:
- polvilhar com cinza de madeira, que seca a folha;
- pulverização com uma solução de 1 litro de produtos lácteos (kefir, soro de leite, leite fermentado), 1 colher de sopa. eu tintura de farmácia de iodo em 10 litros de água. A mesma ferramenta pode parar a praga e impedir o desenvolvimento de mosaicos.
Uma medida preventiva eficaz é a imersão das sementes antes do plantio em uma solução rosa de manganês e outros compostos desinfetantes. Isso garante que a flora patogênica não seja transmitida para a planta com as sementes.
Mas os vetores de doenças mais perigosos são os insetos. Danificando a planta, eles deixam feridas abertas - o "portal" para a infecção, enfraquecem a planta e reduzem sua imunidade. As principais pragas de berinjela em campo aberto são o besouro da batata do Colorado, o ácaro, os pulgões, as formigas e as lesmas.
O besouro da batata do Colorado é um verdadeiro flagelo de berinjela no momento em que as batatas nos jardins vizinhos estão começando a surgir e mudas de berinjela já foram plantadas. Em seguida, os insetos se reúnem nos arbustos de todos os lados e podem destruí-los rapidamente. Se a quantidade de mudas for pequena, ela será protegida da seguinte maneira:
- Uma garrafa de plástico de 1,5 litro corta o fundo e o pescoço.
- O cilindro resultante é cortado em duas partes.
- O cilindro é colocado em cima das mudas plantadas, um pouco mais fundo no chão. A berinjela cresce atrás de uma "cerca" redonda de plástico, na qual nenhuma praga rastejante pode subir.
É possível tratar a berinjela com inseticidas contra o besouro da batata do Colorado, mas apenas em campo aberto e uma vez por temporada.
Para evitar pulgões, é necessário destruir todos os formigueiros localizados nas proximidades. As formigas espalham pulgões entre as plantas e depois usam seus meios de subsistência como alimento; portanto, os pulgões devem ser criados repetidamente, ao contrário de outras espécies de pulgões. Além disso, um formigueiro sob as raízes pode destruir completamente o mato.
Erros ao cultivar berinjela
Às vezes, a berinjela cresce claramente mal:
- o arbusto não cresce massa verde, a cor da folhagem é pálida, com amarelo;
- flores caem;
- aparece, mas então um pequeno ovário cai;
- poucas frutas e são pequenas.
Precisamos procurar razões que violem as regras de atendimento, a qualidade do solo, os sintomas de doenças e a presença de pragas. Você também precisa se lembrar que a causa dos problemas pode ser fria. A temperatura normal para o desenvolvimento da berinjela é 25-30sobreC. À noite 8-10sobreS e diariamente 14-16sobreCom espremer a colheita de berinjela gelada não terá sucesso.
Os seguintes erros também devem ser evitados:
- plantio à sombra, plantio espessado, mais de 4-5 arbustos por 1 m2. O arbusto está mal iluminado e não ventila, a folhagem sombreada fica amarela, os frutos não ficam roxos, apodrecem, o risco de doenças fúngicas e mofo é alto;
- rega irregular. A umidade abundante após uma secagem significativa do solo fará com que rachaduras apareçam nos frutos, eles parem de crescer e começam a se deteriorar. É inaceitável molhar com água fria;
- excesso de nitrogênio no solo (esterco, fertilizantes nitrogenados). No momento do transplante, isso levará ao fato de que a planta gerará massa verde (gordura) com um pequeno rendimento;
- terra inadequada. A berinjela precisa de solo solto e fértil; cresce mal em mariscos densos e pesados e arenitos esparsos.
Colheita e armazenamento
Os primeiros frutos maduros podem aparecer entre 25 e 40 dias após a floração. Em seguida, a próxima parte da colheita poderá surgir a cada 4-7 dias.
A fruta tem um pedúnculo forte, é cortada com tesouras de podar, tesouras grandes ou uma faca; em um caso extremo, torce com as mãos, girando em torno do eixo até as pernas quebrarem. A perna fica com 3-5 cm de comprimento.
Os frutos secos são bem armazenados na frescura e na sombra, porque têm casca dura. Eles são dispostos em 1-2 camadas. Após 2-3 semanas desse armazenamento, as beringelas podem ser separadas, descartando-as estragadas e macias; o restante pode ser espalhado sobre uma camada de palha seca ou aparas em local fresco, em um porão seco. Portanto, berinjela fresca pode ser armazenada por mais 2-3 meses.
Durante o armazenamento, as berinjelas devem sempre ser cobertas com um pano seco, pois, à luz, produzem solanina prejudicial, a mesma que na batata verde. Porém, com alta umidade e temperatura, os frutos não podem ser armazenados por muito tempo e devem ser processados dentro de 2-3 semanas após a colheita.
Avaliações de horticultores
Que variedades de berinjela simplesmente não tentaram crescer. Eles não crescem, não gostam do clima de Ural! Mas finalmente - boa sorte! A variedade anã mongol começa a dar frutos ao mesmo tempo que os primeiros tomates. Eu sei que na região de Kostroma cresce em campo aberto.
Fech Eugene
//www.forumhouse.ru/threads/12114/
Eu pessoalmente não faço nada com berinjela. É verdade que no nosso Astracã o verão é quente e todas as berinjelas amadurecem e, além disso, não precisamos de muitas delas. Em geral, tento colher berinjelas jovens e imaturas para que haja menos sementes. Eu não formo um arbusto. Cortei apenas as folhas inferiores para que não caíssem no chão. Tomo berinjela pequena, para que o arbusto tenha poder suficiente para amadurecer todas as frutas.
Tosha
//www.forumhouse.ru/threads/12114/page-2
Nos últimos 4 anos, berinjela Valentine tem sido muito popular entre nós. Isso é muito legal! Eu estava crescendo. Rolamento abundante e constante em todas as condições climáticas. Literalmente a partir de mudas, Valentine se declara afirmativamente. Destaca-se do fundo de seus irmãos. Eu aconselho você a tentar.
Zavodinka
//www.forumhouse.ru/threads/12114/page-4
Hoje, mesmo no clima frio da zona central, a partir de mudas da semeadura de fevereiro, é possível crescer médio em campo aberto e em estufas - berinjelas de pleno direito, como no sul. Além disso, isso não requer esforços heróicos, você só precisa conhecer a experiência acumulada recentemente por nossos jardineiros e aplicá-la corretamente.